O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
PIB cresceu 2,9% no acumulado do ano passado; já na comparação trimestral, a economia brasileira ficou no zero a zero
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil somou 10,9 trilhões em 2023. Trata-se de um crescimento de 2,9% na comparação com 2022.
O resultado cheio do PIB do ano passado veio ligeiramente abaixo das estimativas. Economistas consultados pelo Broadcast esperavam expansão de 3,0%.
No entanto, trata-se de um crescimento econômico bem maior do que os mesmos economistas esperavam quando 2023 começou.
Para que você tenha uma referência, a primeira pesquisa Focus de 2023 trazia uma expectativa de expansão do PIB de 0,78%.
À medida que o ano avançava, um desempenho mais robusto da economia levou a discussões sobre por que as projeções divergiam tanto dos números apurados.
De qualquer modo, se os economistas subestimaram o desempenho econômico no começo do ano, o mesmo não se pode dizer sobre o segundo semestre.
Leia Também
Confira a seguir duas notícias ruins e duas boas sobre o PIB do Brasil no quarto trimestre.
A boa notícia sobre o PIB é justamente o resultado cheio de 2023.
A indústria brasileira cresceu 1,6% no ano passado. O setor de serviços expandiu-se 2,4%. O consumo das famílias aumentou 3,1%.
Mas quem fez a diferença mesmo foi a agropecuária, com um crescimento acumulado de 15,1% em relação a 2022.
Na comparação com o quarto trimestre de 2022, o PIB do Brasil cresceu 2,1% entre outubro e dezembro de 2023.
Trata-se de uma leve aceleração em relação ao terceiro trimestre, quando a economia expandiu-se 2,0% na comparação anual.
A economia brasileira cresceu 2,9% em 2023 como um todo. Quando recortado apenas o quarto trimestre, porém, o PIB nacional parou de crescer.
E nem foi agora. Desde o começo do ano, os economistas anteviam uma desaceleração da economia no segundo semestre de 2023. E ela se confirmou.
O PIB do quarto trimestre ficou no zero a zero quando comparado aos três meses anteriores.
Mas não só. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou hoje os números do terceiro trimestre.
Com isso, a expansão de 0,1% observada originalmente na passagem do segundo para o terceiro trimestre transformou-se em outro zero a zero.
A taxa de investimento encontra-se no nível mais baixo desde 2019.
Nos cálculos do IBGE, a chamada formação bruta de capital fixo recuou 3,0% no ano passado.
Isso fez com que a taxa de investimento, calculada a partir da formação bruta de capital fixo sobre o PIB, caísse a 16,5%.
Embora a taxa de investimento esteja no nível mais baixo desde 2019, quando atingiu 15,5%, a formação bruta de capital fixo trouxe alguma melhora na passagem do terceiro para o quarto trimestre, crescendo 0,9%.
Oficialmente, o resultado do quarto trimestre foi de 0,0% em relação ao terceiro. Se adicionarmos uma casa decimal, porém, houve uma queda discreta: -0,04%.
É ruim em um primeiro momento, mas pode ser bom mais adiante.
Isso porque uma eventual surpresa positiva no PIB do quarto trimestre poderia aumentar a chance de o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) diminuir o ritmo dos cortes de juros mais adiante.
Com a economia em desaceleração, aumentam as chances de a taxa Selic chegar ao fim do atual ciclo de alívio monetário confortavelmente abaixo dos 10% ao ano.
“A composição geral do PIB demonstra uma economia que desacelera em função do aperto monetário passado, mas não indica recessão iminente”, disse Felipe Sichel, economista-chefe de Porto Asset.
Para Felipe Salto, economista da Warren Investimentos, há outros benefícios potenciais do resultado do quarto trimestre.
“Entendo que a redução dos juros criou um pano de fundo instigante ao investimento, o que deve aparecer com maior força em 2024”, afirmou.
Ainda de acordo com ele, se o governo mantiver a linha da política fiscal, “2024 poderá até apresentar crescimento econômico um pouco menor que o do ano anterior, mas com uma composição muito boa. A indústria deve ser recuperar [...] nas esteiras da alta do consumo e do investimento".
No momento, a pesquisa Focus aponta para uma alta de 1,75% do PIB em 2024.
Região concentra minerais-chave da transição energética e pode ganhar protagonismo na disputa entre EUA e China, dizem autoridades
Com bloqueio no Estreito de Ormuz, companhias aéreas cortam rotas e criam taxas extras diante da disparada do combustível
Marcelo Gasparino chega ao conselho defendendo alinhamento ao mercado internacional, enquanto governo tenta segurar reajustes
Com riscos geopolíticos e inflação no radar, banco sugere diversificação global e vê força no petróleo e metais industriais
Com feriado de Tiradentes, semana começa mais lenta no Brasil, enquanto EUA, Europa e China concentram dados relevantes de atividade, inflação e consumo
A estatal voltou ao centro das atenções após a aprovação, em assembleia, de proventos referentes a 2025; crescimento da ação também foi destaque
O anúncio da oferta de compra do Master pelo banco estatal controlado pelo governo do Distrito Federal foi feita em março de 2025
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de sábado (18). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Caixa retoma sorteios das loterias amanhã (20).
Ranking da Grana Capital mostra os fundos imobiliários que mais distribuíram dividendos em 12 meses
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de sexta-feira (17). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (17), Mega-Sena, Quina, Timemania e +Milionária prometem prêmios de oito dígitos.
Oscar Schmidt morreu nesta sexta-feira aos 68 anos. O brasileiro é reconhecido como um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos.
João Scandiuzzi, estrategista-chefe do BTG Pactual, explicou quais são as perspectivas para o cenário macroeconômico em participação no VTEX Day
Presidente Lula sancionou lei que permite a realização de três exames por ano; salário no final do mês não será afetado
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (16). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Destaque para a Quina, que pode pagar R$ 20 milhões hoje (17).
Após um março sem feriados, brasileiros poderão descansar uma segunda vez em abril com Tiradentes
A nova edição do ranking de responsabilidade corporativa da Merco no Brasil traz um recorte mais detalhado por pilares — ambiental (E), social (S) e governança (G), mostrando a posição de cada empresa em todos eles
Notificação a milhares de companhias coloca créditos de PIS/Cofins em xeque e pode mexer com as estimativas do setor; veja o que dizem os especialistas
A repercussão foi tamanha que Nassim Taleb, cuja fama costuma ser restrita ao mundo das finanças, respondeu a Jade Picon no X
O financiamento imobiliário exige planejamento por representar décadas de dívidas e a organização de documentos é a primeira etapa; veja o que é preciso ter em mãos
Filho mais velho de FHC foi nomeado como curador provisório do pai, que sofre em grau avançado da doença de Alzheimer