O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
PIB cresceu 2,9% no acumulado do ano passado; já na comparação trimestral, a economia brasileira ficou no zero a zero
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil somou 10,9 trilhões em 2023. Trata-se de um crescimento de 2,9% na comparação com 2022.
O resultado cheio do PIB do ano passado veio ligeiramente abaixo das estimativas. Economistas consultados pelo Broadcast esperavam expansão de 3,0%.
No entanto, trata-se de um crescimento econômico bem maior do que os mesmos economistas esperavam quando 2023 começou.
Para que você tenha uma referência, a primeira pesquisa Focus de 2023 trazia uma expectativa de expansão do PIB de 0,78%.
À medida que o ano avançava, um desempenho mais robusto da economia levou a discussões sobre por que as projeções divergiam tanto dos números apurados.
De qualquer modo, se os economistas subestimaram o desempenho econômico no começo do ano, o mesmo não se pode dizer sobre o segundo semestre.
Leia Também
Confira a seguir duas notícias ruins e duas boas sobre o PIB do Brasil no quarto trimestre.
A boa notícia sobre o PIB é justamente o resultado cheio de 2023.
A indústria brasileira cresceu 1,6% no ano passado. O setor de serviços expandiu-se 2,4%. O consumo das famílias aumentou 3,1%.
Mas quem fez a diferença mesmo foi a agropecuária, com um crescimento acumulado de 15,1% em relação a 2022.
Na comparação com o quarto trimestre de 2022, o PIB do Brasil cresceu 2,1% entre outubro e dezembro de 2023.
Trata-se de uma leve aceleração em relação ao terceiro trimestre, quando a economia expandiu-se 2,0% na comparação anual.
A economia brasileira cresceu 2,9% em 2023 como um todo. Quando recortado apenas o quarto trimestre, porém, o PIB nacional parou de crescer.
E nem foi agora. Desde o começo do ano, os economistas anteviam uma desaceleração da economia no segundo semestre de 2023. E ela se confirmou.
O PIB do quarto trimestre ficou no zero a zero quando comparado aos três meses anteriores.
Mas não só. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou hoje os números do terceiro trimestre.
Com isso, a expansão de 0,1% observada originalmente na passagem do segundo para o terceiro trimestre transformou-se em outro zero a zero.
A taxa de investimento encontra-se no nível mais baixo desde 2019.
Nos cálculos do IBGE, a chamada formação bruta de capital fixo recuou 3,0% no ano passado.
Isso fez com que a taxa de investimento, calculada a partir da formação bruta de capital fixo sobre o PIB, caísse a 16,5%.
Embora a taxa de investimento esteja no nível mais baixo desde 2019, quando atingiu 15,5%, a formação bruta de capital fixo trouxe alguma melhora na passagem do terceiro para o quarto trimestre, crescendo 0,9%.
Oficialmente, o resultado do quarto trimestre foi de 0,0% em relação ao terceiro. Se adicionarmos uma casa decimal, porém, houve uma queda discreta: -0,04%.
É ruim em um primeiro momento, mas pode ser bom mais adiante.
Isso porque uma eventual surpresa positiva no PIB do quarto trimestre poderia aumentar a chance de o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) diminuir o ritmo dos cortes de juros mais adiante.
Com a economia em desaceleração, aumentam as chances de a taxa Selic chegar ao fim do atual ciclo de alívio monetário confortavelmente abaixo dos 10% ao ano.
“A composição geral do PIB demonstra uma economia que desacelera em função do aperto monetário passado, mas não indica recessão iminente”, disse Felipe Sichel, economista-chefe de Porto Asset.
Para Felipe Salto, economista da Warren Investimentos, há outros benefícios potenciais do resultado do quarto trimestre.
“Entendo que a redução dos juros criou um pano de fundo instigante ao investimento, o que deve aparecer com maior força em 2024”, afirmou.
Ainda de acordo com ele, se o governo mantiver a linha da política fiscal, “2024 poderá até apresentar crescimento econômico um pouco menor que o do ano anterior, mas com uma composição muito boa. A indústria deve ser recuperar [...] nas esteiras da alta do consumo e do investimento".
No momento, a pesquisa Focus aponta para uma alta de 1,75% do PIB em 2024.
Sem acordo entre EUA e Irã, Brent pode seguir firme; com diplomacia, banco projeta queda e reação da Opep+
Pode ser que você conheça alguém que é milionário e nem percebeu por causa dos hábitos dessas pessoas
Com declaração pré-preenchida ou sem, o indicado é reunir todos os documentos e revisar as informações antes de submetê-las ao Fisco
Linha subsidiada pelo Tesouro busca dar fôlego ao agronegócio e reduzir risco de retração na produção
Não tem o menor problema conversar com uma planta. Isso só é um problema se você ouvir uma resposta, diria um psiquiatra. Mas não se você estiver no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Pode até parecer mentira, mas visitantes do jardim podem conversar com o total de 20 plantas e, o mais […]
A tormenta do Banco do Brasil, a fatura da crise do Banco Master e o Pé-de-Meia foram destaque no Seu Dinheiro; veja as matérias mais lidas dos últimos dias
A Receita Federal mantém uma fiscalização forte sobre as operações de crédito, que obriga as instituições financeiras a reportarem movimentações que ultrapassem R$ 2 mil mensais
Enquanto a Quina e a Mega-Sena acumularam, a Lotofácil fez três vencedores ontem. Confira os números sorteados nas principais loterias da Caixa Econômica Federal
Segundo Alexandre de Moraes, o Supremo decidiu, em 2019, que guardas municipais não têm direito à aposentadoria especial por atividade de risco, e vigilantes não poderiam ter mais benefícios
Exército se prepara para a possibilidade de operações prolongadas caso o presidente Donald Trump ordene um ataque contra o Irã
Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição
O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil
Uma alteração momentânea no ano passado fez a cidade se tornar a primeira capital cerimonial do país no século XXI
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos
Dados do FGV IBRE revelam a maior insatisfação dos trabalhadores brasileiros
As loterias da Caixa costumam parar somente aos domingos e nos feriados nacionais. Elas terão calendário alterado durante o Carnaval. Confira a seguir.
Lotofácil foi a única loteria a fazer novos milionários na rodada de quinta-feira. Ganhador recorreu à chamada “teimosinha”.
Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval impacta o funcionamento do mercado financeiro, dos bancos, dos Correios e do transporte público
Partido conservador promove referendo para limitar a população da Suíça que polariza eleitores e traz preocupações para empresários
Indian Creek, uma ilha artificial em Miami, atrai cada vez mais bilionários para chamarem o local de lar