🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EM IA: PRIMEIRA AULA GRATUITA LIBERADA – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

FAÇA SUAS APOSTAS

Em quanto tempo a inteligência artificial vai ultrapassar a humana? Elon Musk fala em 2 anos, mas CEO de big tech chinesa vê evolução lenta da IA

Enquanto CEOs norte-americanos avaliam que a Inteligência Artificial irá ultrapassar a humana em breve, bilionário chinês projeta mais de 10 anos para o feito acontecer

Elon Musk
Imagem: Getty Images

O futuro parece ter chegado. Antes da virada da década, pouco se sabia sobre inteligência artificial. Atualmente, milhões de pessoas utilizam a tecnologia no dia a dia. Em janeiro de 2024, a OpenIA chegou a ter mais de 2,4 bilhões de acessos em suas ferramentas de IA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se a tecnologia já está na boca do povo, agora a discussão é em quanto tempo ela irá alcançar – e quem sabe ultrapassar – a inteligência humana. Elon Musk está no time dos otimistas e prevê que a Inteligência Artificial Geral (AGI), campo de IA que tenta criar softwares com a mesma capacidade mental humana, será criada até 2026.

Elon Musk não está sozinho. Sam Altman, CEO da OpenIA, que criou o ChatGPT, disse que a AGI poderia ser desenvolvida no “futuro razoavelmente próximo”.

  • Os balanços do 1T24 já estão sendo publicados: receba em primeira mão a análise dos profissionais da Empiricus Research e saiba quais ações comprar neste momento. É totalmente gratuito – basta clicar aqui.

No entanto, o CEO da Baidu, uma das maiores empresas de tecnologia da China, discorda dos colegas. Para Robin Li, a previsão de que a Inteligência Artificial possa alcançar capacidades humanas em breve não é realista.

De acordo com Li, ainda vai levar mais de 10 anos para a criação da Inteligência Artificial Geral. Isso porque, na visão do bilionário, o ritmo de crescimento da IA ainda é muito lento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“AGI ainda está a alguns anos de distância. Hoje em dia, muitas pessoas falam sobre AGI. Eles falam: ‘provavelmente faltam dois anos, cinco anos’. Eu acho que ainda levará mais de 10 anos”, disse Li em uma palestra em Paris, na última quarta-feira (22).

Leia Também

ATENÇÃO, FARIA LIMERS!

Bicicletas elétricas e patinetes terão limite de velocidade em São Paulo; entenda as novas regras

ECLIPSE LUNAR QUASE TOTAL

96% da Lua vai desaparecer na madrugada e fenômeno poderá ser visto em todo o Brasil; veja horários

Não é suficiente? A evolução da Inteligência Artificial na China e nos EUA

A corrida no desenvolvimento de Inteligência Artificial gerou uma espécie de “Nova Guerra Fria”, em que Estados Unidos e China voltam a disputar a hegemonia do mercado. A competição entre as duas nações levou os EUA a criar bloqueios para a venda de chips para o gigante asiático.

Apesar de as empresas com maior destaque serem as norte-americanas – como a Nvidia, OpenIA e Microsoft – , a China não fica para trás e investe pesado no desenvolvimento de pesquisas de IA. Neste ano, o governo chinês irá criar um fundo de US$ 27 bilhões para desenvolvimento de chips, segundo a Bloomberg.

   O CEO da Baidu, Robin Li, destacou a diferença entre os dois países na corrida pela Inteligência Artificial. Porém, para ele, mesmo com as formas distintas de avanço na tecnologia, ainda não há um aplicativo revolucionário em IA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Hoje, na era mobile, você tem aplicativos como Instagram, YouTube, TikTok. Os usuários ativos diários são da ordem de cerca de 100 milhões a um bilhão, certo? E para aplicativos nativos de IA, ainda não vemos isso. Não vemos isso nos EUA. Não vemos isso na China. Não vemos isso na Europa”, disse Li.

Na visão do bilionário, a evolução da Inteligência Artificial ainda está longe de alcançar o ritmo apropriado.

″[Meu] medo é que a tecnologia de IA não esteja evoluindo rápido o suficiente. Todo mundo está chocado com o quanto a tecnologia se desenvolveu nos últimos anos. Mas, para mim, ainda não é rápido o bastante. Está devagar demais”, afirmou Robin Li.

* Com informações da CNBC, Forbes, Gizmodo e O Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
El Niño aquecimento águas oceano 25 de agosto de 2026 - 10:50
Oscar 25 de agosto de 2026 - 10:18
Calendário BPC 2026 25 de agosto de 2026 - 5:08
china adia lançamento água na Lua (1) 24 de agosto de 2026 - 17:07
Casamento ente IA e humanos. 24 de agosto de 2026 - 16:15
simples nacional impostos pequenas empresas 24 de agosto de 2026 - 14:06
Notas de 20 e 50 reais sobre uma mesa preta e uma lâmpada em cima 24 de agosto de 2026 - 12:31
Empresário Vishal Garg 24 de agosto de 2026 - 12:30
castelo gótico Mark Zuckerberg 24 de agosto de 2026 - 10:29
Bilhetes da Mega-Sena e da +Milionária brincam de dança das cadeiras em clima de festa junina. 24 de agosto de 2026 - 6:44
dinheiro impostos tributo simples nacional pme empresas 24 de agosto de 2026 - 5:43
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 24 de agosto de 2026 - 5:06
trading day trade 23 de agosto de 2026 - 9:00
ETF GOLB11 ouro 22 de agosto de 2026 - 16:02
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar