Rodolfo Amstalden: Não temos mais história para contar (por enquanto)
Toda queda da Bolsa brasileira tem uma história por trás... Mas talvez a realidade seja mais complicada que isso

De quem é a culpa pela aparente letargia da Bolsa brasileira em 2024?
Seria fácil responsabilizar a fragilidade do arcabouço fiscal, mas não me parece que teríamos aí uma explicação completa.
O Brasil está quase sempre em desequilíbrio fiscal; ainda que haja algumas novidades ruins nesse sentido, não são novidades crônicas.
O humor local melhora e a Bolsa brasileira sobe não por termos resolvido o fiscal, mas sim quando oferecemos algo de bom para ofuscar ou compensar nossos pecados capitais.
No momento, porém, não estamos conseguindo oferecer nenhuma tese construtiva que possa convencer aos gringos ou a nós mesmos…
A verdade é que o Brasil ficou sem narrativa de curto prazo.
Leia Também
Como calcular o valor justo do IPTU ou ITBI, o futuro da Selic e a crise no STF: o que move os mercados hoje
Rodolfo Amstalden: De agora em diante, o trade eleitoral é com emoção
Até pouco tempo atrás, tínhamos uma história bem clara e interessante para contar: dentre os primeiros a apertar o torniquete monetário, mereceríamos também a vanguarda quando chegasse a hora de cortar a Selic.
Mas essa trajetória foi interrompida bem antes do que todos imaginavam, e não existem perspectivas tangíveis de resgatá-la em 2024.
Ao contrário, aliás; em uma leitura pragmática das últimas publicações do Focus, de pura e simples desancoragem das expectativas de inflação, até mesmo a hipótese de aumento dos juros passa a ser reconsiderada.
O futuro da Bolsa brasileira
Em meio a tantas notícias desoladoras, aqueles investidores hipermétropes e esperançosos (dentre os quais me incluo) já caem na tentação de sugerir o potente gatilho das próximas eleições presidenciais.
Com Lula se afastando da Frente Ampla, Haddad buscando seu caminho e Tarcísio ganhando popularidade, vão se acumulando chances reais de um governo mais market friendly a partir de 2027.
No entanto, esta é uma agenda ainda um pouco distante para o mecanismo de precificação do mercado. Talvez funcione bem quando nos aproximarmos da virada entre 2025 e 2026, mas é uma fruta verde por enquanto.
Isso tudo para constatarmos algo doloroso, mas necessário: enquanto não surgir uma nova narrativa promissora de curto prazo, não devemos alimentar grandes esperanças de valorização para a Bolsa brasileira.
De pouco adianta os múltiplos estarem negociando a preços atrativos.
Bolsa barata sem tecido narrativo não fica cara.
E paciência aqui: esse impasse pode continuar por mais tempo do que gostaríamos.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O Brasil pode dar calote na dívida, a agenda de inflação e o que mais mexe com seu bolso hoje
7 de setembro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O FII do mês com desconto e qualidade, as oportunidades de investimento em bancos, o caso Master no STF: o que ler hoje
4 de setembro de 2026 - 8:19SEXTOU COM O RUY
O cenário está cada vez mais difícil para os bancos, mas ainda existem boas oportunidades para investir
4 de setembro de 2026 - 7:02O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O back to basics na bolsa, o quebra-quebra corporativo e o que mais mexe com o mercado hoje
3 de setembro de 2026 - 8:18EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Quem está por cima, e quem está por baixo?
2 de setembro de 2026 - 20:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como a IA mexe com o futuro da Vale, a guerra no Oriente Médio e a relação entre Moraes e Vorcaro: o que mexe com seu bolso hoje
2 de setembro de 2026 - 8:06O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Internacionalização de negócios, pêndulo eleitoral e alta do petróleo: confira tudo o que agita os mercados hoje
1 de setembro de 2026 - 8:37DÉCIMO ANDAR
O elevador mudou de direção: o mau humor já está no preço dos fundos imobiliários?
30 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A pescaria do Tesouro Direto, a virada do Ibovespa em agosto e o evento do Fed nos EUA: o que você precisa ler hoje
28 de agosto de 2026 - 8:21SEXTOU COM O RUY
Você não precisa correr mais rápido que um leão (e nem de um Brasil perfeito) para ganhar dinheiro com a bolsa agora
28 de agosto de 2026 - 7:03O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A gordura extra do VISC11, a conferência do Fed e os resultados da Nvidia: o que mexe com os mercados hoje
27 de agosto de 2026 - 8:26EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Ibovespa — Entre a ideologia e o ideal, eu fico com os meus pregões de alta
26 de agosto de 2026 - 19:55IA NA PRÁTICA
Testei o Gemini Notebook para explicar inflação para uma criança — e ele criou um vídeo
26 de agosto de 2026 - 15:47O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O gatilho para dividendos da Vale (VALE3), o alívio que vem do Oriente Médio e o que mais afeta o seu bolso hoje
26 de agosto de 2026 - 8:12O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A segurança futurista da Intelbras (INTB3), Casas Bahia (BHIA3), Braskem (BRKM5) e o que mais mexe com os mercados hoje
25 de agosto de 2026 - 8:23O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A herança desigual, as ameaças ao Irã e eleições presidenciais 2026: o que move os mercados hoje
24 de agosto de 2026 - 8:26RISCO OU OPORTUNIDADE?
Renda fixa: por que investir em Tesouro IPCA+ 8% se o CDI a 14% ao ano em tese paga mais?
23 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A melhor ação para dividendos entre CXSE3 ou BBSE3, a exceção no varejo, e o que mais move seu bolso hoje
21 de agosto de 2026 - 8:34SEXTOU COM O RUY