Rodolfo Amstalden: Na torcida pelos nossos concorrentes
A decepção com nossos concorrentes México e Índia pode trazer bons frutos para o Brasil?

Você deve ter visto por aí que o México voltou à capa do noticiário econômico.
Com a eleição de Claudia Sheinbaum sacramentada por meio de maiorias constitucionais tanto na Câmara quanto no Senado, o mercado teme que Claudia se transforme em uma espécie de Dilma Rousseff unlimited.
Uma guinada à extrema esquerda justamente no momento em que Trump se prepara para reassumir a presidência dos EUA pode comprometer sobremaneira a tese de nearshoring que vinha sustentando o interesse dos investidores gringos.
Por conseguinte, o peso mexicano vem sofrendo desde o fim de semana das eleições, e o ETF iShares MSCI Mexico cai quase -10% em dólares week to date.
- Não sabe onde investir neste momento? Veja +100 relatórios gratuitos da Empiricus Research e descubra as melhores recomendações em ações, fundos imobiliários, BDRs e renda fixa
Em paralelo, a largamente esperada reeleição de Narendra Modi na Índia veio acompanhada de um nem tão esperado repique da oposição, que acabou dividindo cadeiras importantes no parlamento.
Com isso, Modi terá que governar por meio de coalizão, o que pode dificultar a aprovação de reformas pró-mercado.
Leia Também
Uma nova aposentadoria complementar: novas pesquisas eleitorais e início da temporada de balanços movimentam os mercados
Rodolfo Amstalden: Na média, continua tudo meio igual
De uma forma ou de outra, esses soluços emergentes depositaram uma pergunta ambígua no coração dos investidores brasileiros:
Um certa dose de decepção com México/Índia seria boa para o Brasil?
Esse é um tipo de pergunta meio vexatória em economia, pois remete ao mesquinho jogo de soma zero, no qual o sucesso momentâneo do mercado brasileiro decorreria do tropeço de seus principais pares.
Logo, por si só, a pergunta evidencia que estamos em situação desfavorável; não temos méritos intrínsecos a exibir agora, não dependemos apenas de nós mesmos.
Uma eventual valorização por aqui seria o resultado de desvalorizações por lá.
Eu não acho que o eventual downgrade de México/Índia seja bom para o Brasil.
Por outro lado, suspeito que os avanços econômicos conquistados por Javier Milei na Argentina possam nos servir de inspiração - em particular, a coragem de cortar e desvincular gastos públicos, em vez de só aumentar impostos.
Ao governo atual ou ao próximo presidente, vale a referência de que até mesmo uma janela compacta de 6 meses pode ser suficiente para levantar o moral… ou para afundar de vez.
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Temporada de balanços do 3T26, visão de dono para empreender e eleições: o que movimenta os mercados hoje
19 de outubro de 2026 - 8:28VISÃO DE DONO
Antes de abrir uma empresa, experimente um estágio de dono
19 de outubro de 2026 - 6:45PLANO A
Caça às bruxas: os fundos de previdência caros e pouco rentáveis que nós não recomendamos
18 de outubro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Em busca do eletroposto mais próximo e das ações que vão se dar bem na temporada de balanços; veja o que mexe com seu bolso hoje
16 de outubro de 2026 - 8:16SEXTOU COM O RUY
A bolsa subiu na expectativa, mas a realidade segue difícil. O que esperar da temporada de resultados?
16 de outubro de 2026 - 7:05O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A volta do fantasma dos distratos, o peso dos juros para o desempenho da bolsa e tudo o que mexe com o seu bolso hoje
15 de outubro de 2026 - 8:35EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: O empurrão que faltava para o Novo Keynesianismo
14 de outubro de 2026 - 19:45O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Brasileiros à prova da teoria financeira, ‘Pix MEI’, o renascimento do Magalu e o que mais mexe com o seu bolso hoje
14 de outubro de 2026 - 8:28O MELHOR DO SEU DINHEIRO
As propostas de Lula e Flávio Bolsonaro para as PMES, o sumiço das LCIs e LCAs que pagavam 95% e o que agita os mercados hoje
13 de outubro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO
É o fim dos aplicativos de banco? Os gerentes de IA e as notícias mais importantes para o seu bolso neste feriado
12 de outubro de 2026 - 8:01TRILHAS DE CARREIRA
Ter lado sem perder o eixo: o que está em jogo no trabalho quando você se posiciona politicamente em tempo de eleição
11 de outubro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A conta que você não pode atrasar, os encantos da China e o que mais mexe com seu bolso hoje
9 de outubro de 2026 - 8:47O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A guerra do delivery pelo seu restaurante, o fim do ‘aceita VR?’ e o que esperar dos mercados hoje
8 de outubro de 2026 - 8:54EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Upside de 50% à frente, mas nunca vem de graça
7 de outubro de 2026 - 19:51O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A bolsa desanimou, mas os juros não: ativos para um mundo com a Selic menor e o que mais mexe com seu bolso hoje
7 de outubro de 2026 - 8:38O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A dívida pública, a dívida do condomínio e a euforia dos mercados: entenda o que você precisa saber antes de investir hoje
6 de outubro de 2026 - 8:42INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
Eleições: o pêndulo virou e o fiscal entrou no preço
6 de outubro de 2026 - 7:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A ação que aguenta o tranco do segundo turno e o que esperar dos mercados hoje
5 de outubro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O ESG na análise de risco, o impacto das eleições na Petrobras (PETR4) e o que mais move o mercado hoje
2 de outubro de 2026 - 8:24SEXTOU COM O RUY