Rodolfo Amstalden: Selic — uma decisão com base em dados, não em datas
Hoje em dia, ao que parece, tudo tem que terminar cedo, e bebidas alcoólicas são proibidas. Por conseguinte, os debates deram lugar a decisões secas e comunicados pragmáticos

Não sei se o ministro Luiz Marinho sabe disso, mas as reuniões do Copom sobre a Selic costumam ser um tanto burocráticas.
Antigamente, as divulgações saíam bem mais tarde; rezava a lenda que a noite de quarta-feira era regada a whisky escocês, combustível de profundos debates intelectuais que transbordavam a economia rumo à arte e à filosofia.
Cada geração tem o Copom que merece.
Hoje em dia, ao que parece, tudo tem que terminar cedo, e bebidas alcoólicas são proibidas. Por conseguinte, os debates deram lugar a decisões secas e comunicados pragmáticos.
Em tese, quanto mais irrelevante for a reunião em si, e quanto mais pobre em discordâncias, melhor a performance do Comitê - capaz de galopar suavemente, sem o uso de rédeas.
Ainda assim, a conjuntura às vezes provoca um cavalo de pau, e o Copom é impelido a sair da mesmice.
Leia Também
Parece ser o caso desta vez, em que restará alguma polêmica em qualquer dos caminhos escolhidos pela nossa outrora entediante política monetária.
- Existe renda fixa “imune” à queda da Selic? Analista recomenda títulos que podem render bem mais do que o IPCA e do que CDI. Baixe o relatório gratuito aqui.
O que esperar da Selic hoje
Grosso modo, há três possibilidades dignas de nota para este grande evento de 8 de maio:
- O Copom pode manter sua palavra legada e cortar a Selic em 50bps, equilibrando esse corte ousado com um discurso mais hawkish.
ou
- Pode rasgar promessas ultrapassadas e adotar um corte modesto de 25 bps, acompanhado do famoso discurso "dependente de dados".
ou
- Pode simplesmente não mexer na Selic, terceirizando completamente seu trabalho aos futuros movimentos do Fed.
A essa altura dos acontecimentos, a maior parte do mercado aposta no ajuste de 25 bps, e quase ninguém acredita na terceira hipótese.
Eu mesmo acho que os 25 bps constituem a alternativa "menos pior". No entanto, não podemos fingir que se trata de uma escolha pacificada.
Poucas semanas atrás, o cenário quase unânime para hoje era de um corte de 50 bps, e os mais recentes indicadores macro (no Brasil e nos EUA) parecem corroborar uma tendência benigna para o afrouxo monetário prospectivo, ao contrário do que vinha acontecendo com os dados do 1T24.
- Leia também: Rodolfo Amstalden: O “bate e assopra” de Lula.
E no final das contas...
Será estranho se o Copom reduzir o ritmo para 25 bps agora, se depois ele for induzido (por razões técnicas ou políticas) a voltar com uma dinâmica de 50 bps de corte.
Mas talvez o Comitê realmente esteja lá para fazer coisas minimamente estranhas quando necessário.
Rodar um modelo estatístico, jogar umas pedras de gelo no copo, abrir aquela velha garrafa de single malt e deixar o papo rolar solto.
Topam?
EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Dólar x real — tem mais ainda para colhermos no câmbio
23 de setembro de 2026 - 20:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Tubarões saem dos FIIs, o título que ainda paga IPCA+ 14% ao ano, o acordo entre Trump e Irã: o que move o mercado hoje
23 de setembro de 2026 - 8:30AINDA TEM DESCONTO
Saudade do Tesouro IPCA+ 8%? Este investimento ainda oferece até IPCA+ 14% — com isenção de imposto de renda
23 de setembro de 2026 - 7:05O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O fantasma que assombra as eleições e as contas públicas, a reunião entre EUA e China e o que mais move o mercado hoje
22 de setembro de 2026 - 8:38INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
Dois gigantes à mesa, um mundo em combustão: o que está em jogo no encontro entre Trump e Xi Jinping
22 de setembro de 2026 - 7:48O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O que o Bradesco fará com R$ 10 bilhões na conta e como resolver o buraco fiscal em 4 passos: o que ler hoje
21 de setembro de 2026 - 8:15PLANO A
Se você quer investir para o longo prazo, esta é a pergunta que deve se fazer antes das suas escolhas
20 de setembro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O pote de ouro da Vivara (VIVA3), o que fazer com a ação da Vale (VALE3), e o que move os mercados hoje
18 de setembro de 2026 - 8:11SEXTOU COM O RUY
Vale (VALE3) escapa do jogo de “vida ou morte” — mas você sabe o que fazer com as ações agora?
18 de setembro de 2026 - 7:20O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A nova estratégia da XP Asset, o risco de o Brasil quebrar, o corte na Selic: o que afeta os mercados hoje
17 de setembro de 2026 - 8:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A tempestade sobre o Banco Central e o Fed, a crise no STF e o que mais move os mercados hoje
16 de setembro de 2026 - 8:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO
As PMEs na disputa com gigantes no marketplace, o sobe e desce dos juros no Brasil e nos EUA e o que mais move os mercados
15 de setembro de 2026 - 8:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como os grandes investidores buscam ganhar com o trade eleitoral, o império de bolos de R$ 800 milhões, e a última pesquisa eleitoral: o que ler hoje
14 de setembro de 2026 - 8:06TRILHAS DE CARREIRA
O fim da carreira em 3 fases: por que a transição profissional está se tornando a norma no mercado
13 de setembro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como resolver briga por aluguel em uma fração do tempo e do custo, as oportunidades na bolsa de valores e o que mais agita o mercado hoje
11 de setembro de 2026 - 8:15SEXTOU COM O RUY
Ainda vale comprar ações? Histórico indica que a bolsa brasileira pode não estar tão cara quanto parece
11 de setembro de 2026 - 7:31O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como calcular o valor justo do IPTU ou ITBI, o futuro da Selic e a crise no STF: o que move os mercados hoje
10 de setembro de 2026 - 8:31EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: De agora em diante, o trade eleitoral é com emoção
9 de setembro de 2026 - 19:55O MELHOR DO SEU DINHEIRO