🔴 BRASIL PODE TER 1.000 NOVOS MILIONÁRIOS DAQUI A 14 MESES – VEJA COM SER UM DELES

Reembolso de pensão alimentícia?

Pago pensão alimentícia para o meu filho de 21 anos, mas ele saiu do país; posso parar de pagar e pedir reembolso?

É possível pedir reembolso de pensão alimentícia? O filho deste leitor cortou laços com a família, e rendimentos não estão mais chegando até ele

6 de julho de 2024
8:00 - atualizado às 18:11
A Dinheirista - notas de cem reais
Imagem: Shutterstock/Montagem Andrei Morais

A pensão alimentícia é devida aos filhos pelo menos até eles completarem 18 anos, mas o alimentante não pode deixar de pagá-la sem antes entrar com uma ação na Justiça e receber permissão do juiz.

Após esta idade, a Justiça brasileira tende a garantir que os jovens que cursem nível técnico ou superior continuem recebendo pelo menos até completarem 24 anos ou se formarem, o que ocorrer primeiro.

A pergunta de hoje é de um leitor que ainda paga pensão alimentícia ao seu filho, mesmo ele já tendo 21 anos e tendo largado os estudos. O jovem deixou o Brasil e cortou laços com a família, então quem está recebendo os pagamentos é a mãe dele.

A dúvida revisita um assunto que suscitou muito interesse na última vez que apareceu por aqui: a possibilidade (ou não) de haver reembolso de pensão alimentícia.

Se você tem alguma dúvida sobre dinheiro, envolvendo planejamento, investimentos ou questões financeiras familiares, você pode fazer como esse leitor e enviar sua pergunta por e-mail para adinheirista@seudinheiro.com ou então por mensagem direta privada (DM) no perfil @adinheirista do Instagram.

Meu filho de 21 anos se mudou para os Estados Unidos ilegalmente. Ele não está estudando e simplesmente abandonou tudo por aqui. Por isso, entrei com um processo para parar de pagar pensão alimentícia, mas ainda não tive retorno. Enquanto isso, quem está recebendo o dinheiro é a mãe dele. Isso é certo? Poderei pedir o reembolso desses valores?

Não, você não consegue pedir reembolso de pensão alimentícia, pois esse tipo de rendimento tem uma característica chamada de “irrecuperabilidade”, que faz com que não seja possível pedir restituição depois que é pago, explica Lucas Costa, advogado especializado em direito de família e planejamento sucessório.

No entanto, a partir do momento e que o filho completa 18 anos e atinge a maioridade, ele já pode passar a fazer a gestão do próprio dinheiro.

“Enquanto não sai a decisão da Justiça sobre o pedido para parar de pagar, você pode pedir ao juiz para transferir a pensão alimentícia diretamente ao seu filho, em vez de pagar à mãe dele”, diz Costa.

Lembrando que, no seu caso, como seu filho não continuou os estudos, é possível que o juiz aceite o seu pedido para parar de pagar a pensão, uma vez que ele já tem 21 anos.

Confira este conteúdo também em vídeo, publicado no canal de YouTube do Seu Dinheiro:

A Dinheirista, pronta para resolver suas aflições financeiras (ou te deixar mais desesperado). Envie a sua dúvida para adinheirista@seudinheiro.com.

Compartilhe

Mande sua dúvida!

Meus pais fizeram dívidas no meu CPF e fiquei com o nome sujo; terei que processá-los?

20 de julho de 2024 - 8:00

Muitos pais usam o CPF dos filhos menores de idade indevidamente, mas isso pode configurar fraude! Veja o que a vítima deve fazer

Oportunidade?

Previdência privada com ações: vale a pena antecipar os aportes em PGBL para aproveitar a queda da bolsa no ano?

13 de julho de 2024 - 7:57

Se você investe em ações por meio do seu plano de previdência privada, você precisa ler isso…

Mande sua pergunta!

Prazo para dívida caducar pode voltar a contar do zero se algum valor do devedor for apreendido pela Justiça?

29 de junho de 2024 - 8:00

Ele foi condenado na Justiça a pagar um valor, mas não tem dinheiro e ficou inadimplente – mas uma quantia que caiu em sua conta bancária foi apreendida

Mande sua pergunta!

Minha filha mora com o marido em imóvel que recebi de herança; agora ele quer que eu transfira o bem para ambos, o que fazer?

22 de junho de 2024 - 8:01

Casal quer reformar o imóvel e deseja que leitora passe o bem para o nome deles, mas ela quer proteger sua filha em caso de divórcio

Mande sua dúvida!

Meu imóvel foi invadido, e parece que os ocupantes obtiveram a usucapião; ainda consigo fazer a reintegração de posse?

15 de junho de 2024 - 8:00

É possível “reverter” ou “anular” um processo de usucapião? E invasor pode mesmo conseguir usucapir um imóvel?

Mande sua pergunta!

Quero o divórcio, mas moro nos EUA com visto de acompanhante e nossos bens estão em nome de terceiros; e agora?

8 de junho de 2024 - 8:00

Ela ainda não obteve o green card, e ainda teme ficar sem nada após o divórcio, pois os bens da família não estão no nome do marido

Mande sua dúvida!

Fiz uma compra no AliExpress e paguei no Pix, mas ela foi cancelada por falta de pagamento. Meu dinheiro não voltou, e agora?

1 de junho de 2024 - 8:00

Solução para o problema vai depender se o Pix foi feito dentro ou fora da plataforma do AliExpress, diz advogado de direito do consumidor

Especial de IR

Fui MEI por um ano, mas não entreguei a declaração de imposto de renda de pessoa física. Posso vir a ter problemas?

25 de maio de 2024 - 7:46

Ela deixou de entregar a declaração de imposto de renda como pessoa física no ano em que trabalhou como MEI, mas pode ter cometido um erro…

Especial IR

Me mudei para Portugal, mas não entreguei a Declaração de Saída Definitiva do País; como regularizar a situação?

18 de maio de 2024 - 8:00

Documento serve para encerrar as obrigações fiscais do contribuinte no Brasil, mas este leitor não a entregou e agora recebeu uma herança

Especial IR

Dúvidas cruéis sobre declaração de ações no IR: isenção, retificação, mudança de ticker, prejuízos e investimento no exterior

11 de maio de 2024 - 8:00

A Dinheirista responde algumas das suas dúvidas mais cabeludas sobre como declarar ações no imposto de renda

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar