Elas na bolsa: a história de mulheres comuns que são inspiração na hora de investir
O mercado financeiro é majoritariamente masculino, mas mulheres como Dona Nair e Giselle são exemplos de como mudar esse cenário
Você sabia que aproximadamente metade dos lares brasileiros hoje são sustentados por mulheres?
Pois é, algumas pesquisas recentes mostram que mais de 50% das famílias brasileiras têm uma mulher como responsável financeira.
Bem, isso nem deveria ser uma grande surpresa, entre outras coisas, pela crescente participação delas no mercado de trabalho e também por uma maior autonomia financeira.
Na verdade, a grande surpresa para mim apareceu quando analisei o ambiente de investimentos.
Segundo dados da B3, as investidoras representam apenas 24,9% dos CPFs cadastrados na bolsa, o que nos leva a uma grande inconsistência.
Investidores de acordo com o gênero. (Fonte: B3)
Leia Também
Se as mulheres são as responsáveis financeiras pela maioria dos lares brasileiros, por que elas são tão poucas quando o assunto é investimento?
Obviamente eu não tenho todas as respostas para essa pergunta, apesar de suspeitar de algumas coisas que podem interferir nesse número — e que renderiam assunto para uma outra coluna.
Mas eu acho que existe uma barreira cultural importante aqui também, algo parecido com o que já vimos diversas vezes no passado em outros segmentos.
Leia também
- A Oi (OIBR3) é uma pechincha? Se você quer ter um sono tranquilo e bons lucros, olhe para outra empresa do setor
- Um Big Mac depois da academia: A ação da Petrobras (PETR4) continua subindo, mas é por causa do governo ou apesar dele?
- 500% de lucro com a queda das ações do Bradesco (BBDC4) — como ganhar dinheiro com empresas com problemas
Uma barreira derrubada pelas mulheres
A Dona Nair foi uma das primeiras mulheres a conquistar uma habilitação para dirigir na cidade de Piracicaba, onde eu nasci.
Ela era minha vizinha, e contava essa história para todo mundo com muito orgulho.
Infelizmente, ela já nos deixou, mas hoje eu fico imaginando como ela se sentiria ao saber que o número de condutoras de carros (Categoria B) já superou o de homens no Brasil, algo inimaginável quando ela tirou carta.
Eu sei que cada pessoa tem mais facilidade em algumas áreas e em outras menos...
No entanto, quando o assunto é investimento, todos deveríamos ter o mesmo interesse e condição, até porque todos nós como seres humanos temos sonhos, necessidades financeiras, preocupação com o nosso futuro e o dos nossos filhos etc.
Então por que hoje essa diferença é tão grande? Para entender melhor a visão feminina da história, perguntei para a Alessandra, uma das maiores investidoras que eu conheço, se ela tinha alguma explicação, e a resposta apenas reforçou o que eu já suspeitava:
Ora, o simples fato de ser um ambiente "naturalmente mais masculino" hoje não quer dizer nada – lembre-se que dirigir carro era "naturalmente mais masculino" no passado e mesmo assim chegamos onde chegamos, não é?
Se faltam inspirações femininas, conheça a Giselle
Eu gostaria de compartilhar o caso de uma assinante do Flash Trader, a minha série de opções na Empiricus.
Quando você fala em "investir de opções" logo vem na mente o filme Lobo de Wall Street e várias coisas bem masculinas, não é?
Pois bem, saiba que a Giselle é provavelmente a assinante que mais ganhou dinheiro até hoje na série "mais masculina" da Empiricus, e é um exemplo de que dá pra ser um investidor bem-sucedido, desde que tenha o suporte e a base de conhecimento necessária.
Na minha opinião, um dos problemas é que ainda faltam referências femininas nos investimentos.
Se hoje para uma mulher tirar carta é algo natural, dado que ela já vê sua mãe, sua tia e suas amigas dirigindo todos os dias, o mesmo não acontece com investimentos.
Talvez faltem mais "Giselles" para inspirar outras mulheres e mostrar que nada impede elas de investirem também.
Que a Giselle seja uma inspiração para você, que você seja uma inspiração para as mulheres ao seu redor e que um dia essas sejam inspirações para outras, para chegarmos a um 50%/50% também no número de investidores na bolsa.
Se você está chegando agora, ainda está com receios e não sabe muito bem por onde começar, a minha dica é o curso Brasil Investidor, da Larissa Quaresma.
Um curso completo que vai te ensinar desde o planejamento financeiro até como investir em renda fixa, fundos de investimentos e ações – tudo isso por apenas R$ 1.
Se quiser conferir como funciona e garantir o seu acesso, deixo aqui o convite.
Um grande abraço e até a semana que vem.
Ruy
As lições do Chile para o Brasil, ata do Copom, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje
Chile, assim como a Argentina, vive mudanças políticas que podem servir de sinal para o que está por vir no Brasil. Mercado aguarda ata do Banco Central e dados de emprego nos EUA
Chile vira a página — o Brasil vai ler ou rasgar o livro?
Não por acaso, ganha força a leitura de que o Chile de 2025 antecipa, em diversos aspectos, o Brasil de 2026
Felipe Miranda: Uma visão de Brasil, por Daniel Goldberg
O fundador da Lumina Capital participou de um dos episódios de ‘Hello, Brasil!’ e faz um diagnóstico da realidade brasileira
Dividendos em 2026, empresas encrencadas e agenda da semana: veja tudo que mexe com seu bolso hoje
O Seu Dinheiro traz um levantamento do enorme volume de dividendos pagos pelas empresas neste ano e diz o que esperar para os proventos em 2026
Como enterrar um projeto: você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?
Talvez você ou sua empresa já tenham sua lista de metas para 2026. Mas você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?
Flávio Day: veja dicas para proteger seu patrimônio com contratos de opções e escolhas de boas ações
Veja como proteger seu patrimônio com contratos de opções e com escolhas de boas empresas
Flávio Day nos lembra a importância de ter proteção e investir em boas empresas
O evento mostra que ainda não chegou a hora de colocar qualquer ação na carteira. Por enquanto, vamos apenas com aquelas empresas boas, segundo a definição de André Esteves: que vão bem em qualquer cenário
A busca pelo rendimento alto sem risco, os juros no Brasil, e o que mais move os mercados hoje
A janela para buscar retornos de 1% ao mês na renda fixa está acabando; mercado vai reagir à manutenção da Selic e à falta de indicações do Copom sobre cortes futuros de juros
Rodolfo Amstalden: E olha que ele nem estava lá, imagina se estivesse…
Entre choques externos e incertezas eleitorais, o pregão de 5 de dezembro revelou que os preços já carregavam mais política do que os investidores admitiam — e que a Bolsa pode reagir tanto a fatores invisíveis quanto a surpresas ainda por vir
A mensagem do Copom para a Selic, juros nos EUA, eleições no Brasil e o que mexe com seu bolso hoje
Investidores e analistas vão avaliar cada vírgula do comunicado do Banco Central para buscar pistas sobre o caminho da taxa básica de juros no ano que vem
Os testes da família Bolsonaro, o sonho de consumo do Magalu (MGLU3), e o que move a bolsa hoje
Veja por que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência derrubou os mercados; Magazine Luiza inaugura megaloja para turbinar suas receitas
O suposto balão de ensaio do clã Bolsonaro que furou o mercado: como fica o cenário eleitoral agora?
Ainda que o processo eleitoral esteja longe de qualquer definição, a reação ao anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro deixou claro que o caminho até 2026 tende a ser marcado por tensão e volatilidade
Felipe Miranda: Os últimos passos de um homem — ou, compre na fraqueza
A reação do mercado à possível candidatura de Flávio Bolsonaro reacende memórias do Joesley Day, mas há oportunidade
Bolha nas ações de IA, app da B3, e definições de juros: veja o que você precisa saber para investir hoje
Veja o que especialista de gestora com mais de US$ 1,5 trilhão em ativos diz sobre a alta das ações de tecnologia e qual é o impacto para o mercado brasileiro. Acompanhe também a agenda da semana
É o fim da pirâmide corporativa? Como a IA muda a base do trabalho, ameaça os cargos de entrada e reescreve a carreira
As ofertas de emprego para posições de entrada tiveram fortes quedas desde 2024 em razão da adoção da IA. Como os novos trabalhadores vão aprender?
As dicas para quem quer receber dividendos de Natal, e por que Gerdau (GGBR4) e Direcional (DIRR3) são boas apostas
O que o investidor deve olhar antes de investir em uma empresa de olho dos proventos, segundo o colunista do Seu Dinheiro
Tsunami de dividendos extraordinários: como a taxação abre uma janela rara para os amantes de proventos
Ainda que a antecipação seja muito vantajosa em algumas circunstâncias, é preciso analisar caso a caso e não se animar com qualquer anúncio de dividendo extraordinário
Quais são os FIIs campeões de dezembro, divulgação do PIB e da balança comercial e o que mais o mercado espera para hoje
Sete FIIs disputam a liderança no mês de dezembro; veja o que mais você precisa saber hoje antes de investir
Copel (CPLE3) é a ação do mês, Ibovespa bate novo recorde, e o que mais movimenta os mercados hoje
Empresa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a Copel é a favorita para investir em dezembro. Veja o que mais você precisa saber sobre os mercados hoje
Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje
Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje