Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

A corrida da IA levará à compra (ou quebra) de jornais e editoras?

A chegada da IA coloca em xeque o modelo de buscas na internet, dominado pelo Google, e, por tabela, a dinâmica de distribuição de conteúdo online

Inteligência-artificial-jornal-ia
Imagem: Sora / ChatGPT

Há um desconforto crescente na indústria de mídia com o uso do conteúdo de sites, jornais e revistas para treinamento de serviços de inteligência artificial (IA). O motivo é que, salvo raras exceções, as empresas de tecnologia não estão pagando nada para os produtores de conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em um dos movimentos mais relevantes da indústria, o The New York Times entrou com um processo por violação de direitos autorais contra a Open AI, dona do ChatGPT, e a Microsoft, em dezembro de 2023. 

E não é o único caso de Justiça. Cinco empresas de mídia do Canadá se uniram para processar a Open AI, assim como um grupo de publishers indianos e a Authors Guild, entidade que representa os escritores profissionais nos Estados Unidos. Todos questionam o uso de seus conteúdos para treinar IAs sem autorização (ou melhor, remuneração).

A reação da indústria de mídia vem também no front tecnológico. Neste mês, a Cloudflare, empresa que oferece serviços de segurança e tecnologia para milhões de sites no mundo, lançou um serviço de bloqueio de robôs de IA, o “pay per crawl” (pagamento por rastreamento, em português).

O serviço permitirá que os donos dos sites gerenciem quais robôs podem acessar seu conteúdo e cobrem pelos acessos de IA. Seus novos clientes já virão com o bloqueio habilitado como padrão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Google na berlinda: o fim da internet como conhecemos

A chegada da IA coloca em xeque o modelo de buscas na internet, dominado pelo Google, e, por tabela, a dinâmica de distribuição de conteúdo online.

Leia Também

ALÉM DO CDB

Mercado de renda fixa privada se mantém aquecido, mas seletividade ainda é importante

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um FII em busca de oportunidades raras, resultados de bancões e gigantes de tecnologia, e o que mais movimenta os mercados hoje

Existe uma espécie de “acordo tácito” vigente: os publishers permitem que o Google liste seus artigos no resultado das buscas em troca da chance de ter um “clique”. 

Vale lembrar que os sites de notícias só ganham dinheiro quando recebem o acesso aos seus links, com exibição de anúncios ou com a possibilidade de vender assinaturas. Ninguém é remunerado simplesmente por “aparecer” na busca do Google.

Com a IA, é diferente. O conteúdo é acessado pelo “robô”, que usa as informações para gerar uma resposta mais completa para o usuário. Alguns serviços colocam o link de referência, mas os acessos não compensam a queda nos cliques das buscas “tradicionais” no Google.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O próprio Google está mudando seu modelo de buscas para priorizar resultados mais completos, que são “resumos” feitos por IA do que ele encontrou na internet, o chamado AI Overview. 

Desde o seu lançamento nos Estados Unidos, em maio do ano passado, o volume de buscas que rendem “zero clique” subiu de 56% para 69%, de acordo com relatório do SimilarWeb.

A nova realidade da internet é preocupante para a indústria de notícias. Se novas fontes de tráfego ou receita não forem desenvolvidas, certamente assistiremos a uma onda de falências na imprensa mundial. Mas isso é tema para outro artigo…

Big techs e jornais na mesa de negociação

Algumas das big techs partiram para a negociação de acordos de licenciamento de conteúdo com empresas de mídia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O New York Times, por exemplo, anunciou um acordo recente com a Amazon, que permitirá o uso do seu conteúdo para treinar IAs e abastecer serviços como a Alexa com resumos de notícias. 

As negociações estão a todo vapor. Veja só alguns acordos de licenciamento de conteúdo e divisão de receitas publicitárias anunciados desde 2024, segundo o relatório “Innovation in News Media”, da associação global de veículos jornalísticos Wan-Ifra:

  • Open AI: Financial Times, Le Monde, Time, News Corp, The Atlantic, Vox Media, The Guardian, Condé Nast (dono da Vogue, GQ, Vanity Fair, Wired e The New Yorker)
  • ProRata: Financial Times, Axel Springer, The Atlantic, Fortune, Guardian e Sky News
  • Microsoft: Financial Times, Reuters, Axel Springer (dono da Business Insider), USA Today e Informa
  • Meta: Reuters
  • Perplexity: Der Spiegel, Fortune, The Independent, Lee Enterprises, Los Angeles Times, MediaLab, Mexico News Daily, Adweek e World History Encyclopedia
  • Amazon: The New York Times

O que vem pela frente: aquisições de jornais e qualificação de IAs

É comum que acordos comerciais estratégicos evoluam para fusões e aquisições. A minha visão de futuro é que o próximo passo da corrida de IA passará pela compra de jornais e editoras por empresas de tecnologia.

A disponibilidade de conteúdo para treinar IAs é estratégica. Não só para evitar brigas judiciais, mas também para ter acesso a conteúdos fechados e arquivos, muitas vezes, centenários. O acesso a conteúdos de qualidade pode fazer “a diferença” na competição entre os serviços de IA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje existem soluções parecidas no mercado. E praticamente todas têm problemas de qualidade: conteúdo “genérico”, “alucinações” e informações incorretas.

Meu palpite é que vamos assistir nos próximos anos a uma corrida pela qualidade, que será decisiva para definir quem será o líder nessa categoria. Certamente, aqueles que treinarem suas IAs com as melhores informações, terão uma vantagem competitiva.

Se, por um lado, a inteligência artificial é uma ameaça para a indústria de mídia, por outro, abre uma nova janela de oportunidade para monetização. Conteúdo de qualidade vale dinheiro na era da IA. Resta saber quem vai conseguir fazer as big techs pagarem a conta.

Um abraço e ótimo domingo!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem mostra um investidor preocupado olhando para um tablet com gráfico de um papel em queda, com prejuízo 23 de julho de 2026 - 8:17
Imagem traz um corte de um título de eleitor 22 de julho de 2026 - 19:55

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: E nessa loucura de dizer que não te quero 

22 de julho de 2026 - 19:55
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 21 de julho de 2026 - 7:34
20 de julho de 2026 - 8:18
Bandeira do Brasil pendurada em uma parede ao fundo da imagem. Em primeiro plano, a cabine de votação das eleições no Brasil. 15 de julho de 2026 - 19:58
Imagem feita com inteligência artificial mostra uma mulher ao centro abrindo um pote de ouro que reluz. Ao seu redor estão maquetes de centros logísticos e prédios comerciais e há papéis sobre investimentos em fundos imobiliários na mesa à sua frente. 14 de julho de 2026 - 8:46
Imagem da palavra SELIC seguida do símbolo de porcentagem e uma moeda de R$ 1 14 de julho de 2026 - 7:37

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Há espaço para cortar a Selic, não para baixar a guarda

14 de julho de 2026 - 7:37
9 de julho de 2026 - 9:35
Ilustração sobre inteligência artificial 8 de julho de 2026 - 19:59
8 de julho de 2026 - 8:36
Imagem vetorizada mostra dois robôs brancos correndo com uma cidade futurística ao fundo 7 de julho de 2026 - 8:45
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar