O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Ex-jogador e ex-técnico de futebol colecionou títulos inéditos no futebol brasileiro; lenda do esporte morre aos 92 anos
O futebol e o Brasil estão de luto mais uma vez. Depois de um ano e uma semana da morte do Rei Pelé, hoje o dia é de despedida do “Velho Lobo”, o Zagallo.
A lenda Mário Jorge Lobo Zagallo se despediu do campo da vida nesta sexta-feira (5), no Rio de Janeiro, aos 92 anos, por falência múltipla de órgãos. O ex-jogador e o único tetracampeão mundial estava internado há 22 dias.
Um dos maiores ícones do futebol brasileiro, Zagallo conquistou feitos históricos e títulos inéditos com a “amarelinha”.
Ao todo, foram 36 jogos como jogador, 131 como treinador do Brasil e 96 partidas como coordenador da Seleção Brasileira. Zagallo conquistou 17 títulos em toda a carreira e também foi o técnico que mais comandou a seleção brasileira na história.
Ele foi a única pessoa a estar presente em quatro títulos de Copa do Mundo. Como jogador, Zagallo conquistou a taça de ouro em 1958 e em 1962. Como técnico da Seleção Brasileira, levantou o prêmio em 1970 e por último, em 1994, como coordenador técnico.
O Velho Lobo também participou dos títulos da Copa América em 1997 e 2004 e da Copa das Confederações em 1997 e 2005.
Zagallo será velado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) neste domingo (7), a partir das 9h30 (horário de Brasília). O sepultamento também será no Rio de Janeiro.
Uma das frases mais célebres de Zagallo foi dita em 1997, quando a Seleção Brasileira venceu a Copa América em 1997. E é por ela que muitos brasileiros se recordam do ex-treinador.
A paixão pelo futebol sempre pulsou nas veias. Nascido no estado de Alagoas, ficou na terra natal por pouco tempo. Aos oito meses de idade, a família de Zagallo se mudou para o Rio de Janeiro.
Sua história com a bola e os estádios começou com outro uniforme: aos 18 anos, Zagallo foi convocado para servir o Exército e fez a segurança das arquibancadas do Maracanã na final da Copa do Mundo de 1950 — com o Brasil derrotado pelo Uruguai. Ou seja, uma das testemunhas do Maracanazzo.
Após da derrota, Zagallo entrou em campo: agora, como jogador de futebol, pelo Flamengo entre 1953 e 1955. Três anos depois, com a “amarelinha” conquistou o título, até inédito, de Copa do Mundo, em 1958 — na partida, ele fez um dos cinco gols contra a Suécia.
Jogou também no Botafogo e em 1964 se aposentou. Mas, não conseguiu ficar fora dos campos de futebol, assumindo o comando da Seleção Brasileira — na equipe, um dos mais brilhantes jogadores da história, o Rei Pelé.
Zagallo participou do tetracampeonato da Copa do Mundo como coordenador técnico em 1994 e por pouco não conquistou o penta em 1998 — quando a seleção foi derrotada na final pela França, de Zidane.
O vice-campeonato mundial na França, em 1998, deu fim à segunda passagem de Zagallo no comando da seleção brasileira.
Depois da atuação na seleção, o ‘Velho Lobo’ também foi treinador do Flamengo, Vasco, Fluminense, Bangu e outros times de Kwait, Emirados Árabes e Arábia Saudita.
Em 2002, Zagallo reeditou a parceria com Parreira, novamente como coordenador técnico. A dupla levantou as taças das Copas América de 2004 e das Confederações de 2005.
O adeus nas quartas de final da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, foi também o último trabalho do Velho Lobo, aos 75 anos.
Ver essa foto no Instagram
Lenda do futebol, Zagallo tinha um amuleto, ou melhor, número da sorte: o 13. Era comum ouvi-lo brincar com o número sempre que tinha oportunidade.
Segundo ele, a paixão pelo 13 tinha uma explicação: é a data do dia de Santo Antônio, comemorado em 13 de julho, santo do qual sua esposa Alcina era devota. A companheira também fazia aniversário no dia 13 e o número ao contrário, ‘31’, data de nascimento de Zagallo.
Uma das frases sempre lembradas ditas por ele é “Brasil campeão tem 13 letras”, que virou jargão após o Brasil vencer a Argentina nos pênaltis na final da Copa América de 2004.
Como homenagem nas redes sociais, inúmeros fãs e admiradores de Zagallo “brincaram” com o número ‘da sorte’ com frases como: ‘Descanse em paz tem 13 letras’ e ‘Zagallo eterno tem 13 letras’.
Não à toa que 'Zagallo craque" tem 13 letras.
Com o falecimento de Zagallo, o governo decretou luto oficial de três dias. A morte do ex-jogador e ex-treinador repercute mundo afora.
Na rede social X (antigo Twitter), o presidente Lula lamentou a morte. O Flamengo, time que Zagallo também comandou, também usou a rede para prestar sua homenagem.
A Fifa também lembrou que Zagallo é a única pessoa do mundo a conquistar quatro títulos da Copa do Mundo.
A Confederação Brasileira de Futebol decretou também luto de sete dias em homenagem à memória do seu eterno campeão. Em nota, o presidente da CBF Ednaldo Rodrigues lamentou a morte da "lenda":
A CBF e o futebol brasileiro lamentam a morte de uma das suas maiores lendas, Mário Jorge Lobo Zagallo. A CBF presta solidariedade aos seus familiares e fãs neste momento de pesar pela partida deste ídolo do nosso futebol.
*Com informações de Agência Brasil e agências
Administração, Ciências Contábeis e cursos de tecnologia lideram a oferta de bolsas no Prouni 2026, que usa a nota do Enem na seleção
Programa oferece mais de 394 mil bolsas em universidades particulares; inscrições vão até 29 de janeiro pelo portal Acesso Único
Nota do vestibular da USP sai nesta sexta-feira; candidatos devem consultar o resultado no site da Fuvest e ficar atentos às datas de matrícula.
Plataformas conectam proprietários de imóveis milionários a cuidadores pagos para ocupar, manter e proteger mansões durante viagens
Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar até o fim do primeiro semestre de 2026
Sistema de Seleção Unificada abre inscrições nesta segunda-feira (19) com oferta recorde de vagas; candidatos podem usar notas do Enem 2023, 2024 ou 2025
Com o resultado do Enem 2025 divulgado, candidatos já se preparam para as inscrições no Sisu e no Prouni
Notas do Enem 2025 já podem ser acessadas na Página do Participante do Inep; resultado é usado para inscrições no Sisu e no Prouni
A companhia alega que as demissões são pontuais e não alteram a estratégia de crescimento na América Latina
Resultado do Enem sai na sexta (16), conforme confirmação do MEC; veja como acessar a Página do Participante e as datas de inscrição de Sisu e Prouni informadas pelo Inep
Estudantes e recém-formados ainda podem conquistar uma vaga de estágio ou trainee para começar 2026 com o pé direito
Levantamento do LinkedIn mostra que cargos ligados à tecnologia, especialmente à inteligência artificial, lideram a lista de empregos em alta no Brasil em 2026
Petrobras e Banco do Brasil lideram a lista de concursos públicos mais esperados para 2026, enquanto o BNDES avalia edital para nível médio
Primeira seleção desde 2019 terá 145 vagas de agente de trânsito, salário inicial de R$ 5,7 mil e provas este ano
A incompetência no ambiente de trabalho pode se manifestar de diversas formas, tanto explícitas quanto mais sutis; confira frases que podem ser ditas por alguém, implicitamente, em baixa produtividade
Enquanto muitos profissionais desaceleram em dezembro, empresas seguem com vagas de emprego abertas antes mesmo de janeiro
Mais de 78 mil inscritos concorrem a 184 vagas imediatas de nível superior; engenharia civil lidera a disputa e Sudeste concentra a maior demanda
Estudantes e recém-formados ainda podem conquistar uma vaga de estágio ou trainee para começar 2026 com o pé direito
Edital do concurso da Secretaria da Fazenda de Goiás (Sefaz GO) foi republicado após adequação à lei de cotas e oferece 75 vagas para Auditor Fiscal, com salários acima de R$ 32 mil
Estudantes e recém-formados ainda podem conquistar uma vaga de estágio ou trainee para começar 2026 com o pé direito