Os leitores mais atentos notaram que o Seu Dinheiro começou a publicar no início deste ano uma série chamada “Diário dos 100 dias”.
Como o nome sugere, trata-se de uma cobertura especial sobre as primeiras semanas do novo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente.
Mas para alguns essa explicação não é suficiente. Afinal, por que dedicar tempo para acompanhar os primeiros passos de Lula? O Seu Dinheiro virou petista?
Vale dizer que recebemos esse mesmo tipo de questionamento quatro anos atrás — com o sinal trocado —, quando publicamos o diário do início do governo de Jair Bolsonaro.
O que não mudou foi a resposta. Não, o Seu Dinheiro não virou petista e nem acompanhou a agenda do ex-presidente por ser bolsonarista.
Aliás, seguir de perto os 100 primeiros dias de mandato de um governante é uma tradição bem mais antiga do que a atual polarização política. Ela começou quando Franklin Delano Roosevelt assumiu a presidência dos Estados Unidos, no auge da Grande Depressão na década de 1930.
Roosevelt se valeu do período em que os políticos costumam ter maior popularidade para implementar um conjunto de medidas para tirar a economia norte-americana do buraco.
A partir de então, os primeiros 100 dias se tornaram uma espécie de termômetro de toda a gestão presidencial, e não só nos EUA.
Aqui no Brasil, por exemplo, Jair Bolsonaro enviou a proposta de reforma da Previdência — o seu maior projeto na área econômica — no 51º dia de governo.
Lula também não pode reclamar de tédio. Em 25 dias no cargo, enfrentou uma invasão ao Palácio do Planalto e fez declarações que provocaram calafrios no mercado financeiro.
Portanto, as decisões do presidente da vez — e em particular as tomadas no início do mandato — tem grande potencial para mexer com os seu bolso e os seus investimentos.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER HOJE
FERIADO COM PREGÃO
A B3 vai funcionar normalmente no dia do aniversário de São Paulo. Enquanto a maior cidade do país celebra os 469 anos, o Ibovespa deve reagir à temporada de resultados nos EUA. Após a Microsoft, hoje é a vez da Tesla de Elon Musk divulgar o balanço. Acompanhe aqui todas as movimentações dos mercados desta quarta-feira.
REPORTAGEM ESPECIAL
Com ferida exposta pelo caso Americanas (AMER3), temporada de balanços do 4º trimestre coloca varejistas no foco dos investidores. Tradicionalmente um dos setores mais populares da bolsa brasileira, o varejo será analisado com mais rigor após o escândalo da empresa. Saiba o que esperar.
VAI TER CALOTE?
Como fica a situação do LVBI11, fundo imobiliário que aluga galpão para a Americanas, após a recuperação judicial da varejista? O FII acumula uma queda de 5,7% desde a revelação do rombo contábil na companhia.
MARKET MAKERS
O mercado financeiro é ‘anti-Lula’ e a favor da miséria? Saiba o que tirar das primeiras brigas entre a bolsa e o novo governo. Se o mercado vende, é porque acha que o preço vai cair. Se compra, é porque crê que vai subir. São conclusões baseadas em hipóteses e fatos.
OSCAR 2023
Avatar 2 disputa categoria de Melhor Filme com “Top Gun: Maverick” e “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. Um dos maiores sucessos de 2022, a continuação de “Avatar” concorre ao Oscar na categoria de Melhor Filme; veja os indicados da premiação.