🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

O Seu Dinheiro virou petista? Por que lançamos o Diário dos 100 dias de Lula

Afinal, por que dedicar tempo para acompanhar os primeiros passos de Lula? Confira a resposta e também os destaques desta quarta-feira

25 de janeiro de 2023
10:11
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante café da manhã com jornalistas setoristas, no Palácio do Planalto.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os leitores mais atentos notaram que o Seu Dinheiro começou a publicar no início deste ano uma série chamada “Diário dos 100 dias”.

Como o nome sugere, trata-se de uma cobertura especial sobre as primeiras semanas do novo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente.

Mas para alguns essa explicação não é suficiente. Afinal, por que dedicar tempo para acompanhar os primeiros passos de Lula? O Seu Dinheiro virou petista?

Vale dizer que recebemos esse mesmo tipo de questionamento quatro anos atrás — com o sinal trocado —, quando publicamos o diário do início do governo de Jair Bolsonaro.

O que não mudou foi a resposta. Não, o Seu Dinheiro não virou petista e nem acompanhou a agenda do ex-presidente por ser bolsonarista.

Aliás, seguir de perto os 100 primeiros dias de mandato de um governante é uma tradição bem mais antiga do que a atual polarização política. Ela começou quando Franklin Delano Roosevelt assumiu a presidência dos Estados Unidos, no auge da Grande Depressão na década de 1930.

Roosevelt se valeu do período em que os políticos costumam ter maior popularidade para implementar um conjunto de medidas para tirar a economia norte-americana do buraco.

A partir de então, os primeiros 100 dias se tornaram uma espécie de termômetro de toda a gestão presidencial, e não só nos EUA.

Aqui no Brasil, por exemplo, Jair Bolsonaro enviou a proposta de reforma da Previdência — o seu maior projeto na área econômica — no 51º dia de governo.

Lula também não pode reclamar de tédio. Em 25 dias no cargo, enfrentou uma invasão ao Palácio do Planalto e fez declarações que provocaram calafrios no mercado financeiro.

Portanto, as decisões do presidente da vez — e em particular as tomadas no início do mandato — tem grande potencial para mexer com os seu bolso e os seus investimentos.

Por tudo isso, convido você a acompanhar o nosso Diário dos 100 Dias, seja qual for a sua preferência política.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER HOJE

FERIADO COM PREGÃO
A B3 vai funcionar normalmente no dia do aniversário de São Paulo. Enquanto a maior cidade do país celebra os 469 anos, o Ibovespa deve reagir à temporada de resultados nos EUA. Após a Microsoft, hoje é a vez da Tesla de Elon Musk divulgar o balanço. Acompanhe aqui todas as movimentações dos mercados desta quarta-feira.

REPORTAGEM ESPECIAL
Com ferida exposta pelo caso Americanas (AMER3), temporada de balanços do 4º trimestre coloca varejistas no foco dos investidores.
 Tradicionalmente um dos setores mais populares da bolsa brasileira, o varejo será analisado com mais rigor após o escândalo da empresa. Saiba o que esperar.

VAI TER CALOTE?
Como fica a situação do LVBI11, fundo imobiliário que aluga galpão para a Americanas, após a recuperação judicial da varejista?
 O FII acumula uma queda de 5,7% desde a revelação do rombo contábil na companhia.

MARKET MAKERS
O mercado financeiro é ‘anti-Lula’ e a favor da miséria? Saiba o que tirar das primeiras brigas entre a bolsa e o novo governo.
 Se o mercado vende, é porque acha que o preço vai cair. Se compra, é porque crê que vai subir. São conclusões baseadas em hipóteses e fatos.

OSCAR 2023
Avatar 2 disputa categoria de Melhor Filme com “Top Gun: Maverick” e “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. Um dos maiores sucessos de 2022, a continuação de “Avatar” concorre ao Oscar na categoria de Melhor Filme; veja os indicados da premiação.

Compartilhe

RETIRO CARNAVALESCO

Bolsonaro refugiou-se na Embaixada da Hungria em Brasília depois de perder passaporte, revela jornal

25 de março de 2024 - 15:05

Imagens de câmeras de segurança obtidas pelo jornal norte-americano New York Times confirmam a presença de Bolsonaro no local

OPERAÇÃO MURDER INC.

Depois de 6 anos, Polícia Federal prende suspeitos de mandar matar Marielle Franco; veja as reações dos políticos

24 de março de 2024 - 10:12

Conselheiro do TCE-RJ, deputado federal e ex-chefe da Polícia Civil do Rio foram apontados por Ronnie Lessa como mandantes do assassinato de Marielle

SIGILO LEVANTADO

O que Mauro Cid revelou (e o que ele escondeu) no depoimento que antecedeu sua volta para a cadeia

23 de março de 2024 - 13:27

Mauro Cid voltou a ser preso na sexta-feira depois de depoimento sobre áudios nos quais acusou a PF de ter uma “narrativa pronta”

AGORA VAI?

STF se prepara para retomar julgamento sobre revisão da vida toda do INSS

20 de março de 2024 - 11:19

Análise da revisão da vida toda do INSS está na pauta de votações do STF desta quarta-feira; início da sessão está previsto para as 14h

PROMETI, NÃO NEGO…

Lula “sincerão” admite que não cumpriu o que prometeu na campanha — e conta o motivo por trás disso

15 de março de 2024 - 18:45

Após aumento na desaprovação do governo, presidente se posiciona sobre as promessas eleitorais não cumpridas; veja o que ele disse

PRESIDENTE FALOU

Lula vai além da Petrobras (PETR4) e volta a alfinetar Campos Neto a uma semana do próximo Copom — veja o que mais ele disse em entrevista ao SBT 

12 de março de 2024 - 8:55

Entre muitas outras declarações, Lula afirmou que é muito cedo para falar sobre uma eventual reeleição, tendo em vista que seu mandato atual vai até o fim de 2026

EM BUSCA DE APOIO CRIPTO?

Donald Trump “se rende” ao bitcoin (BTC) e sinaliza apoio a criptomoedas se for eleito presidente dos EUA

11 de março de 2024 - 19:30

Após chamar bitcoin de fraude, Trump indicou que, se for eleito como presidente dos EUA em novembro, permitirá que as criptomoedas passem a ser usadas regularmente por lá

É A ECONOMIA…

Aprovação do governo Lula cai para o pior nível em um ano — e nem os próprios eleitores do presidente estão satisfeitos 

6 de março de 2024 - 12:08

Segundo o levantamento da Genial/Quaest, a quantidade de brasileiros que desaprovam o governo petista subiu para 34%, enquanto a avaliação positiva chega a 35%

DEZ ANOS DEPOIS

Operação Lava Jato: Quase metade dos brasileiros desaprovam ações de Moro, enquanto 43% acreditam que Lula é culpado, mostra pesquisa

3 de março de 2024 - 18:39

Uma década após o início da operação, 44% desaprovam a postura do ex-juiz e 40% aprovam, de acordo com estudo da Quaest

Fala polêmica

Pedido de impeachment de Lula por críticas a Israel tem mais assinaturas que os que derrubaram Dilma e Collor; mas tem chance de ser aceito?

24 de fevereiro de 2024 - 17:57

Comparação de ação de Israel em Gaza ao Holocausto rendeu mais que polêmicas e um incidente diplomático; ontem, presidente rebateu críticas e voltou a acusar o país de genocídio

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies