🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

O Seu Dinheiro virou petista? Por que lançamos o Diário dos 100 dias de Lula

Afinal, por que dedicar tempo para acompanhar os primeiros passos de Lula? Confira a resposta e também os destaques desta quarta-feira

25 de janeiro de 2023
10:11
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante café da manhã com jornalistas setoristas, no Palácio do Planalto.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os leitores mais atentos notaram que o Seu Dinheiro começou a publicar no início deste ano uma série chamada “Diário dos 100 dias”.

Como o nome sugere, trata-se de uma cobertura especial sobre as primeiras semanas do novo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente.

Mas para alguns essa explicação não é suficiente. Afinal, por que dedicar tempo para acompanhar os primeiros passos de Lula? O Seu Dinheiro virou petista?

Vale dizer que recebemos esse mesmo tipo de questionamento quatro anos atrás — com o sinal trocado —, quando publicamos o diário do início do governo de Jair Bolsonaro.

O que não mudou foi a resposta. Não, o Seu Dinheiro não virou petista e nem acompanhou a agenda do ex-presidente por ser bolsonarista.

Aliás, seguir de perto os 100 primeiros dias de mandato de um governante é uma tradição bem mais antiga do que a atual polarização política. Ela começou quando Franklin Delano Roosevelt assumiu a presidência dos Estados Unidos, no auge da Grande Depressão na década de 1930.

Roosevelt se valeu do período em que os políticos costumam ter maior popularidade para implementar um conjunto de medidas para tirar a economia norte-americana do buraco.

A partir de então, os primeiros 100 dias se tornaram uma espécie de termômetro de toda a gestão presidencial, e não só nos EUA.

Aqui no Brasil, por exemplo, Jair Bolsonaro enviou a proposta de reforma da Previdência — o seu maior projeto na área econômica — no 51º dia de governo.

Lula também não pode reclamar de tédio. Em 25 dias no cargo, enfrentou uma invasão ao Palácio do Planalto e fez declarações que provocaram calafrios no mercado financeiro.

Portanto, as decisões do presidente da vez — e em particular as tomadas no início do mandato — tem grande potencial para mexer com os seu bolso e os seus investimentos.

Por tudo isso, convido você a acompanhar o nosso Diário dos 100 Dias, seja qual for a sua preferência política.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER HOJE

FERIADO COM PREGÃO
A B3 vai funcionar normalmente no dia do aniversário de São Paulo. Enquanto a maior cidade do país celebra os 469 anos, o Ibovespa deve reagir à temporada de resultados nos EUA. Após a Microsoft, hoje é a vez da Tesla de Elon Musk divulgar o balanço. Acompanhe aqui todas as movimentações dos mercados desta quarta-feira.

REPORTAGEM ESPECIAL
Com ferida exposta pelo caso Americanas (AMER3), temporada de balanços do 4º trimestre coloca varejistas no foco dos investidores.
 Tradicionalmente um dos setores mais populares da bolsa brasileira, o varejo será analisado com mais rigor após o escândalo da empresa. Saiba o que esperar.

VAI TER CALOTE?
Como fica a situação do LVBI11, fundo imobiliário que aluga galpão para a Americanas, após a recuperação judicial da varejista?
 O FII acumula uma queda de 5,7% desde a revelação do rombo contábil na companhia.

MARKET MAKERS
O mercado financeiro é ‘anti-Lula’ e a favor da miséria? Saiba o que tirar das primeiras brigas entre a bolsa e o novo governo.
 Se o mercado vende, é porque acha que o preço vai cair. Se compra, é porque crê que vai subir. São conclusões baseadas em hipóteses e fatos.

OSCAR 2023
Avatar 2 disputa categoria de Melhor Filme com “Top Gun: Maverick” e “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. Um dos maiores sucessos de 2022, a continuação de “Avatar” concorre ao Oscar na categoria de Melhor Filme; veja os indicados da premiação.

Compartilhe

PEC DO QUINQUÊNIO E MAIS

O que é a ‘pauta-bomba’ no Congresso que preocupa Tebet e pode dificultar ainda mais a situação fiscal brasileira

23 de abril de 2024 - 16:33

A expressão é usada para denominar projetos que geram gastos públicos e que estão na contramão do ajuste fiscal

COBROU OS MINISTROS

A bronca de Lula surtiu efeito? Haddad diz que texto da reforma tributária pode ser entregue ao Congresso nesta semana

22 de abril de 2024 - 18:30

De acordo com o ministro da Fazenda, falta apenas discutir “dois pontos” com o presidente para fechar o projeto e levá-lo aos parlamentares

EM BUSCA DE APOIO

‘Minuta do golpe’, Musk e Moraes: o que esperar dos discursos no ato pró-Bolsonaro no Rio

21 de abril de 2024 - 9:06

Com avanço da investigações da Política Federal, o ex-presidente convoca uma nova manifestação neste feriado de Tiradentes

CETICISMO

Nem o FMI acredita mais que Lula vai entregar meta fiscal e diz que dívida brasileira pode chegar a nível de países em guerra

17 de abril de 2024 - 11:38

Pelos cálculos da instituição, o País atingiria déficit zero apenas em 2026, último ano da gestão de Lula

INTERNACIONAL

Haddad nos Estados Unidos: ministro da Fazenda tem agenda com FMI e instituição chefiada por brasileiro Ilan Goldfajn; veja

14 de abril de 2024 - 16:44

De segunda (15) a sexta-feira (19), o ministro participa, em Washington, da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial

NOVO CAPÍTULO

Entrou na briga: após críticas de Elon Musk a Alexandre de Moraes, governo Lula corta verba de publicidade do X, antigo Twitter

13 de abril de 2024 - 16:43

Contudo, a decisão só vale para novos contratos, porque há impedimento de suspensão com os que já estão em andamento

APÓS APAGÕES

Na velocidade da luz: Enel terá um minuto para responder os consumidores, decide Justiça de São Paulo

13 de abril de 2024 - 15:20

Desde novembro do ano passado, quando milhões de consumidores ficaram sem energia após um temporal com fortes rajadas de vento

MINISTRO E BILIONÁRIO

Em meio a embate de Elon Musk com Alexandre de Moraes, representante do X (ex-Twitter) no Brasil renuncia ao cargo

13 de abril de 2024 - 12:55

Em sua conta no LinkedIn, o advogado Diego de Lima Gualda data o fim de sua atuação na empresa em abril de 2024

META FISCAL

Mal saiu, e já deve mudar: projeto da meta fiscal já tem data, mas governo lista as incertezas sobre arrecadação

13 de abril de 2024 - 11:49

A expectativa é para a mudança da meta fiscal a ser seguida no próximo ano devido a incertezas sobre a evolução na arrecadação

ELEIÇÕES 2024

São Paulo já tem oito pré-candidatos na disputa por nove milhões de votos; conheça os nomes

7 de abril de 2024 - 15:45

Guilherme Boulos (PSOL) e o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) lideram as pesquisas de intenção de votos a seis meses das eleições municipais

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar