INSS vai devolver R$ 292,6 milhões entre maio e junho; veja datas de pagamento
O valor a ser restituído corresponde às mensalidades de associações e sindicatos descontadas indevidamente em abril; a consulta pode ser feita pelo app Meu INSS ou pelo telefone 135

Nesta terça-feira (13), o governo brasileiro deu início à notificação de cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas prejudicados pela fraude bilionária que atingiu o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A partir desta quarta-feira (14), os beneficiários poderão consultar qual associação fez o desconto indevido e o valor cobrado.
O plano de ressarcimento começa a ser executado entre 26 de maio e 6 de junho, segundo informações do vice-presidente, Geraldo Alckmin.
O valor que será restituído nesta primeira etapa gira em torno de R$ 292,6 milhões, referente às mensalidades de associações e sindicatos descontadas em abril — mesmo após o bloqueio das contribuições ter sido determinado, em razão da investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU).
O Seu Dinheiro disponibilizou um guia de como solicitar o ressarcimento. Confira aqui.
- VEJA MAIS: Faltam 18 dias para o fim do prazo da declaração; confira o passo a passo para acertar as contas com o Leão
Como consultar os valores
A consulta pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135. A partir dessas plataformas, o segurado pode verificar se reconhece os descontos — e, caso não tenha autorizado, seguir com a solicitação de ressarcimento.
De acordo com o instituto, os valores serão depositados na mesma conta em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício mensal. No mesmo dia, inclusive, também será feito o pagamento da segunda parcela do 13º salário.
Quem recebe e quando
O modelo de pagamento seguirá o mesmo critério utilizado anteriormente: será considerado o penúltimo número do Número do Benefício (NB) — desconsiderando o dígito final após o traço — para organizar a ordem dos repasses.
Leia Também
- Beneficiários que recebem até um salário mínimo: os pagamentos ocorrerão entre 26 de maio e 6 de junho.
- Para quem tem direito a valores acima do piso nacional, os depósitos serão feitos entre 2 e 6 de junho.
As informações atualizadas ficam disponíveis cerca de uma semana antes do início dos pagamentos, tanto no portal quanto no app. Em caso de dúvida, os segurados podem ligar para a Central 135, que funciona com atendimento eletrônico 24h e suporte humano em horário comercial.
- SAIBA MAIS: Deixou a declaração para última hora? Baixe o Guia do Imposto de Renda e veja como resolver isso de forma descomplicada
Como acompanhar os pagamentos
Para verificar os depósitos, o segurado pode acessar a função “Extrato de Pagamento” no aplicativo ou site Meu INSS.
Como baixar o aplicativo Meu INSS:
- Acesse a loja de aplicativos do seu celular e procure por “Meu INSS”;
- Clique em “Instalar” e aceite os termos de uso;
- Faça login com sua conta gov.br e clique em “Autorizar”.
Também é possível acessar pelo computador: https://meu.inss.gov.br/central/
Calendário de devolução dos descontos de abril
Abaixo, veja as datas dos depósitos conforme o número final do benefício (sem considerar o dígito verificador):
Para quem recebe até um salário mínimo:
- Final 1: 26 de maio
- Final 2: 27 de maio
- Final 3: 28 de maio
- Final 4: 29 de maio
- Final 5: 30 de maio
- Final 6: 2 de junho
- Final 7: 3 de junho
- Final 8: 4 de junho
- Final 9: 5 de junho
- Final 0: 6 de junho
Para quem recebe acima de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 2 de junho
- Finais 2 e 7: 3 de junho
- Finais 3 e 8: 4 de junho
- Finais 4 e 9: 5 de junho
- Finais 5 e 0: 6 de junho
*Com informações do Money Times
UM ACENO AOS EMPRESÁRIOS
Fim da escala 6×1 em xeque? Flávio Bolsonaro sinaliza revisão da PEC a empresários caso seja eleito
15 de outubro de 2026 - 10:45ELEIÇÕES 2026
Flávio Bolsonaro e Lula aparecem empatados na primeira pesquisa Quaest para o segundo turno
14 de outubro de 2026 - 18:28PESQUISAS ELEITORAIS
Eleições 2026: Flávio Bolsonaro e Lula encurtam distância na disputa do segundo turno, aponta PoderData/AYA
13 de outubro de 2026 - 11:16CORRIDA PRESIDENCIAL
Disputa acirrada: Flávio Bolsonaro e Lula estão empatados tecnicamente no segundo turno, mostra BTG/Nexus
13 de outubro de 2026 - 8:49VOTOS RECALCULADOS
Rio de Janeiro não terá 2º turno: Douglas Ruas é eleito governador após retotalização dos votos
11 de outubro de 2026 - 9:10ESQUENTA DO 2º TURNO
Eleições 2026: Flávio Bolsonaro (PL) amplia vantagem contra Lula (PT) no segundo turno, mostra Atlas/Bloomberg
9 de outubro de 2026 - 10:54ELEIÇÕES 2026
Segundo turno das eleições: Flávio Bolsonaro tem 49% contra 45% de Lula, segundo Datafolha
8 de outubro de 2026 - 18:59ELEIÇÕES 2026
Com placar de 5 x 2, TSE anula votos de Garotinho; Douglas Ruas (PL) será declarado governador do Rio sem 2º turno
8 de outubro de 2026 - 12:38ELEIÇÕES 2026
Flávio soma Republicanos e ex-candidatos no xadrez do segundo turno; Lula busca reação no Alvorada — o dia na política
7 de outubro de 2026 - 19:49Conteúdo Empiricus
Resultado do 1º turno fez esta carteira subir em média 11% em um único dia, mas novas ‘pernadas’ podem acontecer em breve; confira os ativos
7 de outubro de 2026 - 12:00ELEIÇÕES 2026
Garotinho desiste de recurso, e Douglas Ruas (PL) pode ser eleito governador do RJ sem segundo turno
5 de outubro de 2026 - 16:22ELEIÇÕES 2026
Lula enfrentou seu “último jogo” nas urnas — e perdeu no legado, diz Walter Maciel, CEO da AZ Quest
4 de outubro de 2026 - 22:14EXPECTATIVA
Ibovespa a 200 mil pontos? Flávio Bolsonaro à frente e força da direita nas urnas animam mercado para segunda-feira (5)
4 de outubro de 2026 - 22:08ELEIÇÕES 2026
Com eleições de 2026, PL, partido de Flávio Bolsonaro, passa a ter um terço das cadeiras no Senado. Quem são os novos senadores?
4 de outubro de 2026 - 22:05ELEIÇÕES 2026
Eleições contradizem pesquisas eleitorais e Flávio dispara para 84% no Polymarket após votos acima do esperado
4 de outubro de 2026 - 21:17RESULTADO HISTÓRICO
Eleições 2026: Distrito Federal é a primeira Unidade da Federação a ter três mulheres no Senado
4 de outubro de 2026 - 19:58ELEIÇÕES 2026
Flávio à frente ou empatado com Lula no 1º turno pode encerrar a eleição, diz José Dezene
4 de outubro de 2026 - 19:11ELEIÇÕES 2026
Após fechamento de embaixadas, Polícia Federal inicia apuração sobre possível intervenção externa na eleições
4 de outubro de 2026 - 17:27ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Jorginho Mello (PL) é reeleito governador de Santa Catarina no 1º turno; veja o resultado da disputa
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026