🔴 03/06 – ‘GATILHO’ PARA BUSCAR ATÉ R$ 2 MILHÕES COM CRIPTOMOEDAS PODE SER DISPARADO – SAVE THE DATE

Jasmine Olga
Jasmine Olga
É repórter do Seu Dinheiro. Formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e o setor de comunicação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
FURANDO A FILA

Em vitória para o governo e o mercado, Câmara aprova urgência na tramitação do arcabouço fiscal

Com o pedido de urgência aprovado, o texto pode agora furar a fila de votação e pode ser diretamente em apreciação no plenário, sem necessidade de passar por comissões.

Jasmine Olga
Jasmine Olga
17 de maio de 2023
18:44 - atualizado às 18:46
Congresso Nacional Governo
Imagem: Shutterstock

A Câmara dos Deputados acaba de aprovar o pedido de urgência para a tramitação do Projeto de Lei do novo arcabouço fiscal. A votação, que teve início hoje (17) logo após o fechamento do mercado, teve 367 votos à favor. 

Para ser aprovado, a pauta precisava ser aceita por 257 congressistas. Com um quórum de 471 deputados, 102 deles voltaram contra a tentativa de acelerar o andamento do processo. 

Com o pedido de urgência aprovado, o texto pode agora furar a fila de votação e pode ser diretamente em apreciação no plenário, sem necessidade de passar por comissões. 

  • Você investe em ações, renda fixa, criptomoedas ou FIIs? Então precisa saber como declarar essas aplicações no seu Imposto de Renda 2023. Clique aqui e acesse um tutorial gratuito, elaborado pelo Seu Dinheiro, com todas as orientações sobre o tema.

A pauta é importante tanto para o mercado financeiro quanto para o governo. Se aprovada, o controle das contas públicas reduz os ruídos fiscais e o prêmio de risco dos ativos para os investidores. Já para o governo, a nova âncora é uma esperança para acelerar a queda dos juros por parte do Banco Central. 

Na segunda-feira (15), o relator do texto, Claudio Cajado (PP-BA), apresentou um relatório que endureceu as regras apresentadas inicialmente pelo governo federal — o que agradou o mercado e causou poucas reações negativas por parte do governo, que viu as mudanças como uma “concessão” em nome da aprovação da pauta. 

Ao contrário do proposto pelo governo, o relatório blindou o reajuste do salário mínimo e o pagamento do Bolsa Família ficam garantidos mesmo em caso de descumprimento da meta fiscal. Do contrário, o governo federal precisará realizar contingenciamento de recursos caso alguns gatilhos sejam ativados em caso de desrespeito aos limites estabelecidos pelas novas diretrizes fiscais. 

Compartilhe

DESDOBRAMENTOS

Sérgio Moro mantém mandato após questionamentos do PT e do PL, decide TSE por unanimidade

22 de maio de 2024 - 7:26

Foi o último julgamento de grande repercussão na gestão de Alexandre de Moraes como presidente do TSE

FLEXIBILIZAÇÃO DA PENA

George Washington, bolsonarista que planejou atentado a bomba no aeroporto no Distrito Federal, vai para o semiaberto

19 de maio de 2024 - 15:34

A mudança do regime fechado para o semiaberto foi reconhecida porque ele já cumpriu um sexto da pena, requisito estabelecido na Lei de Execução Penal

MÃO PESADA?

Anatel poderá ser supervisor das redes sociais: presidente da agência defende que órgão regule plataformas 

19 de maio de 2024 - 11:22

O dirigente da Anatel explicou que a agência não tem, no entanto, como atuar sobre postagem e perfis específicos

ACONTECE EM OUTUBRO

Aquecendo os motores para as eleições municipais: Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

18 de maio de 2024 - 11:55

Dos 35 planos de teste realizados, cinco apontaram melhorias nos sistemas, que foram acatadas pelos técnicos do tribunal

"TUDO NORMAL"

Jair Bolsonaro recebe alta após 13 dias internado e já anuncia planos

17 de maio de 2024 - 16:46

“Em uma semana, tudo normal”, escreveu no X (antigo Twitter) Bolsonaro, que estava com quadro de erisipela e desconforto abdominal

VAI MELHORAR?

O que Haddad espera da economia? Projeções da Fazenda esperam inflação e PIB maiores para 2024

16 de maio de 2024 - 15:33

Para 2025, a projeção de IPCA passou de 3,10% para 3,20%. A atualização acontece um mês após o último boletim macrofiscal da SPE.

POLÍTICA

Sérgio Moro vai perder o mandato? Veja como será o julgamento do senador no TSE

16 de maio de 2024 - 11:14

Julgamento que pode resultar na cassação do mandato de Sérgio Moro e torná-lo inelegível começa hoje no TSE

PESQUISA QUAEST

Lula “merece” ou não ser reeleito? Pesquisa aponta nome mais forte que Jair Bolsonaro para eleição de 2026

13 de maio de 2024 - 8:35

Vale lembrar que Bolsonaro está inelegível até a eleição de 2030, de acordo com uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

DECISÃO DA CORTE

STF barra indicações políticas para estatais — mas mantém nomeações feitas por Lula

10 de maio de 2024 - 9:19

Assim, com a decisão, ficam proibidas futuras nomeações políticas para cargos de chefia em empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias

LEVANTAMENTO

Governo Lula melhor que o de Bolsonaro? Veja o que a pesquisa CNT/MDA descobriu

7 de maio de 2024 - 18:32

O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e executado pelo Instituto MDA Pesquisa. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais.

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar