🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Renan Sousa

Renan Sousa

É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.

FEIJOADA COM DOCE DE LEITE

‘Peso real’ volta a ganhar os holofotes; mas pra que ele serviria afinal? Entenda sobre ‘nova moeda’ digital que pode melhorar relação entre Brasil e Argentina

Há muita especulação em torno do tema e pouca coisa concreta, mas o assunto voltou a surgir após falas do ministro da Economia argentino

Renan Sousa
Renan Sousa
23 de janeiro de 2023
15:15
argentina, real, brasil, peso, criptomoedas
Imagem: Montagem Seu Dinheiro

Na primeira viagem ao exterior de seu terceiro mandato como presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta segunda-feira com seu homólogo argentino, Alberto Fernández. O amistoso encontro para estreitar as relações entre países vizinhos levantou uma bola que há muito tempo quica, mas ninguém colocava no chão: a criação de uma moeda comum, o “peso real” — ou “sur”, nome sugerido mas menos charmoso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O responsável por isso é Sérgio Massa, ministro da economia da Argentina, que voltou a tocar no assunto durante uma entrevista ao jornal Financial Times. “Seria um estudo de mecanismos de integração comercial”, disse. “Não quero criar falsas expectativas… É o primeiro passo de um longo caminho que a América Latina deve percorrer.

Massa se refere à criação de uma moeda comum entre os dois países, mas que poderia integrar toda a economia da América Latina, hoje dominada pela influência do dólar.

A criação de um “peso real” já vinha sendo debatida desde o governo de Jair Bolsonaro, quando o ministro da Economia era Paulo Guedes. Com a eleição do presidente Lula, o assunto voltou à pauta, agora na boca de um representante argentino.

Fortalecimento da América Latina

O governo Lula pretende fortalecer os laços com os países vizinhos — e começou com a terceira maior economia da região, perdendo apenas para o México.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo fontes ouvidas pelo Estadão, o Brasil pretende utilizar o Fundo de Garantia à Exportação (FGE) para oferecer crédito privado e público para importadores da Argentina adquirirem produtos nacionais.

Leia Também

A Argentina também daria algum ativo em contrapartida. A visita de Lula ao país também deve tratar da construção de um gasoduto da reserva de Vaca Muerta para o Brasil. Portanto, gás e outras commodities devem ser utilizados como garantia desses empréstimos.

O presidente Lula confirmou que o “sur” seria utilizado para essas transações como uma forma de reduzir a influência do dólar na região. Entretanto, o projeto da moeda comum é incipiente, pouco claro e tratado com ceticismo por integrantes do mercado financeiro.

Peso real: moeda comum ou única?

Mas por que o termo gerou tanto rebuliço? Afinal, Brasil e Argentina poderiam criar, sozinhos, uma moeda forte como o euro?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em primeiro lugar, tanto Alberto Fernández quanto Lula evitaram usar o termo “moeda comum”, mas sim “instrumento financeiro de comércio”.

Os termos geraram certa rusga entre os governos brasileiro e argentino porque têm implicações diferentes na economia.

Mas terminologias à parte, há diferença entre uma “moeda comum” e uma “moeda única”:

  • Moeda comum (ou comercial): É utilizada em transações bilaterais entre dois países, visando o melhor negócio para ambas as partes. Em outras palavras, não se pretende substituir o peso ou o real como moedas nacionais. 
  • Moeda única: É uma moeda oficial utilizada por duas ou mais nações. O melhor exemplo é o euro, utilizado na Europa por Alemanha, França e diversos outros países.

Os debates entre Brasil e Argentina chegaram a uma conclusão preliminar de que o melhor formato seria uma “moeda comum” e digital, limitada a transações financeiras e comerciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, criar uma moeda comum ou comercial — e não única — seria mais rápido porque permitiria a adoção mais rápida do que esperar a criação de toda uma infraestrutura de moeda única para Brasil e Argentina.

Vale lembrar que o processo de criação e adoção do euro demorou cerca de 36 anos para ser finalizado e seu lançamento foi atrasado mais de uma vez.

Vantagens para Argentina com a nova moeda

Para o professor de administração com especialização em finanças internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fábio Gallo, a Argentina teria a maior vantagem com a criação de uma moeda comercial.

O país vive uma crise de falta de dólares, essenciais para trocas comerciais internacionais. Utilizando uma outra moeda, o país conseguiria estancar a sangria de dinheiro estadunidense para o exterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Usar uma mesma moeda evita o câmbio e consequentemente as perdas com essas trocas. O poder de compra fica mais equalizado”, comentou. “Mas, não entendo porque isso seria útil pro Brasil além desses pontos nesse momento”.

Moeda comum salvaria popularidade do governo

A jogada argentina para falar sobre a “moeda comum” foi a mais brasileira possível — um “truco” à moda porteña.

No entanto, essa nova moeda pode dar um respiro ao governo. Isso porque a atual gestão argentina lida com uma crise de popularidade.

A escassez de dólares e a inflação disparada — que fechou 2022 em 94,8% — erodiram a base para nova candidatura de Alberto Fernández. E as eleições por lá acontecem em outubro deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A intensificação das transações poderia aliviar a pressão sobre o governo no curto prazo e garantir uma competitividade maior ao atual governo.

Menos pessimismo com uma moeda local

O sonho de uma moeda regional para a América Latina não é novo. Ela foi debatida nos anos 1970 com a mesma finalidade — reduzir a influência norte-americana na região e aumentar a integração do sul geográfico.

“Não digo que não dá pra fazer [uma moeda única], até porque temos o aprendizado do mercado comum europeu”, diz Gallo. “Mas criar regras e implementá-las é outra coisa muito diferente e demora muito mais tempo”. 

Ele relembra alguns passos importantes que antecederam a criação do euro:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Em primeiro lugar, a união alfandegária (“que ainda não funciona efetivamente na América Latina”, pondera);
  • Na sequência, foi criada a primeira moeda comercial — algo próximo e equivalente ao “sur” —, chamada ECU (European Currency Unit ou “unidade de moeda europeia”, em tradução livre), uma moeda essencialmente virtual para transações financeiras entre países;
  • Por fim, após uma unificação e estabilização das economias, em 1º de janeiro de 1999 foi lançado oficialmente o euro.

Um pitaco de outra área

Por falar em moedas digitais, o assunto chegou até mesmo nos ouvidos de Brian Armstrong, o CEO da Coinbase, a maior corretora de criptomoedas dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo.

Naturalmente, Armstrong é um entusiasta de moedas digitais — e, é claro, fez suas sugestões para ambos países. “Gostaria de saber se eles consideraram mudar para o bitcoin — essa provavelmente seria a aposta certa a longo prazo”, escreveu ele no Twitter.

Por fim, vale ressaltar que o Brasil tem um projeto de Central Bank Digital Currency (CDBC, ou moeda digital de Banco Central), conhecida como real digital. Essa poderia ser uma alternativa de “moeda virtual” usada para essas transações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, a força do real frente ao peso argentino permaneceria a mesma. Apesar de ser uma moeda virtual, ela nada mais é do que uma representação digital do dinheiro brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ENTRE DADOS E DELÍRIOS

Sinais? Nave? Mistério? O que realmente sabemos sobre o cometa 3I/Atlas

13 de novembro de 2025 - 20:16

Enquanto estudos confirmam que o 3i/Atlas apresenta processos naturais, rumores sobre “sinais” e origem alienígena proliferam nas redes sociais

PONTO CEGO

A maior paralisação da história dos EUA acabou, mas quem vai pagar essa conta bilionária?

13 de novembro de 2025 - 17:42

O PIB norte-americano deve sofrer uma perda de pelo menos um ponto percentual no quarto trimestre de 2025, mas os efeitos do shutdown também batem nos juros e nos mercados

TOUROS E URSOS #247

Revolução ou bolha? A verdade sobre a febre da inteligência artificial

12 de novembro de 2025 - 12:45

Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad, e Enzo Pacheco, analista da Empiricus, falam no podcast Touros e Ursos sobre o risco de bolha e a avaliação das empresas ligadas à IA

NOVA APOSTA

SoftBank embolsa US$ 5,8 bilhões com venda das ações da Nvidia — bolha nas ações de IA ou realização de lucros?

11 de novembro de 2025 - 11:45

O conglomerado japonês aposta forte na tecnologia e já tem plano para o dinheiro que entrou em caixa

IAPOCALIPSE

‘Fim do mundo’ por IA já assusta os donos de big techs? Mark Zuckerberg, Elon Musk e Jeff Bezos se dividem entre bunkers e planos interplanetários

11 de novembro de 2025 - 8:29

Preparação para o “apocalipse” inclui bunkers luxuosos, ilhas privadas e mudança para Marte – e a “vilã” pode ser a própria criação dos donos das big techs

QUEM VAI FICAR COM ELA?

O adeus do oráculo: Warren Buffett revela em carta de despedida o destino final de sua fortuna bilionária

10 de novembro de 2025 - 16:40

Essa, no entanto, não é a última carta do megainvestidor de 95 anos — ele continuará se comunicando com o mercado por meio de uma mensagem anual de Ação de Graças

CHURRASCO ESTÁ CARO

Trump diz que irá investigar se empresas elevaram preço da carne bovina no país – JBS (JBSS32) e MBRF (MBRF3) estão entre os alvos

10 de novembro de 2025 - 15:26

Casa Branca diz que JBS, Cargill, Tyson Foods e National Beef, controlada pela MBRF, são alvos da investigação. São as quatro maiores empresas frigoríficas do país

A VIRADA DE JARED

Este bilionário largou a escola com 15 anos, começou a empreender aos 16 e está prestes a liderar a Nasa

10 de novembro de 2025 - 14:45

Aliado de Elon Musk e no radar de Donald Trump, Jared Isaacman é empresário e foi o primeiro civil a realizar uma caminhada espacial

NO BOLSO DOS GRINGOS

Trump quer dar um presentinho de R$ 10,6 mil aos norte-americanos — e isso tem tudo a ver com o tarifaço

10 de novembro de 2025 - 9:10

O presidente norte-americano também aproveitou para criticar as pessoas que se opõem ao tarifação, chamando-as de “tolas”

ACHADO MILIONÁRIO

Ele foi cavar uma piscina e encontrou um tesouro no próprio jardim — e vai poder ficar com tudo

6 de novembro de 2025 - 18:05

Morador encontrou barras e moedas de ouro avaliadas em R$ 4,3 milhões enquanto construía uma piscina

FALHA DE SEGURANÇA

O que o assalto ao Museu do Louvre pode te ensinar sobre como (não) criar uma senha — e 5 dicas para proteger sua vida digital

5 de novembro de 2025 - 11:38

Auditorias revelaram o uso de senhas “fáceis” nos sistemas de segurança de um dos museus mais importantes do mundo

JÁ É RECORDE

Outra façanha de Trump: a maior paralisação da história dos EUA. Quais ações perdem e quais ganham com o shutdown?

5 de novembro de 2025 - 7:01

Além da bolsa, analistas ouvidos pelo Seu Dinheiro explicam os efeitos da paralisação do governo norte-americano no câmbio

MODELO DO CRESCIMENTO CHINÊS

Como uma vila de pescadores chegou a 18 milhões de habitantes em menos de 50 anos

2 de novembro de 2025 - 11:58

A sexta maior cidade da China é usada pelo país como exemplo de sua política de desenvolvimento econômico adotada no final da década de 1970

PRECISA FICAR DE OLHO

Crianças estão terceirizando pensamento crítico para IAs — e especialistas dão dicas para impedir que isso ocorra

1 de novembro de 2025 - 15:44

Chatbots como Gemini e ChatGPT podem ter efeitos problemáticos para os jovens; especialistas falam como protegê-los diante da popularização dos serviços de IA

OMCIA?

Quem vai controlar a inteligência artificial? A proposta de Xi Jinping para uma governança global sobre as IAs

1 de novembro de 2025 - 12:12

Xi Jinping quer posicionar a China como alternativa aos Estados Unidos na cooperação comercial e na regulamentação da inteligência artificial

BOTANDO A MOTOSSERA PARA TRABALHAR

Trabalhe enquanto eles dormem? Milei quer permitir jornada de trabalho de 12 horas na Argentina, após ‘virar o jogo’ nas eleições

31 de outubro de 2025 - 18:40

Regras sobre férias, horas extras, acordos salariais e até acordos trabalhistas também devem mudar, caso a proposta avance nas Casas Legislativas

A COROA CAIU

O cúmulo da incompetência? Ele nasceu príncipe e perdeu tudo que ganhou de mão beijada — até a majestade

31 de outubro de 2025 - 15:17

O príncipe Andrew perde seu título e residência oficial, enquanto novos detalhes sobre suas ligações com Epstein continuam a afetar a imagem da família real britânica

LA MANO DE DIOS?

Argentina lança moeda comemorativa de gol de Maradona na Copa de 1986 — e os ingleses não vão gostar nada disso

29 de outubro de 2025 - 18:47

Em meio à histórica rivalidade com a Inglaterra, o Banco Central da Argentina lança uma moeda comemorativa que celebra Diego Maradona na Copa de 1986

DECISÃO DO FED

Juros voltam a cair nos EUA à sombra da falta de dados; ganho nas bolsas dura pouco com declarações de Powell

29 de outubro de 2025 - 15:13

Enquanto o banco central norte-americano é iluminado pelo arrefecimento das tensões comerciais entre EUA e China, a escuridão provocada pelo shutdown deixa a autoridade monetária com poucas ferramentas para enxergar o caminho que a maior economia do mundo vai percorrer daqui para frente

6 VITÓRIAS COSECUTIVAS

João Fonseca no Masters 1000 de Paris: onde assistir e horário

29 de outubro de 2025 - 14:39

João Fonseca entra em quadra nesta quarta-feira (29) pela segunda rodada do Masters 1000 de Paris, na França

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar