🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

Renan Sousa

Renan Sousa

É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.

FEIJOADA COM DOCE DE LEITE

‘Peso real’ volta a ganhar os holofotes; mas pra que ele serviria afinal? Entenda sobre ‘nova moeda’ digital que pode melhorar relação entre Brasil e Argentina

Há muita especulação em torno do tema e pouca coisa concreta, mas o assunto voltou a surgir após falas do ministro da Economia argentino

Renan Sousa
Renan Sousa
23 de janeiro de 2023
15:15
argentina, real, brasil, peso, criptomoedas
Imagem: Montagem Seu Dinheiro

Na primeira viagem ao exterior de seu terceiro mandato como presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta segunda-feira com seu homólogo argentino, Alberto Fernández. O amistoso encontro para estreitar as relações entre países vizinhos levantou uma bola que há muito tempo quica, mas ninguém colocava no chão: a criação de uma moeda comum, o “peso real” — ou “sur”, nome sugerido mas menos charmoso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O responsável por isso é Sérgio Massa, ministro da economia da Argentina, que voltou a tocar no assunto durante uma entrevista ao jornal Financial Times. “Seria um estudo de mecanismos de integração comercial”, disse. “Não quero criar falsas expectativas… É o primeiro passo de um longo caminho que a América Latina deve percorrer.

Massa se refere à criação de uma moeda comum entre os dois países, mas que poderia integrar toda a economia da América Latina, hoje dominada pela influência do dólar.

A criação de um “peso real” já vinha sendo debatida desde o governo de Jair Bolsonaro, quando o ministro da Economia era Paulo Guedes. Com a eleição do presidente Lula, o assunto voltou à pauta, agora na boca de um representante argentino.

Fortalecimento da América Latina

O governo Lula pretende fortalecer os laços com os países vizinhos — e começou com a terceira maior economia da região, perdendo apenas para o México.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo fontes ouvidas pelo Estadão, o Brasil pretende utilizar o Fundo de Garantia à Exportação (FGE) para oferecer crédito privado e público para importadores da Argentina adquirirem produtos nacionais.

Leia Também

A Argentina também daria algum ativo em contrapartida. A visita de Lula ao país também deve tratar da construção de um gasoduto da reserva de Vaca Muerta para o Brasil. Portanto, gás e outras commodities devem ser utilizados como garantia desses empréstimos.

O presidente Lula confirmou que o “sur” seria utilizado para essas transações como uma forma de reduzir a influência do dólar na região. Entretanto, o projeto da moeda comum é incipiente, pouco claro e tratado com ceticismo por integrantes do mercado financeiro.

Peso real: moeda comum ou única?

Mas por que o termo gerou tanto rebuliço? Afinal, Brasil e Argentina poderiam criar, sozinhos, uma moeda forte como o euro?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em primeiro lugar, tanto Alberto Fernández quanto Lula evitaram usar o termo “moeda comum”, mas sim “instrumento financeiro de comércio”.

Os termos geraram certa rusga entre os governos brasileiro e argentino porque têm implicações diferentes na economia.

Mas terminologias à parte, há diferença entre uma “moeda comum” e uma “moeda única”:

  • Moeda comum (ou comercial): É utilizada em transações bilaterais entre dois países, visando o melhor negócio para ambas as partes. Em outras palavras, não se pretende substituir o peso ou o real como moedas nacionais. 
  • Moeda única: É uma moeda oficial utilizada por duas ou mais nações. O melhor exemplo é o euro, utilizado na Europa por Alemanha, França e diversos outros países.

Os debates entre Brasil e Argentina chegaram a uma conclusão preliminar de que o melhor formato seria uma “moeda comum” e digital, limitada a transações financeiras e comerciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, criar uma moeda comum ou comercial — e não única — seria mais rápido porque permitiria a adoção mais rápida do que esperar a criação de toda uma infraestrutura de moeda única para Brasil e Argentina.

Vale lembrar que o processo de criação e adoção do euro demorou cerca de 36 anos para ser finalizado e seu lançamento foi atrasado mais de uma vez.

Vantagens para Argentina com a nova moeda

Para o professor de administração com especialização em finanças internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fábio Gallo, a Argentina teria a maior vantagem com a criação de uma moeda comercial.

O país vive uma crise de falta de dólares, essenciais para trocas comerciais internacionais. Utilizando uma outra moeda, o país conseguiria estancar a sangria de dinheiro estadunidense para o exterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Usar uma mesma moeda evita o câmbio e consequentemente as perdas com essas trocas. O poder de compra fica mais equalizado”, comentou. “Mas, não entendo porque isso seria útil pro Brasil além desses pontos nesse momento”.

Moeda comum salvaria popularidade do governo

A jogada argentina para falar sobre a “moeda comum” foi a mais brasileira possível — um “truco” à moda porteña.

No entanto, essa nova moeda pode dar um respiro ao governo. Isso porque a atual gestão argentina lida com uma crise de popularidade.

A escassez de dólares e a inflação disparada — que fechou 2022 em 94,8% — erodiram a base para nova candidatura de Alberto Fernández. E as eleições por lá acontecem em outubro deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A intensificação das transações poderia aliviar a pressão sobre o governo no curto prazo e garantir uma competitividade maior ao atual governo.

Menos pessimismo com uma moeda local

O sonho de uma moeda regional para a América Latina não é novo. Ela foi debatida nos anos 1970 com a mesma finalidade — reduzir a influência norte-americana na região e aumentar a integração do sul geográfico.

“Não digo que não dá pra fazer [uma moeda única], até porque temos o aprendizado do mercado comum europeu”, diz Gallo. “Mas criar regras e implementá-las é outra coisa muito diferente e demora muito mais tempo”. 

Ele relembra alguns passos importantes que antecederam a criação do euro:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Em primeiro lugar, a união alfandegária (“que ainda não funciona efetivamente na América Latina”, pondera);
  • Na sequência, foi criada a primeira moeda comercial — algo próximo e equivalente ao “sur” —, chamada ECU (European Currency Unit ou “unidade de moeda europeia”, em tradução livre), uma moeda essencialmente virtual para transações financeiras entre países;
  • Por fim, após uma unificação e estabilização das economias, em 1º de janeiro de 1999 foi lançado oficialmente o euro.

Um pitaco de outra área

Por falar em moedas digitais, o assunto chegou até mesmo nos ouvidos de Brian Armstrong, o CEO da Coinbase, a maior corretora de criptomoedas dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo.

Naturalmente, Armstrong é um entusiasta de moedas digitais — e, é claro, fez suas sugestões para ambos países. “Gostaria de saber se eles consideraram mudar para o bitcoin — essa provavelmente seria a aposta certa a longo prazo”, escreveu ele no Twitter.

Por fim, vale ressaltar que o Brasil tem um projeto de Central Bank Digital Currency (CDBC, ou moeda digital de Banco Central), conhecida como real digital. Essa poderia ser uma alternativa de “moeda virtual” usada para essas transações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, a força do real frente ao peso argentino permaneceria a mesma. Apesar de ser uma moeda virtual, ela nada mais é do que uma representação digital do dinheiro brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ESG EM RISCO

Efeito Trump sobre investimento verde deve ser temporário, mas há receios de retração

17 de agosto de 2025 - 10:34

A Net-Zero Banking Alliance sofreu sucessivas baixas logo no começo de 2025 e ainda há o receio de possíveis mudanças das agendas de instituições multilaterais, como o Banco Mundial

MADE IN USA

Agenda de tarifas do Trump: próximas semanas reservam novas taxas sobre chips e aço que podem chegar a 300%

16 de agosto de 2025 - 9:40

Presidente dos EUA fala em taxações que podem começar mais baixas e subir depois, mirando semicondutores e metais em setores estratégicos da economia

DIPLOMACIA EM CENA

Trump e Putin não selam acordo sobre guerra na Ucrânia; Zelensky entrará nas negociações

16 de agosto de 2025 - 8:50

Enquanto Trump tenta mostrar força como negociador e Putin busca legitimar seus ganhos de guerra, Zelensky chega a Washington para não perder espaço na mesa de conversas

ORÁCULO DE OMAHA

Nem Apple, nem UnitedHealth: a maior posição da Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, é outra

15 de agosto de 2025 - 12:30

Documento regulatório divulgado na quinta-feira (14) mostrou as atualizações de carteira do megainvestidor e deu indícios sobre suas apostas

DE OLHO NA ILHA

Cidadania australiana para brasileiros: caminhos, desafios e as novas regras para viver legalmente no país

15 de agosto de 2025 - 8:16

Com taxas mais altas e regras mais duras, brasileiros precisam de estratégia para conquistar cidadania na Austrália

SEM TRÉGUA À VISTA

Trump volta a criticar Brasil e diz que país “tem sido um parceiro comercial horrível” para os EUA

14 de agosto de 2025 - 17:37

Presidente norte-americano também classificou o processo contra Jair Bolsonaro como “execução política” e defendeu tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

MEMO DO HOWARD MARKS

‘Guru’ de Warren Buffett vê sinais preocupantes no S&P 500 e volta a questionar: há uma bolha na bolsa americana?

14 de agosto de 2025 - 16:31

Cofundador da Oaktree Capital analisa o otimismo em relação ao mercado de ações dos EUA e destaca porque é preciso ter cautela

GUERRA FRIA RELOADED

Poderia ser irônico se não fosse verdade: encontro entre Trump e Putin chama atenção pelo local

13 de agosto de 2025 - 19:35

Os dois líderes devem se reunir na sexta-feira (15) em uma tentativa de estabelecer um cessar-fogo na Ucrânia que leve ao fim da guerra, mas europeus não estão confiantes nos propósitos do presidente norte-americano

CORTOU NA RAIZ

Vitória de Milei: inflação da Argentina cai para o menor nível desde 2020 e se mantém abaixo de 2% pelo terceiro mês seguido

13 de agosto de 2025 - 18:37

Dado reflete a busca do governo argentino por estabilidade em meio a reformas profundas e acordo com o FMI

NO ALVO

Lula e Moraes na mira: governo Trump acusa Brasil de censura e deterioração dos direitos humanos

12 de agosto de 2025 - 19:09

Documento do Departamento de Estado dos EUA critica atuação do STF, menciona o presidente brasileiro e amplia pressão sobre Brasília em meio a mudanças na política externa norte-americana

VAI RESOLVER NA JUSTIÇA

Powell vai parar nos tribunais? Se depender de Trump, sim. Aqui está o motivo

12 de agosto de 2025 - 13:35

O republicano disse nesta terça-feira (12) que está considerando permitir um grande processo contra o chefe do banco central norte-americano

PAREM A GUERRA!

Relógio de Trump faz “tic-taco” e China ganha mais tempo para negociar as tarifas com os EUA

11 de agosto de 2025 - 17:25

O decreto foi assinado pelo republicano poucas horas antes da meia-noite, quando a pausa nas tarifas deveria expirar

INTERNACIONAL

Quem era Miguel Uribe, o pré-candidato de oposição ao governo da Colômbia morto após ser baleado em comício

11 de agosto de 2025 - 10:37

Filho de uma família influente na política colombiana, Miguel Uribe buscava a indicação de seu partido para concorrer à presidência no ano que vem

SEM 'JEITINHO'

Green Card, vistos e cidadania americana: o que mudou após Donald Trump?

11 de agosto de 2025 - 8:16

Com cerco migratório como bandeira, Donald Trump mudou o jogo para quem quer obter vistos e cidadania nos EUA; saiba o que mudou, como se proteger e quais caminhos continuam abertos para morar e trabalhar legalmente no país

ENCONTRO MARCADO

Trump e Putin se preparam para negociar cessar-fogo na guerra da Ucrânia; republicano quer Zelensky na mesa, mas acordo preocupa Kiev

10 de agosto de 2025 - 18:22

O encontro vem na esteira do fim do prazo de Trump para que Putin concordasse com um cessar-fogo; entenda o que está em jogo agora

CORRIDA DA TECNOLOGIA

China pressiona EUA para aliviar controle sobre exportação de chips de IA em meio às negociações do tarifaço de Trump

10 de agosto de 2025 - 12:51

Essa não é a primeira vez que Pequim indica a exportação de chips como um ponto-chave para as negociações

GUERRA COMERCIAL

Um beco sem saída? Vice-secretário de Trump culpa Moraes pela crise entre EUA e Brasil

10 de agosto de 2025 - 9:55

Christopher Landau afirmou que o ministro destruiu a relação historicamente próxima do Brasil com os Estados Unidos

ALÔ, COMPANHEIRO

Putin liga para…Lula? Veja o que o presidente russo falou sobre guerra na Ucrânia em meio às pressões de Trump pelo fim do conflito

9 de agosto de 2025 - 16:22

Na conversa, que durou cerca de 40 minutos, os líderes russo e brasileiro também compartilharam informações sobre as negociações com os Estados Unidos

BRILHO TARIFADO

Ouro continua renovando recordes — e a culpa agora é do tarifaço de Trump

8 de agosto de 2025 - 15:07

Decisão da alfândega dos EUA surpreende mercado, atinge em cheio refinadores suíços e ameaça fluxo global do metal

OS HOMENS DO PRESIDENTE

Aposta no corte de juros nos EUA aumenta com novo indicado de Trump para diretoria; saiba quem é Stephen Miran

7 de agosto de 2025 - 18:09

Ele vai ocupar a vaga de Adriana Kugler, que renunciou ao cargo na semana passada, mas sua indicação ainda precisa do aval do Senado norte-americano

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar