De volta para casa: como o governo vai retirar os brasileiros que estão em Israel, Gaza e na Cisjordânia
A estimativa é que 14 mil brasileiros residam em Israel e seis mil na Palestina. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a maioria mora fora das áreas afetadas pelo conflito.
O governo brasileiro ainda não sabe ao certo quantos cidadãos estão em Israel, em Gaza e na Cisjordânia neste momento, mas prepara uma missão para trazer de volta aqueles que desejarem voltar para casa. A estimativa preliminar das autoridades é de que 600 brasileiros querem deixar a região.
O ministro da Defesa, José Múcio, está liderando a operação de repatriação dos brasileiros na região. “Colocamos nossas forças à disposição e temos várias formas de atender os brasileiros que estão precisando de ajuda”, afirmou.
Mas foi o brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica, quem deu os detalhes sobre como essa repatriação vai acontecer neste primeiro momento.
“A coordenação começou ontem, com a montagem da tripulação e das aeronovaes, que estão prontas para decolar para Itália”, disse Damasceno.
Os brasileiros que moram no Brasil, ou seja, aqueles que estão visitando o Oriente Médio, serão as prioridades.
A embaixada do Brasil em Tel-Aviv publicou em seu site um formulário para a inscrição de interessados na operação de resgate.
Leia Também
No sábado (7), o Hamas realizou um ataque surpresa ao território israelense. Israel respondeu com uma ofensiva aérea. Confira os principais pontos do segundo dia do conflito.
- SAIBA MAIS: Alternativa aos CDBs é quase “imune” à queda dos juros e oferece retornos de até IPCA + 9,92% ao ano
A volta para casa
Nessa missão inicial para trazer os brasileiros de volta para casa, seis aeronaves serão usadas. A primeira delas deve sair do Brasil entre hoje (8) e terça-feira (10) de Natal (RN) com destino a Roma, na Itália.
“O primeiro avião deve partir de Natal para trazer entre 200 e 300 brasileiros que quiserem deixar a região. O horário de partida ainda não foi definido e nem a lista com os nomes dos brasileiros que serão repatriados. Essa lista deve ser definida, no máximo, até amanhã pela manhã”, disse Damasceno.
O comandante da Aeronáutica explicou as razões do destino ser Roma. “É um local seguro para que nossa tripulação possa pousar e também um dos mais perto para nós na região”, afirmou.
Damasceno disse ainda que as aeronaves devem levar psicólogos e médicos para dar suporte aos brasileiros que embarcarem de volta ao País.
“Vamos adequar a missão de repatriação de acordo com a demanda e a necessidade de os brasileiros saírem de lá”, afirmou.
O brigadeiro lembrou ainda que é possível que alguns brasileiros já tenham voltado para casa ou que voltem nos próximos dias, já que os voos comerciais ainda estão disponíveis na região.
Neste sentido, o governo recomenda que quem já possui passagem aérea ou tiver condição de comprar o bilhete, embarque em voos comerciais disponíveis no aeroporto de Ben-Gurion, em Israel, que continua funcionando.
Vale lembrar que várias companhias aéreas estrangeiras, entre elas norte-americanas e europeias, começaram a suspender ou cancelar voos para Israel para os próximos dias.
- ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? Analistas da Empiricus Research revelam suas principais recomendações para o mês em entrevista completa para o Youtube do Seu Dinheiro. Assista agora:
- Leia também: Guerra entre Israel e Hamas: como o conflito pode mexer com o seu bolso e afetar seus investimentos
Brasileiros desaparecidos em Israel
Enquanto o governo brasileiro se prepara para retirar de Israel, de Gaza e da Cisjordânia os cidadãos que quiserem voltar para casa, o Itamaraty segue avaliando a situação por lá.
De acordo com o Itamaraty, um brasileiro foi ferido no ataque do Hamas ao sul de Israel e está hospitalizado. O governo atualizou para três o número de desaparecidos.
A estimativa é que 14 mil brasileiros residam em Israel e seis mil na Palestina. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a maioria mora fora das áreas afetadas pelo conflito.
No sábado (7), o Itamaraty condenou os ataques a Israel. "Ao reiterar que não há justificativa para o recurso à violência, sobretudo contra civis, o governo brasileiro exorta todas as partes a exercerem máxima contenção a fim de evitar a escalada da situação", diz nota divulgada pelo Ministério.
Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se disse chocado com o conflito e disse que o Brasil não poupará esforços para evitar a escalada da guerra.
No dia 1 de outubro, o Brasil assumiu a presidência rotativa do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Na tarde de hoje, haverá uma reunião de emergência do órgão.
Trump quer Coca-Cola com açúcar “de verdade” — e o Brasil pode acabar ajudando a adoçar o ícone americano
O refrigerante 100% americano pode acabar com um ingrediente made in Brazil
As medidas adotadas pelo Museu do Louvre para reabrir as portas 3 dias após roubo de meio bilhão de reais
Embora as principais atrações do Louvre tenham sido reabertas, a Galeria de Apolo, lar dos Diamantes da Coroa Francesa, continua interditada
A Nasa não espera por ninguém, nem por Elon Musk. Na corrida contra a China, um comportamento da SpaceX coloca em risco contrato bilionário
O chefe interino da Nasa já deu o alerta: se a empresa de Elon Musk não for capaz de cumprir com os planos, ela será deixada para trás
Roubo no Louvre: veja séries e filmes sobre crimes em museus — todos disponíveis no streaming
De ‘Lupin’ a ‘O Código Da Vinci’, confira produções que unem arte, crime e suspense em grandes museus
O sumiço que antecedeu o roubo: pintura de Picasso desaparece na Espanha dias antes de assalto ao Louvre
A peça desaparecida é “Naturaleza muerta con guitarra”, uma pequena pintura em guache que deveria ser exibida ao público em Granada em 9 de outubro
De redes sociais a companhia aéreas: o que a falha da AWS revela sobre a dependência mundial da nuvem
A falha global da Amazon Web Services (AWS) nesta segunda-feira (20) deixou milhões de pessoas sem acesso a sites, aplicativos e serviços que sustentam a vida digital
Roubo no Louvre, Mona Lisa desaparecida, pé-de-cabra no MASP: os grandes assaltos a museus de arte da história
De privadas de ouro até “quadros para viagem”, a história da arte foi entalhada por roubos dignos de um bom roteiro policial. Confira aqui alguns dos assaltos mais emblemáticos
Falha global da AWS derruba plataformas e atrapalha até companhias aéreas; Amazon diz que serviço em nuvem está voltando ao normal
A Amazon Web Services (AWS) confirmou sinais de recuperação após a falha global que afetou grandes plataformas digitais nesta segunda-feira (20)
O dólar vai cair mais? Confiança na moeda como reserva de valor ‘erodiu um pouco’, e alta do ouro é sinal disso, diz presidente do BCE
Enquanto o metal precioso dispara, o dólar perde valor no mercado internacional. E Christine Lagarde acredita que incertezas trazidas por Trump não são benéficas para a moeda
Roubo no Louvre: bandidos levam joias em plena luz do dia, em assalto digno das aventuras de Arsène Lupin; veja o que foi levado
Ladrões invadiram a Galeria de Apolo, no primeiro andar, e levaram nove peças; uma delas, a coroa da imperatriz Eugénie, foi encontrada danificada do lado de fora do museu
Israel acusa Hamas de violar cessar-fogo e volta a bombardear Gaza
Forças israelenses alegam que grupo terrorista atacou seus militares na área de Rafah, o que os militantes negam
Variante da gripe detectada na China preocupa cientistas; conheça o vírus influenza D (IDV)
Pesquisadores identificam “taxas alarmantes” de exposição ao vírus em humanos; origem é animal, mas estudo indica possível transmissão aérea entre pessoas
O sertão vai virar mar: como é a vida no país que vai ser cortado por um novo oceano em formação
Um novo oceano pode surgir na África, começando na Etiópia e avançando por países como Quênia, Tanzânia, Moçambique e África do Sul até transformar parte do continente em uma imensa ilha
Ritmo chinês: conheça o país da América do Sul que vai crescer 4 vezes mais que o Brasil em 2025
Enquanto o Brasil tenta acelerar o PIB, um vizinho do continente deve registrar expansão digna da China — quatro vezes maior que a economia brasileira
Polêmica até no ‘cara ou coroa’: Como é a moeda de 1 dólar com a qual o Tesouro dos EUA quer homenagear Donald Trump
Uma moeda, dois lados: de um, a independência americana; do outro, o rosto de Donald Trump.
Inteligência artificial tem lado? As visões das IAs de EUA, China e UE para encerrar a guerra Rússia-Ucrânia
DeepSeek, Mistral e ChatGPT respondem às mesmas perguntas sobre guerra e paz — e mostram que até a inteligência artificial pode ter lado
Por trás do luxo, esquema de R$ 630 milhões misturava apostas, criptomoedas e narcotráfico
A Operação Narco Bet revelou como funcionava o esquema em que o dinheiro do crime circulava por plataformas digitais
Juntos conseguimos o que muitos achavam que era impossível, diz Trump sobre fim da guerra em Gaza
Em discurso nesta segunda-feira (13), o presidente norte-americano afirmou que, com a paz, inicia-se a reconstrução em Gaza, mas ponderou que “essa será a parte mais fácil”
Essa cidade votou em peso em Donald Trump em 2024 — e agora é uma das que mais sofrem com o ‘shutdown’
Shutdown expõe contradições em cidade que depende de empregos federais — e que ajudou a eleger Trump em 2024
A guerra em Gaza acabou, diz Trump. Entenda o que está por trás da negociação que pôs fim ao conflito de dois anos
Após dois anos de conflito, Trump sela cessar-fogo entre Israel e Hamas e tenta consolidar legado diplomático no Oriente Médio