IPCA + 7,5%: receba esta e outras ofertas ‘premium’ de renda fixa no WhatsApp; clique aqui

Cotações por TradingView
2023-01-08T10:32:49-03:00
Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney. Twitter: @RenanSSousa1
REABERTURA

China alivia políticas contra a covid-19 e reabre hoje fronteira fechada há três anos com Hong Kong

Além disso, o país deve reabrir para viagens estrangeiras e retorno dos residentes sem a necessidade de novas quarentenas

8 de janeiro de 2023
10:44 - atualizado às 10:32
Economia da China afetada pela covid-19
Imagem: Shutterstock

A pandemia de covid-19 fechou o mundo durante pouco menos de três anos. Uma das maiores economias do planeta, a China, começa a se reabrir para viagens e negócios, o que influencia diretamente nos negócios. 

Com isso, a China praticamente encerra a quarentena às demais regiões administrativas. Entretanto, o oficial responsável por Hong Kong e Macau afirmou que a reabertura deve acontecer de maneira “gradual e ordeira”, sem dar maiores detalhes do que isso significa.

Além disso, o país deve reabrir para viagens estrangeiras e retorno dos residentes sem a necessidade de novas quarentenas.

Aumento de casos de covid na China

Nos últimos meses de 2022, o mundo acompanhou com cautela a alta de casos da doença na China. O afrouxamento gradativo das medidas de covid zero impostas por Pequim e o avanço limitado da vacinação por lá são algumas causas apontadas pelos especialistas.

Outras regiões administrativas como Hong Kong também aderiram às duras medidas de contenção da covid. Essas políticas que buscavam sufocar os focos da doença também acabaram refletindo no desempenho econômico chinês.

As paralisações de grandes regiões como Xangai e outros centros industriais pioraram a situação na cadeia de distribuição de produtos. Isso resultou em uma desaceleração econômica e aumento de preços em todo planeta. 

Novas políticas

Por enquanto, os viajantes de Hong Kong não precisarão mais apresentar testes de covid quando chegarem à China continental. Será emitido um visto especial para turistas e quem estiver no país à negócios. 

Outra medida implementada será o aumento dos voos entre Hong Kong e Macau para China. Como forma de mostrar a importância das medidas, houve uma corrida dos residentes honcongueses para os postos de vacinação.

*Com informações da CNBC e AFP

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

LOTERIAS

Lotofácil e Quina acumulam; Mega-Sena pode pagar R$ 115 milhões hoje

1 de fevereiro de 2023 - 6:01

Mega-Sena está acumulada desde o sorteio da virada; Lotofácil e Quina também oferecem prêmios milionários nesta quarta-feira

maus ventos

O Brasil vai acabar? Inflação pode deixar de responder ao BC se Lula conseguir mudar meta, dizem gestores

31 de janeiro de 2023 - 21:24

Rodrigo Azevedo, da Ibiuna, e Felipe Guerra, da Legacy, estão com visão pessimista para o Brasil

DIA 31

Está confirmado: Lula vai para os EUA no dia 10 de fevereiro — veja o que ele vai discutir com Biden

31 de janeiro de 2023 - 20:06

Enquanto o encontro não chega, o petista tentou acalmar os ânimos dos investidores — que seguem desconfiados em relação à responsabilidade fiscal do novo governo

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa sobe em meio ao caos de um interminável janeiro; o que afeta a bolsa nos próximos dias?

31 de janeiro de 2023 - 18:57

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo

MELHORES DO MÊS

Renascimento cripto: bitcoin (BTC) volta a brilhar, sobe mais de 30% e é disparado o melhor investimento de janeiro; títulos do Tesouro ficam na lanterna

31 de janeiro de 2023 - 18:46

As medalhas de prata e bronze foram para o ouro e para o Ibovespa, em um movimento de busca por segurança — e barganhas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies