🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

O oráculo do Oráculo

Braço-direito de Warren Buffett: 7 lições de Charlie Munger para os investimentos e uma de bônus para a vida

Vice-presidente da Berkshire Hathaway morreu ontem, aos 99 anos; seu amigo e sócio, Buffett costumava dizer que os dois pensavam de forma muito parecida

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
29 de novembro de 2023
14:30 - atualizado às 12:49
Charlie Munger, vice-presidente da Berkshire Hathaway e braço direito de Warren Buffett
Charlie Munger, amigo de Buffett há 64 anos, faleceu aos 99 nesta terça-feira, 28 de novembro. - Imagem: Shutterstock

O mundo dos investimentos perdeu ontem (28) um dos seus maiores expoentes contemporâneos. Charlie Munger, braço direito do megainvestidor Warren Buffett, morreu aos 99 anos, “pacificamente com sua família”, de acordo com o comunicado divulgado pela Berkshire Hathaway, da qual foi sócio e vice-presidente até o fim da vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sua relação com Buffett não se limitou à sociedade, porém. Os dois eram amigos há nada menos que 64 anos, e o Oráculo de Omaha falava de Munger com deferência e admiração, tendo afirmado que “a Berkshire Hathaway não poderia ter chegado ao seu status atual sem a inspiração, sabedoria e participação de Charlie.”

Também disse que o amigo o tornou “uma pessoa melhor do que seria de outra forma” e que viveu “uma vida melhor” por causa dele. “Encontre um sócio muito inteligente e de alto nível – de preferência um pouco mais velho que você – e ouça cuidadosamente o que ele diz”, escreveu o megainvestidor a seus acionistas no começo deste ano.

As lições de Munger não inspiraram apenas Buffett, mas também investidores do mundo todo. A seguir, recordamos 8 lições de Charlie Munger para o bolso e a vida:

7 lições de Charlie Munger para os investimentos e uma de bônus para a vida

Em carta recente aos acionistas da Berkshire Hathaway, Warren Buffett compartilhou algumas citações/lições de seu sócio e amigo Charlie Munger que resumem bem a sua visão sobre investimentos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1. “O mundo está cheio de apostadores, e eles não vão se sair tão bem quanto o investidor paciente.”

Investir não é um jogo de azar, e bolsa não é cassino. Para Munger, o investidor bem-sucedido compra um negócio e se torna um acionista para o longo prazo, para que o negócio tenha tempo de crescer, mentalidade que também é compartilhada por Buffett.

Leia Também

Apesar de defender a paciência, Munger também lembrava que, quando uma oportunidade realmente boa se apresenta, o investidor não deve hesitar muito.

Conforme disse ao “The Wall Street Journal” certa vez, o investimento de sucesso requer “a louca combinação de iniciativa e paciência, e estar pronto para atacar quando a oportunidade aparece, pois neste mundo as oportunidades não duram muito tempo.”

2. “Não ver o mundo como ele é se assemelha a julgar algo por lentes distorcidas.”

Reconheça seus vieses e tente neutralizá-los, seja um analista e não um torcedor. O mais importante, ao analisar um investimento, é a sua real perspectiva, e não o que você gostaria que fosse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3. “Não fuja em um barco que está naufragando se você pode nadar até um que está em condições de navegar.”

A estratégia de “comprar e segurar” uma ação (buy-and-hold), pela qual Buffett e Munger sempre foram conhecidos, não significa que você nunca deverá se desfazer de um investimento na sua vida.

Se as premissas que o levaram a comprar uma ação não se mostrarem mais válidas, se o negócio não se mostrar mais sólido, você deve considerar a venda e a migração para um ativo com perspectivas melhores.

4. “Warren e eu não focamos no ruído do mercado. Nós buscamos bons investimentos de longo prazo e permanecemos neles teimosamente por um bom tempo.”

O investidor não deve se deixar levar por modismos, ruídos de mercado ou narrativas superficiais. Ele deve buscar negócios com a capacidade de resistir ao teste do tempo.

E se você não tem tempo de analisar cada investimento ou não sente confiante para fazê-lo, não o faça e não tente bater o mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Munger, a maioria das pessoas provavelmente estaria melhor se apenas investisse em fundos indexados (como ETFs, que seguem índices de mercado), em vez de tentar escolher ações (fazer stock picking, no jargão do mercado).

“Essa é uma coisa perfeitamente racional de se fazer para alguém que não quer pensar muito sobre isso e não tem razões para achar que tem alguma vantagem como stock picker”, disse Munger, certa vez.

TOUROS E URSOS - MAGAZINE LUIZA (MGLU3) E CASAS BAHIA (BHIA3): O QUE REALMENTE DEU ERRADO?

5. “Não existe 100% de certeza ao investir. Por isso, é perigoso se alavancar.”

Todo investimento tem riscos, e você deve conhecê-los muito bem. Mas aqui, Munger faz também um alerta sobre o uso de alavancagem (tomar dinheiro emprestado para investir e aumentar seu retorno), pois ela aumenta seu risco significativamente em algo que já é arriscado.

6. “Você não precisa ser dono de muitos ativos para enriquecer.”

Não se trata de defender a superconcentração dos investimentos, mas de lembrar ao investidor que um punhado de decisões muito acertadas é capaz de compensar, em resultado, aqueles ativos da carteira que vão apresentar uma performance ruim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

7. “Você precisa continuar aprendendo se quiser se tornar um grande investidor. Quando o mundo muda, você precisa mudar.”

Munger defendia que devemos ler constantemente e não apenas sobre a nossa área profissional. Mas também gostava de reforçar que as pessoas com frequência desconhecem ou avaliam mal os limites do próprio conhecimento.

“Conhecer o limite do seu círculo de competência é uma das coisas mais difíceis de se fazer. Saber o que você não sabe é muito mais útil na vida e nos negócios do que ser brilhante”, disse Munger.

Talvez essa tenha sido a chave para que Buffett, Munger e sua Berkshire Hathaway tenham se mantido relevantes no mundo dos investimentos por tanto tempo.

A mentalidade de mudar de opinião pôde ser vista, por exemplo, naquele que é a maior posição da Berkshire hoje, as ações da Apple. Em 2012, Buffett preferia se manter fora desse investimento. Apenas quando a big tech atingiu uma sólida posição de dominância e um preço bom foi que a Berkshire entrou no negócio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lição bônus para a vida

“É tão simples gastar mais do que você ganha, investir de forma sensata, evitar pessoas e atividades tóxicas, continuar aprendendo por toda a sua vida e obter muitas gratificações adiadas [recompensas futuras]. Se você fizer tudo isso, é quase certo que terá sucesso. Se não, vai precisar de muita sorte."

- Charlie Munger, em reunião com acionistas da Berkshire Hathaway em maio.

Crítica à especulação e às criptomoedas

Charlie Munger sempre foi um grande crítico do investimento puramente especulativo e também das criptomoedas, sobre os quais nunca mediu palavras para avaliar.

Munger chamava a especulação de vício que prejudica o país. Sobre as criptomoedas, o investidor as chamou de repugnantes e contrárias aos interesses da civilização, e afirmou que o bitcoin “é um produto financeiro inventado a partir do nada”.

Ele chegou a escrever um artigo para o “The Wall Street Journal” neste ano defendendo o banimento dos criptoativos pelos reguladores e dizendo que “criptomoedas não são moedas, nem commodities e nem títulos. Em vez disso, são contratos de aposta com quase 100% de vantagem para a casa.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com The Motley Fool, Fortune e The Wall Street Journal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
TENSÃO POLÍTICA

“Efeito Benito”? Trump ataca Bad Bunny e pode pagar preço político com voto latino nas eleições nos EUA

15 de fevereiro de 2026 - 17:00

Enquanto Trump tece críticas à performance do cantor porto-riquenho no Super Bowl, apoio dos latinos mostra sinais de retração

GIRO LATAM

7 Inesquecíveis x 7 Magníficas: o ‘time de valor’ atropela o crescimento e faz o Ibovespa brilhar na América Latina

13 de fevereiro de 2026 - 19:02

Com alta de 17% no ano, o índice brasileiro aproveita a reprecificação global de energia e materiais básicos; veja por que o investidor estrangeiro continua comprando Brasil

PIX BILIONÁRIO

Anthropic passa a valer US$ 380 bilhões na bolsa e mostra que o “Apocalipse da IA” pode ter sido só o começo

12 de fevereiro de 2026 - 19:43

A empresa que provocou a queda de gigantes do software aqui e lá fora conseguiu levantar US$ 30 bilhões em financiamento

POR UM TRIZ

Roubo do século evitado no Uruguai tinha brasileiros envolvidos, vínculo com PCC e participante do assalto ao Banco Central em Fortaleza

12 de fevereiro de 2026 - 11:39

Evitado a tempo, o crime candidato a “roubo do século” no Uruguai foi desbaratado quando criminosos já haviam escavado um túnel de 300 metros mirando agência do maior banco do país

APÓS A ELEIÇÃO HISTÓRICA

O Godzilla acordou: por que o fim do “dinheiro grátis” no Japão pode chacoalhar sua carteira no Brasil

12 de fevereiro de 2026 - 6:05

Depois de décadas de sono profundo, a economia japonesa acordou — e o estrago pode ser sentido da bolsa ao câmbio; entenda como a guinada nos juros por lá e os planos de gastos do governo criam um “aspirador de dólares” global

NÃO É O FIM DOS TEMPOS

Armageddon da IA: é o fim das empresas de software como serviço (SaaS) ou a maior promoção de ações do setor da década? 

11 de fevereiro de 2026 - 18:00

O medo de que a inteligência artificial torne o software tradicional obsoleto provocou uma liquidação generalizada no setor de SaaS; bancos veem exagero e apontam onde estão as chances de bons retornos

NOVA PANDEMIA NO RADAR?

Vírus Nipah: Entenda o risco real para o Brasil durante o Carnaval

11 de fevereiro de 2026 - 9:58

Veja onde o vírus Nipah está ativo no momento e quais são os sintomas conhecidos da doença que pode matar até 3 em cada 4 pessoas infectadas

CEO CONFERENCE 2026

“Os EUA em primeiro lugar, mas não sozinhos”. O recado do braço direito de Trump para a América Latina em papo com André Esteves

10 de fevereiro de 2026 - 14:45

O secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, participou de um painel da CEO Conference, evento do BTG Pactual, nesta terça (10); confira os principais pontos da sua fala

H2O NO PLANETA VERMELHO

Crise hídrica de outro mundo: tempestade de poeira explica como parte da água de Marte evaporou

10 de fevereiro de 2026 - 13:28

Pesquisa realizada em conjunto por cientistas espanhóis, japoneses e belgas e lança luz sobre como a água de Marte evaporou ao longo do tempo

BOLSA CARA OU BARATA

Rali à vista: Goldman Sachs projeta alta de 10% para as ações americanas; saiba onde moram os riscos

9 de fevereiro de 2026 - 19:35

Relatório do banco norte-americano mostra que o S&P 500 pode sair dos 6.900 pontos e chegar em 7.600 pontos até o fim do ano, mas há armadilhas nesse caminho; veja como se proteger

MISTÉRIOS DO SATÉLITE

A intrigante descoberta da China no lado ‘escuro’ da Lua às vésperas do envio de uma missão da Nasa

9 de fevereiro de 2026 - 11:03

As ambições chinesas na Lua vão além de apenas deixar pegadas no satélite; elas incluem a impressão de tijolos em 3D que sirvam para construir uma base no satélite

ENERGIA INFINITA

Sol artificial já brilha no laboratório, mas possibilidade de geração de energia infinita ainda tem pela frente um obstáculo importante

7 de fevereiro de 2026 - 13:38

Enquanto a China tenta reproduzir o sol na Terra, um estudo analisa até onde a promessa da fusão nuclear resiste fora do laboratório

GANHANDO COM A BAIXA

A montanha-russa do ouro: a correção técnica que abriu uma janela de compra para estas duas mineradoras, segundo o BTG 

6 de fevereiro de 2026 - 19:01

Depois de romper a barreira de US$ 5.600, o metal precioso está sendo cotado abaixo de US$ 5.000. Segundo o banco, a hora é de comprar na queda, mas não qualquer ação

CONTRA O SELL AMERICA

Braço direito de Trump manda recado para quem investe em títulos do Tesouro dos EUA 

5 de fevereiro de 2026 - 19:42

Segundo o secretário do Tesouro norte-americano, os investidores estrangeiros continuam comprando a dívida dos EUA com apetite — mas os movimentos do mercado contam outra história

"O ADULTO NA SALA"

Scott Bessent confirma participação na BTG CEO Conference: o que o homem de confiança de Trump pode dizer em papo com André Esteves

5 de fevereiro de 2026 - 13:31

O braço direito de Donald Trump participa da CEO Conference 2026, que acontece nos dias 10 e 11 de fevereiro, em São Paulo. Ele bate um papo com André Esteves, chairman e sócio sênior do banco, no primeiro dia do evento, em painel às 11h30.

NA DISPUTA COM A CHINA

Governo Trump fecha acordo sobre minerais críticos com a Argentina; entenda os interesses dos EUA no país

5 de fevereiro de 2026 - 13:12

Marco Rubio, Secretário de Estado dos EUA, participou de uma coletiva de imprensa e destacou a relevância da Argentina para o mercado de minerais críticos

NEM HEISENBERG SALVA

Casa de Breaking Bad tem queda no preço e está à venda com ‘desconto’ de 90%

5 de fevereiro de 2026 - 9:25

Imóvel usado como casa de Walter White na série Breaking Bad foi colocado à venda por US$ 400 mil após encalhar com pedida milionária

PÉ NO ACELERADOR, OLHOS NO MAR

Adeus, Buffett! BTG retira Berkshire Hathaway da carteira e foca em IA e consumo; confira as 12 recomendações de BDRs para fevereiro 

4 de fevereiro de 2026 - 16:55

O banco mexeu na carteira do mês para tentar capturar a onda de crescimento da economia norte-americana, e uma das novidades é a Tesla de Elon Musk; entenda as teses de investimento

VAI AUMENTAR DE TAMANHO?

Acre 2.0? Território de país vizinho quer se tornar parte do Brasil — mas dessa vez, de graça

4 de fevereiro de 2026 - 15:27

Comunidade de Bellavista Callarú, na tríplice fronteira com o Brasil, cobra resposta do governo peruano e ameaça pedir anexação após relatar abandono, violência e falta de serviços básicos

CONTAGEM REGRESSIVA

Take-Two confirma lançamento de GTA 6 em 2026 e promete mídia física

4 de fevereiro de 2026 - 15:05

Depois de anos de silêncio, boatos e adiamentos, CEO da Take-Two confirma o lançamento de GTA 6 com edições físicas e digital

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar