Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
POR TRÁS DA VISITA

Biden em Israel: o que o presidente dos EUA vai fazer no meio do fogo cruzado com o Hamas — e quem ele irá encontrar

O chefe da Casa Branca inicia sua viagem nesta terça-feira (17), mas só no dia seguinte terá os encontros com líderes da região; saiba o que, de fato, ele fará por lá

O presidente dos EUA, Joe Biden, aparece de pé, na porta do avião Air Force 1, colando óculos escuros
O presidente dos EUA, Joe Biden, na porta do Air Force 1 - Imagem: Foto oficial da Casa Branca por Adam Schultz

Quem acompanha a agenda do presidente dos EUA, sabe que, por questão de segurança, dificilmente ele avisa com antecedência as viagens que fará — com exceção daquelas para cúpulas internacionais. Sabe também que o chefe da Casa Branca raramente se coloca em risco. Mas parece que o conflito entre Israel e o Hamas mudou de novo essa "tradição". 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Especulações tomaram conta do noticiário de segunda-feira (16) indicando que a diplomacia norte-americana estaria articulando a viagem de Joe Biden a Israel — uma possibilidade que, até a noite de ontem, parecia improvável. 

Mas o presidente dos EUA bancou o convite feito pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e vai a Israel e à Jordânia no meio do fogo cruzado com o Hamas, que desde o dia 7 de outubro trava uma batalha que já deixou milhares de mortos e feridos na região de Gaza

“[O presidente dos Estados Unidos] acredita que este é exatamente o momento certo para ir a Israel e à Jordânia”, disse o coordenador do Conselho de Segurança Nacional para Comunicações Estratégicas, John Kirby, antecipando a visita de Biden à região.

  • Onix, HB20, Prisma e Range Rover entram na lista de carros que podem ser comprados com até 70% de desconto; veja mais detalhes aqui

O que Biden vai fazer em Israel?

Segundo Kirby, Biden irá “falar com outros líderes da região sobre a assistência humanitária a Gaza, sobre os planos e intenções israelenses para o futuro e como isso está se desenrolando em solo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o coordenador, o presidente norte-americano também quer continuar a conversar com os parceiros regionais sobre os cerca de 200 reféns que estão com o Hamas e como conseguir levá-los de volta para suas famílias. 

Leia Também

SEM PREVISÃO

Primeiro a Venezuela, depois a Colômbia: por que não conseguimos saber quando um terremoto vai acontecer?

ENCRUZILHADA

O freio e o acelerador da IA: como não errar a mão na hora de investir

O Departamento de Estado norte-americano informou que 29 cidadãos dos EUA foram mortos nos ataques do Hamas em Israel, com 15 cidadãos e um residente permanente estão desaparecidos.

“Os EUA não querem que este conflito aumente e se amplie”, disse Kirby.

Como investir em BDRs? Veja a melhor forma de se expor ao dólar com ações internacionais

Biden também deixará claro que “Israel tem o direito e, na verdade, o dever de defender o seu povo do Hamas e de outros terroristas e de prevenir futuros ataques”, disse o secretário de Estado, Antony Blinken. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Blinken, Israel informaria o presidente norte-americano sobre seus objetivos e estratégia de guerra e sobre como conduzirá as operações "de uma forma que minimize as vítimas civis e permita que a assistência humanitária flua para os civis em Gaza de uma forma que não beneficie o Hamas".

Durante a vista, Biden deve se encontrar com autoridades israelenses, incluindo Netanyahu, bem como com o presidente do Egito, Abdel Fattah el-Sisi; o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e o rei Abdullah da Jordânia.

O que está por trás da visita de Biden

Essa será a segunda viagem de Biden a uma zona de guerra neste ano — ele visitou a Ucrânia em fevereiro. E não é à toa que o presidente norte-americano vai para uma área de risco. 

O objetivo de Biden é mostrar a solidariedade dos EUA com Netanyahu, ao mesmo tempo que tenta evitar uma guerra regional mais ampla envolvendo o Irã e o seu aliado libanês, o Hezbollah, e a Síria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para evitar que o conflito se alastre e tenha consequências globais, além da visita de Biden, os EUA vão posicionar um segundo grupo de ataque de porta-aviões no Mediterrâneo Oriental — uma demonstração de força para Israel. 

Até o momento, no entanto, os EUA não têm planos ou intenções de colocar as tropas norte-americanas em combate em Israel.

*Com informações da CNN Internacional e da Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estátua de menina em frente ao touro de Wall Street 6 de agosto de 2026 - 19:21
Em um fundo com a bandeira dos EUA, o megainvestidor Michael Burry aparece do lado direito, em primeiro plano 5 de agosto de 2026 - 16:30

ELE ESTÁ VENDIDO

O tsunami que pode arrastar o S&P 500, segundo Michael Burry

5 de agosto de 2026 - 16:30
imagem da Ponte das Correntes que atravessa o rio Dánubio em Budapeste, na Hungria, vista de cima 5 de agosto de 2026 - 14:28
Imagem criada por IA de um executivo dentro de um barco de madeira, remando na direção da B3. Em vez de água, ele navega sobre dólares. 3 de agosto de 2026 - 19:45
Wall Street diante de um gráfico vermelho de queda 31 de julho de 2026 - 19:31
federal reserve bola de cristal 29 de julho de 2026 - 17:24
Ponte Internacional Gordie Howe 29 de julho de 2026 - 15:49
O presidente da Argentina, Javier Milei, veste terno escuro e camisa azul. Na montagem, que traz a bandeira da Argentina ao fundo, ele acena. 28 de julho de 2026 - 19:05
Gráfico do mercado de ações em fundo escuro com uma seta ao centro apontado para cima bolsa ibovespa balanços microcaps 27 de julho de 2026 - 12:27
Novas notas de euro cédulas Europa 24 de julho de 2026 - 17:30
print do youtube contendo a logo da spacex no topo, elon musk ao centro e a logo da nasdaq na parte inferior, em evento de ipo da spacex 24 de julho de 2026 - 17:29
Janet Yellen, ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e ex-secretária do Tesouro dos EUA. 23 de julho de 2026 - 19:48
O presidente dos EUA, Donald Trump, e os impactos para a bolsa brasileira. ação 23 de julho de 2026 - 19:11
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar