🔴 UM SALÁRIO MÍNIMO DE RENDA TODO O MÊS COM DIVIDENDOS? – DESCUBRA COMO

Renan Sousa

Renan Sousa

É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.

PÓS ELEIÇÃO

O dia após a vitória: ações da Argentina no exterior disparam quase 40% com vitória de Milei, mas presidente eleito encara inflação e falta de dólares

O mercado financeiro hermano sempre foi simpático com o ultraliberal, mas agora, como presidente, Milei terá de enfrentar o Congresso e o FMI

Renan Sousa
Renan Sousa
20 de novembro de 2023
12:09 - atualizado às 14:46
Javier Milei, novo presidente da Argentina
Javier Milei, presidente da Argentina - Imagem: Montagem Seu Dinheiro / Reprodução das redes sociais

No último domingo (19), a Argentina foi às urnas e elegeu Javier Milei como seu próximo presidente. O economista ultraliberal de 53 anos tomará posse no próximo dia 10 de dezembro da cadeira de chefe do país pelos próximos quatro anos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da vitória, o que ficou destacado entre os principais jornais do país foi o fraco desempenho do candidato peronista, Sergio Massa. A diferença de 11 pontos percentuais mostrou que a linha política perdeu espaço no debate nacional, de acordo com analistas locais.

Milei levou a principal cadeira da Casa Rosada, sede do governo, com surpreendentes 55,7% dos votos, contra 44,3% de Massa, colocando a derrota do herdeiro político de Alberto Fernández, atual presidente, como uma das piores da história do peronismo recente. 

Seja como for, o mandato de Javier Milei não deve ser tranquilo daqui para frente. Afinal, o futuro presidente assumirá um país em profunda crise social e econômica — e não há solução fácil para qualquer um desses problemas. 

Javier Milei, o presidente da Argentina

O economista ultraliberal e de ultradireita é considerado um novato na política argentina, tendo assumido o cargo de deputado em 2021. Mais do que isso, Milei é um anarcocapitalista — uma mistura de capitalismo com a abolição total do Estado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Milei faz parte de uma leva de novos políticos que começou com Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, e chegou a outros países, com Jair Bolsonaro no Brasil, e Viktor Orbán na Hungria, entre outros.

Leia Também

Seu estilo incisivo de falar e seus posicionamentos polêmicos — a saber, um anticomunismo voraz e oposição a pautas sociais como o feminismo — garantiram um crescimento do político nas redes sociais. 

O mercado gostou

Milei é um defensor da liberdade econômica, da iniciativa privada e de uma menor intervenção do Estado na economia. Em seu discurso de posse, o futuro presidente destacou que “hoje começa a reconstrução da Argentina”.

Seu posicionamento econômico ganhou o coração do mercado financeiro no país, em especial uma proposta de dolarizar a economia. Vale lembrar que a economia da Argentina já é parcialmente dolarizada — e a ideia não é considerada totalmente ruim pelos analistas do Goldman Sachs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje também é feriado na Argentina, mas o MSCI Argentina ETF (ARGT), fundo negociado em Nova York que replica o desempenho de ativos argentinos no exterior, operava em alta e chegou a saltar mais de 13% na manhã desta segunda-feira no pré-mercado em Wall Street. 

No pregão regular, o ARGT avança cerca de 12%. 

De acordo com a lista do Investing de ADRs (recibos de ações negociados no exterior) de grandes empresas da Argentina, como as petroleiras e o setor financeiro, são negociados em alta.

TickerNomeVar (%)
YPFYPF Sociedad Anonima39,00%
TGSTransportadora Gas ADR25,60%
CRESYCresud SACIF24,83%
GGALGrupo Financiero Galicia ADR23,28%
PAMPampa Energia ADR23,87%
CEPUCentral Puerto23,70%
BMABanco Macro B ADR21,99%
BBARBBVA Banco Frances ADR21,66%
Fonte: Investing.com

A Argentina no contexto internacional

Diversos líderes globais parabenizaram Milei pela vitória na Argentina, inclusive o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas, ao comentar o resultado das eleições, o chefe de Estado brasileiro não mencionou o nome do ultraliberal. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, escreveu no X, antigo Twitter.

Parlamentares brasileiros de oposição ao governo também celebraram a vitória de Milei, como o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), o senador Sérgio Moro (União Brasil/PR) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Já o presidente do Chile, Gabriel Boric, afirmou que, como chefe de Estado, trabalhará “incansavelmente para manter as nossas nações irmãs unidas, colaborando para o bem-estar de todos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na prática…

Javier Milei entrou em diversas polêmicas no primeiro turno, como afirmar que não iria fazer negócio com a China, principal parceiro econômico da Argentina.

Ele também afirmou que o presidente do Brasil — segundo maior parceiro comercial —, Luiz Inácio Lula da Silva, é um “vermelho” — na sequência, ele disse que não faria “negócios com comunistas”. 

Ou seja, Milei começou com o pé esquerdo com seus dois principais parceiros comerciais. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E o momento do país não é dos melhores. A Argentina deve fechar o ano com uma inflação na casa dos 180%, segundo as projeções do BCRA, o Banco Central do país. 

As reservas internacionais também são escassas, o que limita a negociação de produtos com outros países — o que consequentemente mantém os cofres públicos com baixo estoque de dólares. 

Por falar no dólar, a Argentina também tem uma dívida gigantesca com o Fundo Monetário Internacional (FMI) de aproximadamente R$ 45 bilhões. Isso sem falar no pagamento para outros credores — a dívida total do país está em cerca de 80% do PIB. 

Xadrez político na Argentina

Além dos problemas de caráter econômico, Milei precisará adquirir certo jogo de cintura para lidar com o Congresso. Isso porque seu partido — o La Liberdad Avanza (LLA) — não formou maioria em nenhuma das casas legislativas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para formar maioria na Câmara, são necessários 129 parlamentares. O LLA se tornou a terceira força na Câmara, com 37 deputados.

Pode-se contar com um número maior após a recente aliança com o partido Juntos por el Cambio (JxC) — segunda maior bancada, com 93 parlamentares eleitos —, que ajuda a compor um número mais confortável de 130 deputados. 

Entretanto, a agora oposição Unión por la Patria (UP) ainda é a maior bancada de todas, com 108 deputados eleitos.

No Senado, a situação é parecida: o LLA tem 8 senadores, o JxC tem 24 e o UP tem 34. Para formar maioria na Casa Legislativa, são necessários 37 congressistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ORIENTE MÉDIO

Israel diz ter matado líder militar do Hezbollah em ataque a Beirute, no Líbano

23 de novembro de 2025 - 16:22

Este foi o primeiro ataque israelense ao território do Líbano desde junho; Hezbollah fala em “escalada de ataques”

CHANCE DE TÍTULO INÉDITO

Final da Copa Sul-Americana 2025: veja horário e onde assistir a Atlético-MG x Lanús

22 de novembro de 2025 - 12:37

Atlético-MG x Lanús decidem a Sul-Americana 2025 neste sábado, em Assunção; veja como chegam os finalistas e onde assistir

ESTADOS UNIDOS

Ata do Fed revela que muitos dirigentes queriam manter juros inalterados até o fim do ano e alerta para risco nas ações de tecnologia

19 de novembro de 2025 - 19:20

Dirigentes divergiram na última reunião sobre a necessidade de novos cortes nas taxas de juros, citando inflação elevada

NOVO RECORDE

O novo menor país da história a disputar uma Copa tem o tamanho de Curitiba e não tem nenhum jogador nascido em seu território

19 de novembro de 2025 - 15:06

Com apenas 158 mil habitantes e 444 km², Curaçao se torna o menor país a disputar uma Copa — e o primeiro a chegar ao Mundial sem nenhum jogador nativo

NOVO MONZA

O carro que definiu uma geração está de volta — e você não vai reconhecê-lo

19 de novembro de 2025 - 9:20

O carro que dominou o país na passagem dos anos 1980 para os 1990 volta repaginado e pronto para disputar um novo mercado

ÚLTIMO AMISTOSO DO ANO

Brasil x Tunísia: veja onde assistir ao amistoso e saiba o horário da partida

18 de novembro de 2025 - 15:01

Confira onde e quando assistir ao amistoso entre Brasil x Tunísia, que faz parte da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026

FORJADO NA GUERRA

Antes de Atlético-MG x Lanús, estádio da final da Copa Sul-Americana 2025 virou palco de uma guerra por um território que também é do Brasil

17 de novembro de 2025 - 20:22

Antes de receber Atlético-MG x Lanús na final da Copa Sul-Americana 2025, o Defensores del Chaco foi cenário de guerra, confronto territorial e reconstrução histórica

ESTADOS UNIDOS

Casa Branca vê baixo risco de derrota sobre tarifas na Suprema Corte, diz Bessent

16 de novembro de 2025 - 16:53

A decisão, aguardada para as próximas semanas, pode afetar cerca de US$ 200 bilhões em receitas alfandegárias já cobradas

AGORA VAI?

EUA quer concluir acordo sobre terras raras com a China até o Dia de Ação de Graças, diz secretário do Tesouro

16 de novembro de 2025 - 15:32

No mês passado, os EUA concordaram em não impor tarifas de 100% sobre as importações chinesas até fechar um novo acordo

NOVA VISÃO

Menos Apple (AAPL34), mais Google (GOGL34): Berkshire Hathaway vira a mão em sua aposta nas big techs

15 de novembro de 2025 - 12:55

Essa foi a última apresentação do portfólio antes do fim da gestão de 60 anos de Warren Buffett como diretor executivo

DE OLHO NA INFLAÇÃO

EUA recuam em tarifas: Trump assina isenção para café, carne e frutas tropicais

15 de novembro de 2025 - 9:00

A medida visa conter a pressão dos preços dos alimentos nos EUA e deve ser positiva para as exportações brasileiras

K.O.

Ao som de música tema de Rocky, badalado robô humanoide russo vai a ‘nocaute’ logo na estreia; assista ao tombo

14 de novembro de 2025 - 11:23

A queda do robô AIDOL, da Rússia, durante uma apresentação em uma feira de tecnologia gerou repercussão. A empresa responsável explicou o incidente e compartilhou a recuperação do humanoide

ENTRE DADOS E DELÍRIOS

Sinais? Nave? Mistério? O que realmente sabemos sobre o cometa 3I/Atlas

13 de novembro de 2025 - 20:16

Enquanto estudos confirmam que o 3i/Atlas apresenta processos naturais, rumores sobre “sinais” e origem alienígena proliferam nas redes sociais

PONTO CEGO

A maior paralisação da história dos EUA acabou, mas quem vai pagar essa conta bilionária?

13 de novembro de 2025 - 17:42

O PIB norte-americano deve sofrer uma perda de pelo menos um ponto percentual no quarto trimestre de 2025, mas os efeitos do shutdown também batem nos juros e nos mercados

TOUROS E URSOS #247

Revolução ou bolha? A verdade sobre a febre da inteligência artificial

12 de novembro de 2025 - 12:45

Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad, e Enzo Pacheco, analista da Empiricus, falam no podcast Touros e Ursos sobre o risco de bolha e a avaliação das empresas ligadas à IA

NOVA APOSTA

SoftBank embolsa US$ 5,8 bilhões com venda das ações da Nvidia — bolha nas ações de IA ou realização de lucros?

11 de novembro de 2025 - 11:45

O conglomerado japonês aposta forte na tecnologia e já tem plano para o dinheiro que entrou em caixa

IAPOCALIPSE

‘Fim do mundo’ por IA já assusta os donos de big techs? Mark Zuckerberg, Elon Musk e Jeff Bezos se dividem entre bunkers e planos interplanetários

11 de novembro de 2025 - 8:29

Preparação para o “apocalipse” inclui bunkers luxuosos, ilhas privadas e mudança para Marte – e a “vilã” pode ser a própria criação dos donos das big techs

QUEM VAI FICAR COM ELA?

O adeus do oráculo: Warren Buffett revela em carta de despedida o destino final de sua fortuna bilionária

10 de novembro de 2025 - 16:40

Essa, no entanto, não é a última carta do megainvestidor de 95 anos — ele continuará se comunicando com o mercado por meio de uma mensagem anual de Ação de Graças

CHURRASCO ESTÁ CARO

Trump diz que irá investigar se empresas elevaram preço da carne bovina no país – JBS (JBSS32) e MBRF (MBRF3) estão entre os alvos

10 de novembro de 2025 - 15:26

Casa Branca diz que JBS, Cargill, Tyson Foods e National Beef, controlada pela MBRF, são alvos da investigação. São as quatro maiores empresas frigoríficas do país

A VIRADA DE JARED

Este bilionário largou a escola com 15 anos, começou a empreender aos 16 e está prestes a liderar a Nasa

10 de novembro de 2025 - 14:45

Aliado de Elon Musk e no radar de Donald Trump, Jared Isaacman é empresário e foi o primeiro civil a realizar uma caminhada espacial

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar