IPCA + 7,5%: receba esta e outras ofertas ‘premium’ de renda fixa no WhatsApp; clique aqui

Cotações por TradingView
2023-01-25T15:25:34-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
2018-2023

A pedido do Itaú: TJ-SP dá cinco dias para Americanas (AMER3) apresentar documentos sobre situação financeira

A varejista deve apresentar demonstrações financeiras das empresas do grupo, balanços, balancetes, livros fiscais e relatórios de auditoria dos últimos cinco anos

25 de janeiro de 2023
16:01 - atualizado às 15:25
Americanas efeito congelamento Avenida Brasil com logo desfocado
Americanas - Imagem: Pinterest / Montagem Brenda Silva

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou prazo de cinco dias para que a Americanas (AMER3) apresente uma série de documentos sobre sua situação financeira nos últimos cinco anos.

A decisão veio em ação protocolada pelo Itaú Unibanco, que havia pedido um prazo menor, de 48 horas, para que a companhia fornecesse os documentos e informações. O pedido de urgência do banco foi negado, e determinou-se que a Americanas tenha direito a defesa.

No entanto, a Justiça paulista acatou o pedido do Itaú para que a varejista forneça demonstrações financeiras das empresas do grupo — Submarino, Shoptime, Americanas express, Americanas Empresas, Ame, Let's, +AQUI —, balanços, balancetes, livros fiscais e relatórios de auditoria dos últimos cinco anos.

A Americanas também terá de enviar à Justiça cópias de todos os e-mails trocados por Miguel Gutierrez, ex-CEO da Americanas, e Fábio Abrate, ex-CFO, nos últimos cinco anos, e que tratem do endividamento da companhia ou de suas demonstrações contábeis.

O TJ-SP negou o pedido do Itaú para que "controladores e outros executivos ligados à gestão da Americanas" fossem ouvidos.

Por outro lado, considerou correto o ajuizamento do processo em São Paulo, e não no Rio de Janeiro, onde tramita a recuperação judicial da varejista, porque os contratos entre banco e companhia têm São Paulo como foro de eventuais ações.

Pensando em como buscar lucros em 2023? Este material completo e exclusivo mostra os caminhos mais promissores para buscar ganhos com ações, FIIs, BDRs e muito mais neste ano. CONFIRA AS INDICAÇÕES AQUI

Itaú versus Americanas

A Americanas (AMER3) tem uma dívida de, aproximadamente, R$ 2,9 bilhões com o Itaú Unibanco, segundo a lista divulgada pela varejista nesta quarta-feira (25).

Ontem (24), o banco afirmou que os argumentos apresentados pelo trio de bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcell Teles e Carlos Alberto Sicupira foram "levianos".

"O Itaú Unibanco esclarece que a elaboração e aprovação das demonstrações financeiras que espelhem a realidade da companhia são responsabilidade única e exclusiva da administração da empresa, incluindo sua diretoria e seu conselho, e sem nenhuma influência dos bancos ou outros credores.

Dessa forma, é leviana a tentativa de atribuir aos bancos qualquer responsabilidade sobre as práticas contábeis irregulares da empresa", finalizou o Itaú.", disse o Itaú em nota enviada à imprensa.

Vale lembrar que no último domingo (22), os empresários divulgaram uma nota conjunta sobre a atual situação da Americanas. No documento, Lemann, Telles e Sicupira afirmaram que "jamais tiveram conhecimento" das inconsistências financeiras e que, assim como investidores e credores, foram "alcançados por prejuízos".

*Com informações de Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

MERCADOS HOJE

Esquenta dos mercados: Bolsas internacionais aguardam decisão de juros do Fed hoje; Ibovespa também acompanha Super Quarta

1 de fevereiro de 2023 - 7:14

RESUMO DO DIA: É chegada a Super Quarta! As respectivas decisões de juros dos Bancos Centrais norte-americano e brasileiro prometem movimentar os negócios. Enquanto o exterior digere os balanços da noite de ontem (31), o panorama doméstico acompanha o primeiro dia do ano judiciário e as eleições para as presidências da Câmara e do Senado.

LOTERIAS

Lotofácil e Quina acumulam; Mega-Sena pode pagar R$ 115 milhões hoje

1 de fevereiro de 2023 - 6:01

Mega-Sena está acumulada desde o sorteio da virada; Lotofácil e Quina também oferecem prêmios milionários nesta quarta-feira

maus ventos

O Brasil vai acabar? Inflação pode deixar de responder ao BC se Lula conseguir mudar meta, dizem gestores

31 de janeiro de 2023 - 21:24

Rodrigo Azevedo, da Ibiuna, e Felipe Guerra, da Legacy, estão com visão pessimista para o Brasil

DIA 31

Está confirmado: Lula vai para os EUA no dia 10 de fevereiro — veja o que ele vai discutir com Biden

31 de janeiro de 2023 - 20:06

Enquanto o encontro não chega, o petista tentou acalmar os ânimos dos investidores — que seguem desconfiados em relação à responsabilidade fiscal do novo governo

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa sobe em meio ao caos de um interminável janeiro; o que afeta a bolsa nos próximos dias?

31 de janeiro de 2023 - 18:57

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies