🔴 DESCUBRA O ‘SEGREDO’ PARA BUSCAR ATÉ R$ 14 MIL POR MÊS EXTRA – SAIBA MAIS

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
DESCANSO MERECIDO

Saiba como fica o funcionamento da B3, dos bancos, dos correios e do transporte no feriado do Dia do Trabalho

No caso da B3, não haverá negociações nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETFs de renda fixa e investimentos no Tesouro Direto

Camille Lima
Camille Lima
28 de abril de 2023
12:29 - atualizado às 12:50
calendário, feriado, dia do trabalho; semana de 4 dias úteis
Imagem: Freepik

Com a virada de página no calendário, maio já chega agraciando os amantes de feriado. O primeiro dia do mês — isto é, esta segunda-feira (1) — marca o Dia do Trabalho, com um novo respiro aos proletários que anseiam por uma pausa.

Como de costume, a data celebrativa mexe com horários e o funcionamento de inúmeros serviços ao redor do país — e nem a bolsa de valores, os bancos, os Correios e o transporte público escaparam das mudanças.

No caso da B3, não haverá negociações nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETFs de renda fixa e de derivativos listados ou no segmento de empréstimo de ativos.

A bolsa também não fará o registro de operações de títulos do agronegócio ou a negociação de investimentos no Tesouro Direto durante o feriado.

Já na Câmara de Câmbio da B3, não haverá contratação, compensação, movimentação de garantias ou liquidação. 

Por se tratar de um feriado internacional, várias bolsas ao redor do mundo vão seguir o exemplo da B3 e fechar na segunda-feira. A exceção é o mercado norte-americano, onde haverá negócios tanto na Nyse como na Nasdaq.

  • Não dê dinheiro à Receita Federal à toa: você pode estar deixando de receber uma boa restituição do Imposto de Renda por algum equívoco na hora da declaração. Clique aqui e baixe GRATUITAMENTE um guia completo para não errar em nada na hora de acertar as contas com o Leão.

Os bancos vão funcionar no feriado?

Assim como a bolsa de valores brasileira, os bancos também não estarão abertos ao público na próxima segunda-feira (1).

Ou seja, as agências bancárias não terão atendimento presencial durante o feriado, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Os canais digitais dos bancos, como site e aplicativo, funcionarão ao público normalmente na segunda, permitindo a realização de transferências e pagamento de contas.

Com o feriado, as contas de consumo, como água e energia, e carnês com vencimento em 1 de maio poderão ser pagos na terça-feira (2) sem acréscimo.

Correios durante o 1 de maio

Quem tem encomendas a receber ou a enviar também deve se organizar, uma vez que os Correios não terão atendimento nas agências na segunda-feira.

O transporte público em São Paulo

O feriado também movimentará a programação das linhas da CPTM, do Metrô e dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU, que terão funcionamento especial na segunda-feira (1). 

No caso das linhas de trem administradas pela CPTM — 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade —, a operação na segunda-feira será igual à de um domingo. 

O funcionamento volta ao normal no final de semana, com intervalo médio de 35 minutos aos sábados após às 21h, domingos e feriados.

Os trens operados pelo Metrô funcionarão normalmente, com frota semelhante às de final de semana na segunda-feira. Isso inclui as  linhas 1-Azul, 2-Verde e 15-Prata.

Até a publicação desta matéria, a ViaMobilidade — administradora das linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda — e a ViaQuatro — operadora da linha 4-Amarela — não haviam informado sobre o funcionamento durante o feriado.

Enquanto isso, os ônibus da EMTU, que circulam nas regiões metropolitanas do Estado, funcionarão com programação horária de domingos no feriado.

Já no sábado e domingo, a programação dos ônibus volta ao normal, com funcionamento habitual aos realizados nesses dias. 

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar