🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Mande sua pergunta!

Sou fiador de um inadimplente no FIES e acabei com o nome sujo; como posso me livrar do Serasa?

Leitor foi negativado após não pagar dívida deixada por devedor com o qual perdeu totalmente o contato; saiba o que ele pode fazer

21 de outubro de 2023
8:00 - atualizado às 18:08
Julia Wiltgen ao lado do logo do Serasa
Imagem: Montagem Seu Dinheiro

Ser fiador é coisa séria. Em contratos de financiamento ou aluguel que exigem esse tipo de garantia, a pessoa física que entra com a fiança deve ter em mente que, se o devedor ou inquilino ficar inadimplente, é ela quem, em última instância, deverá pagar a dívida.

Na coluna da Dinheirista desta semana, respondemos à dúvida de um leitor que acabou ficando com o nome sujo por ser fiador de uma pessoa que ficou inadimplente no FIES, o programa de financiamento estudantil do governo.

Esse tipo de financiamento tem regras bem específicas, e a inadimplência pode ocasionar a negativação não apenas em cadastros privados, como a Serasa e o SPC, como também no cadastro de inadimplentes da União.

Se você tiver alguma dúvida relacionada a investimentos ou finanças pessoais, pode fazer como este leitor e enviá-la por e-mail para adinheirista@seudinheiro.com. Vamos lá!

Fui fiador do FIES de uma pessoa que ficou inadimplente e, com isso, fui negativado. Tentei entrar em contato com o banco para negociar o pagamento, mas disseram que a pessoa em débito tinha que estar presente. Não tenho mais contato com ela, nem sei do seu paradeiro. Que opção eu tenho? A dívida é de 2019.

De acordo com a advogada Ana Claudia Ferreira Julio, especialista em Direito e Gestão Educacional do escritório Barcellos Tucunduva Advogados (BTLAW), infelizmente não existe previsão para retirada do fiador sem aprovação do devedor no caso do FIES. As regras do programa só permitem a substituição do fiador, mas não a sua exclusão.

Segundo a advogada, até existe uma tese jurídica de que seria possível pleitear judicialmente a exclusão da fiança com base no artigo 835 do Código Civil, mas ela não tem sido bem recebida pelos tribunais.

Para efetuar a troca, de qualquer forma você precisaria retomar o contato com a pessoa de quem você é fiador e manifestar o seu desejo.

Caso essa pessoa ainda esteja estudando, a substituição precisa ser realizada na hora do aditamento do contrato, orienta a advogada. Mas se o curso já tiver sido concluído, você precisa preparar uma carta de exoneração e registrá-la em cartório antes de apresentá-la ao banco.

Agora, se você não conseguir a aprovação do devedor para a troca de fiador, outra opção é arcar com o pagamento da dívida e, em seguida, entrar com uma ação contra ele, exigindo uma indenização pela quantia paga.

Se minha ex-mulher falecer, tenho direito à casa dela?

A segunda pergunta respondida nesta semana, também de um leitor, trata de uma situação de direito a herança. Veja:

Fui casado em separação total de bens por 20 anos, mas em 2021 me separei em cartório. Na ocasião, eu fiquei com uma casa e ela com a outra, mas em 2023 ela desenvolveu um câncer e está muito mal. Se ela morrer, tenho direito à casa que ficou com ela?

Você pode conferir a resposta a partir do minuto 03:20 do vídeo publicado no canal do Seu Dinheiro no YouTube e disponível no tocador abaixo:

A Dinheirista, pronta para resolver suas aflições financeiras (ou te deixar mais desesperado). Envie a sua dúvida para adinheirista@seudinheiro.com.

Compartilhe

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

IR 2024

Pago escola e plano de saúde de um filho ilegítimo; posso abater esses gastos no imposto de renda?

6 de abril de 2024 - 8:00

Filho não assumido rende deduções no imposto de renda? A Dinheirista responde dúvidas de leitores sobre o IR 2024

Mande sua pergunta!

Abri mão de tudo no divórcio, e meu ex morreu pouco tempo depois; eu e meus filhos vamos ficar sem nada?

30 de março de 2024 - 8:00

Ex-marido teve filhos em outro casamento, e mulher quer saber se terá que dividir herança com eles

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

Mande sua pergunta!

Engravidei de um homem casado, mas ele não quer assumir; quais são os meus direitos e os do meu filho?

16 de março de 2024 - 8:00

Ele prometeu que ia assumir a criança e pagar pensão alimentícia, mas depois voltou atrás; o que ela pode fazer?

ESPECIAL IR 2024

Sofri um golpe e perdi minhas criptomoedas; elas ainda precisam ser informadas na declaração de imposto de renda?

9 de março de 2024 - 8:00

Vítima de fraude com criptomoedas se vê diante de um dilema: informar ou não os ativos perdidos na declaração de IR 2024?

Especial IR 2024

Imposto de Renda 2024: Sou MEI há 5 anos e nunca declarei IR, mesmo sendo obrigado; posso me dar mal?

2 de março de 2024 - 8:00

O microempreendedor individual (MEI) pode ser obrigado a declarar como pessoa física! Veja o que fazer quando se deixa de entregar a declaração

Mande sua pergunta!

Vi que posso perder minha casa para pagar dívidas de donos anteriores; e no caso de imóvel comprado em leilão, que já vem com dívidas?

24 de fevereiro de 2024 - 8:00

Quem compra imóvel em leilão também pode acabar tendo o bem penhorado para pagar dívidas não pagas atreladas a ele?

Mande sua pergunta!

Pior que o Seu Madruga: Minha mulher não pagou o aluguel, mas o contrato está no meu nome! E agora?

17 de fevereiro de 2024 - 8:00

Responsabilidade de pagar o aluguel é de quem consta no contrato como locatário; na Dinheirista de hoje, veja o que fazer no caso de uma dívida como essa

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar