🔴 TOUROS E URSOS: LULA 3 FAZ 3 ANOS, OS DADOS ECONÔMICOS E A POPULARIDADE DO GOVERNO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Por que tiramos as ações da Petrobras (PETR4) da nossa carteira de dividendos?

Nenhum evento ruim aconteceu. Na verdade, os últimos meses têm ajudado a reduzir os receios do mercado com relação às possíveis interferências do governo na estatal; entenda a mudança

11 de agosto de 2023
6:07 - atualizado às 8:59
petrobras ações no retrovisor
Montagem com logo da Petrobras no retrovisor - Imagem: Divulgação/Volkswagen - Montagem: Julia Shikota

Nos últimos dias, tomamos uma decisão difícil na série Vacas Leiteiras da Empiricus, focada em ações pagadoras de dividendos: vendemos as ações da Petrobras.

Depois de um ano e meio na nossa carteira e quase 100% de valorização, decidimos vender PETR4 na última semana.

Mas o que de tão ruim aconteceu para tomarmos essa decisão? Será que o cenário para a Petrobras piorou tanto assim?

Não, nenhum evento verdadeiramente ruim aconteceu. Na verdade, temos visto justamente o contrário: os últimos meses têm ajudado a reduzir os receios do mercado com relação às possíveis interferências do governo.

Para começar, a nova política de precificação de combustíveis não trouxe nenhuma mudança drástica, o que afastou os riscos de venda de combustíveis abaixo do preço de custo.

Além disso, a redução estabelecida pela nova política de dividendos foi menor do que o mercado temia, o que inclusive gerou uma reação positiva no pregão seguinte ao anúncio.

Leia Também

Tanto é que, mesmo com todos os receios de possíveis interferências políticas desastrosas, PETR4 valorizou quase 50% em 2023.

Mas, se as notícias foram boas para os acionistas, por que vender os papéis então?

Basicamente, porque as ações já subiram demais!

Abril de 2022: risco razoável, mas muita margem de segurança

Em abril de 2022, quando inserimos as ações da Petrobras na série Vacas Leiteiras, PETR4 negociava por menos de 2 vezes os seus lucros – um patamar que raramente conseguimos encontrar em um mercado razoavelmente desenvolvido, como é o nosso.

Mas naquela época existia um outro dado ainda mais absurdo: o dividend yield superava os 40%!!!

Ou seja, a ação estava tão barata e distribuía tantos proventos que em apenas um ano o investidor receberia de volta 40% do valor investido na ação na forma de dividendos.

Essa combinação de preços baixos e dividendos elevados representava o que Warren Buffett costuma chamar de "margem de segurança".

É óbvio que coisas ruins poderiam acontecer com a Petrobras naquela época. Lembre-se que, mesmo durante o governo Bolsonaro, a estatal sofreu diversas ameaças e mudanças em sua presidência.

Mas com múltiplos tão baixos e yields tão elevados, mesmo notícias muito ruins teriam um impacto limitado sobre os preços, dado o desconto já bastante excessivo de PETR4.

Agosto de 2023: mais risco, com menos margem de segurança

Depois de praticamente um ano e meio, o cenário ficou muito diferente. Depois da alta de quase 100% das ações, uma queda nos preços do petróleo e uma redução na proporção do Fluxo de Caixa distribuído aos acionistas, as ações da Petrobras neste momento negociam por 3,5 preço/lucros e um dividend yield esperado de menos de 20%.

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro

Eu sei que esses números estão longe de serem considerados ruins, mas já não nos parecem suficientemente atrativos para proteger os acionistas caso alguma interferência mais séria aconteça.

Uma coisa é você receber uma notícia ruim, sabendo que no fim do ano ainda terá direito a receber 50% de dividendo da empresa – você vai pensar bastante antes de decidir se vale a pena vender.

Outra coisa, bem diferente, é querer continuar com a ação no meio do tiroteio em troca de um dividendo de "apenas" 20%. Os acionistas simplesmente não têm mais tanto incentivo para querer continuar com a ação, o que abre espaço para quedas bem mais drásticas se alguma notícia ruim realmente aparecer.

Ações mais caras, risco maior

Por esses motivos, nós preferimos tirar PETR4 da série Vacas Leiteiras nos últimos dias.

Mas entenda que isso não significa que nós achamos que PETR4 vai cair. Pode ser que o governo continue não interferindo muito no dia a dia da companhia. Pode ser que, apesar da influência do governo, a estatal não consiga investir tanto em outros segmentos, e resolva retomar a distribuição expressiva de dividendos dos anos anteriores. Se isso acontecer, é provável que as ações da Petrobras continuem se valorizando.

Mas além dos ruídos políticos terem aumentado recentemente, os múltiplos menos atrativos e a menor margem de segurança do que tínhamos um ano e meio atrás não nos deixam mais tão confortáveis como antes.

É claro que seguiremos acompanhando de perto essa história, mas só voltaremos a ser acionistas quando a margem de segurança voltar a ser suficientemente atrativa. Obrigado e, quem sabe, até logo, Petrobras.

  • Em quais ações investir para buscar dividendos agora? A carteira de 5 melhores ações para proventos, segundo o analista Ruy Hungria, inclui Itaú (ITUB4), Vale (VALE3) e outras três companhias sólidas e com potencial de gerar bons pagamentos a seus acionistas nos próximos meses. Acesse a carteira completa gratuitamente aqui.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Notas sobre a Venezuela

5 de janeiro de 2026 - 14:01

Crise na Venezuela e captura de Maduro expõem a fragilidade da ordem mundial pós-1945, com EUA e China disputando influência na América Latina

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A ação do mês, o impacto do ataque dos EUA à Venezuela no petróleo, e o que mais move os mercados hoje

5 de janeiro de 2026 - 7:58

A construtora Direcional (DIRR3) recebeu três recomendações e é a ação mais indicada para investir em janeiro; acompanhe também os efeitos do ataque no preço da commodity

TRILHAS DE CARREIRA

O ano novo começa onde você parou de fugir. E se você parasse de ignorar seus arrependimentos em 2026?

4 de janeiro de 2026 - 8:00

O ano novo bate mais uma vez à porta. E qual foi o saldo das metas? E a lista de desejos para o ano vindouro?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

FIIs de logística agitaram o ano, e mercado digere as notícias econômicas dos últimos dias

2 de janeiro de 2026 - 8:28

China irá taxar importação de carne, o que pode afetar as exportações brasileiras, mercado aguarda divulgação de dados dos EUA, e o que mais você precisa saber para começar o ano bem-informado

RETROSPECTIVA

As ações que se destacaram e as que foram um desastre na bolsa em 2025: veja o que deu certo e o que derrubou o valor dessas empresas

31 de dezembro de 2025 - 8:51

Da Cogna (COGN3) , que disparou quase 240%, à Raízen (RAIZ4), que perdeu 64% do seu valor, veja as maiores altas e piores quedas do Ibovespa no ano de 2025

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Empreendedora já impactou 15 milhões de pessoas, mercado aguarda dados de emprego, e Trump ameaça Powell novamente

30 de dezembro de 2025 - 8:43

Conheça a história da Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), e quais são seus planos para ajudar ainda mais mulheres

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: 10 surpresas para 2026

29 de dezembro de 2025 - 20:34

A definição de “surpresa”, neste escopo, se refere a um evento para o qual o consenso de mercado atribui uma probabilidade igual ou inferior a 33%, enquanto, na nossa opinião, ele goza de uma chance superior a 50% de ocorrência

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como cada um dos maiores bancos do Brasil se saiu em 2025, e como foram os encontros de Trump com Putin e Zelensky

29 de dezembro de 2025 - 8:13

Itaú Unibanco (ITUB4) manteve-se na liderança, e o Banco do Brasil (BBAS3). Veja como se saíram também Bradesco (BBDC4) e Santander Brasil (SANB11)

DÉCIMO ANDAR

FIIs em 2026: gatilhos, riscos e um setor em destaque

28 de dezembro de 2025 - 8:00

Mesmo em um cenário adverso, não surpreende que o segmento em destaque tenha encerrado 2025 como o segundo que mais se valorizou dentro do universo de FIIs

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Mirassol das criptomoedas, a volta dos mercados após o Natal e outros destaques do dia

26 de dezembro de 2025 - 9:01

Em um ano em que os “grandes times”, como o bitcoin e o ethereum, decepcionaram, foram os “Mirassóis” que fizeram a alegria dos investidores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De Volta para o Futuro 2026: previsões, apostas e prováveis surpresas na economia, na bolsa e no dólar

23 de dezembro de 2025 - 8:33

Como fazer previsões é tão inevitável quanto o próprio futuro, vale a pena saber o que os principais nomes do mercado esperam para 2026

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Uma economia global de opostos

22 de dezembro de 2025 - 19:41

De Trump ao dólar em queda, passando pela bolha da IA: veja como o ano de 2025 mexeu com os mercados e o que esperar de 2026

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esquenta dos mercados: Investidores ajustam posições antes do Natal; saiba o que esperar da semana na bolsa

22 de dezembro de 2025 - 8:44

A movimentação das bolsas na semana do Natal, uma reportagem especial sobre como pagar menos imposto com a previdência privada e mais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O dado que pode fazer a Vale (VALE3) brilhar nos próximos dez anos, eleições no Brasil e o que mais move seu bolso hoje

19 de dezembro de 2025 - 8:31

O mercado não está olhando para a exaustão das minas de minério de ferro — esse dado pode impulsionar o preço da commodity e os ganhos da mineradora

SEXTOU COM O RUY

A Vale brilhou em 2025, mas se o alerta dessas mineradoras estiver certo, VALE3 pode ser um dos destaques da década

19 de dezembro de 2025 - 6:08

Se as projeções da Rio Tinto estiverem corretas, a virada da década pode começar a mostrar uma mudança estrutural no balanço entre oferta e demanda, e os preços do minério já parecem ter começado a precificar isso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As vantagens da holding familiar para organizar a herança, a inflação nos EUA e o que mais afeta os mercados hoje

18 de dezembro de 2025 - 8:55

Pagar menos impostos e dividir os bens ainda em vida são algumas vantagens de organizar o patrimônio em uma holding. E não é só para os ricaços: veja os custos, as diferenças e se faz sentido para você

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: De Flávio Day a Flávio Daily…

17 de dezembro de 2025 - 20:00

Mesmo com a rejeição elevada, muito maior que a dos pares eventuais, a candidatura de Flávio Bolsonaro tem chance concreta de seguir em frente; nem todas as candidaturas são feitas para ganhar as eleições

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja quanto o seu banco paga de imposto, que indicadores vão mexer com a bolsa e o que mais você precisa saber hoje

17 de dezembro de 2025 - 8:38

Assim como as pessoas físicas, os grandes bancos também têm mecanismos para diminuir a mordida do Leão. Confira na matéria

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As lições do Chile para o Brasil, ata do Copom, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje

16 de dezembro de 2025 - 8:23

Chile, assim como a Argentina, vive mudanças políticas que podem servir de sinal para o que está por vir no Brasil. Mercado aguarda ata do Banco Central e dados de emprego nos EUA

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Chile vira a página — o Brasil vai ler ou rasgar o livro?

16 de dezembro de 2025 - 7:13

Não por acaso, ganha força a leitura de que o Chile de 2025 antecipa, em diversos aspectos, o Brasil de 2026

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar