🔴 META: ATÉ R$ 334,17 POR NOITE – CONHEÇA A ESTRATÉGIA

Mande sua pergunta!

Nubank está ‘enrolando’ para cancelar empréstimos feitos em meu nome por bandidos que roubaram meu celular. O que devo fazer?

No episódio de hoje de A Dinheirista, o que fazer se o banco estiver demorando para cancelar pagamentos e empréstimos fraudulentos feitos por criminosos?

6 de abril de 2023
7:00 - atualizado às 16:44
Logo da coluna A Dinheirista
Imagem: Montagem Seu Dinheiro

Os aplicativos de bancos e corretoras facilitaram a nossa vida financeira, mas também trouxeram consigo novos riscos: hoje, as perdas materiais de ter um celular perdido, roubado ou furtado podem ir muito além do custo do aparelho em si.

Criminosos cada vez mais habilidosos digitalmente conseguem acessar os apps, limpar as contas e até fazer empréstimos, com a maior facilidade, em nome da vítima. Isso sem falar nos sequestros-relâmpago - em que a própria vítima é obrigada a fazer PIX ou sacar dinheiro para os bandidos - e nas já "tradicionais" clonagens de cartão de crédito.

A "inovação" no crime obriga as instituições financeiras a tentarem estar sempre um passo à frente, investindo em segurança para seus canais digitais e diversas camadas de autenticação, como biometria facial, autenticação em dois fatores e a possibilidade de o usuário programar restrições para transações em determinados horários.

Mesmo assim, não faltam relatos de pessoas que tiveram o smartphone levado por assaltantes, que aproveitaram para também fazer transferências a partir de suas contas bancárias, pagamentos no seu cartão de crédito virtual e obter até milhares de reais em crédito pré-aprovado em seu nome.

Fazendo um rápido levantamento nas redes sociais, chama a atenção a quantidade de relatos desse tipo por parte de clientes do Nubank, maior banco digital do país, com mais de 70 milhões de usuários que interagem com a instituição basicamente pelo aplicativo de celular. É frequente também a queixa de que o Nubank demora a resolver o problema. Veja alguns exemplos:

A pergunta respondida pela Dinheirista nesta semana é bastante parecida com os relatos acima. Esta moça teve seu celular roubado recentemente e começou a ter problemas com o Nubank depois que os bandidos usaram a sua conta para fazer empréstimos no nome dela:

Meu celular foi roubado e fizeram um estrago na minha conta do Nubank. Empréstimos e contas que passam dos R$ 20 mil. Eu ganho salário de estagiária e não posso pagar, mas eles estão fazendo ‘corpo mole’ para resolver o meu problema. O que devo fazer?

Para responder a essa pergunta, eu recorri ao criminalista Armando de Souza Mesquita Neto, sócio do escritório A. Mesquita Advogados, que auxiliou na elaboração da resposta.

Quando um roubo desse tipo acontece, o primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência e pedir o bloqueio do aparelho na operadora.

Em seguida, entre em contato com o banco para pedir o bloqueio da conta, o cancelamento das transações suspeitas e a abertura de um processo de investigação sobre elas, salvando todas as comunicações, protocolos e gravações.

Em geral, antes de passar para instâncias superiores, é possível acessar o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e a Ouvidoria da instituição.

Se, mesmo assim, a instituição financeira não resolver o caso, você pode pedir auxílio a órgãos de defesa do consumidor, como o Procon ou a Defensoria Pública do seu estado.

Lembrando que o Banco Central também dispõe de um canal para denúncias de clientes sobre problemas com os serviços das instituições financeiras reguladas pela autarquia, que as notifica quando recebe a reclamação.

Se ainda assim não adiantar, você pode entrar com uma ação judicial contra o banco pedindo a anulação das transações fraudulentas e a reparação por danos morais e materiais. Mas, lembre-se, para isso é preciso ter provas documentais ou testemunhais que comprovem a fraude e o prejuízo.

  • Imposto de Renda sem complicações: não passe perrengue na hora de declarar o seu IR em 2023. Baixe de forma GRATUITA o guia completo que Seu Dinheiro preparou com todas as orientações que você precisa para fazer sua declaração à Receita sozinho. [É SÓ CLICAR AQUI]

Procurado, o Nubank enviou o seguinte posicionamento:

"O Nubank informa que, para preservar o sigilo bancário, não comenta casos específicos, mas entra em contato direto com o(s) cliente(s) para prestar os esclarecimentos necessários e providenciar soluções efetivas.

Com relação a fraudes e golpes, em caso de suspeita de movimentação indevida (como transferência ou alteração de dados, por exemplo), os clientes devem seguir o passo a passo disponível no SOS Nu, hub de segurança da companhia."

A segunda pergunta respondida nesta edição da Dinheirista parece fruto de uma parceria entre Nelson Rodrigues e Franz Kafka:

Minha amiga perdeu o emprego durante a pandemia e eu a convidei para morar comigo. Foram dois anos vivendo nas minhas costas até que eu pedi para ela começar a se organizar para se mudar. Agora ela alega que tínhamos uma união estável e está me processando por metade de tudo que eu tenho. Comprei um apartamento no período. O que fazer?

A resposta, também elaborada com o auxílio do advogado Armando de Souza Mesquita Neto, você confere no vídeo a seguir, a partir do minuto 02:00:

A Dinheirista, pronta para resolver suas aflições financeiras (ou te deixar mais desesperado). Envie a sua dúvida para adinheirista@seudinheiro.com .

Compartilhe

Mande sua dúvida!

Meus pais fizeram dívidas no meu CPF e fiquei com o nome sujo; terei que processá-los?

20 de julho de 2024 - 8:00

Muitos pais usam o CPF dos filhos menores de idade indevidamente, mas isso pode configurar fraude! Veja o que a vítima deve fazer

Oportunidade?

Previdência privada com ações: vale a pena antecipar os aportes em PGBL para aproveitar a queda da bolsa no ano?

13 de julho de 2024 - 7:57

Se você investe em ações por meio do seu plano de previdência privada, você precisa ler isso…

Reembolso de pensão alimentícia?

Pago pensão alimentícia para o meu filho de 21 anos, mas ele saiu do país; posso parar de pagar e pedir reembolso?

6 de julho de 2024 - 8:00

É possível pedir reembolso de pensão alimentícia? O filho deste leitor cortou laços com a família, e rendimentos não estão mais chegando até ele

Mande sua pergunta!

Prazo para dívida caducar pode voltar a contar do zero se algum valor do devedor for apreendido pela Justiça?

29 de junho de 2024 - 8:00

Ele foi condenado na Justiça a pagar um valor, mas não tem dinheiro e ficou inadimplente – mas uma quantia que caiu em sua conta bancária foi apreendida

Mande sua pergunta!

Minha filha mora com o marido em imóvel que recebi de herança; agora ele quer que eu transfira o bem para ambos, o que fazer?

22 de junho de 2024 - 8:01

Casal quer reformar o imóvel e deseja que leitora passe o bem para o nome deles, mas ela quer proteger sua filha em caso de divórcio

Mande sua dúvida!

Meu imóvel foi invadido, e parece que os ocupantes obtiveram a usucapião; ainda consigo fazer a reintegração de posse?

15 de junho de 2024 - 8:00

É possível “reverter” ou “anular” um processo de usucapião? E invasor pode mesmo conseguir usucapir um imóvel?

Mande sua pergunta!

Quero o divórcio, mas moro nos EUA com visto de acompanhante e nossos bens estão em nome de terceiros; e agora?

8 de junho de 2024 - 8:00

Ela ainda não obteve o green card, e ainda teme ficar sem nada após o divórcio, pois os bens da família não estão no nome do marido

Mande sua dúvida!

Fiz uma compra no AliExpress e paguei no Pix, mas ela foi cancelada por falta de pagamento. Meu dinheiro não voltou, e agora?

1 de junho de 2024 - 8:00

Solução para o problema vai depender se o Pix foi feito dentro ou fora da plataforma do AliExpress, diz advogado de direito do consumidor

Especial de IR

Fui MEI por um ano, mas não entreguei a declaração de imposto de renda de pessoa física. Posso vir a ter problemas?

25 de maio de 2024 - 7:46

Ela deixou de entregar a declaração de imposto de renda como pessoa física no ano em que trabalhou como MEI, mas pode ter cometido um erro…

Especial IR

Me mudei para Portugal, mas não entreguei a Declaração de Saída Definitiva do País; como regularizar a situação?

18 de maio de 2024 - 8:00

Documento serve para encerrar as obrigações fiscais do contribuinte no Brasil, mas este leitor não a entregou e agora recebeu uma herança

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar