🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Mande sua pergunta!

Nubank está ‘enrolando’ para cancelar empréstimos feitos em meu nome por bandidos que roubaram meu celular. O que devo fazer?

No episódio de hoje de A Dinheirista, o que fazer se o banco estiver demorando para cancelar pagamentos e empréstimos fraudulentos feitos por criminosos?

6 de abril de 2023
7:00 - atualizado às 16:44
Logo da coluna A Dinheirista
Imagem: Montagem Seu Dinheiro

Os aplicativos de bancos e corretoras facilitaram a nossa vida financeira, mas também trouxeram consigo novos riscos: hoje, as perdas materiais de ter um celular perdido, roubado ou furtado podem ir muito além do custo do aparelho em si.

Criminosos cada vez mais habilidosos digitalmente conseguem acessar os apps, limpar as contas e até fazer empréstimos, com a maior facilidade, em nome da vítima. Isso sem falar nos sequestros-relâmpago - em que a própria vítima é obrigada a fazer PIX ou sacar dinheiro para os bandidos - e nas já "tradicionais" clonagens de cartão de crédito.

A "inovação" no crime obriga as instituições financeiras a tentarem estar sempre um passo à frente, investindo em segurança para seus canais digitais e diversas camadas de autenticação, como biometria facial, autenticação em dois fatores e a possibilidade de o usuário programar restrições para transações em determinados horários.

Mesmo assim, não faltam relatos de pessoas que tiveram o smartphone levado por assaltantes, que aproveitaram para também fazer transferências a partir de suas contas bancárias, pagamentos no seu cartão de crédito virtual e obter até milhares de reais em crédito pré-aprovado em seu nome.

Fazendo um rápido levantamento nas redes sociais, chama a atenção a quantidade de relatos desse tipo por parte de clientes do Nubank, maior banco digital do país, com mais de 70 milhões de usuários que interagem com a instituição basicamente pelo aplicativo de celular. É frequente também a queixa de que o Nubank demora a resolver o problema. Veja alguns exemplos:

A pergunta respondida pela Dinheirista nesta semana é bastante parecida com os relatos acima. Esta moça teve seu celular roubado recentemente e começou a ter problemas com o Nubank depois que os bandidos usaram a sua conta para fazer empréstimos no nome dela:

Meu celular foi roubado e fizeram um estrago na minha conta do Nubank. Empréstimos e contas que passam dos R$ 20 mil. Eu ganho salário de estagiária e não posso pagar, mas eles estão fazendo ‘corpo mole’ para resolver o meu problema. O que devo fazer?

Para responder a essa pergunta, eu recorri ao criminalista Armando de Souza Mesquita Neto, sócio do escritório A. Mesquita Advogados, que auxiliou na elaboração da resposta.

Quando um roubo desse tipo acontece, o primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência e pedir o bloqueio do aparelho na operadora.

Em seguida, entre em contato com o banco para pedir o bloqueio da conta, o cancelamento das transações suspeitas e a abertura de um processo de investigação sobre elas, salvando todas as comunicações, protocolos e gravações.

Em geral, antes de passar para instâncias superiores, é possível acessar o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e a Ouvidoria da instituição.

Se, mesmo assim, a instituição financeira não resolver o caso, você pode pedir auxílio a órgãos de defesa do consumidor, como o Procon ou a Defensoria Pública do seu estado.

Lembrando que o Banco Central também dispõe de um canal para denúncias de clientes sobre problemas com os serviços das instituições financeiras reguladas pela autarquia, que as notifica quando recebe a reclamação.

Se ainda assim não adiantar, você pode entrar com uma ação judicial contra o banco pedindo a anulação das transações fraudulentas e a reparação por danos morais e materiais. Mas, lembre-se, para isso é preciso ter provas documentais ou testemunhais que comprovem a fraude e o prejuízo.

  • Imposto de Renda sem complicações: não passe perrengue na hora de declarar o seu IR em 2023. Baixe de forma GRATUITA o guia completo que Seu Dinheiro preparou com todas as orientações que você precisa para fazer sua declaração à Receita sozinho. [É SÓ CLICAR AQUI]

Procurado, o Nubank enviou o seguinte posicionamento:

"O Nubank informa que, para preservar o sigilo bancário, não comenta casos específicos, mas entra em contato direto com o(s) cliente(s) para prestar os esclarecimentos necessários e providenciar soluções efetivas.

Com relação a fraudes e golpes, em caso de suspeita de movimentação indevida (como transferência ou alteração de dados, por exemplo), os clientes devem seguir o passo a passo disponível no SOS Nu, hub de segurança da companhia."

A segunda pergunta respondida nesta edição da Dinheirista parece fruto de uma parceria entre Nelson Rodrigues e Franz Kafka:

Minha amiga perdeu o emprego durante a pandemia e eu a convidei para morar comigo. Foram dois anos vivendo nas minhas costas até que eu pedi para ela começar a se organizar para se mudar. Agora ela alega que tínhamos uma união estável e está me processando por metade de tudo que eu tenho. Comprei um apartamento no período. O que fazer?

A resposta, também elaborada com o auxílio do advogado Armando de Souza Mesquita Neto, você confere no vídeo a seguir, a partir do minuto 02:00:

A Dinheirista, pronta para resolver suas aflições financeiras (ou te deixar mais desesperado). Envie a sua dúvida para adinheirista@seudinheiro.com .

Compartilhe

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

IR 2024

Pago escola e plano de saúde de um filho ilegítimo; posso abater esses gastos no imposto de renda?

6 de abril de 2024 - 8:00

Filho não assumido rende deduções no imposto de renda? A Dinheirista responde dúvidas de leitores sobre o IR 2024

Mande sua pergunta!

Abri mão de tudo no divórcio, e meu ex morreu pouco tempo depois; eu e meus filhos vamos ficar sem nada?

30 de março de 2024 - 8:00

Ex-marido teve filhos em outro casamento, e mulher quer saber se terá que dividir herança com eles

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

Mande sua pergunta!

Engravidei de um homem casado, mas ele não quer assumir; quais são os meus direitos e os do meu filho?

16 de março de 2024 - 8:00

Ele prometeu que ia assumir a criança e pagar pensão alimentícia, mas depois voltou atrás; o que ela pode fazer?

ESPECIAL IR 2024

Sofri um golpe e perdi minhas criptomoedas; elas ainda precisam ser informadas na declaração de imposto de renda?

9 de março de 2024 - 8:00

Vítima de fraude com criptomoedas se vê diante de um dilema: informar ou não os ativos perdidos na declaração de IR 2024?

Especial IR 2024

Imposto de Renda 2024: Sou MEI há 5 anos e nunca declarei IR, mesmo sendo obrigado; posso me dar mal?

2 de março de 2024 - 8:00

O microempreendedor individual (MEI) pode ser obrigado a declarar como pessoa física! Veja o que fazer quando se deixa de entregar a declaração

Mande sua pergunta!

Vi que posso perder minha casa para pagar dívidas de donos anteriores; e no caso de imóvel comprado em leilão, que já vem com dívidas?

24 de fevereiro de 2024 - 8:00

Quem compra imóvel em leilão também pode acabar tendo o bem penhorado para pagar dívidas não pagas atreladas a ele?

Mande sua pergunta!

Pior que o Seu Madruga: Minha mulher não pagou o aluguel, mas o contrato está no meu nome! E agora?

17 de fevereiro de 2024 - 8:00

Responsabilidade de pagar o aluguel é de quem consta no contrato como locatário; na Dinheirista de hoje, veja o que fazer no caso de uma dívida como essa

Mande sua dúvida!

Posso parar de pagar a pensão alimentícia? Não vejo minha filha há quatro anos

10 de fevereiro de 2024 - 8:00

Leitor não tem mais contato com a filha nem consta como pai em um de seus documentos. Será que isso pode desobrigá-lo a pagar pensão?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar