🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

A CVM vai te deixar investir no exterior em breve. Que tal se preparar para virar um investidor internacional?

Modalidades de investimento antes restritas a milionários serão abertas à participação de pequenos investidores em abril

5 de janeiro de 2023
6:02 - atualizado às 17:26
Investimentos no exterior
Investimentos no exterior. -

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos semanalmente sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia.

No apagar das luzes de 2022, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deu uma notícia maravilhosa, que irá impactar a realidade dos seus investimentos durante muito tempo.

A partir de abril de 2023, os fundos de investimentos com exposição a ativos no exterior deixarão de ser um privilégio restrito aos investidores "qualificados" (profissionais de investimentos ou investidores com patrimônio superior a R$ 1 milhão), conforme escreveu a Julia Wiltgen, repórter do Seu Dinheiro.

Como analista de ações internacionais, especialmente focado no setor de tecnologia, essa é uma das melhores notícias que recebi nos últimos anos.

Então, vamos começar os preparativos!

Como é investir no exterior hoje?

Há três maneiras principais de fazê-lo. 

  1. Investimento direto;
  2. Investimento em BDRs;
  3. Fundos de investimentos com foco em mercados internacionais.

Em si, cada uma dessas opções guarda seus prós e contras.

No caso do investimento direto, você precisa abrir conta numa corretora internacional e gerir com carinho um passivo tributário com regras um pouco diferentes das nossas — como a tributação de dividendos — e manter um controle rigoroso das conversões cambiais envolvidas na transação.

Hoje, há opções de corretoras para brasileiros, como a Avenue Securities, com suporte em português e relatório tributário consolidado, e várias corretoras americanas com suporte para investidores de outros países, como a Interactive Brokers e a Ameritrade.

Se você estiver interessado, pode baixar gratuitamente o tutorial que meu time preparou sobre o processo de abertura de contas.

Depois de superadas as barreiras da primeira vez, investir direto é minha opção preferida.

A opção brasileira

Outra maneira de fazê-lo é através dos BDRs, que significam “Brazilian Depositary Receipts”, que são títulos emitidos e negociados no Brasil, mas que representam ações de empresas estrangeiras.

Investir em MSFT34 é "equivalente" a deter ações da Microsoft.

O benefício óbvio dos BDRs é permitir o acesso a investimentos internacionais, sem precisar sair do Brasil. Eles estão disponíveis nos home brokers de qualquer corretora, entre elas a Empiricus Investimentos.

Já as desvantagens são a liquidez e a quantidade limitada de BDRs disponíveis. 

Não raro, ao decidir investir num BDR, você descobrirá que não há muitas ordens na pedra, ou que está há muitos dias sem negócios, o que naturalmente inviabiliza a transação.

Você também descobrirá, provavelmente, que uma das empresas que você gostaria de investir ainda não possui BDRs.

Ou seja, os BDRs resolvem parcialmente o desejo do investidor brasileiro de alocar parte do seu capital em ativos estrangeiros.

A terceira alternativa

Além do investimento direto e dos BDRs, há os fundos de investimento com portfólios de ativos no exterior.

Aqui, porém, sempre existiu um enorme problema: esses fundos são restritos, por regulamentação, a investidores "qualificados".

Se você não for investidor profissional (certificado) nem tiver patrimônio superior a R$ 1 milhão, a parcela máxima de investimentos no exterior que os fundos em que você investe poderão deter é 20%.

Na prática, portanto, os grandes "hedge funds" com estratégias diversificadas no exterior nunca estiveram próximos do investidor de varejo.

Com as mudanças que a CVM implementará na indústria, isso deixará de ser verdade em abril deste ano.

Sem precisar abrir uma conta no exterior, você poderá ter acesso a veículos de investimentos sofisticados e com estratégias em múltiplas classes de ativos, sem precisar aportar milhões de reais para isso. Você tem quatro meses para se preparar e se tornar um Investidor Internacional. Sugiro começar por aqui.

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar