IPCA + 7,5%: receba esta e outras ofertas ‘premium’ de renda fixa no WhatsApp; clique aqui

Richard Camargo
Estrada do Futuro
Richard Camargo
Formado em Economia pela Universidade de São Paulo, Richard trabalhou por 5 anos na área tecnológica até chegar na Empiricus.
Cotações por TradingView
2023-01-05T17:26:57-03:00
ESTRADA DO FUTURO

A CVM vai te deixar investir no exterior em breve. Que tal se preparar para virar um investidor internacional?

Modalidades de investimento antes restritas a milionários serão abertas à participação de pequenos investidores em abril

5 de janeiro de 2023
6:02 - atualizado às 17:26
Investimentos no exterior
Investimentos no exterior. -

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos semanalmente sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia.

No apagar das luzes de 2022, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deu uma notícia maravilhosa, que irá impactar a realidade dos seus investimentos durante muito tempo.

A partir de abril de 2023, os fundos de investimentos com exposição a ativos no exterior deixarão de ser um privilégio restrito aos investidores "qualificados" (profissionais de investimentos ou investidores com patrimônio superior a R$ 1 milhão), conforme escreveu a Julia Wiltgen, repórter do Seu Dinheiro.

Como analista de ações internacionais, especialmente focado no setor de tecnologia, essa é uma das melhores notícias que recebi nos últimos anos.

Então, vamos começar os preparativos!

Como é investir no exterior hoje?

Há três maneiras principais de fazê-lo. 

  1. Investimento direto;
  2. Investimento em BDRs;
  3. Fundos de investimentos com foco em mercados internacionais.

Em si, cada uma dessas opções guarda seus prós e contras.

No caso do investimento direto, você precisa abrir conta numa corretora internacional e gerir com carinho um passivo tributário com regras um pouco diferentes das nossas — como a tributação de dividendos — e manter um controle rigoroso das conversões cambiais envolvidas na transação.

Hoje, há opções de corretoras para brasileiros, como a Avenue Securities, com suporte em português e relatório tributário consolidado, e várias corretoras americanas com suporte para investidores de outros países, como a Interactive Brokers e a Ameritrade.

Se você estiver interessado, pode baixar gratuitamente o tutorial que meu time preparou sobre o processo de abertura de contas.

Depois de superadas as barreiras da primeira vez, investir direto é minha opção preferida.

A opção brasileira

Outra maneira de fazê-lo é através dos BDRs, que significam “Brazilian Depositary Receipts”, que são títulos emitidos e negociados no Brasil, mas que representam ações de empresas estrangeiras.

Investir em MSFT34 é "equivalente" a deter ações da Microsoft.

O benefício óbvio dos BDRs é permitir o acesso a investimentos internacionais, sem precisar sair do Brasil. Eles estão disponíveis nos home brokers de qualquer corretora, entre elas a Empiricus Investimentos.

Já as desvantagens são a liquidez e a quantidade limitada de BDRs disponíveis. 

Não raro, ao decidir investir num BDR, você descobrirá que não há muitas ordens na pedra, ou que está há muitos dias sem negócios, o que naturalmente inviabiliza a transação.

Você também descobrirá, provavelmente, que uma das empresas que você gostaria de investir ainda não possui BDRs.

Ou seja, os BDRs resolvem parcialmente o desejo do investidor brasileiro de alocar parte do seu capital em ativos estrangeiros.

A terceira alternativa

Além do investimento direto e dos BDRs, há os fundos de investimento com portfólios de ativos no exterior.

Aqui, porém, sempre existiu um enorme problema: esses fundos são restritos, por regulamentação, a investidores "qualificados".

Se você não for investidor profissional (certificado) nem tiver patrimônio superior a R$ 1 milhão, a parcela máxima de investimentos no exterior que os fundos em que você investe poderão deter é 20%.

Na prática, portanto, os grandes "hedge funds" com estratégias diversificadas no exterior nunca estiveram próximos do investidor de varejo.

Com as mudanças que a CVM implementará na indústria, isso deixará de ser verdade em abril deste ano.

Sem precisar abrir uma conta no exterior, você poderá ter acesso a veículos de investimentos sofisticados e com estratégias em múltiplas classes de ativos, sem precisar aportar milhões de reais para isso. Você tem quatro meses para se preparar e se tornar um Investidor Internacional. Sugiro começar por aqui.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

DIA 31

Está confirmado: Lula vai para os EUA no dia 10 de fevereiro — veja o que ele vai discutir com Biden

31 de janeiro de 2023 - 20:06

Enquanto o encontro não chega, o petista tentou acalmar os ânimos dos investidores — que seguem desconfiados em relação à responsabilidade fiscal do novo governo

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa sobe em meio ao caos de um interminável janeiro; o que afeta a bolsa nos próximos dias?

31 de janeiro de 2023 - 18:57

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo

MELHORES DO MÊS

Renascimento cripto: bitcoin (BTC) volta a brilhar, sobe mais de 30% e é disparado o melhor investimento de janeiro; títulos do Tesouro ficam na lanterna

31 de janeiro de 2023 - 18:46

As medalhas de prata e bronze foram para o ouro e para o Ibovespa, em um movimento de busca por segurança — e barganhas

ESTAGNOU?

Dividendos do Maxi Renda (MXRF11) não cresceram em 2022, mas os proventos destes outros três fundos imobiliários subiram mais de 50% — veja quais são

31 de janeiro de 2023 - 18:33

O melhor resultado foi obtido pelo Santander Papéis Imobiliários CDI (SADI11), com alta de 77,1%

RELATÓRIO DE PRODUÇÃO

Pé no freio: produção e vendas da Vale (VALE3) registram recuo tímido em 2022; confira os destaques operacionais da mineradora

31 de janeiro de 2023 - 18:30

A produção e a comercialização de minério de ferro da companhia se aproximaram da estabilidade no ano passado, com leves quedas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies