🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Mande sua dúvida!

Caí na lábia do gerente: comprei um COE, mas agora acho que foi um mau investimento; devo resgatar?

Leitora comprou COEs por indicação do gerente, mas agora acha que fez mau negócio; entenda o que ela pode fazer

2 de setembro de 2023
7:24 - atualizado às 15:55
A Dinheirista - óculos na nota de 100 reais
Imagem: Shutterstock/Montagem Andrei Morais

Os Certificados de Operações Estruturadas (COE) são investimentos um pouco polêmicos. Esses títulos permitem ao investidor apostar em determinados cenários para diferentes ativos – ações, dólar, juros, índices de mercado – muitas vezes com a possibilidade de ganhar duas ou três vezes a rentabilidade-alvo caso o cenário se concretize.

Além disso, geralmente têm capital protegido, isto é, caso tudo dê errado, o investidor não perde dinheiro; simplesmente recebe o principal de volta. Se você quiser saber mais sobre COEs, explicamos tudo nesta reportagem.

Parece uma maravilha, dado que permite ao investidor comum efetuar apostas que são frutos muitas vezes de operações complexas no mercado financeiro sem incorrer no risco de perda do principal.

O problema é que esses produtos costumam ter taxas altas e pouco transparentes, e eles logo passaram a ser oferecidos por tudo que é banco, corretora e assessoria de investimentos aos seus clientes, principalmente aqueles mais avessos ao risco. Daí suscitarem tantas críticas.

Só que tem de tudo no mercado, bons e maus COEs. Na edição da Dinheirista desta semana, tratamos da dúvida de uma leitora que acha que fez um mau investimento ao comprar dois COEs indicados pelo gerente do seu banco.

Se você quer fazer como ela e ver sua dúvida sobre investimentos e finanças respondida aqui, basta enviá-la por e-mail para adinheirista@seudinheiro.com.

Investi em dois COEs – Certificados de Operações Estruturadas – sem saber do que se tratava, mas depois descobri que não eram bons investimentos. Me deixei levar pela lábia do gerente e me dei mal. Vejo pela carteira que eles não têm rendimento algum. Qual a melhor solução: resgatar antes do prazo ou levar até o vencimento?

Antes de passar à resposta, convém frisar que nós aqui no Seu Dinheiro não damos (e nem podemos dar) consultoria individual de investimentos. Portanto, não podemos responder o que você deve fazer em relação aos seus COEs. Mas podemos indicar alguns pontos para você prestar atenção.

O fato de o COE não ter rendimento quando você visualiza a sua carteira no site ou aplicativo do banco pode ter dois motivos: ou o banco não faz a marcação a mercado deste COE – ou seja, não mostra dia a dia o retorno do título, que você só vai saber no vencimento – ou a operação que esse COE representa está apresentando um retorno negativo e o título tem capital protegido. Neste segundo caso, não há retorno para mostrar.

Sugiro verificar junto ao gerente do banco o porquê de não aparecer retorno. E também se de fato você poderia, se quisesse, resgatar o título antes do vencimento, pois muitos COEs só têm liquidez no fim do prazo.

O ponto-chave aqui é o fato de você ter investido neste produto sem saber do que se tratava. COEs não são produtos simples de entender, e o ideal é evitar investir naquilo que não compreendemos minimamente.

Você pode conferir a resposta em vídeo para esta pergunta na última edição da Dinheirista no canal do Seu Dinheiro no YouTube, onde também tiramos a dúvida de uma pessoa que teme perder sua casa para ter que pagar as dívidas tributárias de proprietários anteriores. Basta dar play no tocador abaixo:

A Dinheirista, pronta para resolver suas aflições financeiras (ou te deixar mais desesperado). Envie a sua dúvida para adinheirista@seudinheiro.com.

Compartilhe

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

IR 2024

Pago escola e plano de saúde de um filho ilegítimo; posso abater esses gastos no imposto de renda?

6 de abril de 2024 - 8:00

Filho não assumido rende deduções no imposto de renda? A Dinheirista responde dúvidas de leitores sobre o IR 2024

Mande sua pergunta!

Abri mão de tudo no divórcio, e meu ex morreu pouco tempo depois; eu e meus filhos vamos ficar sem nada?

30 de março de 2024 - 8:00

Ex-marido teve filhos em outro casamento, e mulher quer saber se terá que dividir herança com eles

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

Mande sua pergunta!

Engravidei de um homem casado, mas ele não quer assumir; quais são os meus direitos e os do meu filho?

16 de março de 2024 - 8:00

Ele prometeu que ia assumir a criança e pagar pensão alimentícia, mas depois voltou atrás; o que ela pode fazer?

ESPECIAL IR 2024

Sofri um golpe e perdi minhas criptomoedas; elas ainda precisam ser informadas na declaração de imposto de renda?

9 de março de 2024 - 8:00

Vítima de fraude com criptomoedas se vê diante de um dilema: informar ou não os ativos perdidos na declaração de IR 2024?

Especial IR 2024

Imposto de Renda 2024: Sou MEI há 5 anos e nunca declarei IR, mesmo sendo obrigado; posso me dar mal?

2 de março de 2024 - 8:00

O microempreendedor individual (MEI) pode ser obrigado a declarar como pessoa física! Veja o que fazer quando se deixa de entregar a declaração

Mande sua pergunta!

Vi que posso perder minha casa para pagar dívidas de donos anteriores; e no caso de imóvel comprado em leilão, que já vem com dívidas?

24 de fevereiro de 2024 - 8:00

Quem compra imóvel em leilão também pode acabar tendo o bem penhorado para pagar dívidas não pagas atreladas a ele?

Mande sua pergunta!

Pior que o Seu Madruga: Minha mulher não pagou o aluguel, mas o contrato está no meu nome! E agora?

17 de fevereiro de 2024 - 8:00

Responsabilidade de pagar o aluguel é de quem consta no contrato como locatário; na Dinheirista de hoje, veja o que fazer no caso de uma dívida como essa

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar