🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

A Apple reviveu o metaverso: o impacto do Vision Pro, o mais potente óculos de realidade virtual já produzido

O Vision Pro e suas funcionalidades muito mais avançadas que as vistas em produtos semelhantes, colocam a Apple na vanguarda mais uma vez

8 de junho de 2023
6:11 - atualizado às 14:26
Imagem promocional do Vision Pro, o óculos de realidade virtual da Apple
Imagem promocional do Vision Pro, o óculos de realidade virtual da Apple - Imagem: Apple

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos semanalmente sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia. Bom, essa semana foi bem fácil escolher o tema: em tech, só se fala no lançamento do Vision Pro, o primeiro dispositivo de realidade virtual e aumentada da Apple

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também, pudera: desde 2014, esse é o primeiro grande lançamento que a empresa realiza. Isso sem falar nos anos de especulação sobre a existência ou não desse óculos de realidade virtual.

Apesar de ainda não ter colocado as minhas próprias mãos no dispositivo, os feedbacks que recebi de várias pessoas que tiveram essa oportunidade é unânime, e pode ser definido em duas frases:

  1. Minhas expectativas eram altas; e
  2. Minhas expectativas foram superadas.

As análises e reviews de vários sites especializados em tecnologia deixam claro que a melhor empresa de hardwares do mundo parece ter marcado mais um golaço.

O que o Vision Pro traz de novo ao segmento de realidade virtual e aumentada?

Para responder essa pergunta, preciso falar tanto de hardware, como de software. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Começando pelo primeiro: o Vision Pro parece ser simplesmente insano. Seus displays, que estão em contato com os olhos, possuem resolução superior ao de uma televisão 4k. 

Leia Também

Além de poderoso, os displays são turbinados pelos processadores M2 da Apple, os mesmos utilizados em seus computadores mais modernos. 

Somando apenas esses dois fatores, o Vision Pro é ordens de magnitude superior aos produtos que hoje dominam o mercado, como o Quest, do Meta — que é famoso pelos seus avatares e gráficos de baixa qualidade.

Avatar de Mark Zuckerberg que acabou se tornando um "meme" sobre o enorme abismo entre a proposta do Quest e sua execução. Fonte: Meta

Também diferente dos demais produtos no mercado, o Vision Pro não faz uso de nenhum joystick (ou controle de mão). As câmeras embarcadas no óculos acompanham o tempo todo a movimentação das mãos do usuário e respondem interativamente a qualquer gesto que esse execute.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Some a tecnologia de "eye tracking", ou seja, a capacidade do Vision Pro em acompanhar o olhar do usuário em tempo real, e a possibilidade de realizar cliques apenas com gestos simples com as mãos, e temos com o que várias pessoas que utilizaram o óculos afirmaram se tratar praticamente de magia.

Além de tudo isso, o dispositivo é capaz de renderizar ambientes num intervalo de apenas 12 milissegundos — o que, de acordo com os executivos da Apple, é o tempo mínimo de latência que permite ao cérebro não fazer distinção entre o que é real e o que não é.

Em resumo: o Vision Pro é o óculos possível nos dias de hoje e que todos estavam esperando.

Leia também

Mas nem tudo são flores no mundo da Apple

Bom, tanta tecnologia tem um preço. No caso da Apple, esse preço será de... 3.500 dólares. Como referência, o mais barato entre os dispositivos Quest do Meta custa apenas 300 dólares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além do preço altíssimo, que naturalmente restringe o tamanho do mercado, o dispositivo é pesado (bem mais que a concorrência) e possui uma bateria com duração estimada de apenas 120 minutos.

Uma das funcionalidades mais enfatizadas pelos desenvolvedores foi a de como o Vision Pro é capaz de transformar qualquer ambiente num cinema 4k — bem, eles só não falaram que o filme não pode ter mais de duas horas…

Neste momento, com a exceção de uma rápida amostra do Disney+ e da suíte de produtos Office da Microsoft, todas as demonstrações foram realizadas apenas utilizando-se softwares proprietários da Apple.

Existe um motivo: o Vision Pro é como o iPhone de 2007 — ele ainda carece de um ecossistema de desenvolvedores criando aplicativos e testando outros usos potenciais para esse poderoso dispositivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E, também pelos feedbacks da mídia de tecnologia, nem toda a inovação da Apple foi capaz de driblar os problemas de náusea e fadiga causados pelo uso excessivo de um dispositivo tão próximo dos olhos.

Tudo isso somado, fica claro que o Vision Pro não é um produto de massas. Ele é destinado a poucos usuários, como os entusiastas de tecnologia.

E a ação da Apple caiu após o anúncio — como assim?

Li alguns comentários superficiais na mídia financeira dizendo que o fato de as ações da Apple terem caído 0,7% no dia do anúncio era um indicativo de que o lançamento tinha sido mal recebido pelo mercado.

Eu tendo a discordar bastante dessa interpretação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com as ações da Apple subindo mais de 37% em 2023, esse me parece um clássico clichê do mercado financeiro: compra no boato, vende no fato — não há nada novo aqui…

Ainda assim, é importante deixar claro: o Vision Pro não traz qualquer impacto material de curto prazo aos resultados da Apple.

Como a empresa acumula receitas anuais de aproximadamente US$ 400 bilhões, ela precisaria vender mais de cinco milhões de Vision Pros ao preço de US$ 3,5 mil para fazer suas receitas crescerem menos de 5%.

A realidade é que, para uma empresa desse tamanho, não existem muitos gatilhos de curto prazo. Neste contexto, o Vision Pro é uma nova avenida de crescimento de longo prazo para a Apple. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os usos e aplicativos que terceiros irão criar nos próximos anos, bem como o próprio avanço de tecnologias como sensores e lentes, permitirão que ao longo do tempo o Vision se torne mais barato, mais poderoso e também expanda consideravelmente seu potencial de mercado.

Minha opinião sobre o lançamento é muito positiva e eu sigo recomendando as ações da Apple no portfólio Investidor Internacional da Empiricus. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
TRILHAS DE CARREIRA

É o fim da pirâmide corporativa? Como a IA muda a base do trabalho, ameaça os cargos de entrada e reescreve a carreira

7 de dezembro de 2025 - 8:00

As ofertas de emprego para posições de entrada tiveram fortes quedas desde 2024 em razão da adoção da IA. Como os novos trabalhadores vão aprender?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As dicas para quem quer receber dividendos de Natal, e por que Gerdau (GGBR4) e Direcional (DIRR3) são boas apostas

5 de dezembro de 2025 - 8:05

O que o investidor deve olhar antes de investir em uma empresa de olho dos proventos, segundo o colunista do Seu Dinheiro

SEXTOU COM O RUY

Tsunami de dividendos extraordinários: como a taxação abre uma janela rara para os amantes de proventos

5 de dezembro de 2025 - 6:02

Ainda que a antecipação seja muito vantajosa em algumas circunstâncias, é preciso analisar caso a caso e não se animar com qualquer anúncio de dividendo extraordinário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quais são os FIIs campeões de dezembro, divulgação do PIB e da balança comercial e o que mais o mercado espera para hoje

4 de dezembro de 2025 - 8:29

Sete FIIs disputam a liderança no mês de dezembro; veja o que mais você precisa saber hoje antes de investir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Copel (CPLE3) é a ação do mês, Ibovespa bate novo recorde, e o que mais movimenta os mercados hoje

3 de dezembro de 2025 - 8:24

Empresa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a Copel é a favorita para investir em dezembro. Veja o que mais você precisa saber sobre os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje

2 de dezembro de 2025 - 8:16

Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A sucessão no Fed: o risco silencioso por trás da queda dos juros

2 de dezembro de 2025 - 7:08

A simples possibilidade de mudança no comando do BC dos EUA já começou a mexer na curva de juros, refletindo a percepção de que o “jogo” da política monetária em 2026 será bem diferente do atual

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Bolhas não acabam assim

1 de dezembro de 2025 - 19:55

Wall Street vivencia hoje uma bolha especulativa no mercado de ações? Entenda o que está acontecendo nas bolsas norte-americanas, e o que a inteligência artificial tem a ver com isso

DÉCIMO ANDAR

As lições da Black Friday para o universo dos fundos imobiliários e uma indicação de FII que realmente vale a pena agora

30 de novembro de 2025 - 8:00

Descontos na bolsa, retorno com dividendos elevados, movimentos de consolidação: que tipo de investimento realmente compensa na Black Friday dos FIIs?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os futuros dividendos da Estapar (ALPK3), o plano da Petrobras (PETR3), as falas de Galípolo e o que mais move o mercado

28 de novembro de 2025 - 8:25

Com mudanças contábeis, Estapar antecipa pagamentos de dividendos. Petrobras divulga seu plano estratégico, e presidente do BC se mantém duro em sua política de juros

SEXTOU COM O RUY

Jogada de mestre: proposta da Estapar (ALPK3) reduz a espera por dividendos em até 8 anos, ações disparam e esse pode ser só o começo

28 de novembro de 2025 - 6:01

A companhia possui um prejuízo acumulado bilionário e precisaria de mais 8 anos para conseguir zerar esse saldo para distribuir dividendos. Essa espera, porém, pode cair drasticamente se duas propostas forem aprovadas na AGE de dezembro.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A decisão de Natal do Fed, os títulos incentivados e o que mais move o mercado hoje

27 de novembro de 2025 - 8:23

Veja qual o impacto da decisão de dezembro do banco central dos EUA para os mercados brasileiros e o que deve acontecer com as debêntures incentivadas, isentas de IR

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Corte de juros em dezembro? O Fed diz talvez, o mercado jura que sim

27 de novembro de 2025 - 7:49

Embora a maioria do mercado espere um corte de 25 pontos-base, as declarações do Fed revelam divisão interna: há quem considere a inflação o maior risco e há quem veja a fragilidade do mercado de trabalho como a principal preocupação

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O mercado realmente subestima a Selic?

26 de novembro de 2025 - 19:30

Dentro do arcabouço de metas de inflação, nosso Bacen dá mais cavalos de pau do que a média global. E o custo de se voltar atrás para um formulador de política monetária é quase que proibitivo. Logo, faz sentido para o mercado cobrar um seguro diante de viradas possíveis.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As projeções para a economia em 2026, inflação no Brasil e o que mais move os mercados hoje

26 de novembro de 2025 - 8:36

Seu Dinheiro mostra as projeções do Itaú para os juros, inflação e dólar para 2026; veja o que você precisa saber sobre a bolsa hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os planos e dividendos da Petrobras (PETR3), a guerra entre Rússia e Ucrânia, acordo entre Mercosul e UE e o que mais move o mercado

25 de novembro de 2025 - 8:20

Seu Dinheiro conversou com analistas para entender o que esperar do novo plano de investimentos da Petrobras; a bolsa brasileira também reflete notícias do cenário econômico internacional

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O paradoxo do banqueiro central

24 de novembro de 2025 - 19:59

Se você é explicitamente “o menino de ouro” do presidente da República e próximo ao ministério da Fazenda, é natural desconfiar de sua eventual subserviência ao poder Executivo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hapvida decepciona mais uma vez, dados da Europa e dos EUA e o que mais move a bolsa hoje

24 de novembro de 2025 - 7:58

Operadora de saúde enfrenta mais uma vez os mesmos problemas que a fizeram despencar na bolsa há mais dois anos; investidores aguardam discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE) e dados da economia dos EUA

BOMBOU NO SD

CDBs do Master, Oncoclínicas (ONCO3), o ‘terror dos vendidos’ e mais: as matérias mais lidas do Seu Dinheiro na semana

23 de novembro de 2025 - 17:13

Matéria sobre a exposição da Oncoclínicas aos CDBs do Banco Master foi a mais lida da semana; veja os destaques do SD

MERCADOS HOJE

A debandada da bolsa, pessimismo global e tarifas de Trump: veja o que move os mercados hoje

21 de novembro de 2025 - 9:27

Nos últimos anos, diversas empresas deixaram a B3; veja o que está por trás desse movimento e o que mais pode afetar o seu bolso

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar