🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Liliane de Lima
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formada pela PUC-SP, já passou pelo portal DCI e setor de análise política da XP Investimentos.
MODELO DE TRABALHO

Fim do trabalho remoto? Oferta de vagas home office diminui nos últimos meses

Segundo uma pesquisa recente da Cortex, apenas 3,7% das oportunidades abertas citam a possibilidade de trabalho à distância na descrição

Liliane de Lima
25 de junho de 2023
16:45 - atualizado às 16:46
Mulher trabalha em computador de casa; home office
Home office - Imagem: Shutterstock

O trabalho à distância, também conhecido como home office, atingiu o ápice nos primeiros meses da pandemia de Covid-19, com adesão de 46% das empresas brasileiras, segundo estudo elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), divulgado em julho de 2020.

Contudo, a partir do início do ano passado, com a aceleração da vacinação e reabertura econômica, o trabalho em casa foi sendo substituído pelo (antigo) modelo presencial ou a combinação dos dois — com duas ou três idas ao escritórios por semana, o chamado regime híbrido.

Sendo assim, a oferta de vagas de trabalho remoto vem diminuindo. Segundo uma pesquisa recente da Cortex, empresa referência em inteligência de vendas B2B na América Latina, apenas 3,7% das oportunidades abertas nos principais portais de emprego do país citam home office na descrição.

Em números, isso significa que entre as mais de 800 mil vagas, somente 30,8 mil são para trabalho à distância. Esse é o menor percentual registrada desde julho de 2022 — quando a oferta de oportunidades home office somam cerca de 8% do total.

VEJA TAMBÉM - VIVARA (VIVA3) DISPARANDO 40%: "É SÓ O COMEÇO" — HORA DE COMPRAR?

Setores com mais vagas home office

Ainda segundo a pesquisa Cortex, o setor de serviços é o que oferta o maior número de vagas para trabalho à distância, concentrando cerca de 31,3% das oportunidades desse modelo. Ou seja, mais de 9 mil.

O setor de serviços é acompanhado pela área de tecnologia da informação, com 7.969 vagas abertas, e o setor de varejo, com 4.141 oportunidades disponíveis — em junho deste ano.

Já em relação aos estados, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre são as localidades com maior oferta de vagas no formato home office.

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar