O programa Tesouro Direto lançou, nesta quarta-feira (07), um cadastro unificado e simplificado que aceita PIX como método de pagamento.
Segundo a plataforma de investimento em títulos públicos do Tesouro Nacional, o Cad&Pag facilita o registro de novos investidores no programa, permitindo o primeiro investimento de forma fácil e rápida.
Ele integra os sistemas do Tesouro Direto, da plataforma Gov.br (portal autenticador central de acesso aos serviços do governo) e das instituições financeiras em um processo unificado, simplificando desde o cadastro das informações pessoais até a criação da conta com o banco ou corretora por meio da qual o investidor vai operar no programa.
Já os usuários que já são cadastrados no Tesouro Direto poderão passar a fazer login na plataforma por meio do seu cadastro Gov.br.
Para poder acessar o Tesouro Direto com o login Gov.br o investidor precisa ter, no mínimo, nível Prata de confiabilidade. Se não tiver, o usuário será encaminhado ao portal Gov.br para enriquecer sua conta.
Todos os investidores que se cadastrarem no Tesouro Direto pelo cadastro simplificado poderão investir via PIX pelo sistema de pagamento PagTesouro, da Secretaria do Tesouro Nacional.
O cadastro no portal Gov.br é necessário para ter acesso a diversos serviços online oferecidos pelo governo federal, como o resgate de "dinheiro esquecido" nos bancos e os serviços relativos à declaração de imposto de renda. Veja como criar uma conta Gov.br e passar para o nível prata ou ouro.