🔴 5 MOEDAS PARA MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 400X – VEJA COMO ACESSAR LISTA

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
O TIME DA ECONOMIA

Fernando Haddad anuncia novos secretários; saiba quem vai assessorar o futuro ministro da Fazenda

Gabriel Galípolo, que será o número dois da pasta, e Bernard Appy, secretário especial para a reforma tributária, foram anunciados no dia 13 de dezembro

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
22 de dezembro de 2022
14:55
Fernando Haddad fala em microfone, com os braços abertos. Ele veste terno cinza, camisa clara e gravata azul.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Horas depois de o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciar mais nomes para compor a Esplanada dos Ministérios, foi a vez de o futuro ministro da Economia, Fernando Haddad, entrar em cena e divulgar seus secretários. 

Haddad começou a escalar a equipe que formará o Ministério da Fazenda do governo Lula no dia 13 de dezembro, com Gabriel Galípolo como secretário-executivo e Bernard Appy como secretário especial para a reforma tributária.

Na ocasião, o futuro ministro confirmou o nome do economista e ex-presidente do Banco Fator como número 2 da pasta após uma reunião com o atual ministro da Economia, Paulo Guedes. Saiba mais sobre Galípolo.

Nesta quinta-feira (22), Haddad revelou novos nomes como o do economista Rogério Ceron como o secretário do Tesouro Nacional, mas ainda deixou alguns postos em aberto.

O secretário de Assuntos Internacionais da Fazenda, por exemplo, não foi anunciado hoje. Além disso, o futuro ministro informou que os adjuntos da Receita Federal serão auditores de carreira. Da mesma forma, os adjuntos do Tesouro serão pessoas de carreiras do órgão.  

Já os nomes que comandarão o Banco da Amazônia (Basa), o Banco do Nordeste (BNB) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) devem ser discutidos, segundo Haddad, em conjunto com Lula. 

Confira os nomes dos futuros secretários que Haddad anunciou no início desta quinta-feira: 

  • Rogério Ceron - secretário do Tesouro Nacional 
  • Guilherme Mello - secretário de Política Econômica 
  • Robinson Barreirinhas - secretário da Receita Federal 
  • Marcos Barbosa - secretário de Reformas Econômicas 

Com a palavra, Fernando Haddad

Apesar de o anúncio dos novos secretários ter durado cerca de 15 minutos, Haddad fez alguns comentários sobre os nomeados. 

Ao falar de Ceron, o futuro ministro disse que o novo secretário do Tesouro Nacional transformou São Paulo de capital endividada em credor líquido. Auditor fiscal de carreira, Ceron já presidiu o SP Parcerias, vinculado à Prefeitura de São Paulo, e ocupou a Secretaria de Finanças da Prefeitura de SP. 

Já sobre Barreirinhas — que comandará a Receita Federal — Haddad afirmou que como procurador-chefe da Fazenda da capital paulista, ele ajudou a sanar a dívida herdada da administração Celso Pitta em São Paulo.

O economista Guilherme Mello, que participou da campanha de Lula e foi confirmado como secretário de Política Econômica, por sua vez, teve um papel decisivo, segundo Haddad, na formulação de argumentos para nortear as negociações da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, promulgada ontem pelo Congresso

O advogado Marcos Barbosa Pinto, que encabeçará a nova Secretaria de Reformas Econômicas, é ex-diretor do BNDES e foi sócio da Gávea Investimentos. Além disso, trabalhou com Haddad no Ministério do Planejamento no primeiro mandato de Lula. 

Segundo Haddad, no Planejamento, Barbosa contribuiu para a elaboração das legislações para formatar o modelo do Prouni, programa de bolsas de estudos, e de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

O desafios do novo secretariado

Haddad afirmou que, apesar de ter optado por uma equipe jovem, os futuros secretários já passaram por testes de estresse importantes e têm grande experiência no setor público. 

"São pessoas testadas e aprovadas, com resultados palpáveis", afirmou.  "O Estado brasileiro está muito desorganizado. Essas pessoas são as mais qualificadas para reorganizar o Estado Brasileiro", acrescentou. 

O futuro ministro da Economia disse ainda que irá, junto com sua equipe, endereçar questões da Receita, inclusive o bônus dos servidores.

Compartilhe

MÃO PESADA?

Anatel poderá ser supervisor das redes sociais: presidente da agência defende que órgão regule plataformas 

19 de maio de 2024 - 11:22

O dirigente da Anatel explicou que a agência não tem, no entanto, como atuar sobre postagem e perfis específicos

ACONTECE EM OUTUBRO

Aquecendo os motores para as eleições municipais: Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

18 de maio de 2024 - 11:55

Dos 35 planos de teste realizados, cinco apontaram melhorias nos sistemas, que foram acatadas pelos técnicos do tribunal

"TUDO NORMAL"

Jair Bolsonaro recebe alta após 13 dias internado e já anuncia planos

17 de maio de 2024 - 16:46

“Em uma semana, tudo normal”, escreveu no X (antigo Twitter) Bolsonaro, que estava com quadro de erisipela e desconforto abdominal

VAI MELHORAR?

O que Haddad espera da economia? Projeções da Fazenda esperam inflação e PIB maiores para 2024

16 de maio de 2024 - 15:33

Para 2025, a projeção de IPCA passou de 3,10% para 3,20%. A atualização acontece um mês após o último boletim macrofiscal da SPE.

POLÍTICA

Sérgio Moro vai perder o mandato? Veja como será o julgamento do senador no TSE

16 de maio de 2024 - 11:14

Julgamento que pode resultar na cassação do mandato de Sérgio Moro e torná-lo inelegível começa hoje no TSE

PESQUISA QUAEST

Lula “merece” ou não ser reeleito? Pesquisa aponta nome mais forte que Jair Bolsonaro para eleição de 2026

13 de maio de 2024 - 8:35

Vale lembrar que Bolsonaro está inelegível até a eleição de 2030, de acordo com uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

DECISÃO DA CORTE

STF barra indicações políticas para estatais — mas mantém nomeações feitas por Lula

10 de maio de 2024 - 9:19

Assim, com a decisão, ficam proibidas futuras nomeações políticas para cargos de chefia em empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias

LEVANTAMENTO

Governo Lula melhor que o de Bolsonaro? Veja o que a pesquisa CNT/MDA descobriu

7 de maio de 2024 - 18:32

O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e executado pelo Instituto MDA Pesquisa. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais.

NAS CASAS LEGISLATIVAS

Comissão do Senado dá sinal verde para projeto de lei que recria seguro obrigatório DPVAT e libera R$ 15 bilhões de crédito

7 de maio de 2024 - 14:49

“A recriação do DPVAT, agora SPVAT, não tem nenhum condão do ponto de vista do governo de fazer caixa”, disse o senador Jaques Wagner durante a votação

VOCÊ ESTÁ COM TUDO EM ORDEM?

Eleitor tem dois dias para regularizar título para as eleições municipais de 2024; confira como consultar e resolver as pendências

6 de maio de 2024 - 14:10

Eleitores com biometria cadastrada podem realizar regularização por meio do site do TSE; no Rio Grande do Sul, prazo para resolução de pendências foi estendido

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar