🔴 5 MOEDAS PARA MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 400X – VEJA COMO ACESSAR LISTA

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
GOVERNO EM TRANSIÇÃO

Quem é Gabriel Galípolo, o futuro número 2 de Haddad no Ministério da Fazenda do governo Lula

Economista e ex-presidente do Banco Fator, Gabriel Galípolo atuou como interlocutor na campanha de Lula, mas o mercado não morre de amores pelo futuro secretário de Haddad

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
13 de dezembro de 2022
15:45 - atualizado às 15:56
Gabriel Galípolo
Gabriel Galípolo - Imagem: Reprodução YouTube

Fernando Haddad começou a escalar a equipe que formará no Ministério da Fazenda do governo Lula com Gabriel Galípolo no cargo de secretário-executivo.

O futuro ministro confirmou o nome do economista e ex-presidente do Banco Fator como número 2 da pasta em rápida conversa com jornalistas na saída da sede do Banco Central, em Brasília.

Haddad revelou que o economista seria o seu "número dois" à frente da pasta em reunião pela manhã com o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, e seus secretários.

Apesar da experiência de Galípolo no setor financeiro, o mercado não morre de amores pelo futuro secretário-executivo da Fazenda. A esperança dos investidores era que Haddad chamasse Marcos Cruz, com quem trabalhou quando era prefeito de São Paulo.

Seja como for, a confirmação do nome do economista teve pouco impacto no mercado. Por volta das 15h35, o Ibovespa operava perto da estabilidade e o dólar comercial registrava queda. Leia mais na nossa cobertura completa de mercados.

Quem é você, Galípolo

Gabriel Galípolo atuou na campanha como interlocutor entre a chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), agora presidente eleito, e o mercado financeiro. Desde então, vinha sendo cotado para compor a equipe econômica antes mesmo de Haddad ganhar força como indicado a chefe da Fazenda.

No fim de novembro, em evento organizado pelo Esfera Brasil, o economista avaliou que o teto de gastos já deixou de servir como âncora fiscal no Brasil. "A gente já passou do funeral, já está para a missa de sétimo dia da regra fiscal", ironizou.

Na ocasião, ele também defendeu a necessidade de uma discussão transparente sobre o Orçamento, pautada na qualidade da arrecadação e do gasto. Ele criticou o orçamento secreto, devido à falta de transparência do mecanismo.

Durante o governo de transição, Galípolo fez parte do grupo temático da área de Infraestrutura. O economista já trabalhou com o BNDES na estruturação financeira da privatização da Cedae, um marco no programa de saneamento. É especialista em instrumentos financeiros de política de crédito em articulação do público e privado para projetos de longa duração.

Inicialmente, o nome do economista era mais citado em conversas justamente para a presidência do BNDES. Mas o cargo pode parar nas mãos do ex-ministro petista Aloizio Mercadante, sob o guarda-chuva do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Reunião com Campos Neto

Do carro na saída do Banco Central, Haddad também disse que a reunião com o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, "foi ótima".

Com a aprovação da independência formal do BC, o mandato do presidente da autoridade não coincide mais com o do presidente da República. Assim, Campos Neto permanece à frente da autoridade monetária até o fim de 2024, no meio do governo Lula.

Agora Haddad deve seguir para o hotel. Mais tarde, às 18h30, o futuro ministro dará a primeira coletiva após ser anunciado no cargo.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Compartilhe

MÃO PESADA?

Anatel poderá ser supervisor das redes sociais: presidente da agência defende que órgão regule plataformas 

19 de maio de 2024 - 11:22

O dirigente da Anatel explicou que a agência não tem, no entanto, como atuar sobre postagem e perfis específicos

ACONTECE EM OUTUBRO

Aquecendo os motores para as eleições municipais: Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

18 de maio de 2024 - 11:55

Dos 35 planos de teste realizados, cinco apontaram melhorias nos sistemas, que foram acatadas pelos técnicos do tribunal

"TUDO NORMAL"

Jair Bolsonaro recebe alta após 13 dias internado e já anuncia planos

17 de maio de 2024 - 16:46

“Em uma semana, tudo normal”, escreveu no X (antigo Twitter) Bolsonaro, que estava com quadro de erisipela e desconforto abdominal

VAI MELHORAR?

O que Haddad espera da economia? Projeções da Fazenda esperam inflação e PIB maiores para 2024

16 de maio de 2024 - 15:33

Para 2025, a projeção de IPCA passou de 3,10% para 3,20%. A atualização acontece um mês após o último boletim macrofiscal da SPE.

POLÍTICA

Sérgio Moro vai perder o mandato? Veja como será o julgamento do senador no TSE

16 de maio de 2024 - 11:14

Julgamento que pode resultar na cassação do mandato de Sérgio Moro e torná-lo inelegível começa hoje no TSE

PESQUISA QUAEST

Lula “merece” ou não ser reeleito? Pesquisa aponta nome mais forte que Jair Bolsonaro para eleição de 2026

13 de maio de 2024 - 8:35

Vale lembrar que Bolsonaro está inelegível até a eleição de 2030, de acordo com uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

DECISÃO DA CORTE

STF barra indicações políticas para estatais — mas mantém nomeações feitas por Lula

10 de maio de 2024 - 9:19

Assim, com a decisão, ficam proibidas futuras nomeações políticas para cargos de chefia em empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias

LEVANTAMENTO

Governo Lula melhor que o de Bolsonaro? Veja o que a pesquisa CNT/MDA descobriu

7 de maio de 2024 - 18:32

O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e executado pelo Instituto MDA Pesquisa. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais.

NAS CASAS LEGISLATIVAS

Comissão do Senado dá sinal verde para projeto de lei que recria seguro obrigatório DPVAT e libera R$ 15 bilhões de crédito

7 de maio de 2024 - 14:49

“A recriação do DPVAT, agora SPVAT, não tem nenhum condão do ponto de vista do governo de fazer caixa”, disse o senador Jaques Wagner durante a votação

VOCÊ ESTÁ COM TUDO EM ORDEM?

Eleitor tem dois dias para regularizar título para as eleições municipais de 2024; confira como consultar e resolver as pendências

6 de maio de 2024 - 14:10

Eleitores com biometria cadastrada podem realizar regularização por meio do site do TSE; no Rio Grande do Sul, prazo para resolução de pendências foi estendido

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar