🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

Central das Eleições

Eleições 2022: últimas pesquisas Quaest/Genial e Atlas antes do segundo turno mostram Lula com vantagem apertada contra Bolsonaro

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
29 de outubro de 2022
11:23 - atualizado às 18:50
Montagem com imagens de Lula e Bolsonaro nas eleições 2022
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Shutterstock; Edição: Lucas Molina

RESUMO DO DIA: Na véspera do segundo turno das Eleições 2022, os candidatos à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) fazem seus últimos atos de campanha. Diversas pesquisas de intenção de voto devem sair ao longo do dia. Acompanhe tudo por aqui!

Datafolha: Lula tem 49% dos votos totais contra 45% de Bolsonaro na véspera do segundo turno

Na véspera do segundo turno das Eleições 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua à frente na corrida ao Palácio do Planalto, com 49% dos votos totais contra 45% de Jair Bolsonaro (PL), segundo a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (29). Brancos e nulos somam 4%, e indecisos, 2%.

Em relação à pesquisa anterior, Lula ficou estável, enquanto Bolsonaro subiu um ponto percentual.

Considerando os votos válidos – aqueles que excluem da conta brancos e nulos – o petista tem 52% contra 48% de Bolsonaro.

O instituto ouviu 8.308 pessoas em 253 municípios entre sexta (28) e sábado (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada sob o código BR-08297/2022.

Pelo intervalo em que ocorreram as entrevistas, foi possível captar o sentimento do eleitor em relação às últimas polêmicas envolvendo os dois candidatos, além da repercussão do debate de ontem (28) na TV Globo.

Datafolha: Tarcísio tem 46% dos votos totais contra 42% de Haddad

A menos de 24 horas do início do segundo turno, a pesquisa Datafolha para o governo de São Paulo, publicada neste sábado (29), mostra tendência de aumento das intenções de voto no candidato do PT, Fernando Haddad.

Tarcísio de Freitas (Republicanos) continua à frente, com 46% das intenções de voto totais, contra 42% do petista. Brancos e nulos somam 8% e indecisos 4%.

Na sondagem anterior, Tarcísio aparecia com 49%, enquanto Haddad estava com 40% das intenções de voto.

Nos votos válidos, critério adotado pela Justiça Eleitoral para declarar o vencedor que exclui votos brancos e nulos, Tarcísio tem 53% dos votos e Haddad 47%.

A pesquisa foi realizada entre sexta (28) e sábado (29) e entrevistou 3.134 eleitores em 79 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada sob o código SP-03973/2022.

No primeiro turno, Tarcísio recebeu 42,32% dos votos válidos, contra 35,70% de Haddad. O resultado contrariou as pesquisas de intenção de voto, que davam larga vantagem ao petista.

Ipec mostra Lula com 50% dos votos totais, ante 43% de Bolsonaro

A última pesquisa Ipec antes do segundo turno das Eleições 2022 mostra manutenção da vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

Na nova sondagem, Lula aparece com 50% dos votos totais, enquanto Bolsonaro tem 43%. Votos brancos e nulos somam 5% e indecisos, 2%.

  • Lula (PT): 50%
  • Bolsonaro (PL): 43%
  • Branco e nulo: 5%
  • Não sabem/não responderam: 2%

Dentre os votos válidos, Lula tem 54% e Bolsonaro 46%. Foram entrevistadas presencialmente 4.272 pessoas em todos os estados entre quinta (27) e sábado (29). Foi possível, portanto, captar o sentimento dos eleitores em relação ao debate da noite de ontem, na TV Globo.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais e o nível de confiança de 95%. Ela está cadastrada sob o número BR-05256/2022.

Genial/Quaest: Lula tem 52% e Bolsonaro 48% dos votos válidos

A última pesquisa Genial/Quaest antes do segundo turno das eleições mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 52% dos votos válidos, contra 48% de Jair Bolsonaro (PL).

Nos votos totais, Lula tem 46% e Bolsonaro 43%.

Segundo a pesquisa, 92% das pessoas que responderam afirmaram que seus votos eram definitivos.

No quesito rejeição, Bolsonaro tem 48% de rejeição contra 44% de Lula.

A pesquisa ouviu

Pesquisa Atlas: Lula lidera com margem apertada de votos

A Atlas Intel divulgou há pouco os dados de sua pesquisa de intenção de voto para presidente no 2º turno.

E, em linhas gerais, o levantamento mostra tendência semelhante à vista em outros institutos de pesquisa: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente de Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com o levantamento, Lula tem 53,4%  dos votos válidos, contra 46,6% de Bolsonaro. A margem de erro é de 1 ponto percentual.

Lula mantém vantagem de 6,8p.p. sobre Bolsonaro, 0,4 pontos a mais em relação à última pesquisa.
Responderam à pesquisa 7.500 pessoas entre os dias 26 e 29 de outubro.
TSE emite a zerésima

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu a zerésima das urnas eletrônicas, documento que mostra que não há nenhum voto computado no sistema antes do início do pleito.

Todas as entidades fiscalizadoras foram convidadas a assinar a zerésima.

Compareceram representantes das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Controladoria-Geral da União (CGU), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) e dos partidos PCdoB, PV e Cidadania.

A missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) também esteve presente.

TSE emite a zerésima
TSE emite a zerésima - Imagem: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Filha de Temer reafirma voto em Lula

Mesmo com Lula (PL) chamando o ex-presidente Michel Temer (MDB) de golpista no debate de ontem (30), a própria filha do emedebista, Luciana Temer, veio às redes sociais para reafirmar seu voto no petista.

“Eu não defendo um homem, eu defendo um modelo de país, eu defendo um modelo de sociedade que não é possível definitivamente com um governante que desrespeita as instituições, que é favorável a crianças não frequentarem a escola, que é favorável ao armamento das pessoas, que tem falas e atitudes machistas, racistas e homofóbicas”, disse a professora de direito.

“Não é, definitivamente, este país que eu quero deixar para os meus filhos e meus netos. Aliás, não é o país que eu quero para mim. Por isso, eu voto 13”, enfatizou.

Confira o vídeo aqui.

Michel Temer: "golpe de sorte"

Chamado de golpista por Lula (PT) no debate na Globo ontem (30), o ex-presidente Michel Temer (MDB) respondeu neste sábado com uma ironia.

“Na verdade, o que aconteceu no Brasil foi um golpe de sorte, pois recuperamos o País da maior recessão da sua história”, afirmou Temer.

AGENDA DOS PRESIDENCIÁVEIS NO FIM DE SEMANA

Sábado (29/10)

Lula (PT) fará uma caminhada pela Avenida Paulista, em São Paulo, a partir das 16h.

Bolsonaro (PL) participa de uma “motocarreata” em Belo Horizonte (MG).

 

Domingo (30/10)

Lula (PT) votará na Escola Estadual Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo (SP) pela manhã. Está marcado, ainda, um pronunciamento do petista após o resultado das eleições.

Bolsonaro (PL) vota na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, em Marechal Hermes, zona norte do Rio de Janeiro.

Alexandre de Moraes fará pronunciamento hoje

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, fará um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão neste sábado às 20h30.

Ele deve pedir que os eleitores compareçam às urnas e reforçar que gestores públicos estão proibidos de diminuir a oferta de transporte público no domingo (30), dia do segundo turno.

Na véspera do primeiro turno, Moraes também fez um pronunciamento no qual reforçou a segurança das urnas e o sigilo do voto.

Alckmin engaja na campanha de Haddad

O candidato a vice-presidente na chapa de Lula (PT), Geraldo Alckmin (PSB), ex-governador de São Paulo, publicou neste sábado um vídeo direcionado ao eleitorado do interior paulista pedindo votos em Fernando Haddad (PT).

Haddad disputa o governo do Estado contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), apadrinhado de Bolsonaro (PL) que saiu na frente na disputa no primeiro turno.

CNT/MDA dá empate técnico

Pesquisa do instituto MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada neste sábado (29) mostra empate técnico entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela presidência da República.

Na pesquisa estimulada, Lula tem 46,9% dos votos, enquanto Bolsonaro tem 44,9%. Nos votos válidos, quando se descartam nulos e brancos, Lula soma 51,1% e Bolsonaro 48,9%.

Bolsonaro apresentou crescimento fora da margem de erro do levantamento, que é de 2,2 pp para mais ou para menos.

Na pesquisa anterior, o atual presidente tinha 41,8% na pesquisa estimulada e 46,5% nos votos válidos. Já Lula tinha 46,4% na estimulada e 53,5% nos votos válidos.

D acordo com a pesquisa deste sábado, o índice de rejeição de Bolsonaro caiu e o de Lula aumentou, com ambos atingindo o mesmo patamar de 47,2% contra 47,3%, respectivamente.

Para o levantamento, foram realizadas 2.002 entrevistas presenciais, no período de 26 a 28 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pp, e o nível de confiança é de 95%. O número do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral é BR 01820/2022.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PESQUISA

Desaprovação a Lula cai para 50,1%, mas é o suficiente para vencer Bolsonaro ou Tarcísio? Atlas Intel responde

28 de abril de 2025 - 18:13

Os dados de abril são os primeiros da série temporal que mostra uma reversão na tendência de alta na desaprovação e queda na aprovação que vinha sendo registrada desde abril de 2024

JÁ PODE PEDIR MÚSICA

Fernando Collor torna-se o terceiro ex-presidente brasileiro a ser preso — mas o motivo não tem nada a ver com o que levou ao seu impeachment

25 de abril de 2025 - 11:01

Apesar de Collor ter entrado para a história com a sua saída da presidência nos anos 90, a prisão está relacionada a um outro julgamento histórico no Brasil, que também colocou outros dois ex-presidentes atrás das grades

AVALIAÇÃO EM SP

Lula é reprovado por 59% e aprovado por 37% dos paulistas, aponta pesquisa Futura Inteligência

19 de abril de 2025 - 15:33

A condição econômica do país é vista como péssima para a maioria dos eleitores de São Paulo (65,1%), com destaque pouco satisfatório para o combate à alta dos preços e a criação de empregos

DIA 82

A resposta de Lula a Donald Trump: o Brasil não é um parceiro de segunda classe

11 de abril de 2025 - 19:49

O presidente brasileiro finalmente sancionou, sem vetos, a lei de reciprocidade para lidar melhor com casos como o tarifaço dos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Prazo de validade: Ibovespa tenta acompanhar correção das bolsas internacionais, mas ainda há um Trump no meio do caminho

8 de abril de 2025 - 8:15

Bolsas recuperam-se parcialmente das perdas dos últimos dias, mas ameaça de Trump à China coloca em risco a continuidade desse movimento

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Guerra comercial abre oportunidade para o Brasil — mas há chance de transformar Trump em cabo eleitoral improvável de Lula?

8 de abril de 2025 - 6:37

Impacto da guerra comercial de Trump sobre a economia pode reduzir pressão inflacionária e acelerar uma eventual queda dos juros mais adiante no Brasil (se não acabar em recessão)

PETRÓLEO NO RADAR

Petrobras (PETR4) avança em processo para tirar ‘novo pré-sal’ do papel

6 de abril de 2025 - 14:42

Petrobras recebeu permissão para operar a Unidade de Atendimento e Reabilitação de Fauna. O centro é uma exigência do Ibama para liberar a busca de petróleo no litoral do Amapá

EM RECUPERAÇÃO

Com eleições de 2026 no radar, governo Lula melhora avaliação positiva, mas popularidade do presidente segue baixa

5 de abril de 2025 - 17:58

O governo vem investindo pesado para aumentar a popularidade. A aposta para virar o jogo está focada principalmente na área econômica, porém a gestão de Lula tem outra carta na manga: Donald Trump

START NO 'TARIFAÇO'

Tarifas gerais de Trump começam a valer hoje e Brasil está na mira; veja como o governo quer reagir

5 de abril de 2025 - 10:48

Além do Brasil, Trump também impôs tarifa mínima de 10% a 126 outros países, como Argentina e Reino Unido

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um café e um pão na chapa na bolsa: Ibovespa tenta continuar escapando de Trump em dia de payroll e Powell

4 de abril de 2025 - 8:16

Mercados internacionais continuam reagindo negativamente a Trump; Ibovespa passou incólume ontem

MAIS QUE FRIENDS, HERMANOS

Lula reclama e Milei “canta Queen”: as reações de Brasil e Argentina às tarifas de Trump

3 de abril de 2025 - 16:13

Os dois países foram alvo da alíquota mínima de 10% para as exportações aos EUA, mas as reações dos presidentes foram completamente diferentes; veja o que cada um deles disse

DE OLHO NAS URNAS

Eleições 2026: Lula tem empate técnico com Bolsonaro e vence todos os demais no 2º turno, segundo pesquisa Genial/Quaest

3 de abril de 2025 - 12:02

Ainda segundo a pesquisa, 62% dos brasileiros acham que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria se candidatar à reeleição em 2026

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trump Day: Mesmo com Brasil ‘poupado’ na guerra comercial, Ibovespa fica a reboque em sangria das bolsas internacionais

3 de abril de 2025 - 8:14

Mercados internacionais reagem em forte queda ao tarifaço amplo, geral e irrestrito imposto por Trump aos parceiros comerciais dos EUA

DIA 73

A resposta de Lula às tarifas de Trump: Brasil pode pegar pesado e recorrer à OMC

2 de abril de 2025 - 20:54

O governo brasileiro estuda todas as opções para se defender das medidas do governo norte-americano e, embora prefira o diálogo, não descarta acionar os EUA na Organização Mundial do Comércio

EM BAIXA

Genial/Quaest: Aprovação do governo Lula atinge pior nível desde janeiro de 2023 e cai inclusive no Nordeste e entre mulheres

2 de abril de 2025 - 9:20

As novas medidas anunciadas e o esforço de comunicação parecem não estar gerando os efeitos positivos esperados pelo governo

E AGORA, LULA

O Brasil pode ser atingido pelas tarifas de Trump? Veja os riscos que o País corre após o Dia da Libertação dos EUA

2 de abril de 2025 - 6:29

O presidente norte-americano deve anunciar nesta quarta-feira (2) as taxas contra parceiros comerciais; entenda os riscos que o Brasil corre com o tarifaço do republicano

DIA 72

Brasil não aguarda tarifas de Trump de braços cruzados: o último passo do Congresso antes do Dia da Libertação dos EUA

1 de abril de 2025 - 19:32

Enquanto o Ibovespa andou com as próprias pernas, o Congresso preparava um projeto de lei para se defender de tarifas recíprocas

CLASSE MÉDIA NA MIRA

Nova faixa do Minha Casa Minha Vida deve impulsionar construtoras no curto prazo — mas duas ações vão brilhar mais com o programa, diz Itaú BBA

27 de março de 2025 - 16:33

Apesar da faixa 4 trazer benefícios para as construtoras no curto prazo, o Itaú BBA também vê incertezas no horizonte

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esporte radical na bolsa: Ibovespa sobe em dia de IPCA-15, relatório do Banco Central e coletiva de Galípolo

27 de março de 2025 - 8:20

Galípolo concederá entrevista coletiva no fim da manhã, depois da apresentação do Relatório de Política Monetária do BC

DA TECNOLOGIA AO MEIO AMBIENTE

Lula firma acordos com Japão, mas frustração do mercado ajuda a derrubar as ações dos frigoríficos na bolsa

26 de março de 2025 - 16:45

Em rara visita de Estado ao Japão, o presidente brasileiro e o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, firmaram nesta quarta-feira (26) dez acordos de cooperação em áreas como comércio, indústria e meio ambiente

ENQUANTO ISSO NA SALA DE JUSTIÇA

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe; o que acontece agora

26 de março de 2025 - 14:10

Além de Bolsonaro, a primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus sete aliados do ex-presidente

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cuidado com a cabeça: Ibovespa tenta recuperação enquanto investidores repercutem ata do Copom

25 de março de 2025 - 8:13

Ibovespa caiu 0,77% na segunda-feira, mas acumula alta de quase 7% no que vai de março diante das perspectivas para os juros

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar