🔴 AÇÕES PARA INVESTIR EM JULHO: CONFIRA CARTEIRA COM 10 RECOMENDAÇÕES – ACESSE GRATUITAMENTE

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Lula tem 43,4% das intenções de voto e Bolsonaro tem 34,8%, segundo pesquisa CNT/MDA

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
16 de setembro de 2022
8:12 - atualizado às 20:12
Urna Eletrônica Central das Eleições SD
Urna Eletrônica - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

RESUMO DO DIA: A semana foi marcada pela divulgação de uma série de pesquisas eleitorais. Nesta sexta-feira (16), o Instituto MDA Pesquisa encerra esse ciclo com um levantamento encomendado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e que confirma a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o presidente Jair Bolsonaro (PL) em segundo lugar. Confira os números da nova sondagem.

Auditoria: TCU vai checar o resultado de 4.161 urnas no primeiro turno

O Tribunal de Contas da União (TCU) fará a checagem de 4.161 urnas eletrônicas no primeiro turno das eleições. O objetivo é cruzar as informações dos boletins de urna, disponíveis ao fim da votação, com o resultado contabilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Auditores do TCU buscarão vias impressas dos boletins de urna em seções eleitorais das capitais dos estados e no Distrito Federal. Depois, irão comparar a informação do documento com a disponível no TSE na rede e informarão à Corte Eleitoral o resultado da amostra selecionada.

Os boletins de urna são tradicionalmente impressos e disponibilizados na porta da seção eleitoral. Nas eleições deste ano, o TSE também fornecerá os dados na internet para qualquer cidadão interessado.

Simone Tebet: “Busca do voto útil é desrespeito com o eleitor”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) estão em busca do voto útil para vencer as eleições. Enquanto o petista quer garantir a vitória no primeiro turno, o atual chefe do Planalto tenta assegurar sua vaga no segundo turno. 

O movimento, no entanto, tem incomodado a senadora Simone Tebet (MDB). Nesta sexta-feira (16), ela lamentou as investidas das campanhas adversárias pelo voto útil, que classificou como um “desrespeito com o eleitor”. 

“Não tenho do que me blindar, mas lamentar o desrespeito com o eleitor”, afirmou ela em visita a uma feira popular em Taguatinga, cidade a 25 km do centro de Brasília.

Bolsonaro na ONU: saiba o que o presidente vai falar para tentar assegurar reeleição

Dizem que quando uma oportunidade surge, não podemos desperdiçá-la. E é isso que o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai fazer na Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU): usar o discurso no evento para impulsionar sua campanha à reeleição. 

Tradicionalmente, o Brasil abre a Assembleia-Geral da ONU e, dessa vez, a ideia é que Bolsonaro explore a economia e passe uma mensagem de chefe de Estado na principal arena da diplomacia internacional, sem deixar de acenar ao público interno do País.

Confira os detalhes do discurso de Bolsonaro na ONU. 

Pesquisa CNT/MDA: 55,4% não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro e 46,3% em Lula

O presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera o índice de rejeição na corrida eleitoral, segundo o novo levantamento do Instituto MDA Pesquisa, encomendado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). 

De acordo com a pesquisa, 55,4% dos eleitores não votariam “de jeito nenhum” no chefe do Executivo.

Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 50,1%, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 46,4%, e Simone Tebet (MDB), com 44,7%. 

No levantamento anterior, de 30 de agosto, Bolsonaro tinha 55,8% de rejeição e Lula aparecia com 45,2%.

Em relação ao resultado da eleição presidencial, a pesquisa mostra que 36% têm “mais medo” da continuidade do governo de Bolsonaro.

Outros 30,5% têm “mais medo” da volta de Lula ao Planalto. Dos entrevistados, 22,3% não têm medo do resultado.

Pesquisa Modal/Futura coloca Bolsonaro à frente de Lula

Uma pesquisa realizada pela Futura sob encomenda do Banco Modal coloca o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo o levantamento, cuja margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos, Bolsonaro teria 41,9% em primeiro turno, seguido por Lula (36,9%), Ciro Gomes (7,0%) e Simone Tebet (6,4%).

Em segundo turno, Bolsonaro teria 46,4% e Lula, 44,5%.

Quais opções restam a Bolsonaro para garantir um segundo turno contra Lula?

Falta pouco mais de duas semanas para o primeiro turno das eleições e a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, encontra-se diante de uma questão existencial: o que resta fazer para garantir um segundo turno contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)?

Se você tem acompanhado o dia a dia da campanha, deve ter notado uma mudança de postura por parte de Bolsonaro. As declarações polêmicas cada vez mais dão lugar a falas moderadas e até mesmo a recuos em relação a temas antes caros ao presidente.

Confira a matéria especial sobre a nova estratégia de Bolsonaro para garantir o segundo turno contra Lula. 

Pesquisa CNT/MDA: Bolsonaro e Lula ainda precisam convencer 20% do eleitorado

Na reta final para o primeiro turno das eleições, tanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o presidente Jair Bolsonaro (PL) precisam se apressar caso queiram definir a disputa no dia 2 de outubro. 

Levantamento feito pelo Instituto MDA Pesquisa, encomendado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostrou que apenas 19,3% do eleitorado admite que pode mudar de candidato até o primeiro turno. Ou seja, para 80,7% da população, a decisão do voto na eleição presidencial é definitiva. 

Dos eleitores de Bolsonaro, 87,7% dizem que não mudam mais a escolha. Dos que declaram voto em Lula, 84,5% afirmam que a decisão é definitiva.

Para 50,9% dos eleitores de Ciro Gomes (PDT), o voto é definitivo, mas 49,1% admitem mudar o voto. Dos que declaram apoio a Simone Tebet (MDB), 40,4% estão decididos e 59,6% ainda podem reavaliar a decisão.

Entre as mulheres, Lula lidera com 46% das intenções de voto. Já Bolsonaro é a preferência de 29% do público feminino. O presidente, contudo, tem vantagem entre os evangélicos. No grupo, lidera com 49%, contra 32% de Lula.

Pesquisa CNT/MDA: Lula tem 43,4% das intenções de voto e Bolsonaro tem 34,8%

A última pesquisa eleitoral de uma semana confirmou o que os outros levantamentos já vinham indicando: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando as intenções de voto na casa dos 40% e o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, na casa dos 30%. 

A diferença da sondagem divulgada nesta sexta-feira (16) feita pelo Instituto MDA Pesquisa e encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), é que ambos os candidatos conseguiram avançar na comparação com a pesquisa anterior. 

Agora, Lula tem 43,4% dos votos, enquanto Bolsonaro aparece com 34,8%. Dentro da margem de erro, o petista avançou 1,1 ponto porcentual e o atual chefe do Executivo, 0,7 ponto na comparação com o levantamento de 30 de agosto. 

No segundo pelotão, aparecem: 

  • Ciro Gomes (PDT): 5,6%
  • Simone Tebet (MDB): 4,7% 
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 0,7%
  • Luiz Felipe d’Avila (Novo): 0,3%
  • Vera Lúcia (PSTU): 0,2%

Ainda de acordo com a sondagem, os votos brancos e nulos somam 4,1% e indecisos, 6,0%.

Lula x Bolsonaro no segundo turno

Nas projeções para um eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 49,4% a 39,3%. O petista derrotaria Simone Tebet por 49,1% a 28,7% e Ciro Gomes por 47,5% a 30,9%.

Em um confronto entre Bolsonaro e Ciro Gomes, haveria empate na margem de erro, com 41,9% para o pedetista e 40,1% para o atual presidente. 

Já na disputa entre Bolsonaro e Simone Tebet, o chefe do Executivo somaria 41% das intenções de voto e a senadora, 38,8%.

O CNT/MDA fez 2.002 entrevistas entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de 2,2 p.p., e o nível de confiança é de 95%. 

CNN: Dissidentes do PDT abandonam Ciro e articulam manifesto em favor de Lula

Dissidentes do PDT, partido de Ciro Gomes, preparam um manifesto em favor da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informa a CNN Brasil.

A elaboração do documento tem à frente atuais e ex-integrantes do PDT. Não está claro quando o desembarque dos pedetistas será formalizado.

Um dos idealizadores é Gabriel Cassiano, um ex-aliado de Ciro agora alinhado com o PT.

Além dele, integram o movimento os vereadores do PDT em João Pessoa, Junior Leandro e Betinho; André Luan, ex-diretor da Fundação Leonel Brizola em Minas Gerais; e Vinicius Dino, ex-secretário Geral da Juventude Socialista de São Paulo.

“O manifesto terá como objetivo escancarar a dubiedade de Ciro, mostrando o contraste de suas falas sobre Lula nos anos de 2016, 2017 e 2018 comparando com as falas atuais que enxergamos ser uma conveniência eleitoral e pregando o voto útil em Lula no dia 2 de outubro para evitar um segundo turno turbulento e sangrento nesse país”, disse Cassiano à CNN Brasil.

Confira a agenda dos candidatos hoje

Confira a agenda dos candidatos à Presidência da República nesta sexta-feira, 16 de setembro.

Somente a candidata Sofia Manzano (PCB) não tem agenda pública prevista para hoje.

  • Ciro Gomes (PDT): às 10h30 participa de ato político no calçadão de Campina Grande. Às 15h, faz ato político com candidatos e militância do PDT na Cidade Velha, em Belém. Às 17h30, tem encontro com governador Waldez Góes na sede do Maracatu, em Macapá.
  • Constituinte Eymael (DC):  às 14h, fará caminhada em Santo André (SP).
  • Felipe D’Avila (Novo): às 11h45 visita a ONG Pontes de Amor, em Uberlândia, às 14h30 visita a empresa Yamo de Uberlândia. Às 16h participa de recepção no comitê do Novo em Uberaba, às 17h15 visita o Café do Mercadão, no Centro Histórico, às 18h tem reunião com entidades empresariais na Associação Comercial e Industrial de Uberaba e às 20h30 tem jantar com filiados do partido Novo em Uberaba.
  • Jair Bolsonaro (PL): tem atividades de campanha em Londrina (PR) e Prudentópolis (PR).
  • Léo Péricles (UP): tem agenda no Rio Grande do Sul.
  • Lula (PT): Pela manhã, visita fazendas com certificação de práticas sustentáveis nos municípios de Jequitaí e São João da Ponte, em Minas Gerais. Às 18h participa de ato no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre.
  • Padre Kelmon (PTB):  às 10h30 recebe apoiadores no Aeroporto de Salvador, às 11h segue para Caboto em Candeias (BA), 12h visita a Comunidade de Bananeiras, 14h almoça com  lideranças políticas e apoiadores na Comunidade de Botelho, às 16h visita  a Comunidade e Igreja de Nossa Senhora das Neves, às 17h realiza com apoiadores e político a Travessia Ilha de Maré x Salvador chegando a Base Naval de Aratu e às 19h participa de jantar e encontro com Cadeirantes de Salvador no bairro do Imbuí.
  • Simone Tebet (MDB):  às 9h, visita o Mercado Reviver em São Luís. Às 15h, visita a Feira dos Goiânos em Brasília.
  • Soraya Thronicke (União): às 8h concede entrevista online à Rádio Som Maior de Santa Catarina, às 11h participa do ciclo de debates A Engenharia, o Estado e o País, organizado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, e às 13h visita a feira de soluções do mercado de hospitalidade “Equipotel” na São Paulo Expo.
  • Vera (PSTU): às 9h participa de caminhada no Setor Comercial Sul de Brasília. Às 10h30 recebe Carta dos Andes-SN aos presidenciáveis em Brasília, às 13h participa um almoço-conversa com representantes da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) em Brasília.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
QUARTO MANDATO?

Tarifas ajudam na popularidade do governo Lula — e pesquisa indica um outro fator que pode aproximar o eleitorado

16 de julho de 2025 - 12:14

A aprovação do presidente foi impulsionada por uma mudança na perspectiva dos brasileiros que estão fora da base do governo

REMENDO NAS CONTAS

Problema para o próximo presidente? Câmara aprova PEC dos precatórios, que adia inclusão na meta fiscal para a partir de 2027

16 de julho de 2025 - 11:37

Texto, aprovado em comissão especial, retarda em dez anos a incorporação total desses gastos nas contas públicas

QUEDA DE BRAÇO

Agora é com Alexandre de Moraes: audiência sobre impasse do IOF termina sem acordo; entenda os próximos passos

16 de julho de 2025 - 10:07

Em vez de realizar negociações, os participantes afirmaram que “preferiam aguardar a decisão judicial” sobre o impasse

VISÃO DO MERCADO

Lula ou Tarcísio em 2026? Dólar indica quem a ‘Faria Lima’ acredita ter mais chances e especialistas do ASA explicam o porquê

15 de julho de 2025 - 14:06

Em encontro com jornalistas, Fabio Kanczuk e Jeferson Bittencourt analisaram os principais temas de macroeconomia que estão mexendo com os mercados

VIRANDO O JOGO?

Trump ajuda e aprovação de Lula avança, enquanto brasileiros avaliam tarifa como ‘injustificada’, mostra pesquisa

15 de julho de 2025 - 13:11

A atuação do petista no impasse com os EUA no comércio também está sendo visto como positiva pelos brasileiros

‘NÚCLEO CRUCIAL’

Bolsonaro vai pegar pena de 43 anos? PGR pede que ex-presidente seja condenado por tentativa de golpe de Estado; entenda o que acontece agora

15 de julho de 2025 - 11:06

A PGR alega que o ex-presidente e seus ex-ministros integraram o “núcleo crucial” do plano que levou ao ato do 8 de janeiro

QUEDA DE BRAÇO

Congresso pede que STF valide decreto legislativo que derrubou aumento do IOF do governo Lula

12 de julho de 2025 - 13:30

A manifestação foi protocolada a quatro dias da audiência de conciliação marcada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes entre o Legislativo e o Executivo, para que se encontre uma solução para o tema

DISPUTA NAS REDES

“Respeita o Brasil”: governo recebe apoio contra tarifas de Trump nas redes, com apelo à defesa da soberania nacional

10 de julho de 2025 - 17:35

Publicações saíram em defesa do presidente Lula, que conseguiu captar o sentimento nacionalista do país diante da ameaça estrangeira

ELEIÇÕES NO RADAR

Pau a pau com Michelle Bolsonaro: Lula atinge maior patamar de aprovação no ano; confira como ficam os cenários eleitorais agora

8 de julho de 2025 - 12:42

Um levantamento da Atlas em parceria com a Bloomberg indica que, se as eleições ocorressem hoje, Lula até ganharia a disputa no primeiro turno, porém a corrida eleitoral seria acirrada

GUINADA À DIREITA

Uma das mais importantes casas de análise, Gavekal escreve sobre avanço da direita na América Latina — especialmente no Brasil, com Tarcísio

8 de julho de 2025 - 11:31

Aliar Tarcísio de Freitas, Bolsonaro e centrão elevaria o real, os títulos e as ações brasileiras, na visão da empresa

COMO ERA ANTES

A suspensão de Moraes: entenda a decisão do ministro sobre o IOF em novo revés para Lula

4 de julho de 2025 - 15:55

O ministro do STF suspendeu temporariamente os efeitos do decreto presidencial que elevou as alíquotas do imposto, mas também suspendeu a decisão do Congresso de revogar o decreto

LEVANTAMENTO GENIAL/QUEST

Isenção de IR até R$ 5 mil: pesquisa mostra que 88% dos deputados apoiam, mas aumento do imposto para ricos fica em cima do muro

2 de julho de 2025 - 13:30

Projeto de lei é prioridade do governo do Lula e deve ser votado no segundo semestre de 2025

DUAS VEZES INDEPENDENTE

Novo feriado no radar: Lula propõe “Dia da Consolidação da Independência”; veja qual é a data e o dia de comemoração

2 de julho de 2025 - 10:55

Projeto de lei foi enviado ao Congresso Nacional e precisa ser aprovado pelos parlamentares antes de ser promulgado

FOI PARA CIMA

Aumento do IOF pode voltar: governo aciona STF contra derrubada do decreto e mira R$ 12 bilhões em jogo

1 de julho de 2025 - 13:37

Advocacia-Geral da União defende competência presidencial sobre o imposto e alerta para violação da separação de poderes pelo Congresso com a revogação do decreto

BARROU!

Derrota para o governo: Senado segue a Câmara e derruba decreto de Lula que aumenta IOF

25 de junho de 2025 - 19:46

A derrubada do decreto presidencial obriga agora a equipe econômica a buscar alternativas para compensar uma perda de arrecadação estimada em R$ 10 bilhões

E AGORA, HADDAD?

Câmara pode votar hoje projeto que derruba decreto do aumento do IOF

25 de junho de 2025 - 9:23

O presidente da Casa, Hugo Motta, surpreendeu a todos ao pautar para esta quarta-feira a votação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que contraria o governo 

PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO

Comissão aprova requerimento contra Lula por possível interferência em apuração de fraudes no INSS

24 de junho de 2025 - 18:07

O pedido ainda depende do aval do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para ser encaminhado à PGR

“MENOS RUIM”

Avaliação negativa do governo Lula diminui, mas petista aparece empatado com Bolsonaro em simulação de eleições

17 de junho de 2025 - 17:29

Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) traz avaliações segmentadas sobre a atuação do governo federal e simulações para as eleições em 2026

LEVANTAMENTO

Pesquisas indicam que avaliação do governo Lula interrompeu melhora; aprovação cai

12 de junho de 2025 - 20:02

Datafolha mostra que 40% dos entrevistados consideram o governo petista ruim ou péssimo; Ipsos-Ipec diz que a desaprovação se manteve em 55%

IMPOSTO NA VEIA

Lula e Haddad defendem taxar títulos isentos após publicação da medida provisória: “Não fui eleito para beneficiar rico”, diz o presidente

12 de junho de 2025 - 16:26

Segundo o governo, a medida visa corrigir distorções no sistema tributário e não irá afetar o produtor ou os preços

ISENÇÕES NA MIRA

Pente fino dos impostos chega nas deduções de despesas médicas no Imposto de Renda — Hugo Motta defende criação de teto

9 de junho de 2025 - 12:50

O presidente da Câmara dos Deputados participou de evento nesta segunda-feira (9) e falou sobre as pautas do Congresso para os próximos dias

ELEIÇÕES 2026

Tarcísio de Freitas defende agronegócio e fala em desindexar o salário mínimo e rever programas sociais para “emancipar” população

5 de junho de 2025 - 17:27

O governador de São Paulo participou do Global Agribusiness Festival nesta quinta-feira

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar