A AÇÃO QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO A INFRAESTRUTURA DO BRASIL E PODE SUBIR 50%. BAIXE UM MATERIAL GRATUITO

2022-06-24T20:28:19-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
SOB NOVA DIREÇÃO

Passou, mas não foi unânime: indicado para comandar a Petrobras (PETR4) é aprovado por comitê — confira a próxima etapa

Caio Mário Paes de Andrade é o quinto gestor da estatal no governo de Jair Bolsonaro, mas seu nome ainda não recebeu aprovação final

24 de junho de 2022
20:27 - atualizado às 20:28
Placa Petrobras PETR4 dividendos
Imagem: Shutterstock

Era o primeiro teste de fogo e Caio Mário Paes de Andrade conseguiu passar — embora por maioria e não unanimidade. O indicado do governo de Jair Bolsonaro para comandar a Petrobras (PETR4) foi aprovado nesta sexta-feira (24) pelo Comitê de Elegibilidade (Celeg) da empresa. 

Na terça-feira (21), o comitê confirmou que recebeu os relatórios necessários para analisar o nome do substituto de José Mauro Ferreira Coelho, que renunciou ao comando da estatal na segunda-feira (20)

A partir dali, o Celeg tinha um prazo de até sete dias para votar a recomendação ou não do nome de Paes de Andrade. 

O Comitê de Elegibilidade é composto pelos membros do Conselho de Administração e Comitê de Pessoas (Cope), Francisco Petros e Luiz Henrique Caroli, e pelos membros externos do Cope Ana Silvia Matte e Tales Bronzato.

Além disso, o conselheiro de administração Marcelo Mesquita, eleito pelos acionistas minoritários detentores de ações preferenciais, foi convidado para participar da análise da indicação.

O novo presidente pode assumir a Petrobras (PETR4)?

A resposta é não — pelo menos por enquanto. Por ser um comitê consultivo, mesmo aprovada, a indicação de Paes de Andrade precisa seguir para a avaliação do conselho de administração da Petrobras (PETR4).

De acordo com a estatal, Paes de Andrade foi indicado aos cargos de conselheiro de administração e presidente da Petrobras. O Conselho de Administração da empresa deve se reunir na segunda-feira (27) para decidir sobre a indicação.

Currículo barrado?

Não bastasse todo embate entre o governo a Petrobras (PETR4) em torno do aumento de preço dos combustíveis, a indicação de Paes de Andrade ainda deve enfrentar outros obstáculos. 

De acordo com fontes ouvidas pela Broadcast, o currículo de Paes de Andrade não atende os requisitos do cargo e uma solução está sendo costurada para que o atual secretário de Desburocratização do Ministério da Economia, possa assumir o cargo. 

Segundo a agência de notícias, além de não ter nenhuma relação com o setor que vai comandar, a formação do executivo também não atendeu às exigências da estatal, já que Paes de Andrade não teria concluído uma pós-graduação que consta na documentação.

Segundo uma fonte, até uma Medida Provisória está sendo ventilada, como saída para viabilizar a entrada do atual secretário do Ministério da Economia na empresa, estratégia que, se efetivada, seria inédita na estatal.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

NOITE CRIPTO

Bitcoin (BTC) opera em queda depois de testar resistência dos US$ 25 mil; confira cotações

16 de agosto de 2022 - 20:15

O movimento do BTC coincide com a piora das condições das ações de tecnologia, incluindo a gigante chinesa Tencent, que deve registrar seu primeiro declínio trimestral de receita

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nubank dispara, a nova briga entre BTG e XP e o xeque-mate de Putin; confira os destaques do dia

16 de agosto de 2022 - 18:36

Mais da metade de agosto já se passou e, até o momento, o “mês do desgosto” ainda não deu as caras na B3.  Por enquanto, o Ibovespa coleciona apenas dois pregões no vermelho. Em uma sessão hiper volátil, o índice até flertou com o campo negativo diversas vezes, mas o fluxo de capital estrangeiro levou […]

FECHAMENTO DO DIA

Ibovespa fecha no azul ‘de raspão’ e supera os 113 mil pontos; dólar sobe a R$ 5,14

16 de agosto de 2022 - 18:20

Nos Estados Unidos, o setor varejista alimentou o apetite dos investidores e o Ibovespa acabou se beneficiando

BATEU O DESESPERO?

Putin dá xeque-mate na rainha e faz Reino Unido buscar gás do outro lado do mundo; entenda a jogada

16 de agosto de 2022 - 16:44

De um lado, os britânicos enfrentam a pior crise energética em décadas — agravada pelos efeitos colaterais da guerra na Ucrânia — e, de outro, uma onda de calor que aumentou a demanda por energia

CORRIDA PELA INOVAÇÃO

A disputa entre BTG Pactual e XP no mundo dos investimentos chegou ao efervescente mercado de criptomoedas

16 de agosto de 2022 - 16:14

BTG e XP lançaram suas plataformas de negociação de criptoativos como bitcoin no mesmo dia; saiba como vai funcionar

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies