Após conquistar Putin, Elon Musk cai nas graças de Xi Jinping com propostas para tensão entre Taiwan e China
O embaixador da China nos EUA, Qin Gang, destacou que a proposta do CEO da Tesla relaciona-se diretamente com “seus princípios básicos para resolver a questão de Taiwan” e seria “a melhor abordagem para realizar a reunificação nacional”

Ao que parece, o título de homem mais rico do mundo não é o suficiente para Elon Musk. Agora, o CEO da Tesla quer também a reputação de patrono da paz mundial.
Após cair nas graças do presidente russo Vladimir Putin ao propor soluções para acabar com a guerra na Ucrânia, desta vez, o bilionário quer conquistar sorrisos de Xi Jinping — e tem uma ideia para acabar com o conflito geopolítico envolvendo a China e Taiwan.
Elon Musk e a proposta para Taiwan
Surpreendentemente, o plano de paz não foi anunciado no Twitter, o meio de comunicação favorito do empresário, mas sim em entrevista ao jornal Financial Times.
Ao jornal, Elon Musk diz considerar-se um “solucionador de problemas”, e fez suas sugestões para acabar com as tensões no Estreito de Formosa — que envolvem transformar Taiwan em uma espécie de réplica de Hong Kong.
"Minha recomendação… seria descobrir um modelo de zona administrativa especial para Taiwan que fosse razoavelmente palatável. Provavelmente não deixaria todos felizes”, disse o bilionário.
“É possível, e eu acho que provavelmente, na realidade, eles poderiam ter um acordo mais favorável do que Hong Kong.”
Leia Também
A China curtiu, Elon Musk
Não é preciso dizer que, em pouco tempo, as autoridades da China foram às redes sociais demonstrar satisfação com a postura de Musk.
O embaixador da China nos Estados Unidos, Qin Gang, destacou que a proposta do CEO da Tesla relaciona-se diretamente com “seus princípios básicos para resolver a questão de Taiwan” e afirma ser “a melhor abordagem para realizar a reunificação nacional”.
“Eu gostaria de agradecer @elonmusk por seu apelo pela paz através do Estreito de Formosa e sua ideia de estabelecer uma zona administrativa especial para Taiwan. Na verdade, [as ideias de] ‘Reunificação pacífica’ e ‘Um país, Dois sistemas’ são nossos princípios básicos para resolver a questão de Taiwan”, disse Gang, em tweet.
O político afirma que “Taiwan desfrutará de um alto grau de autonomia como região administrativa especial e de um vasto espaço para o desenvolvimento”.
“Os direitos e interesses do povo de Taiwan serão totalmente protegidos, e ambos os lados do Estreito de Formosa compartilharão a glória do rejuvenescimento nacional”, garantiu o embaixador chinês.
Isto é, apenas se o país cumprir algumas condições. Entre elas, estariam a garantia da soberania, segurança e dos interesses de desenvolvimento da China.
A reação de Taiwan a Elon Musk
Acontece que, como esperado, os representantes de Taiwan não responderam positivamente à proposta de Elon Musk.
“Nossa liberdade e democracia não estão à venda”, respondeu Bi-khim Hsiao, embaixador de Taipé em Washington, nos Estados Unidos.
"Qualquer proposta duradoura para o nosso futuro deve ser determinada pacificamente, livre de coerção e respeitando os desejos democráticos do povo de Taiwan", concluiu Hsiao.
A tensão entre China e Taiwan
O princípio de “Uma Só China” citado pelo embaixador chinês determina que o país que mantiver relações com Pequim ou Taipé deve reconhecer a existência de apenas uma China.
Diante disso, o país que mantiver relações diplomáticas plenas com Taipé não atingirá o mesmo grau de relacionamento com Pequim. E vice-versa.
No caso, Taiwan é exatamente a peça que falta para que Pequim complete seu quebra-cabeça de reunificação.
O rompimento aconteceu em 1949. Desde então, o país asiático reivindica Taipé como parte integrante de seu território, alegando que a ilha é uma província separatista e será reincorporada.
Atualmente, Taiwan é plenamente reconhecida por pouco mais de uma dúzia de países. Nem mesmo os EUA mantêm relações diplomáticas plenas com Taipé, nem reconhecem formalmente o governo.
Em meados de setembro, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi além da estratégia norte-americana de “ambiguidade” de longa data em relação a Taiwan.
O presidente afirmou que as forças militares dos EUA entrariam em defesa de Taiwan no caso de um “ataque sem precedentes”.
Porém, na entrevista, Biden ressaltou que o governo norte-americano manterá o princípio de “Uma China” quando questionado sobre a posição do país em relação à independência de Taiwan.
“Concordamos com o que assinamos há muito tempo. Há uma política de Uma China, e Taiwan faz seus próprios julgamentos sobre sua independência. Não estamos nos movendo – não estamos incentivando a independência. Essa decisão cabe a eles.”
Um passo para frente, dois para trás
Apesar de ter ganhado a simpatia das autoridades chinesas, Elon Musk tem um longo caminho a percorrer quando se trata da China.
Em entrevista ao jornal Financial Times publicada na última sexta-feira (07), o bilionário contou que o governo asiático não está muito contente com o sistema de internet por satélite da SpaceX, chamado Starlink.
Porém, a questão vai além da reprovação: segundo Musk, as autoridades chinesas garantiram que o executivo não poderia vender o Starlink na China.
A desaprovação asiática veio após o lançamento do serviço na Ucrânia para ajudar os militares a contornar o corte da internet feito pela Rússia e reconectar o país europeu.
Além do serviço da SpaceX, as operações da Tesla estão sujeitas a impactos futuros caso haja qualquer conflito entre a China e Taiwan.
A fábrica da montadora de veículos elétricos de Musk em Xangai, na China, é responsável por cerca de 30% a 50% da produção total da Tesla.
Após os elogios das autoridades chinesas pela proposta do CEO em relação a Taiwan, as vendas da Tesla na China atingiram um novo recorde mensal.
A fabricante de veículos elétricos vendeu cerca de 83 mil automóveis em setembro, um aumento de 8% em relação ao mês anterior, segundo a Associação Chinesa de Carros de Passageiros (CPCA, na sigla em inglês).
Na visão de Elon Musk, o conflito em torno de Taiwan “é inevitável”, e sua fabricante de carros sofreria os efeitos de qualquer ataque — mas não seria a única. “A Apple estaria em apuros, com certeza”, disse o bilionário.
O empresário acredita que, apesar da tensão em Taipé, a fábrica da Tesla em Xangai ainda seria capaz de fornecer automóveis aos clientes na China, mas não em outros lugares no mundo.
*Com informações de Financial Times e Reuters
Como a volta do Oasis aos palcos pode levar a Ticketmaster a uma disputa judicial
Poucos dias antes do retorno dos irmãos Noel e Liam Gallagher, separados desde 2009, o órgão britânico de defesa da concorrência ameaça processar a empresa que vendeu 900 mil ingressos para os shows no Reino Unido
Cidadania portuguesa: quem tem direito e como solicitar em meio a novas propostas?
Em meio a discussões que ameaçam endurecer o acesso à nacionalidade portuguesa, especialistas detalham o cenário e adiantam o que é preciso para garantir a sua
A culpa é de Trump? Powell usa o maior evento dos BCs no mundo para dizer por que não cortou os juros ainda
O evento organizado pelo BCE reuniu os chefes dos principais bancos centrais do mundo — e todos eles têm um inimigo em comum
Agência vai na contramão de Trump e afirma que Irã pode voltar a enriquecer urânio nos próximos meses; confira a resposta de Teerã
Em meio a pronunciamentos dos governos iraniano e norte-americano neste fim de semana, o presidente francês, Emmanuel Macron, cobrou retorno do Irã à mesa de negociações
G7 blinda empresas dos EUA de impostos mínimos globais após pressão de Trump
O acordo para a tributação das companhias norte-americanas foi firmado em meio a uma decisão do governo Trump no megaprojeto de gastos
Trump tem vitória no Senado com avanço de megaprojeto de gastos, e Elon Musk solta o verbo: “Completamente insano”
Apesar da vitória, a votação não foi fácil. O projeto vem sendo criticado pela oposição e também por aliados, incluindo o CEO da Tesla
Recebendo currículos, Trump diz o que o candidato precisa ter para ser escolhido presidente do Fed
O mandato do atual chefe do banco central norte-americana acaba em maio do ano que vem e o republicano já está em busca de nomes para a sucessão
Será que deu ruim? Titãs de Wall Street passam por teste de estresse; confira se algum dos grandes bancos EUA foi reprovado
A avaliação considerou uma recessão global severa, com desemprego em 10% e queda acumulada do Produto Interno Bruto (PIB) real de 7,8%
A guerra dos EUA com a China acabou? O sinal de Trump que pode colocar fim à disputa entre as duas maiores economias do mundo
Um ponto crucial para as tarifas serem suspensas teria sido acordado nesta semana, segundo fontes da Casa Branca
A guerra acabou, decreta Trump sobre Israel e Irã — mas nem ele mesmo tem certeza disso
Presidente norte-americano deu declarações conflituosas sobre o status do conflito entre os dois inimigos no Oriente Médio, que mantêm um cessar-fogo frágil
Trump dá aval para Powell subir juros, mas impõe uma condição para isso acontecer nos EUA
O presidente do banco central norte-americano participou do segundo dia de depoimentos semestrais no Congresso; já o republicano usou os holofotes da Otan para falar da política monetária norte-americana
A Europa corre perigo? Otan sobe meta de gastos para 5% em mudança histórica e Trump manda recado duro para um membro
A medida mais decisiva da aliança em mais de uma década ocorre em meio à escalada de tensões no Oriente Médio e ao conflito entre Ucrânia e Rússia — mas um país europeu ainda resiste
Trump falhou: peças centrais do programa nuclear do Irã seguem intactas, diz inteligência dos EUA
Enquanto a Casa Branca nega as informações, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, promete atacar novamente se Teerã retomar seu programa nuclear
Após cessar-fogo entre Irã e Israel, Donald Trump é indicado ao Nobel da Paz (de novo)
Mais que prestígio, a indicação ao prêmio entra no jogo político da Casa Branca — e no xadrez internacional
Israel e Irã podem mexer com a política de juros nos EUA? Powell responde
O presidente do Federal Reserve presta depoimento ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara e fala dos reflexos da instabilidade no Oriente Médio nas decisões do banco central norte-americano
Powell diz o que pensa na guerra pelo corte de juros após ser chamado de burro por Trump
O presidente do Federal Reserve presta depoimento ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara e fala o que vai acontecer com os juros, o que pensa sobre as tarifas e sobre a guerra entre Israel e Irã
A guerra não acabou: Trump anuncia cessar-fogo entre Israel e Irã — mas tem o maior dos desafios pela frente
Mais cedo, Teerã respondeu à ofensiva norte-americana contra instalações nucleares com um ataque com mísseis à Base Aérea de Al Udeid, no Catar
Brasil na guerra: governo se posiciona sobre ataque dos EUA ao Irã; veja o que diz o Itamaraty
Ministério das Relações Exteriores emite nota oficial sobre a escalada do conflito no Oriente Médio; mais cedo o ex-chanceler e agora assessor especial Celso Amorim havia se manifestado sobre os confrontos
Empresas começam a suspender atividades com escalada da guerra entre Israel e Irã
Do setor marítimo ao setor aéreo, as primeiras companhias começam a anunciar uma paralisação temporária das operações na esteira dos ataques dos EUA às instalações nucleares iranianas
Apagando fogo com gasolina: a oferta da Rússia ao Irã que pode desencadear uma guerra nuclear
Um dos homens fortes do governo de Putin questiona sucesso do ofensiva norte-americana, que atacou três instalações nucleares iranianas, afirmando que uma futura produção de armas atômicas segue sobre a mesa