Menu
2021-03-11T11:23:44-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
extreme makeover

BR Distribuidora arruma a casa e agora BTG Pactual recomenda a compra das ações

Analistas avaliam que reestruturação levada a cabo pela companhia deu às ações um potencial de alta de 40%

11 de março de 2021
11:23
Posto de combustíveis Petrobras / BR Distribuidora
Imagem: Shutterstock

Quando foi separada da estrutura da Petrobras (PETR4) em 2019, os analistas que acompanham o setor de combustíveis afirmavam que a BR Distribuidora (BRDT3) teria que passar por um extreme makeover para conseguir capturar a atenção de potenciais compradores.

Mesmo tendo uma posição dominante no setor, a estrutura da companhia era considerada ruim, com custos muito elevados e um desempenho operacional decepcionante, o que se refletia nas ações – os papéis da rede de postos de combustíveis fecharam 2020 com recuo de 24,2%, enquanto o Ibovespa apresentou alta de 2,13%.

Mas após passar por uma boa reestruturação, que solidificou os alicerces da empresa, a BR Distribuidora virou objeto de desejo do setor de combustíveis ao entregar, já em 2020, a rentabilidade que previa apenas para este ano.

Um dos que mais gostaram dessa nova cara da empresa foi o BTG Pactual, que passou a recomendar a compra das ações e estabeleceu um preço-alvo de R$ 27,00, que pressupõe um potencial de alta de 40% em relação aos valores em que os papéis estavam cotados antes da divulgação dos números de 2020.

“Com uma base de custos que está agora em linha, ou até melhor, que seus pares, melhoras na execução comercial que permitirão crescimento com qualidade indo adiante e as ações bastante subvalorizadas, nós finalmente vemos a BR Distribuidora sendo negociada a uma avaliação que acreditamos que mais do que acomoda os novos riscos do mercado de distribuição de combustíveis”, diz trecho do relatório assinado pelos analistas Thiago Duarte e Pedro Soares.

Para eles, com os papéis sendo negociados a um EV/Ebitda (indicador que mostra se uma empresa está sub ou supervalorizada) e um P/L (a relação entre o preço das ações e o lucro da empresa, que demonstra quanto os investidores estão dispostos a pagar pelo lucro potencial) de apenas 12 vezes, a relação entre risco e recompensa da BR Distribuidora “nunca esteve tão boa”.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

IR 2021

De imóveis e carros a joias e obras de arte: como declarar seus bens no imposto de renda

Bens não são tributados, mas também precisam ser informados na declaração; saiba quais bens você precisa declarar e aprenda as regras para informar qualquer um deles

pandemia

Covid-19: número de mortes sobe para 361,8 mil no Brasil

Nas últimas 24 horas, foram registradas mais 3.459 mortes no país

seu dinheiro na sua noite

Petróleo, minério e tudo que há de bom

Entre o fantasma do Orçamento com pedaladas, a besta da PEC “fura-teto”, o gigante da CPI da Covid e o monstro da pandemia, o Ibovespa conseguiu hoje engatar a terceira alta seguida e fechar acima dos simbólicos 120 mil pontos, marca que o índice não via desde fevereiro. Mas como pode? Bem, mais uma vez […]

hoje não

Hering rejeita proposta da Arezzo para potencial fusão

Segundo a Cia. Hering, a proposta “não atende ao melhor interesse dos acionistas e da própria companhia”

Polêmica na privatização

CVM vai investigar CEEE por suposta omissão na divulgação de informações

A autarquia começará a apuração de uma denúncia de omissão de fatos relevantes sobre a privatização da estatal gaúcha

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies