Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
SERVIÇOS FINANCEIROS

Maquininhas com dias contados? Apple usa iPhone como arma na briga dos pagamentos por aproximação

No Brasil, a Stone já deu um passo nessa direção com o TapTon, ferramenta que permite transações de crédito ou débito por meio de cartões de aproximação através do celular

Foto de um iPhone da Apple
Imagem: Shutterstock

A vida das maquininhas de cartão ficou mais difícil com a chegada do Pix. E, agora, o setor terá que enfrentar um peso-pesado da tecnologia: a Apple. A gigante trilionária anunciou um recurso que permitirá o uso do iPhone para pagamentos por aproximação. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ponto forte do serviço é que o Tap to Pay permitirá que empresas e varejistas aceitem a carteira Apple Pay, cartões de crédito e débito por aproximação, assim como outras carteiras digitais, sem qualquer outro hardware necessário.

Embora essa seja uma novidade nos Estados Unidos, aqui no Brasil, a Stone já deu um passo nessa direção com o TapTon, ferramenta que permite transações de crédito ou débito por meio de cartões de aproximação (NFC) através do celular.

O anúncio é a mais recente investida da gigante da tecnologia no setor de serviços financeiros. Atualmente, a empresa de Tim Cook opera o Apple Pay, um serviço de pagamento sem contato; o Apple Pay Cash, um serviço de pagamentos peer-to-peer; e o Apple Card, um cartão de crédito orientado a aplicativos para iPhone operado em conjunto com o Goldman Sachs.

Novidade da Apple chega primeiro nos EUA

A função Tap to Pay estará disponível tanto para plataformas de pagamento quanto para desenvolvedores que queiram integrar o serviço aos seus aplicativos de iOS. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inicialmente, o pagamento por aproximação via iPhones estará limitado aos Estados Unidos. O recurso usará o chip NFC dos celulares da Apple e também aceitará Apple Pay, Visa, American Express, Mastercard e Discover.

Leia Também

TATU-BOLA

Ameaçada de extinção, espécie que inspirou o mascote da Copa de 2014 ganha um novo plano de proteção

VER O JOGO OU TRABALHAR?

Vai ter rodízio em São Paulo por causa de Brasil x Japão? Veja como fica o funcionamento da B3, dos bancos e do Pix

Stripe e Shopify Point of Sale serão as primeiras a implementar o serviço. Embora não haja uma data definida, espera-se que o serviço seja lançado a partir de março nos Estados Unidos.

Receita com serviços em alta

A Apple registrou US$ 19,52 bilhões em receita de serviços no primeiro trimestre fiscal de 2022, que corresponde ao período de outubro a dezembro de 2021, um salto de 24% em base anual. O Apple Pay e o Apple Card são pequenos componentes desse segmento.

"À medida que mais e mais consumidores estão utilizando o Tap to Pay em carteiras digitais e cartões de crédito, esse recurso no iPhone fornecerá às empresas uma maneira segura, privada e fácil de aceitar pagamentos sem contato", disse Jennifer Bailey, vice-presidente da Apple Pay e Apple Wallet da Apple.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A big tech indicou ainda que não terá acesso ao que está sendo comprado ou quem está comprando via seu novo recurso. Segundo a empresa, os dados de pagamento são criptografados e protegidos pela mesma tecnologia usada para o seu Apple Pay.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
suplemento alimentar anvisa (1) 25 de junho de 2026 - 14:42
Henrique Meirelles 25 de junho de 2026 - 10:44
copa do mundo seleção brasileira 25 de junho de 2026 - 10:10
Logo Wendy´s 24 de junho de 2026 - 15:46
Em primeiro plano, Flávio Serrano, economista-chefe do Banco BMG. Em segundo plano, Gabriel Galíopolo, presidente do Banco Central do Brasil. Em destaque, a frase: O problema de Galípolo 24 de junho de 2026 - 13:35
ID da foto:1307414278 24 de junho de 2026 - 10:31

PROGRAMA NACIONAL CELULAR SEGURO

Nova fase do Celular Seguro: governo cria banco nacional para rastrear celulares roubados

24 de junho de 2026 - 10:31
cidades - são paulo 24 de junho de 2026 - 9:30
leilão itaú 24 de junho de 2026 - 9:01
Ilustração com bilhete premiado de Mega-Sena em frente ao Teatro Amazonas em Manaus. 24 de junho de 2026 - 6:58
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 23 de junho de 2026 - 16:34
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar