ESQUEÇA BITCOIN: outra criptomoeda de R$ 4 pode valer R$ 80 em breve; conheça aqui

Cotações por TradingView
2022-11-29T17:13:10-03:00
Larissa Vitória
Larissa Vitória
É repórter do Seu Dinheiro. Formada em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
TEMORES CONFIRMADOS?

Lula vai barrar venda de ativos da Petrobras (PETR4)? Primeira reunião da estatal com equipe de transição indica que sim, mas apenas em casos especiais; veja quais

A equipe enviará um ofício ao Ministério de Minas e Energia para adiar os desinvestimentos até que o presidente eleito tome posse

28 de novembro de 2022
19:05 - atualizado às 17:13
Lula e Petrobras
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Monstagem Seu Dinheiro

A equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou a semana riscando itens importantes da lista. Além de protocolar a PEC da Transição no Senado, o grupo também promoveu o primeiro encontro com a Petrobras (PETR4).

E, para Maurício Tolmasquim, coordenador do grupo de Minas e Energia, a reunião com a estatal foi "boa", e a empresa se mostrou "colaborativa", segundo informações do Broadcast. O presidente da companhia, Caio Mario Paes de Andrade, e outros membros da diretoria participaram do encontro, que foi virtual.

A postura de Lula em relação à petroleira é uma das grandes preocupações do mercado financeiro. Especialmente quando se trata dos desinvestimentos — o petista não esconde que quer que a companhia volte a focar em ativos além do pré-sal, como o refino.

Os temores de investidores e analistas se mostraram genuínos: Tolmasquim afirmou que a equipe enviará um ofício ao Ministério de Minas e Energia para adiar a venda de ativos até que o presidente eleito tome posse.

"Temos vários processos de desinvestimento que a gestão atual da Petrobras está levando a cabo. Vamos destacar alguns que acreditamos que deveriam ser suspensos, mas a atual administração da estatal é quem vai tomar a decisão que achar pertinente a respeito de cada caso", acrescentou, em nota, o senador Jean Paul Prates (PT).

O coordenador do grupo de Minas e Energia também amenizou o impacto da notícia ao acrescentar que o pedido de suspensão da venda será apenas para ativos da Petrobras que não resultem em prejuízo.

Petrobras (PETR4) encerrou processo de venda de refinaria mineira

Vale destacar que a Petrobras anunciou há menos de duas semanas o encerramento do processo de venda da Refinaria Gabriel Passos (REGAP).

As negociações, que já estavam em fase vinculante, marcam mais uma derrota para o plano de desinvestimentos da estatal, que já havia adiado a venda de três de suas maiores refinarias em julho deste ano.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia informou que recebeu uma oferta, contudo "as condições da proposta apresentada ficaram aquém da avaliação econômico-financeira da Petrobras".

A estatal explicou ainda que avaliará o momento adequado para iniciar um novo processo competitivo pelo ativo. Localizada em Minas Gerais, a REGAP é capaz de processar 24 mil metros cúbicos de petróleo para produzir gasolina, diesel, gás de cozinha e outros derivados da commodity.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

FUTURO PLANEJADO

Quanto investir para garantir uma renda igual ao teto do INSS no Tesouro RendA+, o título do Tesouro Direto para aposentadoria

5 de fevereiro de 2023 - 9:38

Quanto mais tempo você puder esperar para começar a receber a renda, menos precisará investir. Confira duas simulações no Tesouro RendA+

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: ata do Copom, dados de atividade e balanços de bancos são destaque na semana

5 de fevereiro de 2023 - 8:11

A ata da última decisão do Copom vai dar novas pistas quanto à trajetória da Selic. Lá fora, a agenda econômica estará mais vazia

DE OLHO NAS REDES

Mark Zuckerberg criou uma ‘arma’ que pode ser letal para o seu bolso: descubra como escapar dessa armadilha

5 de fevereiro de 2023 - 7:00

Álvaro de Campos — um dos heterônimos de Fernando Pessoa — nunca usou o Instagram, mas o Poema em Linha Reta é perfeitamente capaz de descrever o sentimento de passar alguns minutos (ou horas) rolando o feed da rede social.  Nunca conheci ninguém que tivesse levado porrada Todos os meus conhecidos têm sido campeões em […]

DIAGNÓSTICO

Brasil tem grande potencial de expansão em bens domésticos, diz CEO da Magazine Luiza (MGLU3)

4 de fevereiro de 2023 - 16:34

Luiza Trajano, do Magazine Luiza (MGLU3), falou durante o Brazil Conference, em Lisboa

MUNDIAL DE CLUBES

Flamengo conhece adversário na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa; confira a data e o horário do jogo

4 de fevereiro de 2023 - 14:35

Veja também o caminho do Flamengo no Marrocos e onde assistir aos jogos do rubro-negro na busca pelo Mundial de Clubes

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies