🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Ricardo Gozzi
TAMANHO FAZ DIFERENÇA?

Futebol combina com lucro? Conheça os principais candidatos a SAF e para que tipo de clube ela pode ser mais interessante

Porte do clube faz diferença na hora de se decidir pela possibilidade de transformação em Sociedade Anônima do Futebol

Ricardo Gozzi
25 de janeiro de 2022
6:59 - atualizado às 7:28
Jogadores apertam as mãos antes de começar o jogo
Jogadores apertam as mãos antes de começar o jogo - Imagem: Shutterstock

Pequeno, médio ou grande? O porte dos clubes brasileiros faz diferença na hora de se decidir pela possibilidade de transformação em Sociedade Anônima do Futebol.

Assim avaliam os especialistas consultados pelo Seu Dinheiro. Esta é a segunda reportagem em que contamos tudo sobre o investimento em times de futebol.

À medida que mais informações sobre as SAFs vêm à tona, fica mais claro que a cisão entre a área social e o departamento de futebol é mais interessante para clubes pequenos e médios do que para os grandes.

“Ainda é um mercado novo, mas, neste primeiro momento, a transformação em Sociedade Anônima de Futebol parece um caminho mais vantajoso para os clubes pequenos e médios, principalmente se a finalidade do investidor for o lucro.”

Carlos Aragaki, sócio responsável pela área de Esporte Total da BDO

Apesar de, até o momento, os negócios confirmados envolverem dois dos mais tradicionais times do futebol brasileiro, a única outra negociação confirmada em andamento entre os clubes de maior torcida do país tem o Vasco como protagonista.

Nas transações envolvendo os grandes, o que eles parecem ter em comum é uma situação financeira periclitante aliada a uma grande dificuldade de geração de caixa.

“Quem bate primeiro na porta são os que precisam de reestruturação”, diz Eduardo Perazza, sócio da área de contencioso do Machado Meyer Advogados. “Os dirigentes dos outros clubes estão monitorando a situação, principalmente a reação dos torcedores.”

Endividamento não é exclusividade

O endividamento elevado não é uma exclusividade de Cruzeiro ou Botafogo. Praticamente todos os clubes de destaque no futebol brasileiro apresentam dívidas na casa das centenas de milhões de reais. A diferença entre eles é a liquidez.

Palmeiras e Atlético Mineiro dispõem de mecenas. Flamengo e Corinthians contam com cotas de televisão, patrocínios e receita com bilheteria que asseguram elevado fluxo de caixa. Recentemente, o quarteto ingressou no mundo dos criptoativos, assim como São Paulo e Internacional de Porto Alegre, por meio da emissão de tokens.

Reação de torcedores preocupa

Um fator relevante de preocupação dos dirigentes que se veem hoje na posição de observadores é a reação das torcidas.

Exemplo disso foi a resposta do diretor financeiro do Corinthians, Wesley Melo, ao ser questionado sobre a possibilidade de o clube adotar o modelo.

“A torcida do Corinthians é muito peculiar. E do ponto de vista financeiro e estratégico, não vejo nenhuma necessidade neste momento. Vamos ver o que vem de experiência para os próximos anos”, declarou ele durante entrevista coletiva no início da temporada de 2022.

No Cruzeiro, a dispensa do goleiro Fábio desencadeou protestos ruidosos entre os torcedores. Nos corredores do clube, a demissão de funcionários com décadas de trabalho dedicado à Raposa também causou mal-estar.

“O clube ter um dono pode ser muito complicado para os dirigentes atuais. Mesmo com altas dívidas, se o clube tiver liquidez, pra que lidar com isso agora? No fim do dia, a transformação em SAF por si não vai fazer milagre.”

Eduardo Perazza, sócio da área de contencioso do Machado Meyer Advogados

É esse entendimento que mantém dirigentes de clubes como Corinthians, Santos, São Paulo, Fluminense, Grêmio e Bahia na posição de observadores.

A quem interessar possa

Diversos clubes pequenos e médios já se movimentam para cindir suas respectivas áreas sociais do departamento de futebol.

A Chapecoense já deu esse passo. Também causou surpresa o fato de o Juventus estar perto de ser convertido em SAF.

Símbolo do futebol-raiz na cidade de São Paulo, o conselho deliberativo do Moleque Travesso prepara-se para votar o tema. E já conta com uma empresa interessada. É o grupo italiano Almaviva, do setor de tecnologia da informação.

O caso do Juventus é um bom termômetro de como a reação dos torcedores precisa ser observada por clubes de maior expressão.

“Muita gente está reclamando, questionando a possibilidade de transformação do clube, mas é um time que há tempos só joga divisões inferiores do Paulistão e a Copa Paulista, que não disputa títulos”, diz Aragaki.

“O Juventus já teve 200 mil associados nos anos 1980, mas hoje tem apenas algumas centenas de sócios adimplentes e a direção partiu em busca de uma solução.”

A lista só cresce

A cada dia que passa, a lista de clubes convertidos ao novo formato de gestão do futebol ganha novos nomes.

América-MG, Chapecoense, Coritiba, Figueirense e Gama já alteraram seus respectivos estatutos para cindir a área social do departamento de futebol e agora buscam investidores.

Com Juventus e Vasco preparando-se para votar a conversão em SAF, outros times mencionados na imprensa esportiva como possíveis candidatos à mudança são Avaí, Londrina, Joinville, Portuguesa e Tupi-MG.

Além deles, um clube que sempre atrai comentários quando se fala em inovações no modelo de gestão é o Athletico Paranaense.

Noiva pronta

Em novembro do ano passado, o presidente do Furacão, Mario Celso Petraglia, confirmou o interesse do clube em converter-se numa SAF. Não sem um pouquinho de folclore.

“Quero passar a tranquilidade que, uma vez aprovado, uma vez aberto o capital, nos tornaremos a noiva mais bonita do mercado no Brasil. E já estamos sendo procurados por vários noivos”, declarou Petraglia na ocasião.

Compartilhe

BALANÇO DO 1T24

O vilão da Vale (VALE3): o que fez o lucro da mineradora cair 9% no primeiro trimestre; provisões bilionárias de 2024 são atualizadas

24 de abril de 2024 - 20:26

A divulgação dos dados de produção na semana passada foi um alento para a Vale, que enfrenta um ano terrível na B3

NÃO AGRADOU

O que deu errado para Zuckerberg? Ação da dona do Instagram cai mais de 18% mesmo com lucro acima da meta

24 de abril de 2024 - 18:20

A Meta aumentou as expectativas dos investidores devido justamente ao desempenho financeiro mais robusto dos últimos trimestres, deixando pouco espaço para erros

TURBULÊNCIA NO RESULTADO

Balanço da Boeing: Queima de caixa e queda de receita são destaque no primeiro trimestre, em meio à crise de produção

24 de abril de 2024 - 18:01

A queima de caixa da gigante aeroespacial disparou quase 400% em relação ao ano passado — e existem dois “culpados”, segundo a empresa

NO MORE TRENDS

Sem dancinhas: Biden sanciona lei que proíbe o TikTok nos Estados Unidos apesar do lobby chinês milionário

24 de abril de 2024 - 14:22

Agora, os organizadores da plataforma terão 270 dias — ou nove meses — para vender a operação nos EUA para uma empresa de confiança dos norte-americanos

TRABALHO SÁBADO OU DOMINGO?

Samsung entra em “modo emergência” e instaura semana de seis dias para executivos

24 de abril de 2024 - 13:43

Semana de seis dias é implementada para “gerar senso de crise”, após Samsung apresentar resultados abaixo do esperado em 2023

PRÉVIA OPERACIONAL

“Fraco, mas melhor que o esperado”: os números do Carrefour que fazem esses bancões recomendarem a compra das ações CRFB3

24 de abril de 2024 - 12:58

Com melhora da inflação por aqui, a rede de supermercados e hipermercados somou R$ 27,8 bilhões em vendas brutas totais no período

TROCOU 6 POR…

Após três anos de ‘Ponto :>’, Grupo Casas Bahia (BHIA3) volta a chamar as lojas de Ponto Frio

24 de abril de 2024 - 12:02

Em 2021, a Via Varejo também alterou seu nome para apenas Via e, em seguida, para Grupo Casas Bahia

MAIS UMA TENTATIVA

PetroReconcavo (RECV3) e Eneva (ENEV3) estudam fusão, diz jornal; ações sobem na B3 

24 de abril de 2024 - 11:36

As companhias retomam conversas para a combinação de negócios após tentativas frustradas com outras companhias ‘junior oils’

PRÉVIAS DO BALANÇO

A Vale (VALE3) vai surpreender de novo? O que esperar do balanço da mineradora no 1T24 após produção e vendas que agradaram o mercado

24 de abril de 2024 - 6:01

A companhia divulga nesta quarta-feira (24), após o fechamento do mercado, os primeiros resultados financeiros referentes a 2024; o Seu Dinheiro antecipa o que deve vir por aí

AGORA VAI?

Sabesp (SBSP3): Câmara de São Paulo retoma debate da privatização, mas vereador contrário à proposta defende plebiscito

23 de abril de 2024 - 19:47

O projeto de lei que possibilita a privatização foi aprovado em primeira votação no dia 17 deste mês, mas não há data prevista para a segunda votação, que será definitiva

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar