O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
As companhias asiáticas anunciaram nesta manhã o lançamento de um centro de computação para treinar o software para automóveis autônomos
A gigante de tecnologia Alibaba acaba de dar a Elon Musk um novo motivo para se preocupar nesta terça-feira (02): agora a Tesla não competirá apenas com a rival chinesa BYD, apoiada pela Berkshire Hathaway, mas também enfrentará a startup de veículos elétricos Xpeng na produção de carros autônomos.
Determinadas a entrar no feroz e em rápido desenvolvimento mercado de carros elétricos, as empresas asiáticas se uniram para fazer frente a Musk e a Warren Buffett.
Como os sistemas de direção autônoma dos veículos demandam o processamento de grandes quantidades de dados para treinar os algoritmos, a velocidade dos treinamentos é extremamente importante para o Alibaba brigar com a Tesla e a BYD.
Por isso, as companhias chinesas anunciaram nesta manhã o lançamento de um centro de computação para treinar o software para automóveis autônomos.
Batizada de Fuyao, a unidade de tecnologia será aberta na cidade de Ulanqab, localizada no centro da Mongólia Interior, no norte da China. Atualmente, a cidade conta com 12 grandes centros de dados, incluindo unidades do próprio Alibaba Group e da Apple.
Segundo a Xpeng, o novo centro vai encurtar esse tempo de treinamento dos sistemas do seu principal modelo de direção autônoma, que deve cair de sete dias para uma hora.
Leia Também
O Alibaba, que já é investidor da startup, fornecerá a tecnologia de sua divisão de nuvem para as necessidades de computação da empresa de veículos elétricos.
A Xpeng quer ir além da atuação como montadora de carros elétricos e tenta se posicionar cada vez mais como uma empresa de tecnologia, com fortes investimentos no setor de robótica.
Alguns dos seus carros autônomos possuem um sistema avançado de assistência ao motorista, chamado de XPILOT, que permite recursos como a troca automática de faixa.
Um dos sistemas da startup é o City NGP, um programa de piloto guiado por navegação lançado no ano passado. Ele permite que os carros mudem de faixa, acelerem ou desacelerem, façam ultrapassagens e até mesmo entrem e saiam de rodovias.
A princípio, o City NGP foi projetado para atuar apenas em rodovias, mas agora foi adaptado para o funcionamento em cidades.
No começo do mês passado, Warren Buffett fez a Tesla perder o cargo de maior vendedora de automóveis elétricos do mundo para a BYD, a montadora chinesa BYD que faz parte do portfólio da Berkshire Hathaway.
A asiática chinesa vendeu 641.350 veículos elétricos no primeiro semestre de 2022, um salto de quase 315% em relação ao mesmo período do ano passado.
Enquanto isso, a Tesla entregou 564.743 veículos em igual intervalo. Desse total, 254.695 automóveis foram vendidos no segundo trimestre de 2022, abaixo dos 310 mil enviados nos primeiros três meses deste ano.
A fabricante de Elon Musk afirmou que o desempenho precário entre abril e junho foi devido à escassez de semicondutores e aos bloqueios em Xangai devido à covid-19, que impactaram a produção e a cadeia de suprimentos da Tesla na China.
Para completar a sequência de problemas no piloto automático da Tesla, a montadora de Elon Musk recentemente perdeu um de seus principais funcionários, o líder de inteligência artificial (IA) e piloto automático, Andrej Karpathy.
A saída de Karpathy não foi a única na equipe do piloto automático da Tesla. No fim do mês passado, a empresa fechou o escritório na Califórnia e demitiu 229 funcionários para cortar custos.
A unidade era a maior a equipe maior de piloto automático da empresa e era responsável por melhorar a tecnologia e os sistemas de assistência ao motorista.
Vale destacar que, apesar das promessas do CEO, até agora, a Tesla não conseguiu colocar no mercado veículos efetivamente autônomos.
Os modelos atuais de piloto automático da empresa fornecem recursos de assistência ao motorista, como assistência na manutenção da faixa e navegação automatizada.
“Hoje, o piloto automático aumenta a segurança e a conveniência de dirigir, mas o objetivo da equipe é desenvolver e implantar a ‘Autodireção Completa’ em nossa frota de milhões de carros em rápido crescimento”, disse Karpathy.
*Com informações de CNBC
Estudos indicam que quase 14% das empresas abertas no Brasil funcionam sem gerar lucro suficiente para honrar suas dívidas
O que explica esse desempenho é a emissão de ações da companhia, para trocar parte de suas dívidas por participação.
Em entrevista ao Money Times, Daniel Szlak fala sobre aceleração de capex, revisão de política de dividendos e a nova postura da companhia para aquisições
A contratação servirá para dar suporte ao plano aprovado pelo conselho de administração em novembro
Estado americano começa a testar modelo em que a inteligência artificial (IA) participa legalmente da renovação de prescrições médicas
Para o banco, desempenho tímido do setor em 2025 pode se transformar em alta neste ano com ciclo de juros menores
Presidente do TCU afirma que Corte de Contas não tem poder para “desliquidar” banco; veja a quem caberia a decisão
Mudança nos critérios de avaliação do banco sacode as ações do setor: Ânima vira top pick e dispara fora do Ibovespa, Cogna entra na lista de compras, enquanto Yduqs e Afya perdem recomendação e caem na bolsa
Relatório do Bank of America aponta potencial de valorização para os papéis sustentado não só pelos genéricos de semaglutida, mas também por um pipeline amplo e avanço na geração de caixa
João Ricardo Mendes, fundador do antigo Hotel Urbano, recebe novo pedido de prisão preventiva após descumprir medidas judiciais e ser detido em aeroporto
O bilionário avaliou que, mesmo com a ajuda da Nvidia, levaria “vários anos” para que as fabricantes de veículos tornassem os sistemas de direção autônoma mais seguros do que um motorista humano
O patinho feio da mineração pode virar cisne? O movimento do níquel que ninguém esperava e que pode aumentar o valor de mercado da Vale
Segundo relatos reunidos pela ouvidoria do Sebrae, as fraudes mais frequentes envolvem cobranças falsas e contatos enganosos
Empresa de logística aprovou um aumento de capital via conversão de debêntures, em mais um passo no plano de reestruturação após a derrocada pós-IPO
Relatório aponta impacto imediato da geração fraca em 2025, mas projeta alta de 18% nos preços neste ano
Com a abertura do mercado de semaglutida, analistas do Itaú BBA veem o GLP-1 como um divisor de águas para o varejo farmacêutico, com um mercado potencial de até R$ 50 bilhões até 2030 e que pressionar empresas de alimentos, bebidas e varejo alimentar
Companhia fecha acordo de R$ 770 milhões para fornecimento de vagões e impulsiona desempenho de suas ações na B3
Dona da Ambev recompra participação em sete fábricas de embalagens metálicas nos Estados Unidos, reforçando presença e mirando crescimento já no primeiro ano
Empresa teria divulgado números preliminares para analistas, e o fechamento de 2025 ficou aquém do esperado
Após um ano de competição agressiva por participação de mercado, a Shopee inicia 2026 testando seu poder de precificação ao elevar taxas para vendedores individuais, em um movimento que sinaliza o início de uma fase mais cautelosa de monetização no e-commerce brasileiro, ainda distante de uma racionalização ampla do setor