🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Liliane de Lima
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formada pela PUC-SP, já passou pelo portal DCI e setor de análise política da XP Investimentos.
MERCADO DE TRABALHO

Dona do Facebook está entre as 10 empresas que mais oferecem vagas home office no mundo; confira a lista

Em uma pesquisa rápida na plataforma LinkedIn, a partir da palavra-chave “home office”, é possível visualizar quase 20 mil vagas abertas para diversos cargos

Liliane de Lima
10 de outubro de 2022
16:41
Imagem: Pixabay

Trabalhar em qualquer lugar do mundo ganhou espaço na pandemia e, mesmo após a volta aos escritórios, o home office deve se manter como um dos modelos de trabalho nos anúncios de emprego. 

Segundo um estudo do Empregos.com.br, site especializado em recrutamento, o número de vagas divulgadas na plataforma e que eram exclusivamente com atuação em regime home office aumentou cerca de 140% entre janeiro de 2021 e 2022. 

E, essas vagas não são difíceis de encontrar. Em uma pesquisa rápida na plataforma LinkedIn, a partir da palavra-chave “home office”, é possível visualizar quase 20 mil vagas abertas para diversos cargos. 

Mas, quais são as empresas que adotaram o regime remoto de forma permanente? Em geral, as companhias de tecnologia, serviços financeiros, recrutamento e seleção e de comunicação são as que mais contratam profissionais para atuar a distância. 

Por fim, vale mencionar que o modelo híbrido ainda tem sido o mais adotado pelas empresas brasileiras. O formato que alterna dias de trabalho em casa e idas ao escritório é realidade para 56% dos profissionais brasileiros, de acordo com um estudo recente do Google Workspace em parceria com a consultoria IDC Brasil. 

Empresas que mais ofertaram vagas remotas no mundo

De acordo com um levantamento realizado pelo site de recrutamento ZipRecruiter, cerca de 370 mil vagas de emprego remoto foram criadas, especificamente, por dez empresas — que vão desde hospitais a gigantes de tecnologia. 

Confira: 

  • Anthem: 60.445 empregos 
  • CBRE: 51.304 empregos
  • USAA: 42.311 empregos
  • Capital One: 36.336 empregos 
  • Cerebral: 34.526 empregos 
  • Change Healthcare: 30.602 empregos
  • Meta: 29.052 empregos 
  • SAP: 282,62 empregos 
  • Kronos: 25.965 empregos
  • SelectQuote: 25.799 trabalhos remotos 

Vale destacar que a Meta, dona do Facebook, também é uma das empresas que pagam os melhores salários do mundo. No Brasil, a remuneração média varia entre R$ 2 mil e R$ 38 mil por mês, a depender do cargo exercido na empresa, segundo o Glassdoor. 

Home office definitivo no Brasil 

As startups Neon, de serviços financeiros, e Gupy, de recrutamento e seleção, são alguns exemplos de empresas que adotaram o formato remoto “em primeiro lugar” no Brasil. Ou seja, o trabalho a distância deve ser a primeira opção do trabalhador no momento de desempenhar as suas funções. 

E uma das precursoras desse movimento é a plataforma de viagens AirBnb foi uma das primeiras empresas a “abandonar” a volta aos escritórios. Em abril deste ano, o CEO Brian Chesky anunciou que todos os funcionários poderiam morar e trabalhar de onde quisessem. 

Na época, Chesky afirmou que “o mundo está se tornando mais flexível” e que o home office se tornará “a maneira predominante de trabalho nos próximos dez anos”. Ele não descartou a necessidade de encontros presenciais na empresa — os funcionários teriam que ir ao escritório uma vez por trimestre.

Apesar dos avanços, poucas empresas adotam o home office como único modelo de trabalho. Em geral, as empresas oferecem esse tipo de formato de atuação para posições específicas e, majoritariamente, em times de tecnologia. 

Recentemente, o Nubank abriu vagas exclusivas para mulheres, no formato home office. Na mesma linha, as startups imobiliária Loft e a de saúde Alice estão recrutando profissionais nesse formato. 

*Com informações de CNBC 

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar