A Lojas Americanas (AMER3) retirou seu sistema de comércio eletrônico do ar em resposta a uma aparente invasão de seus servidores.
O problema foi detectado no sábado e o acesso ao site foi interrompido voluntariamente pela empresa na madrugada de ontem. O domínio www.americanas.com.br seguia fora do ar na manhã desta segunda-feira.
O mesmo era observado no Submarino (www.submarino.com.br), que também é operado pela Americanas.
Em comunicado ao mercado, a empresa informa ter suspendido “proativamente” suas operações online e acionado seus protocolos de resposta à aparente invasão assim que a identificou.
“A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível”, diz a nota.
A queda dos sites afeta não apenas a Americanas e o Submarino, mas toda uma rede de lojistas que recorrem a seus marketplaces para vender seus produtos.
A Americanas não divulgou até o momento nenhuma previsão para a retomada de suas operações de e-commerce.
O episódio não afetou as lojas físicas da varejista, que seguiam funcionando normalmente neste domingo.
Vítima mais recente
Se confirma a invasão do sistema por hackers, a Lojas Americanas será apenas a mais recente vítima de uma série de ataques aos servidores de empresas listadas em bolsa.
No ano passado, Porto Seguro, CVC, Lojas Renner e JBS figuraram entre os alvos desse tipo de invasão.