O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A pesquisa revela que os mais jovens chegam a considerar procurar novas vagas se forem obrigados a voltar para o presencial
O trabalho remoto virou a realidade de uma parcela da população mundial, mas o retorno às atividades presenciais entrou em xeque esta semana após Elon Musk dar um ultimato aos funcionários da Tesla que se recusarem a voltar para os escritórios.
O bilionário acredita que os funcionários “fingem trabalhar” e informou que o retorno para as atividades presenciais é obrigatório. Aos que não querem voltar, Musk sugeriu “procurar por outro emprego com mais flexibilidade”.
E é o que tem feito boa parte dos trabalhadores, de acordo com a pesquisa People at Work 2022: A Global Workforce View.
Cerca de 52% dos entrevistados disseram que podem considerar cortes de até 11% no salário em troca de um modelo híbrido de trabalho ou mesmo mais flexibilidade em adotar atividades remotas — o conhecido home office.
Essa pesquisa soma uma tendência já apontada pelo The Wall Street Journal, que descobriu que 95% dos trabalhadores pretendem manter uma rotina mais flexível. Mudanças de horário e possibilidade de organizar melhor a agenda são alguns dos motivos destacados para preferência pelo modelo remoto.
Os recém ingressados nas fileiras de trabalho também mostram uma preferência pelas atividades remotas. Na faixa entre 18 e 24 anos, 71% consideram trocar de emprego se o retorno às atividades presenciais fosse obrigatório.
Leia Também
E, na contramão do que acredita Elon Musk e outros CEOs de empresas — como Jamie Dimon, do JP Morgan, e empresários do Google e da Meta (antigo Facebook) — a produtividade dos trabalhadores aumentou durante o período de atividades remotas.
Por outro lado, também é destacado que a troca de experiência com colegas de trabalho é prejudicada com a ausência dos escritórios.
A briga de Elon Musk com o home office não veio sem um motivo. As empresas de tecnologia e inovação — categoria na qual a Tesla se enquadra — vivem um momento difícil de incertezas em meio à alta de juros e crédito menos acessível.
Com o “dinheiro mais caro”, essas empresas passaram a enxergar a necessidade de enxugar quadros e ampliaram as demissões. É o que aconteceu com a Tesla e com o Mercado Bitcoin aqui no Brasil, além de outras empresas do mesmo setor pelo mundo.
A jogada de Musk pode incentivar demissões espontâneas dos trabalhadores, sem a necessidade de a empresa fazer isso, o que acarreta rescisões e outros custos. Não é possível afirmar categoricamente isso mas, dado o contexto, não se descarta a possibilidade.
Por aqui, os debates envolvendo o home office são restritos a pouco menos de 10% dos trabalhadores formais. Essa é a porcentagem que conseguiu permanecer em casa durante a pior fase da pandemia de covid-19.
Vale destacar que o trabalho informal no Brasil cresce a cada ano, em especial nos serviços por aplicativo, como entregas de comida e serviços de transporte. A atividade também registrou crescimento durante as piores fases do isolamento.
Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição
O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil
Uma alteração momentânea no ano passado fez a cidade se tornar a primeira capital cerimonial do país no século XXI
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos
Dados do FGV IBRE revelam a maior insatisfação dos trabalhadores brasileiros
As loterias da Caixa costumam parar somente aos domingos e nos feriados nacionais. Elas terão calendário alterado durante o Carnaval. Confira a seguir.
Lotofácil foi a única loteria a fazer novos milionários na rodada de quinta-feira. Ganhador recorreu à chamada “teimosinha”.
Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval impacta o funcionamento do mercado financeiro, dos bancos, dos Correios e do transporte público
Partido conservador promove referendo para limitar a população da Suíça que polariza eleitores e traz preocupações para empresários
Indian Creek, uma ilha artificial em Miami, atrai cada vez mais bilionários para chamarem o local de lar
Pré-carnaval em São Paulo teve superlotação e foliões precisaram de ajuda médica; veja como evitar a situação
O ganhador ou a ganhadora do concurso 3611 da Lotofácil pode dizer que viveu na pele uma história que só acontecia no cinema — até agora; demais loterias (11) sorteadas ontem acumularam.
Pagamentos começam hoje e seguem até o fim do mês, conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600
Eleições perderam peso nos preços dos ativos, e investidores estrangeiros seguem otimistas com o país
Para o presidente do conselho de administração do BTG Pactual, o país está com a economia no lugar e o cenário ideal para acelerar
“Por que as taxas de juros são tão altas no Brasil? Por conta da nossa dificuldade de convergência com a meta de inflação”, resumiu o presidente do BC
Veja o que esperar da nova linha Galaxy S com informações vazadas de insiders da Samsung
Lotofácil não foi a única loteria a pagar prêmio de sete dígitos na terça-feira. Dia de Sorte pagou o maior valor da noite. Estimativa de prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 55 milhões.
Economistas enxergam ambiente mais favorável para cortes no Brasil do que nos EUA, mas com limites impostos pelos altos gastos públicos
Apesar de não ser tão extravagante quanto a residência principal do bilionário, o imóvel tem várias características de luxo