O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O petista está a menos de 3 pontos porcentuais de vencer em primeiro turno — e o número de eleitores de Ciro e Simone dispostos a mudar o voto é maior que isso
Após uma série de resultados desfavoráveis nas últimas pesquisas, a mais recente rodada do levantamento do Ipec (ex-Ibope) animou os eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A sondagem mantém no radar a chance de o petista voltar ao Palácio do Planalto sem a necessidade de um segundo turno.
As demais pesquisas, no entanto, apontam que o cenário mais provável é o de um segundo turno entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL). O tira-teima sobre a tendência do eleitorado será proporcionado pela próxima rodada do Datafolha, esperada para esta quinta-feira (15).
Seja como for, os números mostram que o petista precisa ir além de meramente buscar os votos dos indecisos e contar com o voto útil de antibolsonaristas, incluindo aqueles que tampouco morrem de amores por Lula e pelo PT.
E é nesse sentido que apoiadores do ex-presidente têm trabalhado nos últimos dias, embora extraoficialmente.
Personalidades que já declararam voto ao ex-presidente, como os ex-jogadores de futebol Casagrande e Raí e o jornalista esportivo Juca Kfouri, recorreram às redes sociais afirmando que dá para acabar com a disputa já em 2 de outubro. Tais mensagens foram direcionadas explicitamente aos eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).
O próprio Lula foi às redes dizer que "nunca fez eleição para ganhar no segundo turno", mas não chegou ao ponto de pedir explicitamente o voto útil.
Leia Também
Restando pouco mais de duas semanas para o primeiro turno, as mais recentes pesquisas de intenção de voto indicam que, sim, é possível Lula vencer sem a necessidade de um tira-teima com Bolsonaro.
Mas a campanha petista vai precisar se esforçar muito e converter praticamente todos os eleitores que declaram voto em Ciro e Simone, mas se dizem dispostos a votar em Lula para decidir o pleito sem segundo turno.
A melhor pista encontra-se em um dos muitos recortes da mais recente rodada do levantamento da Quaest Pesquisa e Consultoria, encomendado pela Genial Investimentos.
A sondagem mostra Lula com 42% das intenções de voto em primeiro turno, seguido por Bolsonaro (34%), Ciro (7%) e Simone (4%).
Lula estaria, portanto, a 2,8 pontos porcentuais de distância da vitória em primeiro turno.
De acordo com a Genial/Quaest, 25% dos eleitores nem-nem, que não pretendem votar em Lula nem em Bolsonaro originalmente, afirmam estar dispostos a apertar 13 em 2 de outubro se isso garantir que a eleição presidencial acaba ali.

Mais especificamente, 33% dos eleitores de Ciro e 19% dos que declaram voto em Simone dizem que votariam em Lula para resolver o pleito no primeiro turno.
Isso representa 3,44% dos votos válidos hoje e não leva em conta o potencial de mudança do voto de eleitores de outros candidatos nem os indecisos.

Lula precisaria, portanto, de quatro em cada cinco desses votos para vencer em primeiro turno.
Nem é preciso dizer que a campanha pelo voto útil desagrada a Ciro e Simone na mesma medida.
"Voto útil é tornar o seu sonho inútil", afirmou Ciro Gomes em peça de campanha.
"Um primeiro turno, se acontecesse, a diferença seria tão pequena que a gente teria que enfrentar quatro anos de discussão de resultado de urna, se as urnas são seguras ou não, de contestação," disse Simone Tebet em comício em Salvador.
Queiram eles ou não, porém, o voto útil está no radar — e com um poder de definição poucas vezes observado em um primeiro turno de eleição presidencial no Brasil.
A dúvida entre os observadores está na maneira como a campanha petista deveria abordar esses eleitores.
Lula pode tanto optar por encarnar com mais veemência o antibolsonarismo quanto por promover acenos ao centro.
A julgar pelas pesquisas — mais precisamente o fato de nenhuma candidatura alternativa a Lula e Bolsonaro ter decolado até agora —, a radicalização do discurso parece mais tentadora do que a moderação.
Resta saber como isso soaria aos ouvidos de um público cansado da polarização que é pouco numeroso, mas tem o poder de dar à eleição o rumo pretendido por Lula.
Com riscos geopolíticos e inflação no radar, banco sugere diversificação global e vê força no petróleo e metais industriais
Com feriado de Tiradentes, semana começa mais lenta no Brasil, enquanto EUA, Europa e China concentram dados relevantes de atividade, inflação e consumo
A estatal voltou ao centro das atenções após a aprovação, em assembleia, de proventos referentes a 2025; crescimento da ação também foi destaque
O anúncio da oferta de compra do Master pelo banco estatal controlado pelo governo do Distrito Federal foi feita em março de 2025
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de sábado (18). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Caixa retoma sorteios das loterias amanhã (20).
Ranking da Grana Capital mostra os fundos imobiliários que mais distribuíram dividendos em 12 meses
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de sexta-feira (17). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (17), Mega-Sena, Quina, Timemania e +Milionária prometem prêmios de oito dígitos.
Oscar Schmidt morreu nesta sexta-feira aos 68 anos. O brasileiro é reconhecido como um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos.
João Scandiuzzi, estrategista-chefe do BTG Pactual, explicou quais são as perspectivas para o cenário macroeconômico em participação no VTEX Day
Presidente Lula sancionou lei que permite a realização de três exames por ano; salário no final do mês não será afetado
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (16). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Destaque para a Quina, que pode pagar R$ 20 milhões hoje (17).
Após um março sem feriados, brasileiros poderão descansar uma segunda vez em abril com Tiradentes
A nova edição do ranking de responsabilidade corporativa da Merco no Brasil traz um recorte mais detalhado por pilares — ambiental (E), social (S) e governança (G), mostrando a posição de cada empresa em todos eles
Notificação a milhares de companhias coloca créditos de PIS/Cofins em xeque e pode mexer com as estimativas do setor; veja o que dizem os especialistas
A repercussão foi tamanha que Nassim Taleb, cuja fama costuma ser restrita ao mundo das finanças, respondeu a Jade Picon no X
O financiamento imobiliário exige planejamento por representar décadas de dívidas e a organização de documentos é a primeira etapa; veja o que é preciso ter em mãos
Filho mais velho de FHC foi nomeado como curador provisório do pai, que sofre em grau avançado da doença de Alzheimer
Mais conectado, mais desconfiado e com menos paciência: o brasileiro digital não perdoa erro, demora ou taxa surpresa
O montante, anunciado em março deste ano, será direcionado a empresas consideradas estratégicas ou afetadas por choques externos
Depois de acumular pela 2ª vez na semana, prêmio da Lotofácil cresce, mas nem faz cócegas nas estimativas para os próximos sorteios da Quina, da Timemania e da Mega-Sena, que também ocorrem hoje (16)