Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

ELEIÇÕES 2022

Lula abre maior vantagem sobre Bolsonaro desde maio e definição em primeiro turno volta ao radar

Único candidato a crescer além da margem de erro, Lula lidera com 44% das intenções de voto; Bolsonaro tem 31%

Ricardo Gozzi
25 de julho de 2022
10:49 - atualizado às 14:19
Lula vs Bolsonaro como homem de ferro e capitão américa
Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro. - Imagem: Shutterstock / Filme Capitão América Guerra Civil / Marcos Corrêa-PR / montagem Brenda Silva

As mais recentes pesquisas de intenção de voto vinham mostrando certa acomodação. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderava com folga, mas não com margem suficiente para resolver a eleição presidencial no primeiro turno. Agora, a nova pesquisa do Instituto FSB, encomendada pelo banco BTG Pactual, mostra o petista abrindo a maior vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) desde maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, Lula volta a vislumbrar a possibilidade de vencer em primeiro turno.

Na avaliação dos autores da pesquisa BTG/FSB, a PEC Kamikaze e a redução dos impostos sobre combustíveis não foram capazes de tornar o cenário mais favorável ao governo, pelo menos por enquanto.

Lula cresce acima da margem de erro

Oficializado pelo PT na semana passada, Lula foi o único candidato a crescer acima da margem de erro em relação à pesquisa anterior.

Já a intenção de voto em Bolsonaro oscilou dentro da margem, mas caiu pela segunda pesquisa BTG/FSB seguida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No único cenário estimulado de primeiro turno abordado pela sondagem, Lula passou de 41% em 11 de julho para 44% agora.

Leia Também

Depois de ter atingido um pico de 33% no fim de junho, Bolsonaro caiu para 32% em 11 de julho e tem 31% agora.

Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) mantém seus imutáveis 9%.

Já Simone Tebet (MDB), que recentemente celebrou nas redes os 4% alcançados na BTG/FSB de 11 de julho, voltou para 2%.

Enquanto isso, a soma das intenções de voto nos demais candidatos caiu de 6% para 4%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vantagem de Lula sobre Bolsonaro é a maior desde maio

O ex-presidente Lula não abria uma vantagem tão grande sobre Bolsonaro desde o fim de maio.

Na BTG/FSB de 30 de maio, Lula marcou 46% a 32% sobre Bolsonaro, abrindo 14 pontos porcentuais de vantagem.

Dois meses depois, o petista tem agora 13 pontos porcentuais de vantagem sobre o atual presidente, que ontem teve sua candidatura oficializada pelo PL.

Série histórica - Intenção de voto estimulada
Série histórica - Intenção de voto estimulada

Decisão em primeiro turno volta ao radar

Outro vislumbre relevante da pesquisa BTG/FSB é o fato de uma vitória de Lula em primeiro turno ter voltado ao radar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula tem 44% das intenções de voto no momento. Como a margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, considera-se que ele tenha no mínimo 42%, mas poderia também ter 46%.

Ao mesmo tempo, a soma das intenções de voto em todos os demais candidatos é de 46%. Pela margem de erro, portanto, esse número pode ir de 44% a 48%.

Nas edições anteriores, mesmo esticando a margem de erro, Lula não flertava com a possibilidade de vitória em primeiro turno desde o fim de maio.

No levantamento mais recente, embora estatisticamente a situação seja de empate técnico, a probabilidade de que isso venha a ocorrer aumenta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A influência do voto útil

Também não pode ser desconsiderada a possibilidade de o voto útil dar as caras no primeiro turno.

Enquanto os eleitores de Lula e Bolsonaro apresentam elevado índice de decisão do voto, aqueles que pretendem votar em Ciro Gomes e Simone Tebet não se mostram tão decididos assim.

De acordo com a pesquisa, 60% dos que declararam voto em Ciro e 54% dos que pretendem votar em Simone dizem ainda não ter certeza de que votarão realmente neles.

Cruzamento - Voto estimulado 1º turno vs. Certeza na decisão do voto
Cruzamento - Voto estimulado 1º turno vs. Certeza na decisão do voto

A sondagem apurou ainda que um em cada quatro brasileiros admite a possibilidade de mudar de voto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destes, 17% afirmam que mudariam o voto para Lula, ao passo que 11% trocariam seu candidato atual por Bolsonaro.

Quando o dado é segmentado por candidato, 40% dos eleitores de Ciro propensos a mudar de voto migrariam para Lula e 14% iriam para Bolsonaro.

Já entre os eleitores de Simone Tebet a situação é mais equilibrada: 10% iriam para Lula e 8% para Bolsonaro.

Cruzamento - Voto estimulado 1º turno vs. Candidato que votaria caso mude de voto até outubro (apenas para os 24% que disseram que o voto “pode mudar” até outubro)
Cruzamento - Voto estimulado 1º turno vs. Candidato que votaria caso mude de voto até outubro (apenas para os 24% que disseram que o voto “pode mudar” até outubro)

Lula segue à frente em todos os cenários de segundo turno

De qualquer modo, em caso de segundo turno, Lula mantém-se à frente em todos os cenários abordados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mais provável deles, diante de Bolsonaro, o petista aumentou sua vantagem.

O placar passou de 53% a 37% para 54% a 36% a favor do ex-presidente.

Série histórica – Lula vs. Jair Bolsonaro
Série histórica – Lula vs. Jair Bolsonaro

Num eventual segundo turno entre Lula e Ciro, o petista venceria por 48% a 32%.

Contra Simone Tebet, Lula seria eleito com 54% a 25%.

Bolsonaro perde para Ciro e empata com Simone

A pesquisa BTG/FSB também sondou cenários opondo Bolsonaro a Ciro e Simone.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante de Ciro, Bolsonaro seria derrotado por uma margem menor do que perderia para Lula: 49% a 38%.

Num improvável segundo turno entre Bolsonaro e Simone Tebet, a situação agora é de empate. Cada um deles teria 41%.

Consolidado - demais cenários de 2º turno
Consolidado - demais cenários de 2º turno

Como foi feita a pesquisa

Para elaborar a pesquisa encomendada pelo BTG, o Instituto FSB consultou 2 mil eleitores de todo o país entre 22 e 24 de julho. As entrevistas foram conduzidas por telefone. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
OLHO NO CALENDÁRIO

Mega-Sena segue no topo do pódio das loterias com os maiores prêmios da semana; Quina pode pagar R$ 30 milhões na emenda do feriado

20 de abril de 2026 - 7:12

Mega-Sena entrou acumulada em abril e foi recuperando posições até retomar o topo do ranking de maiores prêmios das loterias da Caixa, que estarão em recesso na terça-feira (21)

EMENDA DE FERIADO

Bolsa de valores (B3), Ibovespa, bancos e Pix: Veja o que abre e o que fecha na emenda do feriado de Tiradentes

20 de abril de 2026 - 6:01

Amanhã, terça-feira (21), será feriado no Brasil. O país para para marcar o Dia de Tiradentes. Diante disso, muitos investidores podem estar se questionando como será o funcionamento da Bolsa de Valores, do Ibovespa, dos bancos e do Pix nesta segunda-feira (20). Pensando em auxiliar os leitores, a equipe do Seu Dinheiro confirmou com a […]

OPORTUNIDADE NO CHÃO

América Latina quer mais que exportar: o plano para capturar valor na transição energética

19 de abril de 2026 - 18:51

Região concentra minerais-chave da transição energética e pode ganhar protagonismo na disputa entre EUA e China, dizem autoridades

EFEITO DA GUERRA

Menos voos, passagem mais cara: petróleo em alta vira problema para quem vai viajar

19 de abril de 2026 - 17:47

Com bloqueio no Estreito de Ormuz, companhias aéreas cortam rotas e criam taxas extras diante da disparada do combustível

QUEDA DE BRAÇO

Novo nome no conselho da Petrobras (PETR4), Gasparino defende reajuste dos combustíveis

19 de abril de 2026 - 16:58

Marcelo Gasparino chega ao conselho defendendo alinhamento ao mercado internacional, enquanto governo tenta segurar reajustes

PROTEÇÃO NA CARTEIRA

Guerra entre EUA e Irã testa mercados — e UBS WM aponta onde se proteger (com sinal amarelo para o dólar)

19 de abril de 2026 - 15:41

Com riscos geopolíticos e inflação no radar, banco sugere diversificação global e vê força no petróleo e metais industriais

AGENDA ECONÔMICA

Feriado no Brasil, agenda cheia no mundo: os indicadores e eventos para ficar de olho nesta semana

19 de abril de 2026 - 13:59

Com feriado de Tiradentes, semana começa mais lenta no Brasil, enquanto EUA, Europa e China concentram dados relevantes de atividade, inflação e consumo

BOMBOU NO SD

Petrobras (PETR4) aprova R$ 41,2 bilhões em proventos, ganhos nas loterias e oportunidade na renda fixa: as mais lidas do Seu Dinheiro na semana

19 de abril de 2026 - 11:52

A estatal voltou ao centro das atenções após a aprovação, em assembleia, de proventos referentes a 2025; crescimento da ação também foi destaque

INVESTIGAÇÃO

Diálogos de Vorcaro mostram que BRB cobriu buraco do Master desde 2024: ‘Precisamos com urgência’

19 de abril de 2026 - 9:47

O anúncio da oferta de compra do Master pelo banco estatal controlado pelo governo do Distrito Federal foi feita em março de 2025

UM ACHADO

Lotofácil 3665 faz novo milionário em cidade com belas praias e vista para a ilha da magia; Mega-Sena acumula e prêmio em jogo vai a R$ 70 milhões

19 de abril de 2026 - 8:15

A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de sábado (18). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Caixa retoma sorteios das loterias amanhã (20).

FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Com retorno de 18%, HCRI11 lidera lista de 10 FIIs que mais distribuíram dividendos, segundo a Grana Capital; veja ranking completo

18 de abril de 2026 - 15:05

Ranking da Grana Capital mostra os fundos imobiliários que mais distribuíram dividendos em 12 meses

DESCE MAIS UMA...

Lotofácil 3664 faz novo milionário na cidade com a maior concentração de bares do país; Mega-Sena 2998 promete R$ 60 milhões na rodada de hoje

18 de abril de 2026 - 8:18

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de sexta-feira (17). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (17), Mega-Sena, Quina, Timemania e +Milionária prometem prêmios de oito dígitos.

MÃO SANTA

Oscar Schmidt, o brasileiro que disse não à NBA e acabou reconhecido como um dos maiores jogadores da história do basquete

17 de abril de 2026 - 19:26

Oscar Schmidt morreu nesta sexta-feira aos 68 anos. O brasileiro é reconhecido como um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos.

EUA NO RADAR

Dólar perdeu o brilho? Estrategista-chefe do BTG diz se moeda norte-americana deve deixar o papel de protagonista após queda recente

17 de abril de 2026 - 16:23

João Scandiuzzi, estrategista-chefe do BTG Pactual, explicou quais são as perspectivas para o cenário macroeconômico em participação no VTEX Day

LEI JÁ ESTÁ EM VIGOR

Enquanto protestos contra a escala 6×1 crescem, atualização da CLT agora permite a folga remunerada para exames

17 de abril de 2026 - 12:04

Presidente Lula sancionou lei que permite a realização de três exames por ano; salário no final do mês não será afetado

UM ACHADO

Lotofácil 3663 faz novo milionário em cidade marcada por lenda de tesouro jesuíta nunca encontrado; Mega-Sena acumula e prêmio em jogo alcança R$ 60 milhões

17 de abril de 2026 - 6:58

A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (16). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Destaque para a Quina, que pode pagar R$ 20 milhões hoje (17).

AGENDA DE FERIADOS

O que abre e o que fecha no Tiradentes? Confira o funcionamento da B3, dos bancos, do Pix, dos Correios e de outros serviços no feriado

17 de abril de 2026 - 5:59

Após um março sem feriados, brasileiros poderão descansar uma segunda vez em abril com Tiradentes

VEJA O TOP 100

Natura (NATU3) segue no topo de ranking ESG pelo 12º ano consecutivo; Grupo Boticário e Mercado Livre (MELI34) completam o pódio

16 de abril de 2026 - 17:24

A nova edição do ranking de responsabilidade corporativa da Merco no Brasil traz um recorte mais detalhado por pilares — ambiental (E), social (S) e governança (G), mostrando a posição de cada empresa em todos eles

VAREJO EM ALERTA

Receita Federal mira 3 mil empresas em operação sobre PIS/Cofins que pode alcançar R$ 10 bi; Assaí (ASAI3) e Grupo Mateus (GMAT3) sentirão o impacto, diz JP Morgan

16 de abril de 2026 - 16:30

Notificação a milhares de companhias coloca créditos de PIS/Cofins em xeque e pode mexer com as estimativas do setor; veja o que dizem os especialistas

ESSA ELE NÃO PREVIU

Guru da Faria Lima, Nassim Taleb, assustou influencer Jade Picon com o tamanho de um de seus livros

16 de abril de 2026 - 16:15

A repercussão foi tamanha que Nassim Taleb, cuja fama costuma ser restrita ao mundo das finanças, respondeu a Jade Picon no X

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia