O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Único candidato a crescer além da margem de erro, Lula lidera com 44% das intenções de voto; Bolsonaro tem 31%
As mais recentes pesquisas de intenção de voto vinham mostrando certa acomodação. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderava com folga, mas não com margem suficiente para resolver a eleição presidencial no primeiro turno. Agora, a nova pesquisa do Instituto FSB, encomendada pelo banco BTG Pactual, mostra o petista abrindo a maior vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) desde maio.
Com isso, Lula volta a vislumbrar a possibilidade de vencer em primeiro turno.
Na avaliação dos autores da pesquisa BTG/FSB, a PEC Kamikaze e a redução dos impostos sobre combustíveis não foram capazes de tornar o cenário mais favorável ao governo, pelo menos por enquanto.
Oficializado pelo PT na semana passada, Lula foi o único candidato a crescer acima da margem de erro em relação à pesquisa anterior.
Já a intenção de voto em Bolsonaro oscilou dentro da margem, mas caiu pela segunda pesquisa BTG/FSB seguida.
No único cenário estimulado de primeiro turno abordado pela sondagem, Lula passou de 41% em 11 de julho para 44% agora.
Leia Também
Depois de ter atingido um pico de 33% no fim de junho, Bolsonaro caiu para 32% em 11 de julho e tem 31% agora.
Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) mantém seus imutáveis 9%.
Já Simone Tebet (MDB), que recentemente celebrou nas redes os 4% alcançados na BTG/FSB de 11 de julho, voltou para 2%.
Enquanto isso, a soma das intenções de voto nos demais candidatos caiu de 6% para 4%.
O ex-presidente Lula não abria uma vantagem tão grande sobre Bolsonaro desde o fim de maio.
Na BTG/FSB de 30 de maio, Lula marcou 46% a 32% sobre Bolsonaro, abrindo 14 pontos porcentuais de vantagem.
Dois meses depois, o petista tem agora 13 pontos porcentuais de vantagem sobre o atual presidente, que ontem teve sua candidatura oficializada pelo PL.

Outro vislumbre relevante da pesquisa BTG/FSB é o fato de uma vitória de Lula em primeiro turno ter voltado ao radar.
Lula tem 44% das intenções de voto no momento. Como a margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, considera-se que ele tenha no mínimo 42%, mas poderia também ter 46%.
Ao mesmo tempo, a soma das intenções de voto em todos os demais candidatos é de 46%. Pela margem de erro, portanto, esse número pode ir de 44% a 48%.
Nas edições anteriores, mesmo esticando a margem de erro, Lula não flertava com a possibilidade de vitória em primeiro turno desde o fim de maio.
No levantamento mais recente, embora estatisticamente a situação seja de empate técnico, a probabilidade de que isso venha a ocorrer aumenta.
Também não pode ser desconsiderada a possibilidade de o voto útil dar as caras no primeiro turno.
Enquanto os eleitores de Lula e Bolsonaro apresentam elevado índice de decisão do voto, aqueles que pretendem votar em Ciro Gomes e Simone Tebet não se mostram tão decididos assim.
De acordo com a pesquisa, 60% dos que declararam voto em Ciro e 54% dos que pretendem votar em Simone dizem ainda não ter certeza de que votarão realmente neles.

A sondagem apurou ainda que um em cada quatro brasileiros admite a possibilidade de mudar de voto.
Destes, 17% afirmam que mudariam o voto para Lula, ao passo que 11% trocariam seu candidato atual por Bolsonaro.
Quando o dado é segmentado por candidato, 40% dos eleitores de Ciro propensos a mudar de voto migrariam para Lula e 14% iriam para Bolsonaro.
Já entre os eleitores de Simone Tebet a situação é mais equilibrada: 10% iriam para Lula e 8% para Bolsonaro.

De qualquer modo, em caso de segundo turno, Lula mantém-se à frente em todos os cenários abordados.
No mais provável deles, diante de Bolsonaro, o petista aumentou sua vantagem.
O placar passou de 53% a 37% para 54% a 36% a favor do ex-presidente.

Num eventual segundo turno entre Lula e Ciro, o petista venceria por 48% a 32%.
Contra Simone Tebet, Lula seria eleito com 54% a 25%.
A pesquisa BTG/FSB também sondou cenários opondo Bolsonaro a Ciro e Simone.
Diante de Ciro, Bolsonaro seria derrotado por uma margem menor do que perderia para Lula: 49% a 38%.
Num improvável segundo turno entre Bolsonaro e Simone Tebet, a situação agora é de empate. Cada um deles teria 41%.

Para elaborar a pesquisa encomendada pelo BTG, o Instituto FSB consultou 2 mil eleitores de todo o país entre 22 e 24 de julho. As entrevistas foram conduzidas por telefone. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
Todas as joias furtadas eram de ouro com diamantes; joalheria não possui seguro das peças
Os ganhadores do concurso 3615 da Lotofácil efetuaram suas apostas por meio dos canais eletrônicos da Caixa Econômica Federal.
Até o momento, apenas 15 dos 50 estados dos Estados Unidos podem receber o módulo que ficou conhecido como a “casa da Tesla”
Menino da Malásia comprou domínio com as iniciais de seu nome em 1993; anos depois ganhou milhões com o investimento
Segundo o FGC, cerca de 160 mil credores poderão ser ressarcidos após a liquidação do Banco Pleno; veja os próximos passos
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a +Milionária é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta quarta-feira (28), mas outras modalidades também prometem prêmios milionários hoje. Confira os valores.
Sem acordo entre EUA e Irã, Brent pode seguir firme; com diplomacia, banco projeta queda e reação da Opep+
Pode ser que você conheça alguém que é milionário e nem percebeu por causa dos hábitos dessas pessoas
Com declaração pré-preenchida ou sem, o indicado é reunir todos os documentos e revisar as informações antes de submetê-las ao Fisco
Linha subsidiada pelo Tesouro busca dar fôlego ao agronegócio e reduzir risco de retração na produção
Não tem o menor problema conversar com uma planta. Isso só é um problema se você ouvir uma resposta, diria um psiquiatra. Mas não se você estiver no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Pode até parecer mentira, mas visitantes do jardim podem conversar com o total de 20 plantas e, o mais […]
A tormenta do Banco do Brasil, a fatura da crise do Banco Master e o Pé-de-Meia foram destaque no Seu Dinheiro; veja as matérias mais lidas dos últimos dias
A Receita Federal mantém uma fiscalização forte sobre as operações de crédito, que obriga as instituições financeiras a reportarem movimentações que ultrapassem R$ 2 mil mensais
Enquanto a Quina e a Mega-Sena acumularam, a Lotofácil fez três vencedores ontem. Confira os números sorteados nas principais loterias da Caixa Econômica Federal
Segundo Alexandre de Moraes, o Supremo decidiu, em 2019, que guardas municipais não têm direito à aposentadoria especial por atividade de risco, e vigilantes não poderiam ter mais benefícios
Exército se prepara para a possibilidade de operações prolongadas caso o presidente Donald Trump ordene um ataque contra o Irã
Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição
O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil
Uma alteração momentânea no ano passado fez a cidade se tornar a primeira capital cerimonial do país no século XXI
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos