O Partido Liberal (PL) oficializou na manhã deste domingo a indicação de Jair Bolsonaro como seu candidato à presidência nas eleições de outubro.
Bolsonaro tentará a reeleição em uma chapa puro-sangue com o general Braga Netto.
A convenção do PL foi realizada na manhã deste domingo no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
Como ficou a votação
Bolsonaro foi oficializado como candidato do PL à presidência depois de receber os votos de 204 delegados do partido.
Conforme programado, o resultado foi anunciado às 11h22, numa menção ao número da chapa Bolsonaro-Braga Netto.
A confirmação da candidatura já era esperada.
A seguir, num discurso de pouco mais de uma hora de duração, Bolsonaro buscou fazer gestos de aproximação em relação ao público feminino, chamou apoiadores para um ato em 7 de setembro e voltou à carga contra o Supremo Tribunal Federal (STF).
Convenção que aprovou candidatura de Bolsonaro teve votação totalmente eletrônica
Chamou a atenção o fato de o PL ter recorrido a um sistema eletrônico de votação, totalmente virtual, para realizar a convenção que resultou na indicação de Bolsonaro.
De acordo com assessores do partido consultados pelo serviço de notícias em tempo real Broadcast, a votação foi realizada por meio de uma plataforma digital monitorada pela justiça eleitoral.
Outra curiosidade é que, pouco antes da confirmação do resultado, os aliados e pré-candidatos do PL subiram ao palco montado no Maracanãzinho ao som da confirmação do voto na urna eletrônica.
Defensor da volta do voto impresso, Bolsonaro é um crítico contumaz do sistema eletrônico de votação empregado no Brasil desde 1996.
No início da semana passada, o presidente convocou embaixadores para um evento no qual repetiu perante os representantes de Estados estrangeiros, mais uma vez sem apresentar provas, suas acusações contra o sistema de urnas eletrônicas.
Pesquisas indicam segundo turno entre Lula e Bolsonaro
As pesquisas de intenção de voto com vistas às eleições de outubro têm sinalizado que o pleito provavelmente será decidido em um segundo turno envolvendo Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o agregador de pesquisas do Estadão Dados, a mediana das principais pesquisas eleitorais do Brasil indica Lula com 45% das intenções de voto no primeiro turno.
O petista está 14 pontos porcentuais à frente de Bolsonaro, que aparece em segundo lugar com 31%.
Palanque estadual
Antes da confirmação da chapa Bolsonaro-Braga Netto, o PL definiu seus candidatos ao governo do Rio e ao Senado Federal.
O atual governador fluminense, Cláudio Castro, será o candidato do partido na corrida estadual.
Já o candidato do PL ao Senado será o ex-jogador Romário, que busca a reeleição.
Ambos foram apresentados ao público como candidatos de Bolsonaro.