O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Com disparada da Selic, Brasil voltou a ser o paraíso dos rentistas, mesmo com inflação elevada; e nem a guerra na Ucrânia lhe tirou o título
A rápida escalada da Selic para combater a inflação levou o Brasil de volta à condição de paraíso dos rentistas, onde ganhos fabulosos acima da inflação, na segurança e no conforto da renda fixa, voltaram a ser possíveis. Em fevereiro, quando a taxa básica de juros subiu de 9,25% para 10,75% ao ano, o país retornou à primeira posição do ranking mundial de juros reais, com uma taxa acima da inflação de 6,41%.
Naquele momento, vale lembrar, a Rússia ainda não havia invadido a Ucrânia. Agora em março vivemos oficialmente em tempo de guerra, pois o conflito entre os dois países do leste europeu é um daqueles que trazem consequências econômicas para o mundo inteiro. E, mesmo assim, com a perspectiva de nova alta na Selic nesta quarta-feira (16), o juro real brasileiro ainda se mantém, virtualmente, como o maior do mundo.
É que, segundo o ranking mundial de juros reais elaborado pela Infinity Asset, só quem "ganha" do Brasil neste momento é a Rússia, com um juro real (acima da inflação) de mais de 30% ao ano.
Só que, do ponto de vista do investidor, a Rússia é carta fora do baralho, por conta das duras sanções econômicas que vem sofrendo do Ocidente desde que suas tropas invadiram a Ucrânia.
Assim, o Brasil, com seus juros reais superiores a 7%, se mantém, na prática, como o líder do ranking de março, seguido de Colômbia, Chile e México. Parece que o campeão voltou pra ficar.
Até fevereiro, a Rússia tinha um juro real bem mais "normal", de apenas 4,61%, ficando em segundo lugar no ranking daquele mês, logo atrás do Brasil. Mas, em razão da guerra, das sanções econômicas e da brutal desvalorização do rublo, o país precisou elevar radicalmente sua taxa de juros.
Leia Também
O ranking elaborado pela Infinity Asset considera três possíveis cenários para a taxa Selic após a decisão de hoje.
No caso de um aumento de 1 ponto percentual (indo para 11,75%), considerado improvável pela gestora, o juro acima da inflação subiria para 7,10%; com um aumento de 1,25 ponto (indo para 12,00%), o juro real subiria para 7,34%; e com um aumento de 1,50 ponto (indo para 12,25%), considerado o cenário mais provável pela gestora, o juro real iria para 7,39%.
Em todos os casos, o Brasil se mantém em segundo lugar de fato e primeiro lugar "de direito", logo atrás da Rússia. Confira o ranking na íntegra:
Juros reais altos representam uma diferença positiva grande entre a taxa básica de juros do país e sua inflação projetada. O retorno real de um ativo - ou seja, seu retorno acima da inflação - é o que dita a capacidade daquele ativo de tornar seu investidor mais rico de fato.
Repare que algumas taxas do ranking são negativas. Isso significa que, naqueles países, a inflação supera a taxa de juros, seja porque os juros estão muito baixos (caso dos Estados Unidos, por exemplo), seja porque a inflação está assustadoramente alta, ainda que a taxa de juros também esteja (caso da Argentina).
No ranking da Infinity, o cálculo de juros reais leva em conta a taxa de juros referencial do dia da elaboração do ranking no seu vencimento mais líquido, dentro de um ano, e o indicador de inflação oficial projetada para os próximos 12 meses, conforme divulgado pela autoridade monetária de cada país.
No Brasil, portanto, considera-se a taxa do Depósito Interbancário (DI) de um ano (vencimento em março de 2023, neste ranking), e o IPCA para 12 meses do último Boletim Focus do Banco Central (que foi de 5,69%, no caso).
Assim, o que esse juro real elevado significa para o investidor? Significa que há boas oportunidades de retorno na renda fixa, cuja rentabilidade costuma estar, em maior ou menor grau, atrelada à taxa de juros do país.
Além disso, significa que está dando para preservar o capital e de fato ficar mais rico investindo em renda fixa, pois a pré-condição para enriquecer é, no fim das contas, conseguir ganhar acima da inflação.
Com a Selic em dois dígitos e ainda em processo de alta, as aplicações pós-fixadas (atreladas à Selic e ao CDI) voltaram a pagar o tão sonhado 1% ao mês de que o investidor brasileiro tanto gosta. São casos como o título público Tesouro Selic, negociado no Tesouro Direto, e dos CDBs, LCIs e LCAs que pagam um percentual do CDI.
Já a inflação elevada e ainda pressionada pela guerra na Ucrânia faz com que despontem as aplicações indexadas à inflação, que têm pago taxas prefixadas gordas, mais a variação de um também gordo IPCA.
No Tesouro Direto, os títulos Tesouro IPCA+, também conhecidos como NTN-Bs, estão pagando entre 5,70% e 5,91% ao ano mais IPCA, remunerações historicamente elevadas. Já nos bancos médios, é possível encontrar CDBs, LCIs e LCAs indexados ao IPCA com remunerações ainda maiores para prazos equivalentes, e tudo com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Nesta outra matéria, eu falo mais sobre o título do Tesouro Direto ideal para ganhar dinheiro e ainda proteger o dinheiro da inflação, neste momento. E aqui eu listo alguns investimentos atrelados à inflação para enfrentar a época de preços elevados.
Nova globalização será responsável por remodelar estruturalmente as próximas décadas, diz Matheus Spiess, economista pelo Insper, no programa Touros e Ursos
Investidores reagem à indicação de Kevin Warsh para o Fed e a dados de inflação acima do esperado nos EUA
Rede de hotéis de luxo associada à casal de bilionários terá primeira unidade no Brasil, no interior de São Paulo, com inauguração prevista para 2027 ou 2028
Apesar da tradição, o Carnaval não é feriado nacional em 2026; datas aparecem como ponto facultativo no calendário oficial
Enquanto o Congresso ainda discute o fim da escala 6×1, empresas de setores que operam no limite da jornada legal começam a antecipar mudanças e adotar modelos de trabalho com mais dias de descanso
Em suas redes sociais, Trump afirmou que não tem dúvidas de que Warsh será lembrado como um dos grandes presidentes do Fed
Enquanto a Quina roubou a cena da Lotofácil, a Mega-Sena acumulou de novo na quinta-feira (29) e o prêmio em jogo subiu para R$ 115 milhões.
Esta é a primeira revisão do banco suíço para a taxa básica desde março de 2025; projeção anterior era de 12% até o final do ano
Anvisa aprovou novas regras para a cannabis medicinal, permitindo o cultivo da planta por universidades e instituições de pesquisa, sob exigências rígidas de controle e segurança; veja as novas regras para a Cannabis medicinal no país
O objetivo da medida é tentar entender o que aconteceu com o Master, e como o Banco Central pode reforçar a sua governança interna de fiscalização.
Diante das secas cada mais vez imprevisíveis, o estado mais rico dos EUA passou a tratar a água como infraestrutura estratégica
Depois de acumular pelo segundo sorteio seguido, a Lotofácil pode pagar nesta quinta-feira (29) o segundo maior prêmio da rodada das loterias da Caixa, mas a Quina vem logo atrás.
Decisão correspondeu às expectativas do mercado e surpreendeu com sinalização direta sobre o início dos cortes
Enquanto a Legacy defende corte imediato de 0,25 ponto nos juros, Genoa alerta para o risco de o Banco Central repetir erros do passado
Cidade brasileira aparece entre os destinos mais reservados para 2026, atrás apenas de Paris e Bangkok, segundo levantamento da eDreams ODIGEO
Na Ilha de Itamaracá, duas mulheres recolheram cerca de 8 mil garrafas de vidro abandonadas nas praias e a transformaram em lar
Levantamento mostra que os imóveis comerciais lideraram as taxas de inadimplência, com média de 4,84%
Mega-Sena não sai desde a Mega da Virada. Lotofácil acumula pela primeira vez na semana. +Milionária promete o maior prêmio desta quarta-feira (28).
O ex-diretor do Copom espera que um primeiro corte venha em março ou abril, quando a expectativa de inflação futura chegar, enfim, aos 3%
Para Bruno Serra e Rodrigo Azevedo, o país entrou na fase decisiva em que promessas já não bastam: o ajuste fiscal precisará acontecer, de um jeito ou de outro