🔴 NO AR: ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – CONFIRA MAIS DE 30 RECOMENDAÇÕES – VEJA AQUI

Lucia Camargo Nunes

Automóveis

Carro com câmbio automático: você ainda vai dirigir um; saiba como escolher e ainda economizar gasolina

Eles ficaram mais modernos, inteligentes e econômicos. Entenda mais sobre os diferentes tipos de câmbios automáticos e por que eles estão dominando o mercado

Lucia Camargo Nunes
26 de março de 2022
11:33 - atualizado às 8:42
Câmbio automático do Honda City Hatchback 2022- foto Honda
Câmbio automático do Honda City Hatchback 2022 - Imagem: Divulgação Honda

O câmbio automático cresce na preferência dos consumidores e hoje já é maioria entre os carros novos. De acordo com um estudo da Bright Consulting, em 2021, 55% dos automóveis e comerciais leves (autoveículos) emplacados no país vinham equipados com o câmbio automático. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso acontece, primeiramente, porque eles não estão mais tão caros como ocorria no passado. Além disso, trazem conforto e comodidade ao motorista. E convenhamos: eles fazem toda a diferença quando se pega um congestionamento. 

Conforme foram ganhando tecnologia, ficaram mais acessíveis. A maior demanda, por sua vez, gerou escala e as montadoras, em algumas linhas, passaram a oferecer apenas transmissão automática. 

Hoje você não encontra mais, como zero-km, Toyota Corolla e Corolla Cross, Volkswagen Nivus, Fiat Toro, Hyundai Creta e Peugeot 2008, entre outros, manuais: apenas com câmbio automático.

  • IMPORTANTE: liberamos um guia gratuito com tudo que você precisa para declarar o Imposto de Renda 2022; acesse pelo link da bio do nosso Instagram e aproveite para nos seguir. Basta clicar aqui

Tipos de câmbio automático

Entre carros novos e usados, o consumidor pode ficar na dúvida entre as diferentes caixas de câmbio. No chamado câmbio automático convencional, ou conversor de torque, as marchas são trocadas automaticamente, dispensando o pedal da embreagem. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a transmissão CVT (sigla de Transmissão Continuamente Variável) não possui marchas pré-definidas porque são variáveis, operando de forma mais gradual e suave. Sem trancos, o CVT tem menor custo e seu sistema ajuda a reduzir o consumo. 

Leia Também

Carros com câmbio automatizado

Há alguns anos, as montadoras trouxeram para o Brasil, em carros de menor custo, os câmbios automatizados, que também dispensavam o terceiro pedal, embora tivessem embreagem. 

São câmbios mecânicos com mudanças de marchas automáticas. Sensores ajudam a atuar na troca da marcha. E quando isso ocorre é preciso tirar o pé do acelerador, como num carro manual. Alguns carros apresentavam delay, e era comum sentir o tranco nas passagens de marchas. 

Com o tempo, foram vencidos pelos automáticos muito em função da rejeição do consumidor brasileiro, ao mesmo tempo em que os automáticos, fabricados em maior escala, tiveram custo reduzido. Chevrolet, Fiat, Ford, Renault e Volkswagen ofereceram carros de entrada com câmbio automatizado, mas hoje eles são raros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há ainda os carros equipados com sistema automatizado, mas de dupla embreagem, encontrado geralmente carros mais esportivos e sofisticados. Nele, dois sistemas de embreagem distintos intercalam as engrenagens de marchas e deixam o conjunto bem mais ágil. 

Tenha um automático e troque as marchas

Algumas pessoas gostam de dirigir de forma mais esportiva e preferem trocar as marchas, como se tivessem o carro mais “à mão”. 

Por terem de dividir o carro com outras pessoas, que preferem o automático, ou por gostarem dos dois tipos de câmbio, a indústria oferece, em alguns modelos, a opção de trocas de marcha para os sistemas automáticos, CVT ou automatizados.

Cada carro tem sua proposta. Os mais acessíveis oferecem as mudanças de marcha pela alavanca, com toques que aumentam ou diminuem as marchas. Os mais esportivos possuem os chamados paddle shift, aletas ou borboletas atrás do volante, para a troca de marchas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Câmbio e consumo

A transmissão tem influência direta no consumo. Tanto, que na divulgação dos números do Inmetro, boa parte dos carros mais econômicos tem câmbio manual. Mas não se engane. As medições de consumo são feitas por profissionais muito bem preparados para trocar as marchas manuais no tempo correto, no trânsito do dia a dia e não por motoristas comuns. 

Mas se a pergunta for, qual tipo de carro consome mais, é correto afirmar que automático convencional, em geral, gasta mais que o manual. Como a troca de marchas é feita em rotações mais altas, porque ele estica mais as marchas, existe uma tendência do automático consumir entre 10 e 15% a mais que um modelo similar manual. 

As transmissões CVT jogaram esse mito por água abaixo e, conforme o modelo, chegam a ser mais econômicas que seu similar com câmbio manual. 

Na tabela abaixo, fizemos uma comparação de modelos que usam o mesmo motor com caixas de transmissão diferentes (algo cada vez mais raro). Confira a diferença de consumo, levando em conta o uso de gasolina em percursos urbanos e rodoviários. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Consumo manual x automático (gasolina)


Modelo

Manual (km/l)
cidade / estrada

Automático (km/l)
cidade / estrada
Chevrolet Onix Plus
1.0 Turbo
M613,7 / 17A612 / 15
Hyundai HB20 S
1.0 Turbo 
M613,6 / 16A612,1 /15,3
Fiat Strada 1.4 8V M511,7 / 12,4CVT12,4 /13,9
Nissan Kicks 1.6M511,1 / 13CVT 11,4 / 13,7
Fiat Pulse 1.3M512,6 / 14,7CVT12,9 / 14,3
Fonte: Inmetro

Na prática, as transmissões CVT são mais econômicas que seus similares manuais, nos casos de Strada e Kicks e com vantagem para cidade no CVT do Pulse. O mesmo não ocorre com os câmbios automáticos, mais gastões no Onix Plus e HB20S.

Cada vez mais marchas

Os sistemas evoluem rapidamente e por causa disso os carros mais modernos com transmissão automática têm, no mínimo, 6 marchas. Com isso, ele troca as marchas com a rotação mais baixa e o maior número de marchas entrega mais eficiência. 

Vale lembrar que o sistema Start Stop, que desliga o carro sempre que ele para em semáforos e congestionamentos, por exemplo, e presente em muitos carros, é mais comum nos automáticos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim que o motorista pisa no freio ou no acelerador, o carro religa. No caso dos manuais, é preciso lembrar de desengatar a marcha. 

Manutenção: câmbio automático continua mais caro?

Sem entrar no mérito da importância da manutenção preventiva, obrigatória para qualquer tipo de carro, transmissões dão pouca manutenção, desde que bem utilizadas. Na comparação, as caixas manuais tendem a pedir mais manutenção, mas o custo é menor. 

Caixas automáticas e CVT têm excelente durabilidade, estimada pelas fabricantes em 300 mil km, desde que obedecidas as revisões periódicas. Mas quando requerem algum reparo, é possível dizer que os modelos automáticos, por seu conjunto, tenham consertos mais caros. E já foram até mais, no passado. A mão de obra, mais especializada, também pesa neste custo. 

Como prevenção, é importante observar o fluido de câmbio e o período de troca, que varia conforme o carro, geralmente a partir de 40 mil km. Consulte sempre o manual do proprietário. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme o perfil e jeito de dirigir

Por fim, antes de comprar ou se arrepender, estude se o carro automático é adequado ao seu perfil. Até porque, até então, para tirar a habilitação é exigido saber dirigir modelos manuais e não automáticos. 

O câmbio automático é para:

  1. Quem gosta de dirigir de forma mais confortável, principalmente no trânsito, sem se preocupar em trocar as marchas no tempo certo e pisar no pedal da embreagem;
  2. Quem prefere a segurança de prestar a atenção ao percurso, ao invés de se preocupar com o pedal da embreagem ou alavanca de troca de marcha, e manter as duas mãos no volante, mesmo se for executar trocas sequenciais;
  3. Quem estiver com a grana curta e fizer questão do automático, pode optar pelos modelos com câmbio CVT, que hoje são mais econômicos que muitos modelos manuais;
  4. Mesmo quem gosta de trocar as marchas para ter a sensação de controle, pode adquirir um carro automático com opções de trocas sequenciais, seja na alavanca ou pelo paddle shift (borboletas atrás do volante);
  5. Quem viaja bastante, tem nos carros com câmbio automático mais sofisticados o piloto automático, equipamento que mantém a velocidade escolhida, para o motorista descansar o pé direito. Serve também para não exceder a velocidade permitida. Em modelos manuais até existem, mas são bem mais difíceis de encontrar. 

Coisas que você nunca deve fazer com o câmbio automático

  1. Antigamente, quando o carro morria era só engatar a marcha e pegar no “tranco”. Com os câmbios automáticos isso não é possível, porque há grandes chances de quebrar o componente;
  2. Nunca desça na “banguela”. Na descida de uma serra, por exemplo, alguns motoristas de carros manuais descem com o câmbio desengatado (ponto morto), para economizar gasolina. Só que essa prática é ilegal e compromete freios e muitos outros itens do motor. No carro automático, descer na posição N é proibido! Isso porque em N, o câmbio automático não é lubrificado. Nas descidas, o motorista pode colocar o câmbio nas posições L ou S, ou em marchas baixas, como 2 ou 3 presentes em alguns modelos;
  3. Ao parar em semáforos, não coloque a alavanca na posição N: mantenha o carro na posição D e pise no freio. A posição N serve para liberar as rodas no caso de reboque ou de o carro estar na oficina;
  4. Nunca desligue o carro fora da posição a P. Ao estacionar em uma vaga, antes de desligar o carro, acione o freio de estacionamento e coloque a alavanca na posição P;
  5. Cuidado com áreas alagadas: o contato com a água pode danificar seriamente o câmbio automático;
  6. Só acione a ré com o carro totalmente parado: ao usar a transmissão para frear você pode quebrar componentes, como eixo ou pino de trava. O mesmo vale para as saídas: nunca pise no pedal do acelerador antes de colocar a marcha em D;
  7. Manutenção preventiva sempre: faça as revisões periódicas e fique atento aos períodos de troca do óleo do câmbio, que variam conforme o modelo de carro, mas geralmente ocorrem a partir de 30 ou 40 mil km.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MAIS DESCANSO

Relator de PL sobre fim da escala 6×1 apresenta novo texto, com jornada de no máximo 40 horas semanais

6 de dezembro de 2025 - 10:31

Prates também colocou um dispositivo que dá a possibilidade de regime de trabalho na escala 4×3, com limite máximo de 10 horas diárias

TESTE

Metrô de SP testa operação 24 horas, mas só aos finais de semana e não em todas as linhas; veja os detalhes 

5 de dezembro de 2025 - 16:40

Metrô de SP amplia operação aos fins de semana e avalia se medida tem viabilidade técnica e financeira

DEFINIDO

Salário mínimo de 2026 será menor do que o projetado; veja valor estimado  

5 de dezembro de 2025 - 15:50

Revisão das projeções de inflação reduz o salário mínimo em R$ 3 a estimativa do piso nacional para 2026, que agora deve ficar em R$ 1.627

NOVOS RICAÇOS

A nova elite mundial: em 2025, 196 bilionários surgiram sem herdar nada de ninguém — e há uma brasileira entre eles

5 de dezembro de 2025 - 10:58

Relatório da UBS revela que 196 bilionários construíram fortuna sem herança em 2025, incluindo uma brasileira que virou a bilionária self-made mais jovem do mundo

VAI VIRAR BAGUNÇA?

Banco Central desiste de criar regras para o Pix Parcelado; entenda como isso afeta quem usa a ferramenta

5 de dezembro de 2025 - 9:16

O Pix parcelado permite que o consumidor parcele um pagamento instantâneo, recebendo o valor integral no ato, enquanto o cliente arca com juros

ONDE INVESTIR

FII com dividendos de 9%, gigante de shoppings e uma big tech: onde investir em dezembro para fechar o ano com o portfólio turbinado 

5 de dezembro de 2025 - 7:02

Para te ajudar a reforçar a carteira, os analistas da Empiricus Research destrincham os melhores investimentos para este mês; confira

TEM PRA TODO GOSTO

Quina faz um novo milionário; Lotofácil e Dia de Sorte também têm ganhadores

5 de dezembro de 2025 - 6:51

Enquanto a Quina, a Lotofácil e a Dia de Sorte fizeram a festa dos apostadores, a Mega-Sena e a Timemania acumularam nos sorteios da noite de quinta-feira (4).

NAS ENTRELINHAS

Mercado aposta em corte da Selic em janeiro, mas sinais do Copom indicam outra direção, diz Marilia Fontes, da Nord

4 de dezembro de 2025 - 19:42

Para a sócia da Nord, o BC deve manter a postura cautelosa e dar sinais mais claros antes de fazer qualquer ajuste

EFEITOS MASTER

Fundos de pensão que investiram em títulos do Banco Master entram na mira da Justiça em meio a irregularidades nos investimentos

4 de dezembro de 2025 - 16:04

Investigações apontam para aplicações financeiras fora dos protocolos adequados nos casos dos fundos Amazonprev, Rioprevidência e Maceió Previdência

CIDADE DE 65 MIL HABITANTES

Time sensação do Campeonato Brasileiro, Mirassol arrecada o equivalente a um terço do orçamento municipal

4 de dezembro de 2025 - 15:15

Sensação do Brasileirão, o Mirassol arrecadou cerca de um terço do orçamento municipal e levou a pequena cidade paulista ao cenário internacional com a vaga na Libertadores

INFLUÊNCIA

Joesley Batista viajou para a Venezuela para pedir renúncia de Maduro: qual o interesse da JBS e da J&F no país?

4 de dezembro de 2025 - 10:39

Joesley Batista tem relações com o presidente Donald Trump e pediu pelo fim das tarifas sobre a carne. A JBS também tem negócios nos Estados Unidos

SEM RECLAMAÇÕES

Lotomania e Super Sete aproveitam bola dividida na Lotofácil e pagam os maiores prêmios da noite nas loterias da Caixa

4 de dezembro de 2025 - 7:53

Lotofácil manteve a fama de loteria “menos difícil” da Caixa, mas cedeu os holofotes a outras modalidades sorteadas na noite de quarta-feira (3).

VAI PISAR NO FREIO?

Alerta Selic: o que pode impedir o BC de cortar os juros, segundo Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG Pactual

3 de dezembro de 2025 - 19:35

A projeção do banco é que a Selic encerre 2025 em 15% e que os cortes comecem de forma gradual em janeiro, alcançando 12% ao final de 2026

INVESTIMENTOS EM 2026

Ibovespa a 300 mil pontos? ASA vê a bolsa brasileira nas alturas, mas há uma âncora à vista

3 de dezembro de 2025 - 17:31

Em um cenário dúbio para 2026, os executivos da instituição financeira avaliam o melhor investimento para surfar um possível rali e ainda conseguir se proteger em um ambiente negativo

MAIS VENDIDOS

Segundo carro elétrico mais vendido do Brasil atinge marca histórica de vendas no mundo 

3 de dezembro de 2025 - 15:09

Hatch elétrico chinês atinge marca histórica em apenas quatro anos e reforça a estratégia global da BYD no mercado de veículos eletrificados

JÁ VIU A SUA?

Retrospectiva Spotify 2025: Bad Bunny lidera o mundo e dupla sertaneja domina o Brasil (de novo); veja como acessar o seu Wrapped

3 de dezembro de 2025 - 14:04

Plataforma divulga artistas, álbuns e músicas mais ouvidos do ano e libera função Wrapped para todos os usuários

BILIONÁRIA SELF-MADE

De bailarina a bilionária mais jovem do mundo: a trajetória da brasileira que construiu uma fortuna aos 29 anos sem ser herdeira

3 de dezembro de 2025 - 12:04

A ascensão de Luana Lopes Lara à frente da Kalshi mostra como a ex-bailarina transformou formação técnica e visão de mercado em uma fortuna bilionária

LUXO

Daniel Vorcaro — da ostentação imobiliária à prisão: o caso da mansão de R$ 460 milhões em Miami

3 de dezembro de 2025 - 9:29

A mansão de R$ 460 milhões comprada por Daniel Vorcaro em Miami virou símbolo da ascensão e queda do dono do Banco Master, hoje investigado por fraudes

MÁQUINA DE MILIONÁRIOS

Lotofácil 3552 faz os primeiros milionários de dezembro nas loterias da Caixa; Mega-Sena e Timemania encalham

3 de dezembro de 2025 - 7:06

A Lotofácil não foi a única loteria a ter ganhadores na faixa principal na noite de terça-feira (2). A Dia de Sorte saiu para um bolão na região Sul do Brasil.

CRIMES FINANCEIROS

Banco Master: Ministério Público quer Daniel Vorcaro de volta à prisão e TRF-1 marca julgamento do empresário

2 de dezembro de 2025 - 18:45

Uma decisão de sábado soltou Vorcaro e outros quatro presos na investigação do Banco Master

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar