O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
BCE elevou a taxa de juro mais do que vinha antecipando; em compensação, lançou um programa de compra de títulos para evitar a chamada ‘fragmentação’
Não é do feitio do Banco Central Europeu (BCE) surpreender o mercado financeiro. Entretanto, uma surpresa nem tão surpreendente assim parecia inevitável hoje.
O BCE elevou a taxa básica de juro da zona do euro em 50 pontos-base. Em compensação, anunciou também o lançamento de um programa de bônus para evitar a chamada “fragmentação” da união monetária.
Deste modo, o primeiro ciclo de aperto monetário do BCE em 11 anos começou numa intensidade maior do que a antecipada.
O BCE é conhecido por sua comunicação clara com os agentes do mercado financeiro.
No caso da autoridade monetária, só é pego de surpresa quem não presta atenção aos sinais.
Hoje, mais do que apreensão, os participantes do mercado europeu deixavam transparecer uma certa empolgação com a situação inusitada.
Leia Também
“Excepcionalmente hoje há sérias dúvidas sobre o que Banco Central Europeu vai fazer”, disse mais cedo Henry Allen, analista do Deutsche Bank.
Mas, até quando surpreende, o BCE parece conseguir evitar que os investidores sejam pegos desprevenidos.
Até ontem, os participantes davam como certo o início do aperto monetário na zona do euro com uma alta de 25 pontos-base na taxa básica de juro.
Eis que começaram a circular rumores de que a alta poderia ser de 50 pontos-base. Tudo com base em uma fonte graduada no BCE que antecipou a informação à agência de notícias Reuters.
Hoje, além de aumentar o juro em 50 pontos-base, o BCE sinalizou uma nova alta na reunião marcada para setembro.
“A Europa acordou e percebeu que precisa subir juros, e vai subir para níveis contracionistas”, disse Marcelo Oliveira, CFA e fundador da Quantzed.
O aperto monetário na zona do euro se justifica pelo flerte da região com a recessão.
A inflação em alta acelerada, as ameaças de corte no fornecimento do gás russo e os impactos da invasão da Ucrânia pela Rússia são as principais preocupações do BCE no momento.
Mas não são as únicas.
Mais do que a recessão, a autoridade monetária europeia teme a chamada “fragmentação”.
Em uma tentativa de mitigar o risco de fragmentação, o BCE compensou a alta do juro com um novo programa de compra de ativos.
O processo chamado de fragmentação refere-se ao descompasso no diferencial de juros em relação às economias mais sólidas da zona do euro.
O BCE teme que os custos dos empréstimos das economias mais endividadas aumentem num ritmo muito mais acelerado do que os dos países mais ricos.
Diante disso, ao mesmo tempo em que subiu o juro numa magnitude maior que a antecipada, o BCE estabeleceu um novo programa de compra de títulos e manteve a flexibilidade dos resgates de um programa emergencial lançado durante a pandemia.
A intenção é garantir uma maior eficiência dos instrumentos de política monetária empregados no momento, explicou a presidente do BCE, Christine Lagarde.
Quem tem causado mais preocupação ao BCE no momento é a Itália.
Em junho, uma alta desproporcional do custos dos empréstimos de alguns países da zona do euro, entre eles a Itália, acendeu o sinal de alerta, levando o BCE inclusive a convocar uma reunião emergencial.
Nos últimos dias, o movimento voltou a se repetir. As taxas dos títulos italianos subiram na esteira da crise política que hoje culminou na renúncia do primeiro-ministro Mario Draghi.
A expectativa é de que o Parlamento italiano seja dissolvido e novas eleições sejam convocadas para algum momento entre o fim de setembro e o início de outubro.
Todas as joias furtadas eram de ouro com diamantes; joalheria não possui seguro das peças
Os ganhadores do concurso 3615 da Lotofácil efetuaram suas apostas por meio dos canais eletrônicos da Caixa Econômica Federal.
Até o momento, apenas 15 dos 50 estados dos Estados Unidos podem receber o módulo que ficou conhecido como a “casa da Tesla”
Menino da Malásia comprou domínio com as iniciais de seu nome em 1993; anos depois ganhou milhões com o investimento
Segundo o FGC, cerca de 160 mil credores poderão ser ressarcidos após a liquidação do Banco Pleno; veja os próximos passos
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a +Milionária é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta quarta-feira (28), mas outras modalidades também prometem prêmios milionários hoje. Confira os valores.
Sem acordo entre EUA e Irã, Brent pode seguir firme; com diplomacia, banco projeta queda e reação da Opep+
Pode ser que você conheça alguém que é milionário e nem percebeu por causa dos hábitos dessas pessoas
Com declaração pré-preenchida ou sem, o indicado é reunir todos os documentos e revisar as informações antes de submetê-las ao Fisco
Linha subsidiada pelo Tesouro busca dar fôlego ao agronegócio e reduzir risco de retração na produção
Não tem o menor problema conversar com uma planta. Isso só é um problema se você ouvir uma resposta, diria um psiquiatra. Mas não se você estiver no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Pode até parecer mentira, mas visitantes do jardim podem conversar com o total de 20 plantas e, o mais […]
A tormenta do Banco do Brasil, a fatura da crise do Banco Master e o Pé-de-Meia foram destaque no Seu Dinheiro; veja as matérias mais lidas dos últimos dias
A Receita Federal mantém uma fiscalização forte sobre as operações de crédito, que obriga as instituições financeiras a reportarem movimentações que ultrapassem R$ 2 mil mensais
Enquanto a Quina e a Mega-Sena acumularam, a Lotofácil fez três vencedores ontem. Confira os números sorteados nas principais loterias da Caixa Econômica Federal
Segundo Alexandre de Moraes, o Supremo decidiu, em 2019, que guardas municipais não têm direito à aposentadoria especial por atividade de risco, e vigilantes não poderiam ter mais benefícios
Exército se prepara para a possibilidade de operações prolongadas caso o presidente Donald Trump ordene um ataque contra o Irã
Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição
O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil
Uma alteração momentânea no ano passado fez a cidade se tornar a primeira capital cerimonial do país no século XXI
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos