O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-03-30T13:15:51-03:00
Camille Lima
MENOR CONSUMO DE ENERGIA

Alemanha corre risco de desabastecimento após Putin querer cobrar pagamento do gás em rublos; entenda a disputa

O presidente russo pretendia adotar a forma de pagamento já nesta quinta-feira, mas o Kremlin afirmou que o modelo deve ser introduzido gradualmente

30 de março de 2022
13:15
Bandeira da Alemanha
Imagem: shutterstock

Ao primeiro sinal de que Putin fecharia a torneira de gás natural para os países que não pagassem em rublos, a Europa adotou uma postura contrária. Entretanto, o posicionamento cedeu lugar à preocupação sobre o fornecimento do gás ao longo dos últimos dias, especialmente na Alemanha.

Com grande dependência de fornecimento russo, o país fez um apelo aos consumidores e empresas alemãs para que eles diminuam o consumo de energia, antecipando uma possível escassez futura.

O chefe da Agência Federal de Redes alemã, Klaus Müller, alertou as pessoas e a indústria a se prepararem para "todos os cenários".

Alemanha dependente de petróleo russo

Vale lembrar que, hoje, a Alemanha importa mais da metade do seu gás e em torno de um terço do petróleo da Rússia.

Por isso, caso o fornecimento seja interrompido se o país não aceitar pagar em rublos, Berlim já informou que não dá para descartar a possibilidade de enfrentar uma recessão.

“Nas últimas semanas, fizemos esforços intensos em conjunto com todos os players importantes do mercado para importar menos combustíveis fósseis da Rússia e ampliar o fornecimento”, disse o ministro da Economia e Clima, Robert Habeck.

Plano de emergência de gás na Alemanha

Hoje, o país está sob um plano de emergência de gás de três etapas para preparar o país para um possível choque de oferta.

O primeiro passo é essa "fase de alerta precoce" para evitar uma deterioração do fornecimento. Na fase final, o governo iniciaria o racionamento de gás.

Habeck afirmou que, pelo menos por enquanto, o fornecimento de gás está protegido e, até agora, a Rússia ainda está cumprindo seus contratos.

Porém, o ministro informou que está aumentando as medidas de precaução para caso a Rússia inicie uma escalada.

Putin e o pagamento em rublos

A Rússia já estava elaborando algum meio para aceitar pagamentos pelas exportações de gás natural em rublos, em resposta às sanções impostas pelo Ocidente depois da invasão da Ucrânia.

Segundo analistas do mercado consultados pela BBC, essa medida vai apoiar a moeda do país de Putin, que derreteu após Moscou iniciar a guerra no país vizinho, mas logo iniciou o movimento de recuperação.

Na segunda-feira (28), Moscou adotou uma postura dura e informou que tomará medidas contra os países que se recusarem a fazê-lo.

A princípio, o Kremlin deu um prazo até esta quinta-feira (31) para que o banco central, o governo e a gigante do gás russo Gazprom apresentem propostas para que os países considerados “hostis” por Moscou paguem em rublos pelo gás.

A União Europeia, que faz o pagamento da importação principalmente em euros, foi contrária e rejeitou a proposta. A justificativa foi que a gigante estatal russa de gás Gazprom não pode refazer os contratos já feitos.

Hoje, o país de Vladimir Putin apresentou uma postura mais suave que a inicial e afirmou que os pagamentos em rublos devem ser introduzidos gradualmente, e não a partir de amanhã, como foi dito inicialmente.

"Pagamento e entrega é um processo demorado... do ponto de vista tecnológico, é um processo mais demorado ainda", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

*Com informações de BBC

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

CVM recua e libera distribuição de dividendos do fundo imobiliário Maxi Renda FII (MXRF11) com base no ‘lucro caixa’ — relembre o caso

A xerife do mercado de capitais reconheceu “a existência de obscuridade e contradição” na decisão original

Superou o trauma? Bitcoin (BTC) segue no patamar de US$ 30 mil; saiba se a maior criptomoeda do mundo sustentará esse nível

BTC terá também que superar os críticos às moedas digitais, que não pouparam esforços para injetar ainda mais medo nesse mercado já extremamente desorientado

CEO do JP Morgan leva cartão vermelho de acionistas e pode ficar sem bônus milionário, entenda a decisão rara

A desaprovação foi a primeira desde que o conselho do banco norte-americano enfrentou um voto negativo sobre compensações desde que as regras foram introduzidas, há mais de uma década

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Hapvida, Magazine Luiza e Nubank tombam, mas Ibovespa fecha o dia no azul; confira os destaques desta terça-feira

O maior apetite ao risco e a expectativa de manutenção no ritmo de alta no juro nos Estados Unidos ajudou o Ibovespa, que teve um dia de ganho

FECHAMENTO DO DIA

Ibovespa sustenta alta após susto inicial com Powell; dólar cai abaixo dos R$ 5

O Ibovespa fechou o dia longe das mínimas, mas o dólar caiu 2% com o apetite por risco no exterior

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies