🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Semana de maldade: o ano não acabou

Enquanto nos distraímos com elucubrações sobre 2023, deixamos de viver 2022 e escapamos à história sendo construída

26 de dezembro de 2022
19:18
btg onde investir em 2023
Imagem: Shutterstock

Só ouço falar em 2023. “As melhores ações para…”, “onde investir em…”, “para onde vai o dólar…”, “o cenário para renda fixa…” tudo sobre 2023. Consigo entender, mas a imanência pede passagem.

Este é um Day One sobre 2022. O meu último do ano, mas ainda sobre 2022. Também não é sobre retrospectiva, porque, sejamos sinceros, a História é interessante, ajuda a entender a caminhada e permite traçar prognósticos (sem a compreensão do passado, impossível contemplar um futuro), mas não paga conta.

E, meu caro, os boletos não tiram férias. Ao contrário, parecem nutrir uma crueldade especial neste momento; se somar matrícula escolar com IPVA dá quase uma PEC da Transição.

Por mais difícil que tenha sido o ano (o sétimo pior de toda série histórica da Goldman Sachs, iniciada em 1900), não podemos fugir dele antes do real anoitecer. “Two minutes to midnight”. Ainda restam dois minutos para meia-noite e havemos de aproveitá-los. Enquanto nos distraímos com elucubrações sobre 2023, deixamos de viver 2022 e escapamos à história sendo construída.

Ações: não é uma semana qualquer

Os retornos em Bolsa não são lineares e graduais. Ao contrário, movimentos se dão em saltos súbitos, grandes, exponenciais e muitas vezes aleatórios. A realidade objetiva é que ainda falta uma semana. E não se trata de uma semana qualquer.

Primeiramente, a liquidez é bem menor. Um ou outro comprador/vendedor faz preço, de forma deliberada ou não. Ah, e deliberações não faltam. Abre-se a caixa de ferramentas e de maldades para guiar small e midcaps para níveis mais reconfortantes para as cotas anuais a serem anunciadas e as taxas de performances a serem apuradas. A governança a gente vê depois.

A posição técnica é bastante favorável. Quase ninguém tem Bolsa. O investidor pessoa física volta ao paraíso do CDI. Os multimercados e High frequency estão, na melhor das hipóteses, observando de fora, quando não apostando na queda — a posição short (vendida) na Bolsa brasileira está na máxima histórica.

O gringo, que queria enamorar-se por Lula, se assustou rapidinho e bateu em retirada; se engana quem espera a fidelidade de um casamento católico em Bolsa. Em mercados de baixa liquidez e muito shorteados, qualquer soluço vira correria.

Sem ingenuidades, claro. “Can't start a fire without a spark”, resume Bruce Springsteen. Precisamos de um trigger, um catalisador.

Cá estamos “Dançando no Escuro”, impossibilitados de penetrar no futuro e cravar uma rota para o preço das ações no curto prazo. O ponto central deste texto, no entanto, é que qualquer fagulha pode despertar um movimento intenso nestes últimos três pregões restantes. Pede-se aquele último minuto de estamina, guarda alta até o final.

Conheci muita gente brilhante com grande iniciativa; a amostra de pessoas realmente bem-sucedidas, contudo, é bem menor, porque ela requer terminativa. “O ponta precisa acompanhar o lateral adversário até o final." Uma lição de vida levada aos investimentos. Ou talvez seja o oposto, sei lá.

Na política, a transição

Há uma frase atribuída a Harold Wilson dizendo que “uma semana é longo prazo em política”. E essa é a semana da transição.

Ainda que Brasília esteja em recesso, nomes integrantes da equipe e das estatais devem surgir; aparecem notícias de planos econômicos e, sobretudo, fiscais, com grande capacidade de impactar o preço dos ativos; alianças devem ser construídas e outras desfeitas, dando um pouco de cor sobre a cara real do novo governo.

Hoje, estamos todos debruçados sobre a difícil tarefa de destacar o ruído do sinal.

Quando, em 10 de dezembro de 2002, o presidente Lula anunciou o nome de Antonio Palocci como seu ministro da Fazenda, completou a informação com a seguinte frase, ipsis verbis: "Meu governo vai pautar-se pela responsabilidade fiscal, pelo combate à inflação e pelo respeito aos contratos e acordos. Essas são as bases para a retomada do desenvolvimento sustentado".

Em discurso no National Press Club, concluiu: "estejam seguros de que todas as instituições e empresas responsáveis, interessadas na prosperidade e nos ganhos que advêm do crescimento econômico, encontrarão no Brasil um ambiente seguro e estável para investir”.

ESTÁ GOSTANDO DESTE CONTEÚDO? Tenha acesso a ideias de investimento para sair do lugar comum, multiplicar e proteger o patrimônio

Talvez ele tenha se esquecido, talvez mudado de opinião, mas foi esse caminho que fez de seu primeiro governo um grande sucesso, ajudado pelas commodities caras diante da entrada da China no comércio internacional e pela Grande Moderação, o período conhecido pela baixa volatilidade dos juros, da inflação e do crescimento no exterior.

Pode ser expectativa ingênua, possivelmente algum tipo de torcida (por que as pessoas se enganam dizendo para si e para os outros que conseguem blindar totalmente seus próprios vieses e identificar com precisão onde começa a torcida e onde termina a razão?); porém, foi também prestes a entrar no seu primeiro governo que Lula sinalizou claramente a direção (àquela altura ortodoxa) de seus próximos quatro anos. Seria diferente agora?

Notícias surgem quando a expectativa é baixa

Ao mesmo tempo, corre o cenário corporativo. Sobram anúncios de dividendos e juros sobre capital próprio nesta época; deals são acelerados para planejamento tributário e fiscal. As notícias surgem quando a expectativa é baixa.

A imprensa noticia que Guararapes procura um sócio, mas a verdade é que todo o setor tem se falado. Há boas empresas, marcas excelentes e amplas possibilidades de sinergia, enquanto as companhias negociam em níveis extremamente depreciados em Bolsa.

O Natal e o Réveillon são datas propícias para frases de efeito. Muitos adoram repetir, preferivelmente citando a sabedoria de Warren Buffett ou algum outro megainvestidor descolado, coisas como: “seja medroso quando os outros forem gananciosos, e seja ganancioso quando todos estiverem com medo”; “compre ao som dos canhões, venda ao som dos violinos”; “compre quando houver sangue nas ruas”; “Bolsa você compra quando o juro está alto, porque aí as ações estão baratas”.

Quantos desses repetidores de frases clichês são realmente capazes de apertar o botão quando a oportunidade lhes aparece?

No jogo 6 das finais da NBA em 1993, todos esperavam que Michael Jordan arremessasse a última bola, a chance derradeira de o Chicago Bulls passar à frente do Phoenix Suas naquela partida.

A bola, no entanto, caiu nas mãos de John Paxson, no que viria a se transformar em um dos lances épicos da história da competição. Paxson chutou e converteu a cesta, faltando menos de quatro segundos para terminar o jogo. Até hoje, ele é lembrado por ter aproveitado aquela oportunidade, aquela única oportunidade…

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar